Autor Tópico: Zeiss Ikon Ikonta II  (Lida 4325 vezes)

rodrigonunes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Junho de 2013, 13:47:58
 Olá senhores, essa semana, revirando a casa, minha avó achou uma câmera antiga. Diz ela que meu avô havia ganhado ela de presente, porém, nunca a usara, pois não sabia como funcionava. Então eu dei umas futucadas nela pra tentar entender como a foto é feita.
 Entendi como se ajusta o ASA, abertura e o foco, todavia, não sei como se altera a velocidade do obturador. Procurei pela internet, mas o manual que achei era pago.

 Fiquei fascinado pela câmera, adoro antigüidades, se não me engano, ela data de 1956. Após mexer nela e pensar um pouquinho me vieram as dúvidas: ela não tem fotometro, então era preciso usar um externo, correto?

Quando eu altero a abertura, as lâminas não se movem, e não consigo disparar, mesmo tendo rodado o disco que segura o filme, isso é normal, ou estou fazendo besteira?

E uma última dúvida, por curiosidade, essa câmera era considerada boa? Ela é de médio formato, não é isso? O filme dela é 6x9 eu acho.


Desculpem pelas perguntas, se forem tolas, mas eu nunca tive contato com câmeras antigas assim. Seguem duas fotos dela.







Abraços.
Numa moldura clara e simples, sou aquilo que se vê.

Canon 5D Classic + EF 50 1.8 + YongNuo 568EX


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2013, 14:19:10
Rodrigo, também não manjo nada dessas câmeras, mas só pela história e de poder servir de decoração eu já ficaria satisfeito. Zeiss é uma lenda. Parabéns pela relíquia  :ok:


rodrigonunes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2013, 15:00:04
 Obrigado Alexandre, como disse, sou fascinado por coisas antigas, e acho essa câmera linda. Só queria saber como usá-la, e se ainda encontro filme pra testá-la e revelar as fotos.

 Um abraço.
Numa moldura clara e simples, sou aquilo que se vê.

Canon 5D Classic + EF 50 1.8 + YongNuo 568EX


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2013, 10:27:46
Olá senhores, essa semana, revirando a casa, minha avó achou uma câmera antiga. Diz ela que meu avô havia ganhado ela de presente, porém, nunca a usara, pois não sabia como funcionava. Então eu dei umas futucadas nela pra tentar entender como a foto é feita.

Você tem nas mãos uma bela câmera e, sim, vale a pena colocá-la em uso porque você vai se surpreender com os resultados que ela entrega. Tenho certeza disso! A mecânica é Zeiss, por isso dispensa comentário; a ótica se não o top de linha da época (já existiam lentes ainda mais sofisticadas), apesar disso essa objetiva não faz feio, não. Ao contrário, era copiada por muitos concorrentes e o que nós chamamos hoje de "câmera de entrada", assim, talvez fosse a "lente de entrada" da Zeiss.

É importante observar o correto funcionamento dela. Se está parada há muito tempo, sugiro que vc a leve para uma revisão (um CLA completo) num técnico da sua confiança. Aí mesmo no Rio tem gente que faz isso. Ou aqui em SP para onde vc poderá enviar/receber pelo Correio. Muita gente no Brasil inteiro faz desse jeito.

Se vc ainda não tem certeza como usá-la, então seja prudente, entenda antes como funciona o obturador porque aquilo é um "relógio" e tem um mecanismo sofisticado e, de certa forma, frágil. Não é aconselhável que se mude a velocidade depois que o obturador estiver armado para o disparo. Calma! Vc já vai entender o que é isso.


Entendi como se ajusta o ASA, abertura e o foco, todavia, não sei como se altera a velocidade do obturador.

Se a abertura e foco vc já entendeu, então ótimo. Vamos em frente. Mas note que é uma câmera de VISOR DIRETO, isto é, o visor serve para vc compor (enquadrar) a foto. Não dá pra ajustar o foco por ele, na verdade, o foco se faz por estimativa, ou seja, vc calcula mentalmente mais ou menos e distância até o assunto e gira o anel do foco até aquele ponto. Não consegui ver nas suas fotos, mas essa câmera deve ter essa escala de foco em metros; existe também em pés.

