Quando fiz aquele pequeno teste de resolução do Velvia 50, havia feito uma foto com a câmera digital (Nikon D7000), não só para ter um parâmetro para comparação posterior, mas também para que eu pudesse calcular o tamanho da imagem do teste impresso que seria projetada sobre o filme. A objetiva usada nas 2 câmeras, Nikon F100 e D7000, foi a mesma, Nikon AF-S NIKKOR 28-300mm f/3.5-5.6G ED na posição 28mm e abertura 5.6. A câmera digital estava configurada em ISO 100 e o tempo de exposição usado foi de 1/20 segundo. No filme ISO 50 e tempo de exposição 1/8 segundo. Ambas as imagens foram feitas usando tripé. Na câmera digital usei o temporizador para evitar o movimento da câmera durante a exposição e na analógica usei disparador de cabo. A primeira imagem foi feita na digital e depois com a analógica, mantendo o tripé na mesma posição.
A primeira imagem abaixo é a foto digital completa e a segunda é a do filme. Devido ao tamanho do sensor (23,6 x 15,6mm), a imagem digital é menor que a do filme.
Não levem em consideração a reprodução de cor, pois a intenção aqui é de somente obter um parâmetro para comparação de definição/resolução para saber até onde uma boa foto de filme pode render em termos de ampliação.
As imagens abaixo são dos cortes 100% da câmera digital, com resolução de 4928 x 3264 (16.1MP), e o corte correspondente no filme, que teria uma resolução total na imagem completa de 7524 x 5016 (37.7MP), devido à sua área maior (36x24mm) em relação ao sensor de imagem.
Este corte do filme foi fotografado usando a própria câmera digital com uma lente e tubo de extensão, dando uma relação de reprodução de 2.16:1, ou seja, a imagem é 2,16 vezes maior que o "objeto". A imagem recebeu um pouco de sharpen e foi reduzida para o tamanho da imagem digital. O máximo de definição que consegui extrair do filme foi esta. O resultado é sem dúvida alguma melhor que uma digitalização num Coolscan de 4000dpi e certamente inferior que um excelente drum scanner de 12000dpi.
A intenção aqui é somente de ter uma referência (imagem digital) para ter uma noção do quanto um filme poderia render e não discutir a "rivalidade" filme x digital.