Autor Tópico: Lente Tokina 11x16mm F2.8 Aspherical AT-X116 PRO DX  (Lida 1222 vezes)

camilamoraes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 15 de Junho de 2013, 14:52:23
Será que alguém pode me ajudar?!

Tenho uma lente Tokina 11x16mm F2.8 Aspherical AT-X116 PRO DX For Digital SLR To Fit NIKON, e quero usá-la na minha câmera Canon T2i.

Qual é o melhor anel adaptador?

Existe algum anel que exerça a função foco manual e foco automático junto?

Vi que existem anéis com e sem chip. Qual a diferença? Qual é o melhor?

Alguém pode indicar algum?!

Grata


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2013, 17:55:46
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2013, 18:18:23
Não conheço a objetiva.

Ela não é uma objetiva moderna? Para o mount atual da Nikon??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2013, 19:24:28
Não conheço a objetiva.

Ela não é uma objetiva moderna? Para o mount atual da Nikon??

Hyde, a nikon utiliza o mesmo mount desde 1959 .. :D

Adaptadores com chip lhe permitem a confirmação de foco pela câmera (o famoso BIP BIP)

Não conheço essa lente, acredito que se ela não tiver anel de diafragma no corpo, ficará dificil a adaptação...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2013, 19:48:01
Hyde, a nikon utiliza o mesmo mount desde 1959 .. :D

(...)

Oxiii... E de onde vem a classificação Non-AI, Pre-AI, NAI, AI, etc...???

Achei que fosse relacionados a mounts diferentes.

Bem... Se o mount Nikon é o mesmo desde sempre (muito bacana isso) eu posso ajudar a colega:

Será que alguém pode me ajudar?!

Tenho uma lente Tokina 11x16mm F2.8 Aspherical AT-X116 PRO DX For Digital SLR To Fit NIKON, e quero usá-la na minha câmera Canon T2i.

Qual é o melhor anel adaptador?

Existe algum anel que exerça a função foco manual e foco automático junto?

Vi que existem anéis com e sem chip. Qual a diferença? Qual é o melhor?

Alguém pode indicar algum?!

Grata

O melhor adaptador são os de metal. Existem os de plástico que são obviamente mais baratos, mas eu prefiro os de metal mesmo pela robustez.

Os anéis servem para encaixar o mount e só. Não passam informação entre o corpo e a objetiva, portanto o foco automático não vai funcionar.

Os chips servem para, ao realizar a focagem manual, confirmar o foco. Ele emite um bip sonoro e faz acender o ponto de foco do viewfinder (na verdade na tela de focalização, mas isso é tecnicismo).
Os melhores são os da 3ª geração por permitirem a gravação de certas informações EXIF diretamente no arquivo da foto. Daí vc terá essas info disponíveis para consulta posterior.
Se a obtenção do EXIF não for um ponto importante para vc, pode comprar os de 2ª geração mesmo que tb são bons: http://www.ebay.com/itm/For-AF-Confirm-Nikon-Lens-to-Canon-Lens-adapter-EOS-5D-7D-10D-5DS-CAP-/320926133771?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4ab8b02e0b



____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2013, 20:29:25
Oxiii... E de onde vem a classificação Non-AI, Pre-AI, NAI, AI, etc...???

Achei que fosse relacionados a mounts diferentes.

Bem... Se o mount Nikon é o mesmo desde sempre (muito bacana isso) eu posso ajudar a colega:



Aproveitando a dúvida do Hyde, achei um link com descrição bem interessante das siglas Nikkor.
http://joseloureirophotography.blogspot.com.br/2009/05/nikkor-lenses.html

 :ok:


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2013, 20:59:37
Oxiii... E de onde vem a classificação Non-AI, Pre-AI, NAI, AI, etc...???

Achei que fosse relacionados a mounts diferentes.

(...)

Bem.. o mount é realmente o mesmo desde 1959.. MOUNT F

No entanto tem algumas pequenas diferenças: N-AI, AI e AI-S
Note que N-AI, NON-Ai e PRÉ-AI são a mesma coisa. São baionetas nikon F fabricadas até 1977 pela Nikon.

Tecnicamente, não lembro com certeza a diferença funcional entre essas 3 versões,.. Se não me engano é algo com o controle de abertura MAQUINA>LENTE.

Na prática, a diferença física é um anel "sobressalente" na objetiva N-AI em relação à AI.

Eu utilizo lentes N-AI normalmente em minha D3100.

Contudo, em corpos mais "profissionais" como a:D90, D7000, D300 e qualquer fullframe nikon, as objetivas N-AI não se encaixam, devido à esse recuo maior, sendo necessário um pequeno "lixamento"..
Normalmente, cobra-se entre 80 e 150 reais para um técnico fazer isso. Mas existem diversos tutoriais na internet que ensinam um DIY..
O problema é a coragem de por a mão na massa...  :hysterical:

Para quem quer usar lentes mount Nikon em corpos de outras marcas, não há mistério. Ignore o N-Ai ou AI ou ainda o AI-S.. O mesmo adaptador funciona para todas.. Uma vez que o mount é o mesmo.

Acho que não ficou 100% claro.. mas eu tentei...  :ok:

-Edit:

E, realmente, o fato do mount ser o mesmo há mais de 50 anos é uma mão na roda! Há um infinidade de lentes disponíveis.
Mas.. são,geralmente, bem mais caras também, em relação às lentes de roscas ou baionetas descontinuadas.

O que eu não gosto da nikon são algumas frescurites. A D90, D3100, D5100 não fotometram com lentes manuais. Tem que bater a foto no "chutometro".. e nem sempre dá certo.
MUUUUITO menos confirmação de foco.. :p
« Última modificação: 15 de Junho de 2013, 21:02:43 por matsyll »