Autor Tópico: Distância Focal x DOF  (Lida 1999 vezes)

Driller

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Junho de 2013, 01:40:35
Fala Galera.
Sou novato no Forum mas já acompanho a um tempo o mesmo. Decidi substituir minha sx130 pela DSLR Canon T3i!  Muita emoção!! Primeira DSLR  :clap: . Comprei com o Nelson Nakaruma. Nem chegou ainda, está nos correios, mas as dúvidas já aparecem!

Então, Estudando sobre DOF me surgiu uma dúvida.

Sempre falam que quanto maior a distância focal menor é a profundidade de campo. Até aí tudo bem.  Vamos supor uma 18-55 mm. Enquadro uma cena em 18mm abertura f3.4 vou ter uma determinada profundidade de campo X. Ai eu penso! legal é só eu aumentar a distância focal que vou desfocar mais o fundo, então jogo a lente para 55 mm abertura  f5.6, só que aí que está a questão. Para essa distância focal vou ter que me afastar uma certa distância para enquadrar a mesma cena.  E eu afastando essa distância, mesmo em 55mm(menor profundidade), a profundidade de campo tende a aumentar devido a eu me afastar do objeto.

Resumindo a opera. Quero saber o que tem a menor profundidade de campo para o mesmo tamanho de enquadramento da cena na foto? A lente à 18mm f3.4 ou a lente à 55mm  f5.6 ?? e porque??
 


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2013, 05:29:57
http://camerasim.com/camera-simulator/

veja com seus próprios olhos, mas lembre-se a distancia em relação ao objeto tem relação quadrática a profundidade de campo, e a Df relação linear. Vc colocou mais uma variável que é a abertura.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2013, 10:07:50
Dá uma olhada nas calculadores de profundidade de campo que tem na rede. Eu uso essa: http://www.dofmaster.com/dofjs.html

Na verdade, mais do que a profundidade de campo em si, quando aumentamos o comprimento focal, o desfoque de fundo aparente é maior. Pelo simples fato de que tem uma parte menor do fundo ampliada, e aí passa essa sensação de maior desfoque. Mesmo quando a profundidade de campo é a mesma. Em 18mm, vai ter muito mais coisas ao fundo do que em 55mm. Usar isso ou não vai do gosto pessoal e da intenção da foto, mas se quer isolar bem o sujeito do fundo, opte por um comprimento focal mais longo.


Driller

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2013, 10:57:36
Dá uma olhada nas calculadores de profundidade de campo que tem na rede. Eu uso essa: http://www.dofmaster.com/dofjs.html

Na verdade, mais do que a profundidade de campo em si, quando aumentamos o comprimento focal, o desfoque de fundo aparente é maior. Pelo simples fato de que tem uma parte menor do fundo ampliada, e aí passa essa sensação de maior desfoque. Mesmo quando a profundidade de campo é a mesma. Em 18mm, vai ter muito mais coisas ao fundo do que em 55mm. Usar isso ou não vai do gosto pessoal e da intenção da foto, mas se quer isolar bem o sujeito do fundo, opte por um comprimento focal mais longo.

Então Humberto, mas a análise que eu fiz é para o mesmo enquadramento de cena, ou seja, caso eu aumente a distância focal,  me distancio também do objeto para compensar este aumento de cena e manter o mesmo enquadramento.  Mas como o fuca66 falou, deve ser devido a esse fato da distância em relação ao objeto ter uma relação quadrática com a profundidade de campo, ao contrário da distância focal que é uma relação direta.
« Última modificação: 26 de Junho de 2013, 10:58:54 por Driller »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2013, 11:01:45
Quando vc se afasta do objeto pra recompor a cena, a cena já mudou.

Vc andou pra trás e, consequentemente, o fundo ficou "mais longe".

Em complemento ao DOF, tem a hiperfocal que é o que calcula o que estará em foco.

As calculadoras de DOF já mostram isso, mas vale dar uma estudada pra entender o que é.

Resumindo: não dá pra vc comprar um DOF em 18mm com 55mm mudando de lugar.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2013, 11:02:30
Então Humberto, mas a análise que eu fiz é para o mesmo enquadramento de cena, ou seja, caso eu aumente a distância focal,  me distancio também do objeto para compensar este aumento de cena e manter o mesmo enquadramento.  Mas como o fuca66 falou, deve ser devido a esse fato da distância em relação ao objeto ter uma relação quadrática com a profundidade de campo, ao contrário da distância focal que é uma relação direta.


Sim, é disso que estou falando, mantendo-se o mesmo enquadramento do assunto no primeiro plano. Mas isso altera drasticamente o quanto do fundo vai aparecer na foto. Em 18mm, vai ter muito do fundo, em 55mm vai ter uma porção bem menor, se mantiver o mesmo enquadramento do assunto.


Tipo, fotografando uma pessoa em meio corpo em 18mm vai aparecer em mais do fundo do que fotografando a pessoa em meio corpo só que em 55mm. E aí, o desfoque de fundo aparente vai ser bem maior em 55mm. Isso se mantiver o mesmo enquadramento de meio corpo.


Driller

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2013, 11:28:20

Sim, é disso que estou falando, mantendo-se o mesmo enquadramento do assunto no primeiro plano. Mas isso altera drasticamente o quanto do fundo vai aparecer na foto. Em 18mm, vai ter muito do fundo, em 55mm vai ter uma porção bem menor, se mantiver o mesmo enquadramento do assunto.


