Autor Tópico: O velho tópico de primas vs zoom veloz  (Lida 1514 vezes)

rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Online: 10 de Junho de 2013, 15:42:48
Fala galera,

       Ultimamente tenho pensando bastante em vender as minhas Canons 28mm f1.8 e 85mm f1.8 e comprar uma Tamron 28-75mm 2.8 (gosto muito da praticidade de ter uma só lente, ainda por cima tendo o ótimo benefício de macro). Além de usar a câmera para fotografia eu filmo com ela, mas o benefício do f1.8 vai meio por água abaixo filmando porque os atores praticamente não podem se mover para ficar em foco. Então a ideia é ficar com a 28-75mm f2.8 e com a minha Canon 50mm f1.4 como Ás de Espadas para situações com REALMENTE muito pouca luz (apesar de que a Canon 6D é um monstro com ISOs altos...tirei algumas fotos incrivelmente limpas com iso 6400). Enfim, apesar de parecer que já tomei a decisão, estou postando aqui para ouvir a opinião da galera.

abrs

Rafa



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2013, 16:37:07
Rawfa, é EXATAMENTE este o problema dessa tara que todo mundo tem hoje em dia de aberturas imensas. Nem sempre ajuda, e as vezes até atrapalha muito. Quem já filmou com equipamento de 16mm sabe exatamente isso, porque quando o cara comprava aquela Angenieux magnífica f0.95 ficava babando até a primeira usada, quando filme todo depois de revelado vinha fora de foco. Trabalhar com aberturas extremas é pura técnica e raramente é fácil, só quando a cena está no infinito e olhe lá. Em situações onde a cena é muito controlada, funciona. Fora isso é um pesadelo total.




rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2013, 16:43:46
Fala Fernando,

     Estou totalmente de acordo.
     Tirando isso, li também que esse zoom Tamron não tem a mesma velocidade de AF que as USM Canon. Fico pensando se a diferença é tão gritante assim.
     Respectivamente a nitidez, está bem longe de ser a minha prioridade...desde que não fique com aquele efeito horrível de filtro de glow/fog de casamento cafona (mas pelas imagens que vi da Tamron não é o caso).


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2013, 16:55:29
Fala Fernando,

     Estou totalmente de acordo.
     Tirando isso, li também que esse zoom Tamron não tem a mesma velocidade de AF que as USM Canon. Fico pensando se a diferença é tão gritante assim.
     Respectivamente a nitidez, está bem longe de ser a minha prioridade...desde que não fique com aquele efeito horrível de filtro de glow/fog de casamento cafona (mas pelas imagens que vi da Tamron não é o caso).

Não tem como comparar com a Canon que na mesma categoria tem uma lente 5 x mais cara. Foco mais rápido tem a Tamron 24-70 que estava até então $1300 e hoje vc já acha por $1000.


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2013, 17:01:43
É, as críticas dessa Tamron 24-70mm são realmente boas, mas se é muita grana lá fora, aqui no Brasil devem estar pedindo umas 3 pratas nela.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2013, 13:26:00
É, as críticas dessa Tamron 24-70mm são realmente boas, mas se é muita grana lá fora, aqui no Brasil devem estar pedindo umas 3 pratas nela.

Teve uma queda lá fora de quase $300, então acredito que logo comece a cair por aki. Eu não pesaria em comprar ela, mas com esta queda enorme de preço estou seriamente pensando em comprar uma.


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2013, 23:04:23
A 28mm eu não conheço, mas eu não venderia a 85mm, o resultado dela é fantástico e você não vai conseguir nada parecido com essa Tamrom, por melhor que ela seja.


wringles

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2013, 11:25:26
Também estou num dilema se compro essa Tamron 24-70 VC. Mas na prática, a única vantagem para mim seria a praticidade em viagens de não ter que ficar trocando objetivas, contrabalanceada pelo peso (apesar que não são mais de 900g) mais os defeitos que parecem ser relativamente frequentes.

Acho que vou comprar uma zoom mais escura, de kit mesmo, usada. O grosso da grana vai ser gasto em umas primes que estou de olho, filtros e um tripé bom.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2013, 12:18:58
eu raramente uso prime, geralmente quando viajo levo a 14-24, 24-70 e 70-200 2.8 da Nikon! Todo um range em três lentes espetaculares!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2013, 12:26:26
eu raramente uso prime, geralmente quando viajo levo a 14-24, 24-70 e 70-200 2.8 da Nikon! Todo um range em três lentes espetaculares!

sonho de consumo um set desses!!

 :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2013, 14:04:58
Não sei, a maioria do pessoal que faz filmagem, que eu conheço, usa fixas. Acho que justamente para não ter que ficar pensando em zoom e foco manual ao mesmo tempo.

Eu sou completamente fã de fixas, se pudesse andava só com elas. Só tenho uma zoom por causa do trabalho mesmo (mas para casamentos eu estou me adaptando a usar um par de fixas). Então eu sempre vou recomendar fixas antes de zooms, sou suspeito para falar...


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 13 de Junho de 2013, 15:18:43
Pois então,  eu acho que as zoom tem inúmeras vantagens a 24-70 equivale a 5 primes,  usando o meu set de zoom são aproximadamente 20 primes em uma bolsa bem compacta!
E a qualidade não fica devendo!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 13 de Junho de 2013, 16:15:01
Pois então,  eu acho que as zoom tem inúmeras vantagens a 24-70 equivale a 5 primes,  usando o meu set de zoom são aproximadamente 20 primes em uma bolsa bem compacta!
E a qualidade não fica devendo!

Cada uma tem as suas vantagens, a zoom tem a questão da praticidade, as fixas têm a questão da abertura maior e peso/tamanho menor. Questão de escolha e adaptação. Eu não abro mão das fixas, mas sei de todas as vantagens de uma boa zoom, tanto que ainda mantenho um no meu set...

Mas se fotografia pra fosse apenas hobby, certamente eu só teria fixas.  :ok:


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Junho de 2013, 17:54:58
Estou montando 2 sets de lentes, 1 para trabalho (Still) que consiste somente em fixas FF macro 50, 90 e 180mm e outro para hobby que é apenas uma zoom 17-50 f2.8 e uma fixa que ainda não sei, mas vai ser na casa dos 30mm f1.4/f1.8 para minha cropada. Pelo menos a ideia no momento é essa  :)