Enquete

Canon ou Panasonic?

Canon
2 (100%)
Panasonic
0 (0%)

Votos Totais: 2

enquete encerrada: 18 de Julho de 2013, 15:41:27

Autor Tópico: Canon SX-240 ou Panasonic Lumix DMC-FZ60?  (Lida 4276 vezes)

mribeirog

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 18 de Junho de 2013, 15:41:27
Observo há algum tempo este forum e achei muito interessante as informações fornecidas, pricipalmente por você e pelos outros colaboradores e integrantes do forum.
Me diz uma coisa, estou entre comprar uma Canon SX-240 e uma Panasonic Lumix DMC-FZ60...Estou atraś de qualidade de imagem, pois quero usar as imagens para fazer sublimação em canecas de porcelana e outros brindes, então preciso de boas imagens. Posso ir até ums R$ 800,00. O que vcs me aconselhariam?http://www.mundofotografico.com.br/forum/Smileys/mf/ponder.gif

Vlw
Marcos


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2013, 17:46:58
Se a qualidade de imagem é realmente fator determinante visto que vai ser usado para fim profissional, eu pensaria numa sony nex f3, quando em promoção nas Americanas.com ou Submarino fica pelos 800,00.
Estas tuas que tu citou o principal diferencial é o zoom, não a qualidade de imagem por si só. Não estou dizendo que são ruins, mas com esse valor consegue mais qualidade com menos zoom.
Outra possibilidade seria uma dslr usada, no fórum as vezes aparece uma t1i ou t2i ou t3 pelos R$800,00 e certamente o ganho em qualidade será imenso.
Tecpix + motorola do guga


mribeirog

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2013, 00:11:02
Valeu pela dica Fernandes, mas o negócio que a sony nex f3, a mais barata só achei por 999 pilas! Você acredita que com alguma dessas duas que citei não conseguirei boas fotos?


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2013, 01:20:21
Cara, me colocando no teu lugar (mas sem saber a real situação financeira, nem se isso é um impeditivo), entre pagar 800,00 em um sensor deste tamanho ou 1000,00 em uma com sensor grande assim, eu esperaria um pouco, juntaria a granda que falta e compraria esta última, o ganho que se tem na qualidade é gritante. Vai poder cropar com muito menos dor de cabeça, vai captar mais detalhes, ganhar no quesito bateria, controle, resultado final, te dá a possibilidade de dar upgrade com a troca de lentes, resumindo, vai te dar um mundo de possibilidades. Lembrando que pelos mesmos 1000,00 se consegue uma canon t3 por exemplo, que fica mais barato conseguir acessórios do que as nex e a qualidade vai ser análoga...
Mas, se realmente a grana se limitar aos 800,00, entre as que tu citou eu ficaria com a sx240, que tu consegues por menos de R$600,00 e ainda sobra um troco.  :ok: Tem ainda nos classificados um cara vendendo uma canon g12, muito melhor que a sx240 por R$750,00, pode ser um bom negócio, é uma compacta tunada.
Tecpix + motorola do guga


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 19 de Junho de 2013, 09:07:13
Se tamanho não for problema (já que está comparando SX240 que é compacta com uma FZ60 que é bridge) e o dinheiro está limitado, pensaria seriamente em uma T3 ou qualquer outra DSLR usada. Neste cenário você investe tudo o que puder agora na compra do corpo com uma lente básica e depois tem uma infinidade de opções de lentes, além de flashes e demais acessórios. É um ponto para se pensar.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 19 de Junho de 2013, 09:37:15
Sinceramente, acho que se investir em reflex, todo ganho de qualidade vai embora nesse processo de sublimação... em caneca então, nem se fala. As coisas não ficam realmente nítidas ali. Pelo menos, nunca vi nada que saltasse aos olhos em termos de nitidez. E ainda serão pequenas as imagens!! Então ,nesse caso, sinceramente, não acredito que a reflex faça diferença. Posso estar enganada, mas...
o que vc precisa é de boas condições de luz, técnica de fotografia (para aplicar a fotometria correta), tripé... com isso, pode fazer fotos bem aceitáveis com a FZ60 ou a SX240. Se tiver uma reflex em mãos e não tiver conhecimento de técnicas de fotografia e iluminação, vai fazer serviço tão mal feito qto numa compacta. Portanto, eu nesse caso, não acho mesmo que o caso seja de comprar uma reflex, e sim, de investir em conhecimento de fotografia, para que não fiquem rostos (caso vc queira fazer fotos de pessoas) ou cenários estourados, com luz dura, etc. Isso sim, pode fazer a diferença no final.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Junho de 2013, 11:51:19
Sinceramente, acho que se investir em reflex, todo ganho de qualidade vai embora nesse processo de sublimação... em caneca então, nem se fala. As coisas não ficam realmente nítidas ali. Pelo menos, nunca vi nada que saltasse aos olhos em termos de nitidez. E ainda serão pequenas as imagens!! Então ,nesse caso, sinceramente, não acredito que a reflex faça diferença. Posso estar enganada, mas...
o que vc precisa é de boas condições de luz, técnica de fotografia (para aplicar a fotometria correta), tripé... com isso, pode fazer fotos bem aceitáveis com a FZ60 ou a SX240. Se tiver uma reflex em mãos e não tiver conhecimento de técnicas de fotografia e iluminação, vai fazer serviço tão mal feito qto numa compacta. Portanto, eu nesse caso, não acho mesmo que o caso seja de comprar uma reflex, e sim, de investir em conhecimento de fotografia, para que não fiquem rostos (caso vc queira fazer fotos de pessoas) ou cenários estourados, com luz dura, etc. Isso sim, pode fazer a diferença no final.

