Autor Tópico: Técnica/confoguração para obter efeito na foto  (Lida 2464 vezes)

Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Online: 26 de Junho de 2013, 13:57:49
Boa tarde.

Eu tenho uma dúvida e queria ter  um help aê de vocês....
Abaixo, coloquei duas fotos para ilustrar o efeito que gostaria de obter mas não sei ao certo como fazê-los. É possível usar flash, não é recomendado ou não tem como? A única coisa que (acho que) sei é sobre a velocidade do obturador para poder fazer esse blur. Alguma técnica ou é mais configuração mesmo?




Vlw!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2013, 14:01:55
Sim, velocidade baixa e movimento da câmera para registrar os rastros. Mas aí o flash não só é possível e usar como é praticamente obrigatório, pra poder congelar as pessoas. Senão tudo fica um borrão, ou então as pessoas vão ficar muito escuras, e só a luz vai aparecer.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2013, 14:04:20
Flash, obrigatóriamente, disparando na segunda cortina.

Senão, ele vai disparar no começo da captura e quando vc mover a câmera, o motion blur vai acontecer no objeto fotografado também.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2013, 14:05:29
Provavelmente flash na primeira cortinha (é isso?) apenas e velocidade baixa, como disse o Humberto.

O Flash vai 'forçar o sensor' a guardar a imagem congelada (da pessoa, da garrafa) durante os seus 1/250s ou menos e o restante da exposição, sem flash, vai registrar os blurs.

Também gostaria de saber mais detalhes práticos...

Abs.

---
EDIT: respondido pelo Dimi sobre a cortina :). Pensando melhor, acho que pode ser em qualquer cortina, dependendo do efeito desejado...
« Última modificação: 26 de Junho de 2013, 14:06:46 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2013, 14:08:19
da pra fazer com flash tanto na primeira quanto na segunda cortina,  só que tera resultados um pouco diferentes. eu prefiro em primeira cortina, dependendo a luz do ambiente, a velocidade pode variar de 1 seg a 1/20 , mas isso é só uma base.
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2013, 14:20:27

Flash, obrigatóriamente, disparando na segunda cortina.

Senão, ele vai disparar no começo da captura e quando vc mover a câmera, o motion blur vai acontecer no objeto fotografado também.

Abcs

Não é bem assim, dimi, os resultados são  parecidos em qualquer cortina que se dispare. O rastro de movimento vai ser devido à iluminação ambiente, e não ao flash, e aí vai depender das configurações da câmera.

O que vai mudar de 1ª pra 2ª cortina é onde vai estar o rastro de movimento. Se for na 1ª cortina, o rastro fica à frente do movimento, se for na 2ª cortina o rastro fica atrás do movimento. Na 2ª cortina fica bem mais natural, pois dá a sensação de que o objeto está se movendo na direção certa mesmo.

Outra grande vantagem do flash na 2ª cortina é quando a pessoa está se movendo na direção da câmera. Aí o rastro de movimento ficaria pra trás da pessoa, mas como ela está bem mais iluminada, fica a sensação de que simplesmente não tem rastro de movimento. Só que se ela estiver se afastando da câmera, todo o rastro fica à frente dela, dando um efeito esquisito.

Outra coisa que pode acontecer é que na 2ª cortina, o pré-flash e o flash propriamente ocorrem em tempos bem distintos. E aí a câmera às vezes registra os dois disparos. E eu acho que é justamente o que aconteceu na primeira foto, que dá pra ver claramente 2 garrafas, uma mais fraquinha (pré-flash) e outra mais clara, mais forte (flash propriamente dito).

Abraços


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2013, 14:27:15
É... falei da segunda cortina por causa da experiencia ruim que eu tive,...

O movimento da pessoa, na primeira, sempre ficava ali...

Então, quando fiz, fiz na segunda.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2013, 14:37:42
Flash, obrigatóriamente, disparando na segunda cortina.

