Autor Tópico: Uso do Para-sol  (Lida 1719 vezes)

Adriano Monezi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
  • Clicando
    • Guia Lacerda
Online: 25 de Junho de 2013, 12:25:25
Pessoal eu tenho visto vários fotógrafos usando o Para-sol à noite, em ambientes com pouca luz, minha dúvida é a seguinte.

Tenho uma D90 lente 105mm e também possuo um Para-sol



Eu fotografo principalmente baladas noturnas e ai eu pensei, se eu usar o Para-sol minha lente ficará melhor protegida, já que o Para-sol ajuda muito a proteger a lente do contato direto.

Fica bom usar ele de noite para fazer eventos? Não da nenhum tipo de diferença na foto? Uso o flash Popup mesmo.
Aprendendo a clicar...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2013, 12:28:54
acho sempre bom.. uso em todas as minhas lentes e não vejo desvantagem nenhuma em nenhuma situação que passei até hj..


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2013, 12:34:14
O único motivo para não usar o parassol é justamente... o flash pop-up. Em lentes mais longas, ou com diâmetro de filtro maior, o parassol pode acabar fazendo sombra. Verifique se isso não acontece com a sua lente.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Adriano Monezi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
  • Clicando
    • Guia Lacerda
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2013, 12:39:12
Vou começar a usa-lo  :ok:
Aprendendo a clicar...


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2013, 13:02:34
eu uso mto uma sigma 10-20 e quando abro ela no maximo ela pega o parasol... isso q ele nem eh mto longo.. nesse caso nao posso mais usa-lo :no:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2013, 20:39:15
Para-sol deixa mais charmoso mas, além de evitar flare durante o dia, protege, em partes, o elemento frontal quando a lente cai no chão ou em alguma superfície.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2013, 23:00:08
Eu uso sempre também, principalmente à noite. A luz artificial é bem fácil de causar flares, principalmente a fluorescente. Além disso, dá uma protegidinha ali no elemento frontal, principalmente em relação aos meus próprios dedos, para não ficar tendo que limpar o tempo inteiro.

Acostumei tanto com o parassol que acho até estranho não usar, rsrs.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2013, 10:24:24
O único motivo para não usar o parassol é justamente... o flash pop-up. Em lentes mais longas, ou com diâmetro de filtro maior, o parassol pode acabar fazendo sombra. Verifique se isso não acontece com a sua lente.

Ia escrever isso.

O alexandre já deu a aula!  :D :ok:  :clap:

Eu uso sempre também, principalmente à noite. A luz artificial é bem fácil de causar flares, principalmente a fluorescente. Além disso, dá uma protegidinha ali no elemento frontal, principalmente em relação aos meus próprios dedos, para não ficar tendo que limpar o tempo inteiro.

Acostumei tanto com o parassol que acho até estranho não usar, rsrs.

Verdade, também não gosto de deixar a lente sem parassol, além dos motivos que vc citou, acho que fica feio demais...  :shock:


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2013, 11:01:16
eu uso mto uma sigma 10-20 e quando abro ela no maximo ela pega o parasol... isso q ele nem eh mto longo.. nesse caso nao posso mais usa-lo :no:

Esse parasol pode nao ser o original...eu tenho essa lente e isso nao acontece. Alias, não é para acontecer nunca com nenhum conjunto original de lente X parasol...

Abraço,
M Rezende


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2013, 11:31:56
Uso em todas as lentes, recentemente comprei para minha 85mm, evita que a gente coloque o dedo na lente acidentalmente também.
« Última modificação: 26 de Junho de 2013, 11:32:19 por THUNDER »


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2013, 12:18:34
Esse parasol pode nao ser o original...eu tenho essa lente e isso nao acontece. Alias, não é para acontecer nunca com nenhum conjunto original de lente X parasol...

Abraço,
M Rezende

Na 18-105 do kit acontece.