Autor Tópico: Dúvidas no DPP...  (Lida 3917 vezes)

padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #15 Online: 12 de Agosto de 2013, 23:28:26
Veja esse tópico que eu mesmo abri e solicitei ajuda de amigos de outro fórum de fotografia:

http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?p=1166494&sid=aa4803c60806fd1bfc0b6251fa1bcb22


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #16 Online: 14 de Agosto de 2013, 13:53:00
Pessoal, resolvi meu problema!

Postei algumas fotos no Flickr (que permite que as fotos possam ser postadas na resolução máxima) e as fotos JPEG estavam praticamente iguais aos Raws editados. Parece que era exatamente o que o Padilhaum disse: o problema era com os visualizadores de imagem do pc, que não representavam fielmente o sharpness alterado! Que alívio, pensei que minhas edições de fotos não teriam salvação!

Agora vou procurar visualizar somente pelo DPP, que mostra como a foto fica realmente. E segui também o conselho do AlexandreS, estou mexendo no sharpness do sRGB com mais parcimônia (quando vc dá um zoom na foto ele acusa o sharpness do srgb exagerado =S).


Agora estou feliz, hehe. Muito obrigado aí pela ajuda!
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, 14:02:35 por gabs07 »


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #17 Online: 14 de Agosto de 2013, 14:13:24
Padilhadim, muito legal esse link que vc mandou. Estou lendo, e os problemas que vc colocava lá são exatamente os mesmos pelo que eu estava passando. Vc postou print de duas fotos de um casal, uma Raw e outra JPEG, e a perda de nitidez é igualzinha a que acontece comigo aqui.

Só nao sei ainda porquê o JPEG (mesmo aberto no DPP) não é visualizado com o mesmo sharpness que foi editado no RAW. Mesmo atualizando o DPP para a última versão pelo site da Canon (3.13 eu acho) o problema não foi resolvido.

Deve ser algum problema com o visualizador do Windows mesmo (ou alguma desatualização de drivers, vou ver isso mais tarde).
Mas o importante é que está tudo certo com as fotos e que as edições funcionam direitinho, como pude provar postando as fotos no Flickr. Ficaram iguais as fotos Raw editadas!


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #18 Online: 14 de Agosto de 2013, 20:40:20
gabs07, isso me tirou o sono durante bastante tempo e eu ficava inconformado com essa perda de nitidez. Mas, junto com os colegas de fórum, chegamos a conclusão que o problema sempre foi do visualizador.
Mas para não passar mais raiva com eles, você não precisa visualizar as imagens no DPP apenas. Aliás, será terrível ter que abrir e fechar todas as imagens, uma por uma, toda vez que quiser visualizá-las.
Instale o ZoomBrowser da Canon e passe a visualizar suas imagens nele. Seus JPGs ficarão perfeitos na tela do seu computador.

 :ok: