Autor Tópico: Câmera Digital Nikon Superzoom P510  (Lida 8837 vezes)

andre77

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 17 de Junho de 2013, 17:41:24
Penso em comprar a "Câmera Digital Nikon Superzoom P510".

Como fotógrafo amador, tenho preferência para fotografar objetos com o fundo desfocado, mas sem muita experiência.

Alguém pode me aujdar informando se conhece essa função na câmera que quero adquirir? Ela tem modos automáticos para desfocar?

Grato,

André


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2013, 18:58:08
Boa tarde amigo! Desfocar não é uma função, mas a aplicação de técnicas, saber usar alguns conceitos fotográficos básicos para conseguir tal objetivo.
Existem alguns fatores que influenciam tal resultado, sendo eles:
- tamanho do sensor (a p510 tem um sensor minúsculo e isso é ponto negativo - assim como todas as compactas superzoom)
- Distância focal utilizada (quanto mais "zoom" se utiliza, melhor o desfoque)
- distância da câmera para o objeto fotografado (quanto mais perto do objeto melhor se "descola" o fundo)
- distância do objeto para o fundo (quanto mais longe o fundo estiver do objeto focado, melhor será o desfoque)
- abertura da lente (quanto mais clara, mais aberta for a lente, melhor se consegue o desfoque pois diminui o DOF - vale a pena pesquisar o termo no youtube. Dica: pesquisar por DOF + bokeh)

Dito tudo isto, percebe-se que o equipamente influencia diretamente na obtenção do desfoque, e sendo assim uma superzoom (inclua aqui a p510) tem a seu favor apenas a distancia focal (falando apenas do equipamento em si), e contra pesam o fato de a lente ser muito escura, e ainda ter um sensor bem pequeno.

Utilizando o modo macro se consegue potencializar este efeito, mas serve apenas pra fotos macro, ou seja, não dá certo pra fotografar pessoas...

Qual o valor que tu pretende gastar? pergunto pois a p510 não é a melhor opção dentro da categoria das superzoom... Nesta categoria as top são panasonic fz200 (aproximadamente 1300,00) e canon sx50 (na casa dos 1050,00). Abaixo disso tem a panasonic fz150 (aproximadamente 1000,00) e canon sx40 (pelos 900,00). Mais em conta tem a canon sx240 (pelos 630,00), bem compacta mas ótima máquina, bem superior a p510.

Dependendo do valor, uma compacta sem zoom tão grande pode te atender melhor, dar mais qualidade na imagem e desfocar com mais facilidade, tipo uma sony rx100 (sensor 4x maior que as outras compactas, lente clara, mas é bem cara, no brasil na casa dos 1700,00) panasonic lx5 ou lx7, canon s110, canon g15 ou g12, mas se o desfoque é realmente algo que quer muito, acho que pode pensar em uma dslr de entrada, mas aí já fica na casa dos R$1300,00...

Enfim, se definir algumas prioridades e colocar um limitador (preço) fica mais fácil direcionar as respostas...

Abração  :)



Tecpix + motorola do guga


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2013, 19:49:40
Perfeita a resposta do Fernandez.

Venho postando o mesmo que ele em quase todas as minhas respostas por aqui: é preciso tentar enxergar as prioridades.

Será mesmo que você precisa de 40x ou 50x de zoom? Já pegou uma câmera com zoom menor e sentiu falta de alguma foto que ficou impossibilitada por não possuir maior alcance? Ou melhor, tirando o fato de que se você tiver disponível lá um milhão de vezes de ampliação e querer testar isso pra ver, quando não tem, você sente falta? Digo isso por experiência própria, sempre queria fotografar detalhes o mais longe possível, mas no fundo era mais por curiosidade ou por "brincar com o equipamento" do que por registrar algo. Hoje tenho uma DSLR com a lente do kit, 18-55mm, que seria um zoom de 3x e não sinto falta de maior alcance.

Tendo isso em mente, talvez você possa abrir seu leque para opções melhores, com sensor um pouco maior, lentes mais claras e uma qualidade final mais interessante e até começar a desenvolver mais suas fotos. Eu hoje recomendo aos colegas e parentes que me pedem ajuda justamente o mesmo que o colega te recomendou: uma Canon SX240 para algo mais simples, portátil e barato; uma Canon G15 ou Panasonic LX7 para um nível melhor, porém ainda num tamanho compacto; e uma Sony RX100 ou Canon G1X para resultados já mais surpreendentes.