Ou, ainda, existe telêmetro externo para ser encaixado na sapata do flash. Com esse acessório vc faz o foco por ele e transfere, manualmente, a distância que o telêmetro acusa para o anel de foco da câmera. CLIQUE AQUI e veja um exemplo disto que estou dizendo. Existem muitos outros de marcas e modelo diferentes.

Agora, eu é que não entendi uma coisa. Vc disse que entendeu como ajustar o ASA (ou ISO), mas vc mesmo já viu que a câmera não tem fotômetro. Pergunto: o que é que vc entendeu por AJUSTAR O ASA? Muitas câmeras antigas tinham um dispositivo para vc marcar (para lembrar depois) qual o tipo de filme que nela foi colocado. Por acaso seria isso que vc está falando.

Ah! Claro, se não tem fotômetro, vc está certo, tem que usar um fotômetro de mão. Ou aplicar a regra Sunny 16. Em filmes, cuja latitude ofereça boa margem de erro, isto funciona bem. P&B e negativos coloridos são exemplos disso. Já num cromo (ou slide, ou diapositivo), onde a tolerância não é maior de ½ f/stop (ou, como se diz, ½ ponto), usar o Sunny 16 é bastante arriscado.

Procurei pela internet, mas o manual que achei era pago.

Na lateral da câmera, não lembro se próximo da dobradiça da tampa traseira ou se do outro lado, próximo à trava da mesma tampa, existe um número que identifica direitinho o modelo da sua câmera. São números parecidos com isso: 520/16 ou 521/16. Nesse formato "###/##". Veja qual é o seu e procure o manual por esse código. É que o nome IKON IKONTA sugere muitas câmeras parecidas, de modelos parecidos.

É bastante provável que vc possa encontrar aqui: http://www.butkus.org/chinon/zeiss_ikon.htm

Fiquei fascinado pela câmera, adoro antigüidades, se não me engano, ela data de 1956. Após mexer nela e pensar um pouquinho me vieram as dúvidas: ela não tem fotometro, então era preciso usar um externo, correto?


Fotômetro: já falamos logo acima. Mas, SIM, medição externa ou Sunny 16.

Quando eu altero a abertura, as lâminas não se movem, e não consigo disparar, mesmo tendo rodado o disco que segura o filme, isso é normal, ou estou fazendo besteira?


As lâminas do diafragma ficam imediatamente atrás das lâminas do obturador. É por isso que vc não as vê pelo lado de fora. Abra a tampa traseira e veja elas se movimentando à medida que vc move a alavanca para isso.

Vc percebeu então que o obturador não é de cortina, com a maioria nas nossas câmeras 35mm. É um obturador do tipo Leaf Shutter, ou obturador central que fica embarcado na lente. Por ser do tipo LS, tem a vantagem de sincronizar o flash em qualquer velocidade.

Logo atrás do anel de foco, há um disco com boda recartilhada (cheia de dentinhos) e é ali que vc ajusta a velocidade. Depois de feito isso, vc precisa armar o obturador para poder disparar. ATENÇÃO: enquanto a alavanca do obturador não tiver sido acionada (armada), você pode mudar a velocidade quantas vezes quiser. Depois de armado, NÃO SE RECOMENDA MUDAR A VELOCIDADE sob pena de danificar o mecanismo do obturador que é, na verdade, um mecanismo do tipo "relógio".

Creio que essa câmera já tenha o dispositivo para prevenir dupla exposição. Ou seja, vc dispara uma vez e se não transportar o filme para o próximo frame, mesmo que vc arme o obturador de novo na mesma foto já batida a câmera não vai disparar. Então, para liberar o obturador precisa mover o filme adiante.


E uma última dúvida, por curiosidade, essa câmera era considerada boa? Ela é de médio formato, não é isso? O filme dela é 6x9 eu acho.


