Autor Tópico: Dúvida sobre iTTL ou Manual  (Lida 892 vezes)

dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Junho de 2013, 10:16:20
Oi pessoal,

Pra antecipar, quero dizer que
Continuarei pesquisando sobre o assunto, mas a ideia do post é pegar os macetes do pessoal "velho de guerra".


Após receber meu yn568 fiz dois "sets" de fotos em reuniões com os amigos.
No primeiro usei o iTTL com flash rebatido no teto (não era branco mas de cor clara). Neste as fotos ficaram boas no LCD mas sub-expostas no LR, tive que compensar no pós.
Decidi fazer o segundo em modo manual, ai a coisa piorou, no LCD não deu diferença tão grande, mas no LR tive que compensar muito mais.
Nas duas ocasiões usei abertura entre f/7.1 e f/8.
Minha pergunta é se existe um macete pra acertar o modo manual ou o iTTL para que eu tenha mais confiança na exposição.



Abs


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2013, 10:56:06
Qual configuração vc usou no flash ?  Qual potência e zoom ?

No modo manual o ajuste do flash é separado do ajuste da câmera.  Existem algumas regras que ajudam a saber a potência certa em virtude da distância do objeto, mas você pode fazer testes e ver a melhor configuração.

Outro dia fiz umas fotos no modo manual com a câmera ajustada em 1/80s ISO 800 e abertura f/5.6.  A melhor exposição consegui com flash com potência 1/16 e zoom de 35mm.

Como meu flash não tem TTL,  prefiro não opinar sobre esse modo.  :no:

Espero ter ajudado.  :)

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2013, 11:01:48

Nas manuais eu usei potência entre 1/4 e 1/16. Com 1/4 rebatido no teto eu tive que compensar menos... com 1/16 ficou uma droga qndo abri no LR.

No YN568 o zoom acompanha a distância focal da lente, ele muda de acordo com o ajuste que eu faço na lente, então nem me preocupei com isso...

Uma coisa que eu percebi é que com o flash eu consigo congelar o movimento com velocidades muito mais baixar, é verdade isso? Usei 1/100 e ficou ótimo... até 1/80 é seguro pelo que entendi... (claro que em situações normais, não com movimento)

Acho que o jeito vai ser testar o conjunto mesmo né...

abs


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2013, 11:09:06
Minha pergunta é se existe um macete pra acertar o modo manual ou o iTTL para que eu tenha mais confiança na exposição.

Histograma.

Quanto ao iTTL, se estiver rebatendo em algo tem de pensar que a luz está saindo de lá, e não do flash, então com base nisso ajustar a compensação de exposição do flash para mais ou para menos. De novo, o histograma vai te dizer se o resultado está bom ou ruim e se tu deve ajustar novamente e tentar outra exposição.