Autor Tópico: Iluminação para câmera  (Lida 1878 vezes)

csantunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 18 de Julho de 2006, 20:09:51
Oi, pessoal; Preciso de ajuda

Iluminação para uma câmera digital HD da KODO  
« Última modificação: 27 de Julho de 2006, 10:35:14 por csantunes »


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2006, 20:34:10
Oi csantunes.
Não sou a pessoa indicada, mas pelo meu pequeno conhecimento, é o que posso sugerir.
No caso da íris escura, tente aumentar o ISO ou aumentar a abertura, já a alteração de cor corrija o WB.

 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


csantunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2006, 20:46:12
Oi Nelson

Obrigado pelo seu retorno.

Como eu não entendo nada de fotos e imagens, estou pedindo este help,
Para melhor explicar; eu trabalho fazendo diagnostico através da íris dos olhos, fazendo as imagens digitalizadas por uma câmera filmadora com a objetiva dotadas de aneis de expansão para se fazer o macro (imagem grande), mas só com a luminosidade natural não estou conseguindo digitalição no padrão que preciso.  Na minha ignorância na área, acho que é um problema de iluminação, já que com um iluminador com lâmpada dicróica 250 wattsquase consegui, pelo menos nas imagens, o que precisava.

Como posso fazer essas configurações que voce me orienta?
Abraço.

Carlos Antunes


csantunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2006, 21:07:30
Oi, pessoal;

Obrigado pela ajuda, acabei apredendo alguma coisa.
« Última modificação: 27 de Julho de 2006, 10:36:38 por csantunes »


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2006, 00:03:37
:welcome1:
 Seja bem vindo.

 Cuidado para não fazer posts duplicados ou quadruplicados, apenas um na sala correta é suficiente.  :thmbup:

 Nunca ouvi falar nessa câmera que estava usando. Mas com toda a certeza você não deveria ter mudado o esquema de iluminação simplesmente por ter trocado de câmera.
 Teoricamente você usando a mesma luz e as mesmas configurações de ISO, Abertura e Velocidade que usava na Zenith teria que obter os mesmos resultados no que diz respeito a exposição e iluminação. Já na prática é possivel que haja a possibilidade de precisar de alguns ajustes para que o resultado seja bom.

 Essa parte que você diz que não pode ter mudança de cor, textura e nitidez. Isso requer cuidados muito maiores com calibragem dos equipamentos utilizados. Se com a Zenith você usava filme negativo, suponho que o "controle de qualidade" que você precisa não é dos mais rígidos e conseguirá fazer o mesmo com uma câmera digital sem muitas complicações. Agora, se você tinha que usar Slide para fotografar para não haver realmente nenhuma alteração de cor. Com a digital você vai sofrer um pouco mais até fazer uma boa calibragem e quem sabe precisará de alguns acessórios.
São Paulo - SP


csantunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2006, 10:03:02
Oi Leandro, obrigado pela dica.

A câmera que estou usando na verdade é para uma outra aplicação (CFTV), mas após alguns teste ela mostrou que pode ser usada (com um baixo custo) no meu trabalho.
Para que voce entenda melhor vou tentar colocar aqui algumas fotos para sua análise,

Abraços.

