Autor Tópico: Compra no exterior pela internet  (Lida 3846 vezes)

devotchkah

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
    • portfolio
Online: 19 de Junho de 2013, 16:15:30
Boa tarde, pessoal.
Me surgiu a oportunidade de ter uma câmera comprada nos Estados Unidos, uma conhecida vem pra cá e vai trazer pra mim.
A minha dúvida é em relação a garantia e assistência técnica. Como funciona? vale pra cá também ou vou perder tudo? Vocês acham que vale a pena comprar lá fora ou pagar (bem) mais caro aqui só pra não perder esses "detalhes"?
E por último, alguém sabe me indicar um site confiável e com preço bom? Pretendo comprar Nikon D7000 ou D5200.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2013, 17:53:19
1. Compre D7000 ou 7100
2. Essas maquinas dificilmente dão qualquer tipo de problema
3. Se der problema, a assistência técnica aqui no Brasil, em especial a de garantia, é sofrível
4. Os preços lá fora são muito melhores
5. Não perca a oportunidade. COMPRE!
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2013, 18:07:41
1. Compre D7000 ou 7100
2. Essas maquinas dificilmente dão qualquer tipo de problema
3. Se der problema, a assistência técnica aqui no Brasil, em especial a de garantia, é sofrível
4. Os preços lá fora são muito melhores
5. Não perca a oportunidade. COMPRE!

com certeza...   :D
a garantia não vale aqui. mas ainda assim, vale à pena mandar vir de fora.


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2013, 18:52:11
com o preço de uma com garantia oficial aki, se a sua la de fora der pau você pode joga fora e compra outra la que ainda sai mais barato, compre amigo, garantia vai se sofrível de qualquer jeito
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


devotchkah

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
    • portfolio
Resposta #4 Online: 19 de Junho de 2013, 19:00:13
Pessoal, muito obrigada pela ajuda! acho que vou acabar arriscando. mas e quanto aos preços? eu pesquisei e tenho a impressão que lá não é igual aqui, onde os preços variam muito de uma loja pra outra. é isso mesmo? se for vou de Amazon mesmo


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 19 de Junho de 2013, 19:20:05
Depende da cidade. Para onde seu amigo vai?

Sério que o preço muda tanto? Pelas pesquisas que fiz uma vez, não achei tanta diferença.
D600 - E-M10


devotchkah

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
    • portfolio
Resposta #6 Online: 19 de Junho de 2013, 19:25:14
eu na verdade vou pedir pra comprar na internet mesmo, menos transtorno pra pessoa né. na amazon, D7000 $896.95 só o corpo e $996.95  com 18-105mm


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 19 de Junho de 2013, 20:00:45
Compra na BH que tem frete grátis e ainda ganha um monte de brindes. O preço é o mesmo que você falou da Amazon. :ok:

Ruggard Commando 35 DSLR Shoulder BagWatson EN-EL15 Lithium-Ion Battery Pack (7.0V 1800mAh)SanDisk 16GB SDHC Memory Card Ultra Class 10 UHS-I

http://www.bhphotovideo.com/c/search?Ntt=d7000&N=0&InitialSearch=yes&sts=ma&Top+Nav-Search=
« Última modificação: 19 de Junho de 2013, 20:01:02 por Kokimoto »
D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2013, 20:04:39
Sua amiga mora lá ou vai viajar para lá?

Se for viajar, BH não dá, pois não entregam em hotel.  :no: Mas tem a Adorama também:

http://www.adorama.com/INKD7000K1.html
http://www.adorama.com/INKD7000.html

Inclui bateria, cartão e bolsa também.  :ok:
D600 - E-M10


devotchkah

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
    • portfolio
Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2013, 20:24:21
Kokimoto, obrigada pela dica! também pretendo pegar lentes e no bhphotovideo parece que tem muito mais coisas mesmo. a mulher que vai trazer na verdade mora lá, então dá pra comprar pela internet.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 20 de Junho de 2013, 00:07:20
Comprei nessa segunda feira uma lente no Amazon.com e pedi para entregar no hotel do meu amigo. Fiz a opção DAY AFTER e, a lente já está na cidade e será entregue amanhã.

Fiquei impressionado com a eficácia, transparência e opções que a Amazon proporciona. Dá de dez em qualquer webstore aqui do Tupiniquim.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Junho de 2013, 09:31:54
eu na verdade vou pedir pra comprar na internet mesmo, menos transtorno pra pessoa né. na amazon, D7000 $896.95 só o corpo e $996.95  com 18-105mm

Se vc pretende comprar pela internet e receber pelo Correio, fique atenta com a tributação:

– Até U$ 50.00 é isento de tributo 1
– Acima de U$ 50.00 até U$ 500.00 o imposto é de 60% 2
– Acima de U$ 500.00 até U$ 3,000.00 o imposto fica em torno de 110%
– Acima de U$ 3,000.00 o bicho pega. Só com despachante aduaneiro e precisa fazer uma declaração antecipada da intenção de compra junto à Receita Federal.

E os números acima ainda guardam outros aspectos a serem considerados. Assim:

- Considere sempre o Dolar Americano como moeda oficial, independentemente do país ou a moeda que se vá negociar;

- Para todas as faixas de limite, considere sempre: ValorDoProduto + Frete + Seguro (se houver). Por exemplo: o produto custou $30 e o frete $21. A soma disso passa de $50 e, portanto, já vai para a faixa seguinte que é acima de $50 até $500;

- O limite de isenção (até $50) só vale de pessoa física (lá fora) para pessoa física (aqui no Brasil). Se vc comprar de uma loja e isso ficar caracterizado no pacote (logo da empresa, invoice dentro ou fora do pacote, etc.), a Receita Federal vai tributar mesmo estando abaixo do $50. Lembrando, claro, que a Aduana Brasileira pode, por lei, abrir o pacote se assim ela entender que seja necessário;

- Acima de $50 até $500 o imposto é 60% (do mesmo jeito: produto + frete). A lei ainda fala da cobrança do ICMS conforme alíquota do seu estado, mas isso não tem sido visto na prática, fica mesmo nos 60%. Mas tá escrito lá na legislação fiscal, então eles podem sim cobrar ainda o ICMS cuja base de cálculo é PRODUTO+FRETE+IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO (sim, imposto sobre o imposto, tá na lei);

- Acima de $500 até $3,000 aí a encrenca é grande. O comprador precisa fazer um troço que se chama "Nacionalização do Produto". Tanto você pode contratar o seu despachante aduaneiro (não se consegue fazer isso sem ele, por exemplo, vc mesmo correr atrás de tudo, não pode) como também você entregar esse serviço ao Correio brasileiro (a ECT) que disponibiliza um serviço chamado IMPORTA FÁCIL. Bem mais fácil (não quer dizer rápido, só é mais fácil) mas não é de graça. O valor é fixo de R$ 150,00. No entanto, não são somente os 60$ de imposto de importação, ainda existe a cobrança de PIS, COFINS, etc. Tudo isso dá, mais ou menos, 110% sobre o valor de aquisição (de novo: produto + frete + seguro).

- Acima de $3,000 dolares esqueça. Comprar com valores acima disso é "impossível". Precisa de Despachante Aduaneiro, precisa fazer uma declaração antecipada da intenção de compra junto à Receita Federal, enfim, é foda.

E todos esses detalhes aí só valem para compras através do Correio. Se vc contratar um serviço courier (Fedex, UPS, DHL, etc) então vai ser tudo isso + a cobrança do serviço deles, claro. Apesar disso, tem a vantagem de você receber na porta de casa. A empresa de transporte recolhe todos os impostos antes e o valor total você paga para a empresa.

Não se assute, moramos no Brasil.

RECEITA FEDERAL - Aduana Brasileira

CORREIOS - Importa Fácil
« Última modificação: 20 de Junho de 2013, 09:44:16 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Junho de 2013, 10:14:02
Ah! Me lembrei de outra coisa. Não tenho certeza, então é necessário confirmar o que vou dizer.

Me parece que a Amazon e não só ela, mas outras empresas também, não enviam produtos Nikon para o Brasil. Se for verdade mesmo, isso é fruto de um acordo comercial entre eles porque a Nikon tem Representação Oficial da marca aqui no Brasil.

De qualquer modo, digamos que você consiga comprar pela internet e peça pra enviar via USPS (o Correio americano) cujos serviços de remessa deverão ficar restritos a PRIORITY MAIL INTERNATIONAL ou ainda mais caro e não tão mais rápido o EXPRESS MAIL INTERNATIONAL (Não é mais rápido porque quando chega aqui a Aduana Brasileira dá o mesmo tratamento de outros serviços, ou seja, fica parado no pátio da Receita. A remessa pra cá, sim, é rápida, mas... repito... fica parado quando chega aqui. Então nunca peça Express, não vale a pena).

Fazendo uma continha de padaria, não é valor exato, porém muito aproximado, a sua compra pela internet ficaria assim:

Em Dolar

Produto: $996.95
Frete: $65.00 (tô chutando esse valor, não tenho certeza)
Total: $1,061.95

Cotação do Dolar (atenção: não é o COMERCIAL, mas o cartão de crédito pega o DOLAR TURISMO)

Hoje, às 09h11: R$ 2,29 (Fonte: UOL)

Em Reais (quando desembarca no Brasil)

Produto + Frete: R$ 2.431,87
Imposto de Importação (em torno de 110%): R$ 2.675,05
IOF cartão de crédito (6,38%): R$ 155,15
Serviço do Importa Fácil do Correio Brasileiro: R$ 150,00
Valor Total: R$ 5.412,07

O imposto de importação em torno de 110% porque foi pro Importa Fácil e cobram além dos 60% também o PIS, COFINS, etc.

No desembarque aqui:

- A Receita Federal te manda um telegrama avisando para se cadastrar no Importa Fácil;
- Depois o Correio te manda um aviso com o valor total (calculado pela Receita Federal, não pelo Correio);
- Vc paga o tributo no Banco do Brasil e envia cópia do recibo para o Correio;
- O Correio faz o desembaraço alfandegário e remete o pacote para a Agência de Correio mais próxima da sua casa.
- Esse processo todo pode demorar bastante. Qualquer atraso ou demora parte sempre da Receita Federal, pois o Correio também se submete à legislação fiscal ou à "vontade" da nossa Aduana. Já ouvi relatos de 3 meses de espera depois que chega no Brasil, quando envolve o Importa Fácil. Quando é acima de $50 até $500 a coisa é mais simples. Cobra-se o imposto e vc paga no Correio, agencia mais próxima, e já leva a mercadoria.

Agora chega, já falei (escrevi) demais. Que não seja eu o arauto de más notícias, pois isto é a nossa realidade. :assobi:
« Última modificação: 20 de Junho de 2013, 10:25:25 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2013, 10:44:41
Braga ela não vai enviar pra cá, acho que você não leu o post, ela vai enviar pra alguém que esteja lá.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Junho de 2013, 11:02:01
Braga ela não vai enviar pra cá, acho que você não leu o post, ela vai enviar pra alguém que esteja lá.

Putz... é mesmo. Que bom que seja assim, porque a tributação é pesada. De qualquer modo, nem vou pedir pra Moderação apagar porque, talvez, esse monte de baboseira que escrevi aí possa servir para alguém que não saiba disso.

-------------------------------------------------

Eu fiquei em dúvida por causa desse post:

eu na verdade vou pedir pra comprar na internet mesmo, menos transtorno pra pessoa né. na amazon, D7000 $896.95 só o corpo e $996.95  com 18-105mm


Mas só agora com o seu alerta é que eu vi isso:

Kokimoto, obrigada pela dica! também pretendo pegar lentes e no bhphotovideo parece que tem muito mais coisas mesmo. a mulher que vai trazer na verdade mora lá, então dá pra comprar pela internet.


Perdoem minha falta de atenção.  :aua:
« Última modificação: 20 de Junho de 2013, 11:04:23 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582