Autor Tópico: Fungos - O Inimigo número 1 das nossas lentes! O que fazer quando aparece?  (Lida 7939 vezes)

Junior Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Amantes da fotografia, boa noite!

      Preciso de um mega help, FUNGOS  >:( , o que fazer quando surgem? Vi tantas técnicas mas não sei em qual acreditar, e eu não tenho coragem nenhuma de abrir a lente para limpar, eu não sou filho de Eike Batista pra comprar uma nova lente quando quiser. Mas peço ajuda de como limpar e evitar novas aparições desses micro malditos, por enquanto o fungo não esta afetando na hora de ver a foto, tirada pela minha lente 18-105mm da Nikon, mas, eu quero limpar, fico agoniado ao ver aquela teiazinha na parte traseira da lente pequenina! O que devo fazer pessoal, assistência técnica? sei que pagarei uma notinha pela limpeza. Tem algum produto que tire o fungo tipo o conhecido Termofix Anti-mofo que tanto falam. Se existe já este tópico me perdoem, eu procurei e não achei!



AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2013, 18:55:47
Manda limpar.. Fungo pode acabar contaminando outras lentes ou outros equipamentos.

E dá uma olhadinha no tópico "Como vc guarda seu equipamento" que está um pouco mais embaixo nesta mesma página.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Marco Antonio Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2013, 19:13:36
Nunca tentei receitas caseiras pra tirar fungo de lente. A melhor opções, mas não tão barata, é mandar limpar. Tive duas lentes com fungos e custou em média R$ 180,00 pra limpar, pois o fungo estava em todos os elementos.

Estas lentes com fungos eu comprei assim, pra evitar isso nas minhas lentes, guardo elas em um pote de plástico transparente (tipo tupperware), com vedação de borracha e forrado de sílica, além de deixar esse pote sempre exposto a luz (onde há luz, não há fungo...  :D)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2013, 19:55:52
Vai uma dúvida de leigo: como identificar que o equipamento está com fungo, principalmente quando em pequena escala? Aparecem manchas brancas nos elementos óticos, manchas nas fotos, etc...?!?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Marco Antonio Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2013, 20:52:48
Vai uma dúvida de leigo: como identificar que o equipamento está com fungo, principalmente quando em pequena escala? Aparecem manchas brancas nos elementos óticos, manchas nas fotos, etc...?!?

Nas minhas lentes nunca apareceu na foto, limpei porque os fungos podem corroer alguns componentes da lente e também contaminar outros equipamentos. Geralmente, olhando a lente contra luz, com o diafragma aberto você percebe uma sujeira que parece teia de aranha nos elementos, isso é fungo.


sergiomendescoelho

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2014, 16:11:55
amigos eu tive uma ideia aqui

se eu colocar a lente num balao de festa grande cheio de silica e tirar o ar todo de dentro

os fungos ficarao sem ar e sem agua

sera que funcionaria ?

ainda podia deixar no sol


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2014, 17:10:08
Colocar direto no sol mata os fungos ou interrompe a propagação?


Marco Antonio Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2014, 18:19:24
Colocar direto no sol mata os fungos ou interrompe a propagação?

Onde tem luz os fungos não aumentam.  Não precisa deixar direto no sol, basta guardar onde passe luz.

Como eu citei anteriormente:

...pra evitar isso nas minhas lentes, guardo elas em um pote de plástico transparente (tipo tupperware), com vedação de borracha e forrado de sílica, além de deixar esse pote sempre exposto a luz (onde há luz, não há fungo...  :D)



FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2014, 18:50:25

Onde tem luz os fungos não aumentam.  Não precisa deixar direto no sol, basta guardar onde passe luz.

Como eu citei anteriormente:
Com medo de perder a lente eu as vezes aponto ela para o sol uns 5 minutos e já aproveito e pego um bronzeado.


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2014, 21:42:21
Sobre a Sílica... Ela equaliza o ambiente entre a maior e menor umidade relativa.
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2014, 22:05:39
Vou usar essa história do pote plástico,nunca tinha pensado nisso,tenho duas lentes que não uso mas estão puro fungo,vou cuidar melhor das próximas.