Carlos Antunes



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2006, 10:53:46
Bom em primeiro lugar é necessário esquecer as receitas de bolo e buscar realmente entender fotografia e seus processos.
No caso vc trabalhava provavelmente com negativos, agora com digital você terá uma latitude menor e com isso sua luz vai estourar com mais facilidade, recomento fortemente a compra de um iluminador macro bem difuso e de boa qualidade, assim como uma boa câmera e uma boa lente de macro.
Em digital não adianta curtar custos, tentativas de cortar custos só acabam apresentando maiores problemas, essa câmera que você está citando provavelmente possui uma latitude péssima e lentes bem ruins, mesmo porque foi projetada para operar em resolução de vídeo e não de fotografia e resolução de vídeo é bem baixa.
A sugestão que posso lhe dar para cnseguir resultados próximos aos que vc tinha com sua Zenit e com custo baixo é comprar uma D50 com sua lente 60mm micro, o iluminador macro da Nikon, ajustar seu equipamento com W/B personalizado (para equalizar as cores) e ai sim passar a ter resultados realmente com qualidade.
Ponha na cabeça que não existe milagres, se vc gasta pouco obtem pouco, salvo raras ocasições.
« Última modificação: 24 de Julho de 2006, 10:55:30 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2006, 01:27:04
Camera para CFTV?
Acho que esse tipo de camera não eo adequado para esse tipo de aplicação.
E, usa uma placa de captura para digitalizar a imagem?

Cameras de CFTV costumam ter baixa resolução (NTSC), acredito que a resolução seja muito baixa para a sua aplicação. Mesmo sendo uma HDTV, a resolução vai estar bem abaixo.

Além da camera e acessórios citados pelo Leo Terra, existem muitas outras opções bem melhores que essa.

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2006, 02:01:09
Hein... Ele tá usando câmera de circuito interno???

Não conhecia a marca, mas não achei que chegasse a ser tão absurdo assim... :mf_w00t2:  :mf_w00t2:  :mf_w00t2:  
São Paulo - SP


Pedrão

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2006, 20:59:29
Citar
Oi, pessoal; Preciso de ajuda

Trabalho com diagnóstico (írisdiagnose) e mudei o sistema analógico para digital.
Usava uma zenite com macro e um iluminador confeccionado em casa.
Atualmente comprei uma câmera digital HD da KODO que está me atendendo parcialmente.  Meu trabalho exige que eu faça imagens digitalizada dos olhos (íris e esclerótica) em sua naturalidade, sem nenhuma mudança de cor, textura e nitidez e em macro (tamanho da tela) sem zoom digital, mas só com a luminosidade natural, íris acaba refletindo imagem do ambiente e com isso descaracteriza o laudo.  Tentei vários tipos de iluminação similar ao que usava, mas não consegui/; deixa a íris escura, muda de cor, fica muito branca, etc.
Eu usando um refletor tipo do dentista (antigo) com tres lentes e uma lâmpada dicróica de 250 watts, eu consegui boas imagens, porém, além de esquentar muito os clientes não aguentam a intensidade da luminosidade.
Alguém pode me ajudar? - PS. mandei hoje um email para TheRipper.
Seguinte pessoal: sou novo no pedaço e preciso de uma orientação. Usamos uma Rebel 300 D, com um flash Nissin. Em trabalhos noturnos nem a camara nem o flash emitem luz de foco para o Auto Focus. Já vi alguns profissionais trabalhando com a Nikon com uma luz auxiliar infravermelho. Gostaria de saber aonde eu consigo um aparelho desses para a Canos. Obrigado


csantunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2006, 10:28:05
Oi pessoal

Em resposta ao assunto sobre a iluminação que estou enviando esta para melhor compreensão.