Não, essa câmera não é boa. Cacete!!!! Ela é ótima.

Mas... se vc resolver jogá-la fora, não seu preocupe, não tenha trabalho com isso, pois eu mesmo vou até aí, retiro e descarto essa porcaria no lixão mais próximo.  :hysterical:

Vc encontra filmes para comprar. No Rio, em SP, em lojas físicas ou pela web, certamente vc vai poder comprá-los sim. E, ainda, se achar alguma película específica, taí o eBay que nesse sentido é mágico. Vc acha tudo lá; e, geralmente mais barato que no Brasil. Tem filme P&B, tem negativo colorido, tem slide, tem infrared, enfim, tem TUDO.

Estamos falando de FILME 120. É por esse nome aí em negrito que vc pede. Não deixe de ler isto: FILME FOTOGRÁFICO.

Sim, médio formato. A sua câmera não é uma 6x9, mas uma 6x6. Quando falamos em 6x6, falamos em "centímetros" e esse é o FORMATO da câmera. O fotograma tem tamanho real, talvez 56 x 56mm. Se não for, tá muuuuuito próximo dessa medida. Algo semelhante acontece com o motor do nosso carro: a fabricante diz que é motor 1.6 mas na verdade ele tem 1.580 cm³ (ou próximo disso). Eles arredondam o nº para cima.

« Última modificação: 25 de Junho de 2013, 10:58:33 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2013, 10:32:27



1 - Seletor de Velocidade do Obturador
2 - Anel do Foco
3 - Pino de contato do flash
4 - Alavanca para armar o obturador (não esqueça: NÃO PODE MUDAR A VELOCIDADE DEPOIS DE ARMADO)
5 - Escala de profundidade de campo.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2013, 10:47:48
Câmera de MÉDIO FORMATO existem de vários formatos:

  • 6x4.5
  • 6x6
  • 6x7
  • 6x8
  • 6x9
  • 6x12
  • 6x17
  • E não só isso, ainda tem mais

E pra todas essas, o filme é sempre o mesmo: FILME 120.


Rodrigo, só mais uma coisinha.: esqueci de mencionar que nesse tipo de câmera, lá na tampa traseira tem uma "janelinha" que abre e fecha. Ela serve para enxergar o número que está impresso no papel que envolve a película.

Então, pra colocar um filme novo na câmera:

Vc coloca um rolo novo no compartimento correto, do outro lado um carretel vazio que vai receber o filme já exposto. Retira-se o selinho que vem colado, puxa-se a ponta do papel e prende o carretel vazio. Gire apenas uma volta e feche a tampa traseira. Agora entra o lance da janelinha. Vc abre a janelinha a vai girando até poder enxergar nela o NÚMERO 1 que está impresso no papel. Nesse momento a ponta da película já chegou na posição correta e é ali o primeiro frame. Mantenha a janelinha fechada o máximo de tempo possível. Só abra quando necessário.

Bateu a primeira foto? Sim? Então abra a janelinha novamente e vá girando até aparecer o NÚMERO 2. Esta é a sua segunda foto naquele rolo.

Uma câmera 6x6, faz 12 poses num filme 120.

Quando bater a 12ª foto, esse tipo de câmera não precisa REBOBINAR. O que se faz é avançar o filme até o papel cobrir toda a película. Como vc pode ver, o papel tem um lado impressso e o outro (o que fica em contato com o filme) na cor preta. É assim que o filme fica protegido da luz para não velar.

Quando vc abrir a câmera, o papel já envolveu todo o filme, portanto está protegido da luz e então é só mandar revelar. Mande revelar fora se for negativo ou slide, se for filme P&B revele vc mesmo em casa. É fácil, é barato, é divertido, e vc tem controle de todo o processo desde a captura da imagem até o processamento final.

Ah! não jogue fora o carretel que agora ficou vazio. Vc vai precisar dele para o próximo filme. Sempre assim: o filme novo vai ser enrolado num carretel que ficou vazio do filme anterior.