Se quiser se aventurar um pouco mais, escolher lentes, ter algo realmente focado ao desfoque (uma lente fixa bem clarinha) e que poderia intercambiar com uma teleobjetiva (para o seu zoom), poderia pensar nas compactas de lentes intercambiáveis, como a série NEX da Sony e concorrentes das outras marcas. Ou mesmo uma DSLR usadinha com uma lente de kit e mais uma fixa como as famosas cinquentinhas.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Devalnir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2013, 20:20:24
Boa tarde amigo! Desfocar não é uma função, mas a aplicação de técnicas, saber usar alguns conceitos fotográficos básicos para conseguir tal objetivo.
Existem alguns fatores que influenciam tal resultado, sendo eles:
- tamanho do sensor (a p510 tem um sensor minúsculo e isso é ponto negativo - assim como todas as compactas superzoom)
- Distância focal utilizada (quanto mais "zoom" se utiliza, melhor o desfoque)
- distância da câmera para o objeto fotografado (quanto mais perto do objeto melhor se "descola" o fundo)
- distância do objeto para o fundo (quanto mais longe o fundo estiver do objeto focado, melhor será o desfoque)
- abertura da lente (quanto mais clara, mais aberta for a lente, melhor se consegue o desfoque pois diminui o DOF - vale a pena pesquisar o termo no youtube. Dica: pesquisar por DOF + bokeh)

Dito tudo isto, percebe-se que o equipamente influencia diretamente na obtenção do desfoque, e sendo assim uma superzoom (inclua aqui a p510) tem a seu favor apenas a distancia focal (falando apenas do equipamento em si), e contra pesam o fato de a lente ser muito escura, e ainda ter um sensor bem pequeno.

Utilizando o modo macro se consegue potencializar este efeito, mas serve apenas pra fotos macro, ou seja, não dá certo pra fotografar pessoas...

Qual o valor que tu pretende gastar? pergunto pois a p510 não é a melhor opção dentro da categoria das superzoom... Nesta categoria as top são panasonic fz200 (aproximadamente 1300,00) e canon sx50 (na casa dos 1050,00). Abaixo disso tem a panasonic fz150 (aproximadamente 1000,00) e canon sx40 (pelos 900,00). Mais em conta tem a canon sx240 (pelos 630,00), bem compacta mas ótima máquina, bem superior a p510.

Dependendo do valor, uma compacta sem zoom tão grande pode te atender melhor, dar mais qualidade na imagem e desfocar com mais facilidade, tipo uma sony rx100 (sensor 4x maior que as outras compactas, lente clara, mas é bem cara, no brasil na casa dos 1700,00) panasonic lx5 ou lx7, canon s110, canon g15 ou g12, mas se o desfoque é realmente algo que quer muito, acho que pode pensar em uma dslr de entrada, mas aí já fica na casa dos R$1300,00...

Enfim, se definir algumas prioridades e colocar um limitador (preço) fica mais fácil direcionar as respostas...

Abração  :)

Segue link explicando a diferença entre DOF e bokeh,exposta pelo Fernandez

http://www.rafalopes.com.br/blog/qual_a_diferenca_entre_dof_e_bokeh/

Boa sorte... alias....leitura....


andre77

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2013, 13:44:00
Valeu galera,

Explicações profissionais.

O valor que pretendo gastar, gira em torno de R$ 1.300,00 e o mais importante é trabalhar o fundo desfocado.

Levando em consideração esse item específico e o valor indicado, a melhor opção é a Canon SX50?

Gostaria de uma câmera com essa função em modos automáticos.

O zoom não é tão importante.

Obrigado amigos!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2013, 14:11:44
Andre,

Não sei se conseguiu absorver bem as respostas com relação a sua dúvida do desfoque seletivo...

A explicação já foi dada, mas se quiser mais exemplos, sugiro a leitura das duas últimas páginas do seguinte tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=68066.120

Retomando, isso NÃO é uma função em modo automático. Existem câmeras que o trazem (minha compacta HX20V da Sony tem), mas não passa de uma condição pre-definida onde você precisa retratar o objeto principal (que ficará em foco) a uma distância de 30cm e o fundo (que ficará desfocado) precisa estar relativamente distante. Outras, possivelmente (posso estar enganado) podem ter alguma programação semelhante com aplicação de nitidez e outros tratamentos para reconhecer um objeto como sendo principal e borrar o resto. Perceba que, em qualquer um destes cenários, você NÃO terá controle sobre o que desfocar, nem o quanto desfocar, nem muito menos terá um efeito bokeh (pesquise pelo termo, como foi sugerido).

Quanto a SX50, não, ela não é indicada para fotos com desfoque seletivo e nem mesmo é indicada para quem busca o máximo de qualidade. A única vantagem dela é possuir um zoom exagerado para a maioria das aplicações. Na faixa de preço dela, e querendo ainda uma compacta (por questões de portabilidade, facilidade de uso, etc), sugiro dar uma avaliada na Canon G15 e na Panasonic LX7. Com um poquinho a mais de orçamento, uma Sony RX100 já começa a tornar as coisas mais agradáveis. Ou ainda, podendo ser um equipamento um pouquinho maior (porém ainda sem lentes intercambiáveis), teria a Canon G1X com sensor de gente grande!

Já o caminho mais curto para real qualidade, possibilidade maior de aprendizado, criatividade e expansão (compra de novas lentes, flashes, etc), seria ir para as DSLR. É possível comprar as versões de entrada da Canon e da Nikon com pouca coisa acima dos 1000 reais. Com mais 300 você compra uma lente 50mm f/1.8 que desfoca até o que você não pretendia se não tomar cuidado!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2013, 14:28:56
Eu só discordo das indicações de câmera dadas até agora: G15, RX100, L7, nenhuma dessas desfoca fundo como se vê em câmeras de sensor grande. No máximo um desfoque usando zoom todo e afastando o fundo ou em macro, mas bem diferente em resultado.