Não é bem assim, dimi, os resultados são  parecidos em qualquer cortina que se dispare.

Desculpa minha ignorância mas como disparar na primeira ou segunda cortina?



Então, teoricamente, eu aumento o tempo de exposição e faço um pequeno movimento com a camera para direcionar o efeito blur? Sem esquecer do flash para 'congelar', caso necessite, o objeto principal?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2013, 14:38:20
É... falei da segunda cortina por causa da experiencia ruim que eu tive,...

O movimento da pessoa, na primeira, sempre ficava ali...

Então, quando fiz, fiz na segunda.

Abcs


Então, é que o movimento fica na frente da pessoa, daí fica ruim mesmo. Em 2ª cortina fica pra trás, e muitas vezes nem se vê. Mas se estiver mais parado, como a segunda foros, do DJ, não tem diferença.


De qualquer forma, eu mesmo sempre uso em 2ª cortina, pra deixar o movimento pra trás mesmo.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2013, 14:43:40
Desculpa minha ignorância mas como disparar na primeira ou segunda cortina?



Então, teoricamente, eu aumento o tempo de exposição e faço um pequeno movimento com a camera para direcionar o efeito blur? Sem esquecer do flash para 'congelar', caso necessite, o objeto principal?

Configuração no menu da sua camera.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2013, 14:52:51
Não é bem assim, dimi, os resultados são  parecidos em qualquer cortina que se dispare. O rastro de movimento vai ser devido à iluminação ambiente, e não ao flash, e aí vai depender das configurações da câmera.

O que vai mudar de 1ª pra 2ª cortina é onde vai estar o rastro de movimento. Se for na 1ª cortina, o rastro fica à frente do movimento, se for na 2ª cortina o rastro fica atrás do movimento. Na 2ª cortina fica bem mais natural, pois dá a sensação de que o objeto está se movendo na direção certa mesmo.

Outra grande vantagem do flash na 2ª cortina é quando a pessoa está se movendo na direção da câmera. Aí o rastro de movimento ficaria pra trás da pessoa, mas como ela está bem mais iluminada, fica a sensação de que simplesmente não tem rastro de movimento. Só que se ela estiver se afastando da câmera, todo o rastro fica à frente dela, dando um efeito esquisito.

Outra coisa que pode acontecer é que na 2ª cortina, o pré-flash e o flash propriamente ocorrem em tempos bem distintos. E aí a câmera às vezes registra os dois disparos. E eu acho que é justamente o que aconteceu na primeira foto, que dá pra ver claramente 2 garrafas, uma mais fraquinha (pré-flash) e outra mais clara, mais forte (flash propriamente dito).

Abraços

Nada como alguém que entende pra não me deixar falar besteira! :D
fkuhne.tumblr.com


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2013, 14:58:49
Desculpa minha ignorância mas como disparar na primeira ou segunda cortina?
Não sei que câmera você está usando mas se for o flash pop-up, acho que não tem opção de segunda cortina... Não lembro mais.

Então, teoricamente, eu aumento o tempo de exposição e faço um pequeno movimento com a camera para direcionar o efeito blur? Sem esquecer do flash para 'congelar', caso necessite, o objeto principal?
Isso. Mas, pra dar o efeito igual às dessas fotos, o flash é necessário, senão as pessoas ficam muito escuras.


Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2013, 15:00:44
Não sei que câmera você está usando mas se for o flash pop-up, acho que não tem opção de segunda cortina... Não lembro mais.
Canon T3i e flash externo. Vou tentar ver com o pop-up.

Configuração no menu da sua camera.

Abcs
Vlw!



Pow galera....


Agora é só aguardar o fds para poder por em prática.

Valeu pelo help!
« Última modificação: 26 de Junho de 2013, 15:03:32 por Bucefalous »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 27 de Junho de 2013, 13:59:26
Para ilustrar a diferença entre o flash na primeira e segunda cortina




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460