Autor Tópico: Iniciante: D3100 agora ou D5100 depois?  (Lida 3449 vezes)

kguedes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Online: 17 de Junho de 2013, 19:49:36


Olá pessoal!

Sempre gostei muito de fotografia, e agora decidi comprar uma DSLR. Ando pesquisando há tempos e sempre fico na dúvida de qual câmera comprar, é pra hobby mesmo.
Optei pelas Nikon D3100, D5100 e Canon T3i.

Acontece que no momento eu só teria grana suficiente pra comprar uma D3100. Só que no futuro (daqui alguns meses) pode ser que eu possa pagar uma D5100 ou T3i, sem muita certeza.

A diferença entre a primeira que citei e as outras são tão grandes assim pra um iniciante?
Acham que posso pegar a D3100 logo agora ou espero mais um pouco por uma das outras duas?

Obrigada!


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2013, 21:04:56
compre a mais barata e vá guardando dinheiro pra quando tiver certeza do que quer fotografar, aí você comprar outras lentes.

Quando já tiver um set legal de lentes boas e que atenda as tuas necessidades, você troca o corpo da câmera por um melhor.

corpo de câmera vai e as lentes ficam.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2013, 21:15:24
Concordo com o amigo. Compra o corpo que der e invista em lentes. Tanto a d3100 quanto a t3 vão te  atender bem. Se precisar de indicação de loja confiável com bom preço, www.tecnoinfosul.com.br compro lá e recomendo.
Abraço
Tecpix + motorola do guga


CesarRFerreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2014, 12:56:55
Senhores, eu não sou fotografo e nem tenho a pretensão de ser um (profissionalmente falando), mas gostaria de tirar boas fotos sem ficar me perdendo nos meandros da fotografia(por enquanto). Recentemente eu comprei uma Nikon D90 e foi uma tremenda frustração para mim que estava acostumado com máquinas que "faziam" tudo por mim, resultado disso, eu vendi a D90 e comprei uma Canon SX50 e estou conseguindo tirar fotos decentes. Eu sei que o problema não era a D90, mas sim o operador dela.
O motivo desse tópico é que eu quero realmente aprender a tirar boas fotos e aproveitar recursos de máquinas melhores que a minha SX50. Eu li em alguns sites que tanto a D3100 como a D5100 são máquinas para quem estaria entrando no mundo das DSLR e que não seriam tão complicadas de manusear como era a minha D90 e nesse caso, para um verdadeiro neófito no assunto, qual seria a máquina mais indicada, a D3100 ou a D5100?
Abraços
Brasil, o único pais onde só está certo quem está errado


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2014, 13:55:15
Cesar,

Infelizmente elas operam do mesmo modo que a D90.
Se quer mesmo aprender a tirar boas fotos e aproveitar recursos dessas máquinas, não tem outro jeito: vai ter que "descomplicar a D90". Todas são DSLR. Arrisco a dizer que uma D90 é até mais fácil de se manusear do que essas que citou, pois tem mais atalhos para agilizar sua operação.

 :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2014, 14:11:59
O que não entendi é que toda DSLR tem seu modo totalmente automático, então fiquei sem entender a necessidade de se desfazer da D90.


CesarRFerreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2014, 14:24:20
Rafa, por conta da minha ignorância com fotografia, eu não estava conseguindo tirar boas fotos com a D90, mas sabia que o problema não era a máquina e sim eu. Por pura falta de tempo eu acabei vendendo  e comprando a SX50. Eu cheguei a abrir um tópico solicitando ajuda para fotografar decentemente com a D90 e isso acabou enchendo um pouco o saco, pois estava com uma certa pressa e não dava para ficar testando até aprender.
Antes dessa celeuma toda eu usava uma Canon G10 e estava muito satisfeito com ela até o dia em que ela sofreu um acidente e parou de funcionar e fui obrigado a ir atrás de outra máquina. O fato é que eu vou procurar uma máquina melhor no campo das DSLR, mas conforme o fs_isa avisou, tanto a 3100 como a 5100 tem modos de operação similares a D90. Bem vou esperar um pouco e ler mais a respeito para ter uma idéia mais bem formada.
Abraços
Brasil, o único pais onde só está certo quem está errado