Como disse anteriormente eu trabalhava com o sistema analógico: uma Zênite com objetiva convencional e um tubo de extensão dimensionado para macro do tamanho ideal das fotos e um iluminador desenvolvido em casa: um tipo usado antigamente pelos dentistas, dotado de três lentes e uma lâmpada de 250 watts.
Devido ao alto  custo dos filmes e revelação, perda de fotos devido focagens e outros (custo benefício) resolvemos mudar para a digitalização das imagens da íris, já que outros profissionais usam filmadoras neste trabalho.  Após vários testes que nos atendeu em parte, adotamos uma câmera digital HD (CFTV) da KODO com uma objetiva escolhida AIDIGITAL 5.0 – 50 mm F 1.7  1/3 CS com 3 anéis de expansão.  Esta escolha foi feita baseada em diversos aspectos; ao baixo custo, a resolução, a vantagens de ser filmadora (vídeo), onde podemos escolher o melhor frame  e congelar para o diagnostico ( pelo fato da macro, fica difícil o paciente se manter parado) . Em uma luminosidade natural a íris reflete o ambiente externo descaracterizando o diagnóstico.  Testamos diversas iluminação: lanterna com 5 leds (luz fria), lâmpadas dicróicas; 25, 50, 75 watts, mas todos estes não aprovaram devido vários problemas que apresentam:  mudança de cor, íris escuras ou muito claras (brancas), azuladas, amareladas, pouco luminosidade, nitidez e outros, o iluminador antigo usado anteriormente nos dava uma imagem boa, mas não a ideal e os pacientes não agüentavam a forte luminosidade e a temperatura.   Eu posso anexo a este fórum as imagens digitalizadas por este câmera com as iluminação utilizadas para que possa analisar, porém não sei como colocar no fórum, se puderem me orientem.
A solução que precisamos é que a imagem da íris digitalizada seja como ao natural,em textura, cor, nitidez, que o tamanho da íris preencha a tela sem zoom digital. Espero com estas informações ter colaborado para seu melhor entendimento.
Aguardo seu retorno e à disposição para mais informações.

Eu não entendo nada de fotos e imagens, desculpe-me algumas impropriedade escrita nesta.
Abraços.
Carlos Antunes
« Última modificação: 26 de Julho de 2006, 10:31:22 por csantunes »


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2006, 23:41:23
Carlos
embora não acredito em receitas de bolo (como disse o Leo), vou dar umas dicas,
supondo q esta tua camera te dá a qualidade suficiente vamos nos focar só na luz,
consegue uma lampada de maior potencia, por exemplo uma halogena de 300wats, (trezentos) instala ela sobre a cabeça do teu cliente e rebate ela contra o teto se for branco ou numa cartulina,
o q estou tentando dizer é: em lugar de iluminar focado no olho, cria uma luz ambiente maior.
pode fazer isto sem necesidade de instalação, podes ter um assitente segurando
a lampada e uma placa de isopor de uns 40x40 cms, ou numa parede proxima.
esta luz não vai incomodar ao cliente e vai te permitir filmar com mais tranquilidade.
enquanto ao reflexo, o ideal seria pegar uma cartulina (ou isopor) branca,
fazer um furo do tamanho da lente da tua camera e fotografar atraves deste
buraco, (pode ser uma cortina branca de alguma forma pendura na frente da pessoa a ser fotografada) de forma q
a luz vindo de cima e sendo branco na  frente do objeto ( a pessoa), diminui o entorno a ser refletido pela iris.
enquanto a distorssão de cor, vc corrige com o balançode branco da propria camera ou no photoshop.
a lente 60mm micro nikkor não é nada pratica para este  tipode foto (já tentei),
tal vez a 105, porem acho bem mas económico o sistema de tubo de extensão,
com uma tele mais economica podes conseguir grandes resultados, tipo
uma 80-200 em cameras reflex.
para ficar mais elegante (no caso de clínicas) é prático vc pode trabalhar com uma luminaria de pedestal, existem com lampadas halógenas orientadas para o teto, consegue em lojas de decoração,
menos elegante porem mais pratico são pedestais proprios de lampadas de fotografia, daqui em diante existem opções profissionais, mas iniciamos a dica
observando o seu desejo de "reduzir custos".

espero ter sido útil.
abraço
k









 


csantunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2006, 10:45:00
Bom dia galera.

Kiran, quero lhe agradecer por sua sugestão e vou tentar, muito obrigado

Aproveito para agradacer ao Leo Terra também por sua experiência.

E não posso esquecer do sr. Leandro Fabrício pela ajuda e seu profissionalismo o qual me ajudou muito.

Daqui pra frente vou pensar muito em tudo o que aprendi.

Grato a todos

Kiran, mais uma vez muito obrigado e me coloco a disposição no que precisar.