Tipo, fotografando uma pessoa em meio corpo em 18mm vai aparecer em mais do fundo do que fotografando a pessoa em meio corpo só que em 55mm. E aí, o desfoque de fundo aparente vai ser bem maior em 55mm. Isso se mantiver o mesmo enquadramento de meio corpo.

Entendi. No seu exemplo acima,  pensava que se eu andasse pra trás para colocar a pessoa exatamente em meio corpo em 55mm, tanto a pessoa que ficou em meio corpo quanto o fundo iam ficar na mesma proporção que na foto em 18mm! Vou esperar chegar a cam e testar isso na prática. Vlw galera!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2013, 11:30:26
Entendi. No seu exemplo acima,  pensava que se eu andasse pra trás para colocar a pessoa exatamente em meio corpo em 55mm, tanto a pessoa que ficou em meio corpo quanto o fundo iam ficar na mesma proporção que na foto em 18mm! Vou esperar chegar a cam e testar isso na prática. Vlw galera!


Não, as proporções mudam todas, como dimi falou, é outra cena. Por isso que tem algumas objetivas que são mais utilizadas para retratos, como as teles curtas (50mm, 85mm), pois elas separam mais o sujeito do fundo.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2013, 11:51:07
 :snack:

marcando para acompanhar.

 :ok:


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2013, 18:08:50
Meu conselho eh vc nao usar a zoom dessa forma. Suponhamos que existisse uma lente 8mm-500mm/1.2, com essa lente se todas as cenas fossem iguais nas equivalencias de enquadramento, vc nunca precisa andar com essa lente. Mas não eh assim, mesmo se essa lente existisse, vc precisa andar, pq o enquadramento êh apenas uma variável da cena.
O certo êh vc pensar na zoom como varias lentes fixas. Leva muito tempo para dominarmos por completo uma distancia focal. A zoom acaba complicando o aprendizado, pq eh mais fácil aproximar a cena com zoom do que andar.
Eh proibido usar zoom? Não! Melhor que levar 5 lentes e ficar trocando.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


wwandriolo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2013, 18:23:58
 :snack:


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2013, 18:36:32
Pra ajudar nessa questão de distância focal e profundidade de campo: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83496.0
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Driller

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Junho de 2013, 15:27:49
Galera, testei aqui com minha Canon, e realmente mesmo com uma 18 - 55mm é bem visivel como em 55 mm o fundo fica mais ampliado mesmo mantendo o primeiro plano no mesmo enquadramento. Muito legal isso. Na minha sx130 nunca tinha percebido isso.

Pra ajudar nessa questão de distância focal e profundidade de campo: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83496.0

Legal, Era um tópico deste que estava querendo achar mas infelizmente não tinha achado na busca.

Isso que você falou no tópico que a lente na distância focal mínima e na máxima tem o mesma profundidade de campo e que o que a gente ve de desfoque na foto é um desfoque aparente também foi bem legal pra fixar essa idéia de distãncia focal x DOF. Show de bola.

Uma outra coisa. Qual a forma mais fácil de eu regular a distância hiperfocal na T3i, visto que a lente 18 - 55mm não tem aquelas distãncias de foco  inscrita na lente?? eu até sei um jeito como fazer, mas queria saber um jeito rápido de regular o foco pra 5 m por exemplo.


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #13 Online: 27 de Junho de 2013, 16:28:29
Legal, Era um tópico deste que estava querendo achar mas infelizmente não tinha achado na busca.

Isso que você falou no tópico que a lente na distância focal mínima e na máxima tem o mesma profundidade de campo e que o que a gente ve de desfoque na foto é um desfoque aparente também foi bem legal pra fixar essa idéia de distãncia focal x DOF. Show de bola.

 :)

Uma outra coisa. Qual a forma mais fácil de eu regular a distância hiperfocal na T3i, visto que a lente 18 - 55mm não tem aquelas distãncias de foco  inscrita na lente?? eu até sei um jeito como fazer, mas queria saber um jeito rápido de regular o foco pra 5 m por exemplo.

Sem a escala de distância nas lentes mais básicas da Canon fica bem complicado de vc ajustar o foco manualmente para alguma distância que vc queira. Não conheço nenhuma técnica, só se vc tentar decorar qual a posição do anel de foco tem que colocar pra determinada distância, mas é complicado, até porque se não me engano na 18-55 com praticamente 1/4 de volta vc já foi da distância minima de foco para o infinito.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2013, 23:19:48
Driller ...boa noite !!! rapaz ..nao sou muito bom em teoria , na verdade leio  bastante , mas nao sei muito dar explicaçoes ... mas vou dar meu pitaco aqui..rs

guarde sempre isso que vou dizer em mente : se estiver muito errado , alguem pode me corrigir sem problemas... sei que pode ser uma coisa que vc sabe e que a maioria sabe , mas as vezes ajuda falar dessa maneira pra alguem que está começando a fotografar quando ler isto aqui ... e  espero que sempre pense dessa maneira quando quiser desfocar mais em suas fotos...


Pra desfocar o fundo existe três maneiras :

1 - distancia focal = uma 200 desfoca mais que uma 55 mm
2 - abertura = f2.8 desfoca mais do que f 5.6
3 - distancia = maquina / objeto = quanto mais perto vc chegar do assunto , mais desfoca o fundo ...

Sei que é tudo simples ..mas lembrando esse detalhe simples , na hora vc escolhe o que é melhor ...

um grande abraço

ate mais  :ok:

Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900