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2014, 20:51:03
Rafa, por conta da minha ignorância com fotografia, eu não estava conseguindo tirar boas fotos com a D90, mas sabia que o problema não era a máquina e sim eu. Por pura falta de tempo eu acabei vendendo  e comprando a SX50. Eu cheguei a abrir um tópico solicitando ajuda para fotografar decentemente com a D90 e isso acabou enchendo um pouco o saco, pois estava com uma certa pressa e não dava para ficar testando até aprender.
Antes dessa celeuma toda eu usava uma Canon G10 e estava muito satisfeito com ela até o dia em que ela sofreu um acidente e parou de funcionar e fui obrigado a ir atrás de outra máquina. O fato é que eu vou procurar uma máquina melhor no campo das DSLR, mas conforme o fs_isa avisou, tanto a 3100 como a 5100 tem modos de operação similares a D90. Bem vou esperar um pouco e ler mais a respeito para ter uma idéia mais bem formada.
Abraços
CesarRFerreira, não sou expert em DSLR, nem passo perto disso, mas acho que entendi o "problema". Sistemas e modus operandis diferentes. :ponder:
Explicando melhor, percebi que antes da D90, você usava um sistema Canon, mesmo sendo uma compacta, depois mudou de sistema pra uma D90 que é destinada a pessoas que já possuem conhecimentos de técnicas fotográficas mais avançadas. Tanto que ela foi a precursora das DSLRs de entrada que temos hoje, se tornando inclusive uma referência em câmera boa, com bons preços. Algo que não era de muito acesso a nós, simples mortais. Tendo em vista que você vendeu a D90 pra retornar ao 'universo' Canon, logo deve ter se re-familiarizado (se é que esse termo existe! :assobi:) com o, novamente modus operandis. Se lhe servir uma dica, mantenha-se no sistema Canon, tipo uma T3i (concorrente direta da Nikon D5100) ou se quiser algo mais 'parrudo' pra manter o patamar que tinha em sua D90, uma Canon 60D lhe cairia bem.
Digo isso por que também pretendo um upgrade pra DSLR mais pra frente e, por já ter experimentado, tanto a 60D, quanto as Nikons D3100, D3200 de colegas, já percebi que os modos de menus são mais familiares na Canon, pois, da mesma forma que você, tenho em minha companhia uma Canon SX50 (batizei a minha de Águia made in Canon - vide assinatura  :D).
De qualquer forma, uma DSLR sempre vai lhe oferecer mais possibilidades de obter fotos melhores que a melhor das compactas, por conta de seus sensores maiores. Todavia, essa é apenas EMHO.
« Última modificação: 12 de Maio de 2014, 21:03:05 por marotomt »
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


CesarRFerreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2014, 21:04:35
Caro Marotomt, vc acertou em cheio na explicação e entendimento. Cheguei a me arrepender muito pelo fato de vender a G10, pois é uma excelente máquina, mas estou satisfeito e muito com a SX50. Independente disso, eu pensei gostaria muito de poder entender melhor esse universo e por conta disso vou adiquirir uma das máquinas que mencionei para ir "estudando" com elas e melhorando as fotos que eu faço.
Achei a sua dica da Canon muito boa, o problema é que eu fico pensando na questão do custo. Quando vendi a D90 eu guardei as lentes e se mantiver a linha Nikon, eu economizo uns reais na compra de lentes o que não iria acontecer caso eu partisse para uma linha Canon. Não sei se estou falando goiaba, mas acho que não posso usar lentes Nikon em uma Canon ou posso?
Abraços
Brasil, o único pais onde só está certo quem está errado


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2014, 22:15:45
Caro Marotomt, vc acertou em cheio na explicação e entendimento. Cheguei a me arrepender muito pelo fato de vender a G10, pois é uma excelente máquina, mas estou satisfeito e muito com a SX50. Independente disso, eu pensei gostaria muito de poder entender melhor esse universo e por conta disso vou adiquirir uma das máquinas que mencionei para ir "estudando" com elas e melhorando as fotos que eu faço.
Achei a sua dica da Canon muito boa, o problema é que eu fico pensando na questão do custo. Quando vendi a D90 eu guardei as lentes e se mantiver a linha Nikon, eu economizo uns reais na compra de lentes o que não iria acontecer caso eu partisse para uma linha Canon. Não sei se estou falando goiaba, mas acho que não posso usar lentes Nikon em uma Canon ou posso?
Abraços

Acredito que, nesse caso, ou muda de lentes ou de sistema... "Pra uma boa gemada são necessários alguns ovos quebrados"
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


CesarRFerreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2014, 22:20:56
Isso são coisas que vou pensar mais para frente. No momento eu vou curtir a minha SX50 e aproveitar ao máximo os recursos dela e depois eu vou ver o que faço.  :ok: :ok:
Brasil, o único pais onde só está certo quem está errado


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2014, 22:38:26
Isso são coisas que vou pensar mais para frente. No momento eu vou curtir a minha SX50 e aproveitar ao máximo os recursos dela e depois eu vou ver o que faço.  :ok: :ok:
Sendo assim, o que eu ainda poderia fazer é lhe indicar o tópico dela!

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78147.495

E boas fotos!
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


CesarRFerreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2014, 22:40:03
Eu já vi esse tópico e estou acompanhando.  :ok: :ok:
Brasil, o único pais onde só está certo quem está errado


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2014, 21:52:11
Unido os tópicos sobre o mesmo assunto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Charlise

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 21 de Maio de 2014, 23:57:33
Eu também sou iniciante, e optei pela D3200. Tem muuuita coisa, não faz uma semana que eu comprei e estou apaixonada.
Tem muita coisa ainda para aprender nela.
Li muito e aprendi que essa é uma ótima câmera para iniciar e depois poder trocar uma lente ou optar para uma câmera mais avançada.

Vai na loja, pega elas na mão e tal, olha bem as coisas que ela tem.. Isso foi muuuiito bom para mim!!

Espero que ajude em algo :)