Autor Tópico: Helios 44m-7 como desmontar?  (Lida 3456 vezes)

wegfox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Online: 13 de Junho de 2013, 23:11:10
Olá...
Sou filmmaker amador a 2 meses, e adquiri recentemente uma T4i, ao navegar um pouco no youtube vi que era possível utilizar lentes antigas adaptadas em digitais novas, por sorte eu tinha uma helios 44m-7 jogada a mais de 20 anos sem uso aqui, mas ao colocar na câmera, percebi que os brancos invadiam as outras cores, parecia que a lente tinha uma nuvem na frente das imagens...Orcei o custo para limpeza da mesma o cara foi tão arrogante que resolvi eu mesmo botar a mão na massa, achei um tutorial na web da desmontagem parcial da 44m-6(que pra minha sorte é bem parecida), desmontei só que  tem 4 elementos ópticos, 2 na frente e 2 atras....esses traseiros tirei e limpei,os da frente nem rezando consegui tirar, ao montar a mesma 2 coisas ruins aconteceram:

1 - Continua tudo meio embaçado...levando a acreditar q a sujeira mesmo esta nos elementos da frente.

2 -  O anel dos f-tops tem hora que funciona hora não...e ele não passa f-tops por f-tops, gira meio solto...liso liso.

Montar e desmontar a essa altura nem é mais problema hehehe, Mas como eu faço pra desmontar as lentes frontais?
O que será que fiz errado para o anel dos f-tops ficar solto?

Fico grato desde já.
Wellington
 
Canon T4i - Sigma 17-50 2.8
Speedlite 430EX II - YongNuo YN622C


wegfox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2013, 23:16:04
Só pra ter uma ideia, não sei se é permitido mas o tutorial que eu usei foi esse:

http://forum.mflenses.com/repair-how-to-make-helios-44m-6-usable-with-n-t23425.html

Canon T4i - Sigma 17-50 2.8
Speedlite 430EX II - YongNuo YN622C


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2013, 00:01:48
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2013, 00:04:05
O enevoado aparentemente é haze. Se for isso mesmo, não vai sair nem com reza brava.

E o anel rodar livre, com certeza foi, ou alguma peça mal colocada, ou alguma peça que se quebrou na montagem.

Daí, só um técnico mesmo para olhar e diagnosticar.

Em que cidade vc está??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


wegfox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2013, 00:35:38
Itapevi...
O técnico que deu uma olhada disse que o anel de foco estava solto e não estava...como ele disse que esse tipo de lente era peso de papel e que estava fugindo desse tipo de problema, resolvi eu mesmo me aventurar. logo que que eu não tive o custo da lente.
Aparentemente eu acho que não quebrei nada, por que a parte da lente que encaixa pra mover as laminas tirei e nem mexi, e coloquei aparentemente como estava, só que não faz aquele movimento de "catraca" ao passar pelos f-tops...Agora a parte frontal até dei uma arranhadinha(não a lente) imaginando que era só girar um anel na frente mas não dei sorte.
Canon T4i - Sigma 17-50 2.8
Speedlite 430EX II - YongNuo YN622C


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2013, 01:13:20
 Se for como a 6 o anel que fica a descrição da lente deve ser de trava. Se não sair girando ela é de trava de pressão tente de leve fazer uma alavanca.
Tirando essa trava você consegue acessar os dois elementos frontais, mas como já dito se for haze já era e como você disse que ela estava parada a uns 20 anos, se tiver embaçado mesmo depois de limpa e sem haze veja se você não inverteu nenhuma lente ao montar.
Se ao mudar a abertura não faz click, deve ter perdido a espera que fica no anel.

E isso ai boa sorte
« Última modificação: 14 de Junho de 2013, 01:15:09 por Brocatto »


wegfox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2013, 01:25:30
Vou tentar pela alavanca  :ok:

Só o que me "encafufa" é como o anel gira solto sendo que ele encaixa certinho na lente...talvez tenha caído algo do anel.

Mas obrigado...vou tentar...ja não tenho nada a perder....qualquer coisa parto pra outra lente...afinal vou usar pra filmagem..por enquanto só lentes mais em conta  8-)
Canon T4i - Sigma 17-50 2.8
Speedlite 430EX II - YongNuo YN622C


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2013, 01:41:04
Cara so um detalhe a alvanca vc tem que fazer na parte interna no meio da rosca mais ou menos, mexe para ver se vc consegue visualizar onde fica o encaixe dela


wegfox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2013, 01:47:51
Realmente não consegui aqui...a lente esta focando, meio curto o foco mas esta....acho melhor partir pra outra m42...Uma rápida talvez uma 24mm, por que eu tenho uma cropada o que dificulta um pouco...o anel dos ftops provavelmente quebrei alguma coisa,,,serviu de experiencia pelo menos hehehe.
Obrigado por ajudar amigo
Canon T4i - Sigma 17-50 2.8
Speedlite 430EX II - YongNuo YN622C


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2013, 12:23:05
Se está com foco curto (proximo demais do objeto) certeza que vc inverteu algum elemento na hora de montar, ja fiz isso. Se quiser tentar abrir, manda uma foto dela fica mais facil de saber


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2013, 14:22:39
O técnico não quis colocar a mão, pq essas lentes custam na faixa de 100 reais e o preço de limpeza gira em torno disso.

Sobre ir para 24mm, analise com calma, pq as GAs mais comuns são as 28/2.8, que tem preço razoável. Menor que isso, talvez não compense frente aos valores das modernas.

Lentes Antigas + Sony E-Mount