Compacta (não tão pequena assim) que desfoca o fundo, tem as Sony Nex (qualquer modelo) você vai conseguir fazer isso. Por que todas usam sensor APS-C, do mesmo tamanho do sensor das câmeras reflex. Canon EOS-M também (só que já passa do teu orçamento).



Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2013, 14:57:08
Bem observado, Leo_M.

De fato, talvez não tenha colocado da melhor forma. Quando indiquei G15, LX7 e RX100 foi no intuito de indicar modelos com melhor qualidade de imagem quando comparadas a SX50, devido ao sensor maior (porém ainda extremamente menores do que os APS-C ou FF) e pelas lentes mais claras. Pode não ter ficado claro que estes modelos ainda não são adequados para desfoques seletivos, como coloquei no último parágrafo.

Legal sua dica também das compactas de lentes intercambiáveis. Cheguei a pensar nelas, mas creio que fiquem até mais caras que DSLRs de entrada, certo?

Vale acrescentar ainda o mesmo que foi dito em tópicos semelhantes: o equipamento não vai desfocar o fundo sozinho. É preciso que você entenda o que será feito e controle os parâmetros para se obter um resultado legal.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


andre77

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #8 Online: 18 de Junho de 2013, 15:12:27
Fernandez,

Obrigado pelas dicas.

Hoje tenho uma Fujifilm com zoom de 24x, infelizmente não com ela aqui para dizer o modelo.

Mas com essa câmera, não consigo desfocar o fundo, por isso pretendo adquirir outra.

 


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Junho de 2013, 17:49:05
Com 1300,00 eu compraria uma t3 e uma 50tinha, vai conseguir o fundo desfocado e ter qualidade imensamente maior que tua antiga superzoom  :ok:
Tecpix + motorola do guga


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Junho de 2013, 20:50:35
Como o greatwalker escreveu, o mais importante é a técnica!

mas Sony nex custa 1200,00, e tem modos automáticos de foco no rosto, por isso acho que é mais indicada pra quem não quer aprender todas as técnicas ou usar a câmera no modo manual. Já a T3 (tenho uma) não vai facilitar em nada nessas horas rsrs


yurilagos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #11 Online: 05 de Agosto de 2013, 10:30:07
Olá galera sou um amador com as câmeras e estou com dificuldade nas pesquisas então queria pedir a ajuda de vocês
tenho uma Nikon P510, quando estou visualizando as fotos e aperto o botão MENU, me vem a opção Menu Reprodução: que oferece opções como girar image, colocar bordas, retoque rápido, efeitos de filtro, etc.. sendo que sempre que tento utilizar essas opções aparece uma mensagem dizendo: Essa imagem não pode ser modificada.


oque eu devo fazer para utilizar essas opções? me ajudem por favor!!!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 05 de Agosto de 2013, 10:43:41
Olá galera sou um amador com as câmeras e estou com dificuldade nas pesquisas então queria pedir a ajuda de vocês
tenho uma Nikon P510, quando estou visualizando as fotos e aperto o botão MENU, me vem a opção Menu Reprodução: que oferece opções como girar image, colocar bordas, retoque rápido, efeitos de filtro, etc.. sendo que sempre que tento utilizar essas opções aparece uma mensagem dizendo: Essa imagem não pode ser modificada.


oque eu devo fazer para utilizar essas opções? me ajudem por favor!!!

Juntado a um tópico recente sobre a P510.
Por favor, leia
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=81400.0

Quanto à sua dúvida, talvez o manual te responda. Já leu todinho?
Eu particularmente, não mexeria em imagens no cartão de memória. Passaria para o computador, e depois faria tudo ali., obviamente usando softwares de edição, e não as opções de edição da câmera.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, 10:44:02 por Helena Bsb »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Agosto de 2013, 11:02:42
Olá galera sou um amador com as câmeras e estou com dificuldade nas pesquisas então queria pedir a ajuda de vocês
tenho uma Nikon P510, quando estou visualizando as fotos e aperto o botão MENU, me vem a opção Menu Reprodução: que oferece opções como girar image, colocar bordas, retoque rápido, efeitos de filtro, etc.. sendo que sempre que tento utilizar essas opções aparece uma mensagem dizendo: Essa imagem não pode ser modificada.
oque eu devo fazer para utilizar essas opções? me ajudem por favor!!!

Existem restrições. Leia as páginas 88 e 89 do Manual, talvez seu caso esteja aí. Segue um link para o mesmo:

http://www.nikonusa.com/pdf/manuals/coolpix/portuguese/P510_BR.pdf


yurilagos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #14 Online: 06 de Agosto de 2013, 23:30:37
Olá pessoal tenho uma Nikon p510
e quando aperto menu nas fotos que ja estão tiradas me aparece a opção de olho de peixe..
sendo que quando vou usar diz que não foi possível fazer alteração na imagem
como devo fazer?