-------------------------------------------

Se tiver mais dúvidas, não se acanhe, pergunte.  :ok:
« Última modificação: 25 de Junho de 2013, 10:54:32 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2013, 11:11:23
http://www.youtube.com/watch?v=Wf9nhIve54s

http://www.youtube.com/watch?v=Wf9nhIve54s

(Esta é uma câmera 6x9 - faz 8 poses)
http://www.youtube.com/watch?v=dySmj0u3nOo&NR=1&feature=endscreen

(Esta é uma câmera 6x4.5 - faz 15 poses, talvez 16, depende do modelo/marca)
http://www.youtube.com/watch?v=iB3bEJr8fwY&list=PLait--LIIAUW3lfdQF50FAPuq55Zk__rh

Esse próximo vídeo é legal. Mostra uma câmera FOLDING com telêmetro embarcado. Então é uma RANGEFINDER. O foco é feito direto no visor.Pra quem não conhece como funciona é legal dar uma olhadinha nisso também: CLIQUE AQUI
http://www.youtube.com/watch?v=jcEAxlfdyqs
« Última modificação: 25 de Junho de 2013, 11:28:10 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2013, 12:54:02
Que beleza, uma verdadeira aula!!

Aguardamos fotos teste dessa reliquia.
D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2013, 12:54:50
Que beleza, uma verdadeira aula!!

Aguardamos fotos teste dessa reliquia.
D600 - E-M10


rodrigonunes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2013, 13:03:47
Braga.SP estou maravilhado com tantas informações! Muito obrigado mesmo, estou boquiaberto, porque é uma área por qual sou apaixonado, entender realmente como era feito uma foto é muito legal. E, nossa, o esquema com a legenda sobre o que cada botão ou anel da câmera faz ficou impressionante, uma verdadeira aula!!!
 
 Quando mencionei ajustar o ASA, foi justamente isso que você entendeu, deixar a marcação igual a do filme usado. Pelo que li algumas vezes, tem algo relacionado a puxada de filme, onde o filme é x, mas você fotometra em y. Bem, realmente não sei como funciona a tal puxada, mas foi isso que quis dizer de ajustar o ASA, igualar o número do disco ao do filme.

 Com certeza lerei tudo sobre ela, pelo que vi trata-se de uma 523/16 com uma lente 75mm f/3.5. Agora eu estou passando a entender muito melhor, antes eu pensava que a cortina do obturador eram as lâminas do diafragma e que o ativador do obturador era como um disparador programado  :doh: :doh:

 A câmera, pelo que meus avós contam, nunca foi usada. Mas mesmo assim, estou procurando uma assistência de confiança no RJ para levá-la para um check-up. Acho que precisa de uma limpeza na lente.

 Quanto aos filmes, vou procurar eles pelo ebay, que deve sair bem mais em conta e mais fácil de achar. A revelação eu tinha muita vontade de fazer, inclusive, tenho um tutorial aqui do forum mesmo, mas nos sites que procuro os químicos, sempre estão fora de estoque. O que vou fazer é tentar fazer a solução caseira com paracetamol, e o que for mais necessário, vejo se tem como minha namorada, que é técnica em química, arranjar pra mim em algum lab. Com certeza, será muito divertido, disso não tenho dúvida.

 E por último, não pretendo jogá-la fora, faz parte da família, desde que minha mãe era bebê, e isso já tem bastante tempo (que minha mãe não leia  :hysterical: :hysterical: :hysterical:). Mas sério, sou fascinado por coisas antigas, além do mais, tem um valor sentimental.  :wub:


 Mais uma vez, muito obrigado por toda essa AULA, fico muito feliz de encontrar gente no fórum com tanta vontade de ajudar, e fazer fortalecer esse grupo assim que nem você. Vou ler e assistir todos os links com calma, e com certeza, voltarei a perguntar várias vezes nesse tópico.

Um abraço, Rodrigo Nunes.
 
Numa moldura clara e simples, sou aquilo que se vê.

