Autor Tópico: Dúvidas !!  (Lida 849 vezes)

kaioberaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
  • =D
Online: 24 de Junho de 2013, 00:55:46
Galera sou iniciante, como voces ja devem ter percebido nas minhas outras postagem,
mais to com uma duvida, estou perdendo algumas fotos por falta de foco, dentro de casa no quarto, quando estou fazeno fotos de minha namorada, e até em digamos alguns eventos que fiz, sei que a lente faz a diferença nisso, mais

usei uma 50mm F.18, e uma sigma 24-70 F2.8, e também a do kit 18-55mm
e todas elas achei o numero de fotos perdidas por foco muito grande,
tem fotos que por exemplo em casa, a "modelo" esta parada, eu vou faço o foco bem no meios dos olhos,
e quando olho no Pc, vejo que nao foco, isso com essas lentes que mostrei, não são todas as fotos, tem algumas que o foco fica ótimo, mais o numero de fotos perdidas me preocupa,
é normal, vcs também perdem um numero grande de fotos por foco,
e uma pequena duvida, a câmera influencia nisso, digo, ela pode conter algum defeito que não notei??

valeo pessoal, como sempre voces tiram todas minhas duvidas, gostaria de "manjar" um pouco mais para poder ajudar voces tambem, mais agradeço suas dicas, tem sido muito significativa em meus estudos =D
Kaio Beraldo.
Canon 60d - 24-105 f4, 18-55mm, 50mmF1.8, 75-300mm f4.5-6
Canon T3 - 18-55mm


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2013, 08:30:35
não é normal ficar perdendo foto por problema de foco. provavelmente o problema não é com o equipamento, mas como você na hora de focar..

mas não custa testar o equipamento:

01 - faça uma foto com a câmera no tripé ou apoiada numa mesa. Desse jeito isola o motivo de movimento da câmera que poderia borrar o assunto.
02 - se não deu certo apoiado, faça foto também com apoio, mas dessa vez fotografando pelo LCD. Esse modo usa outro modo de foco do que quando feito por espelho. se Assim funcionar, e pelo ocular normal não, pode ser algum probleminha na câmera (já que usou 3 lentes diferentes de teste)..

De resto, se os modos acima funcionaram, você é que deve estar tremendo na hora de capturar a imagem. Use velocidades mais altas e tente uma posição que você fique mais travado na hora do clique.
« Última modificação: 24 de Junho de 2013, 08:31:44 por Luciano.Queiroz »


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2013, 08:49:08
Se a luz não tiver muito boa, com a 50tinha por exemplo ela pode pecar... Pra testar e isolar o problema, pode tentar focar pelo lcd, dar zoom de 10x e focar manualmente... Velocidade alta, coloca pelo menos 1/100 pra garantir e testa...
Tecpix + motorola do guga


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2013, 08:57:09
Oi kaio,

Além dos testes sugeridos pelo Luciano, vc poderia postar uma foto com problema e o exif dela. O exif vai mostrar a configuração da camera no momento do click e ai fica mais fácil de ajudar.

Abs


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2013, 09:23:43
A 50f1.8 caça mesmo num ambiente mais escuro, mas pelo menos quando acha ela crava. tem que procurar pontos de maior contraste para ajudar o AF, depois de pegar as manhas da lente é difícil perder foco.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2013, 09:30:24
Antes de tudo, precisa verificar se o problema é falta de foco ou se é foto tremida, tem que ver a velocidade que você usou. Pra isso, nada melhor que você postar exemplos aqui pra gente com o Exif...

Se for problema de falta de foco mesmo, tem que rever sua técnica. Focar entre os olhos é legal, mas é uma região de pouco contraste; melhor seria focar no olho mesmo, porque aí tem contraste suficiente para cravar o foco. Outra coisa que tem que verificar é a distância mínima de foco.

Enfim, se postar uma foto aqui com o EXIF fica mais fácil da gente ajudar.

Abraços