 :ponder: Vou pesquisar sobre sublimação... Pensei seriamente que não haveria tanta perda na qualidade quanto tu falou... Mas achismo é claro...
Tecpix + motorola do guga


mribeirog

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 19 de Junho de 2013, 11:53:27
Blz gente, valeu mesmo pelas dicas. Acho mesmo que tenho que "aprender" fotografar, usar os recursos da máquina... usar e abusar do modo manual...
Bom, vou começar então mais devagar... vou ver uma sx240...mesmo porque estou investindo mais no negócio...a camera é para agregar valor em algumas situações... vou tentar estudar fotografia não só para o meu negócio, mas porque acho muito prazeiroso também! Além do mais, usarei também no lazer.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2013, 12:23:14
:ponder: Vou pesquisar sobre sublimação... Pensei seriamente que não haveria tanta perda na qualidade quanto tu falou... Mas achismo é claro...

Fernandez, pelo menos em canecas, vai olhar as fotos... não ficam assim lisiiiiiiinhas. Vc chega vê o pontilhado. Pelo menos nas que eu vi até hj, hehe. Sem contar que é tudo muito pequeno, vc nem notaria o diferenciar de uma imagem de câmera reflex.
Em camiseta seria diferente, a gravura é grande, de repente até daria pra alguma diferença saltar aos olhos. Mas parece não ser o caso do colega... canecas e brindes, pra mim denotam coisas pequenas mesmo.
« Última modificação: 24 de Junho de 2013, 11:19:00 por Helena Bsb »


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2013, 11:11:01
To com a Helena, pra esse tipo de coisa é totalmente desnecessário uma reflex, a qualidade se perde mesmo. E não são necessárias imagens grandes, é tudo pequeno mesmo onde as coisas se nivelam por baixo. Conheço muita gente que faz esse tipo de trabalho até com câmeras automáticas.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2013, 06:37:23
Sobre a sx240, qual a vida util  estimada da bateria ?  em celular costuma ser 2 ou 3 anos, o problema eh sair de linha e nao encontrar outra pra comprar, eu prefiro pilhas.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2013, 08:02:15
Sobre a sx240, qual a vida util  estimada da bateria ?  em celular costuma ser 2 ou 3 anos, o problema eh sair de linha e nao encontrar outra pra comprar, eu prefiro pilhas.

isso depende do uso. não dá pra estimar.
por isso é´necessário ter uma bateria extra.
esse é o problema das baterias... até mesmo porque os fabricantes inventam modelos novos de baterias com as câmeras novas, exatamente pra que uma sirva na outra, e o usuário seja obrigado a trocar de câmera qdo a(s) bateria(s) não estiverem mais dando no couro. Se bem que até isso acontecer pode levar tempo, e pode ser que a câmera estrague antes.


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2013, 13:52:13
Sinceramente, acho que se investir em reflex, todo ganho de qualidade vai embora nesse processo de sublimação... em caneca então, nem se fala. As coisas não ficam realmente nítidas ali. Pelo menos, nunca vi nada que saltasse aos olhos em termos de nitidez. E ainda serão pequenas as imagens!! Então ,nesse caso, sinceramente, não acredito que a reflex faça diferença. Posso estar enganada, mas...
o que vc precisa é de boas condições de luz, técnica de fotografia (para aplicar a fotometria correta), tripé... com isso, pode fazer fotos bem aceitáveis com a FZ60 ou a SX240. Se tiver uma reflex em mãos e não tiver conhecimento de técnicas de fotografia e iluminação, vai fazer serviço tão mal feito qto numa compacta. Portanto, eu nesse caso, não acho mesmo que o caso seja de comprar uma reflex, e sim, de investir em conhecimento de fotografia, para que não fiquem rostos (caso vc queira fazer fotos de pessoas) ou cenários estourados, com luz dura, etc. Isso sim, pode fazer a diferença no final.

Sou da mesma opinião, acho que uma compacta atenderia perfeitamente para essa utilização


Mineira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #13 Online: 03 de Julho de 2013, 20:43:37
Olá,

Lendo as opiniões do fórum pensei em adquirir uma Panasonic FZ47 mas só encontrei um uma loja (FASTSHOP - R$1100,00) e estou achando cara. Encontrei a FZ60 por R$800,00 no site do Nelson Nakamura e a LZ20 por R$770,00 na FASTSHOP. Na opinião de vocês vale a pena pegar a FZ47 ou uma das outras duas também é boa? Sempre usei as câmeras básicas (automáticas) mas agora gostaria de algo um nível acima.

Agradeço a atenção.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #14 Online: 03 de Julho de 2013, 21:08:52
As duas são boas mas, sei que parece parece repetitivo, a Canon SX240 é melhor que essas duas que encontrou. E ainda custa mais barato, não se deixe levar pelo tamanho da câmera.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/