Canon 5D Classic + EF 50 1.8 + YongNuo 568EX


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #10 Online: 25 de Junho de 2013, 13:06:32
Que maravilha as explicações do Braga  :worship:

Agora juntou a fome com a vontade de comer né Rodrigo? kkkkkkkk

 :ok:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Junho de 2013, 14:35:16


 A câmera, pelo que meus avós contam, nunca foi usada. Mas mesmo assim, estou procurando uma assistência de confiança no RJ para levá-la para um check-up. Acho que precisa de uma limpeza na lente.

 Quanto aos filmes, vou procurar eles pelo ebay, que deve sair bem mais em conta e mais fácil de achar.

Rodrigo,

Tua máquina está LINDONA! Vale a pena gastar uma boa grana para fazer um CLA nela!

Eu comprei recentemente uma máquina de fole, uma Seagull 203, também sem fotômetro. Já fiz até cromo nela, sempre na base do Sunny 16 e vai de boa. Fotômetro é para os fracos  :hysterical: :hysterical:

Eu sempre compro no ebay, principalmente dos vendedores http://myworld.ebay.com/films-festival/&_trksid=p3984.m1439.l2754 e http://www.ebay.com/sch/cliffchuk/m.html?_nkw=&_armrs=1&_from=&_ipg=&_trksid=p3686[/url] . Eles possuem várias ofertas de pequenos pacotes com frete grátis. Eu compro esses pois não chamam a atenção da receita.

E lembra-se: Film is not dead!

Abraços

Cássio


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Junho de 2013, 15:37:19
Eu tenho algumas câmeras folding:

- Voigtlander Bessa I c/ Color-Skopar, formato 6x9 (está à venda nos classificados);
- Voigtlander Bessa II c/ Color-Heliar, formato 6x9 (essa é o meu xodó, não vendo, não troco, não faço nada)
- Voigtlander Perkeo II c/ Color-Skopar
- Dakora I, formato 6x6

Eu adoro essas câmeras. A portabilidade delas é um negócio absurdo. Formato enorme e a danada cabe no bolso de uma calça jeans ou de um jaquetão.

É legal também a cara de espanto das pessoas quando nos vêem nas ruas usando esse brinquedinho de gente grande.
« Última modificação: 25 de Junho de 2013, 15:39:50 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 25 de Junho de 2013, 15:41:10
Essa aí é 6x6 e o obturador é Prontor, similar ao Compur. Não tem cortina é tipo LEAF


rodrigonunes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Junho de 2013, 16:34:58
Rodrigo,

Tua máquina está LINDONA! Vale a pena gastar uma boa grana para fazer um CLA nela!

Eu comprei recentemente uma máquina de fole, uma Seagull 203, também sem fotômetro. Já fiz até cromo nela, sempre na base do Sunny 16 e vai de boa. Fotômetro é para os fracos  :hysterical: :hysterical:

Eu sempre compro no ebay, principalmente dos vendedores http://myworld.ebay.com/films-festival/&_trksid=p3984.m1439.l2754 e http://www.ebay.com/sch/cliffchuk/m.html?_nkw=&_armrs=1&_from=&_ipg=&_trksid=p3686[/url] . Eles possuem várias ofertas de pequenos pacotes com frete grátis. Eu compro esses pois não chamam a atenção da receita.

E lembra-se: Film is not dead!

Abraços

Cássio

 Valeu mesmo pela dica cara! Vou ver se compro depois de levá-la pra manutenção. Com toda a certeza, film is not dead!



Essa aí é 6x6 e o obturador é Prontor, similar ao Compur. Não tem cortina é tipo LEAF


 :ok: o Braga havia comentado!

 Mexendo nela agora, vi que tem uma alavanca pequena no lado esquerdo, quem tem duas marcações: uma bolinha amarela e outra vermelha, cada uma escrito M e X, respectivamente. Reparei que ao colocar no X, ela trava o disparo, enquanto no M rola de boa. Seria só essa a função da alavanca?

[]'s
Numa moldura clara e simples, sou aquilo que se vê.

Canon 5D Classic + EF 50 1.8 + YongNuo 568EX