Autor Tópico: Software pra redução de ruído térmico (Thermal noise)  (Lida 1525 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 26 de Junho de 2013, 21:19:30
Pessoal, alguém conhece um software capaz de reduzir ruído térmico de uma imagem, da mesma forma que faz a função "redução de ruído de longa exposição" das Canon?

Fiz umas fotos tempos atrás sem usar essa função e ficaram com ruído exagerado. E agora não consigo um tratamento adequado

exemplo:
« Última modificação: 26 de Junho de 2013, 21:20:08 por Luciano.Queiroz »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2013, 22:06:58
 :snack: Acompanhando para aprender.

Eu sei que na câmera tem essa opção de redução de ruído em longa exposição mas creio que só deva funcionar quando se fotografa em jpeg. Será que o LR corrige?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2013, 02:50:15
Noiseware Professional.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2013, 07:28:47
:snack: Acompanhando para aprender.

Eu sei que na câmera tem essa opção de redução de ruído em longa exposição mas creio que só deva funcionar quando se fotografa em jpeg. Será que o LR corrige?

Não Tsouto.. altera o RAW também.. pelas poucas informações que tenho, resumidamente, essa função faz uma espécie de mapeamento dos "hot pixels" que são esses pontinhos vermelhos da imagem que mostrei e os retira da imagem final... Mas isso gasta normalmente o mesmo tempo da exposição ou mais. Ou seja, se faz uma exposição de 400 segundos com essa função habilitada, depois de terminar a captura a câmera gasta mais 400 segundos ou mais fazendo essa limpeza..

Noiseware Professional.

Valeu Shalders.. vou procurar por ele...
« Última modificação: 27 de Junho de 2013, 07:29:46 por Luciano.Queiroz »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2013, 17:57:55
Se não for usar um software de pós eficiente, a melhor mesmo é usar a redução de ruído de longa exposição. O tempo de exposição dobra porquê primeiro é feita e exposição para a obtenção do frame e depois a câmera faz uma mesma exposição com o obturador fechado - o famoso black-frame - para poder mapear os pixels. Uma vez mapeados, estes pixels são subtraídos do frame original, mesmo no RAW.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2013, 20:00:28
Se não for usar um software de pós eficiente, a melhor mesmo é usar a redução de ruído de longa exposição. O tempo de exposição dobra porquê primeiro é feita e exposição para a obtenção do frame e depois a câmera faz uma mesma exposição com o obturador fechado - o famoso black-frame - para poder mapear os pixels. Uma vez mapeados, estes pixels são subtraídos do frame original, mesmo no RAW.

sabia que era mais ou menos assim mas não sabia explicar.. rs....

dependendo do caso o tempo é bem mais que o dobro... fiz uma foto recente com 20 minutos.. depois que parou a exposição ela gastou uns 35 minutos pra processar e mostrar a imagem... imagino que tempos muito longos vão aumentando esse tempo de processamento final.


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2013, 20:52:43
eu vi uma galera por aí falando de um tal RAW Therapee...
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2013, 23:33:33
eu vi uma galera por aí falando de um tal RAW Therapee...

O RT não existe mais, virou Corel AfterShot pro e a redução de ruido nela é meia boca, como a do LR. Se bem que ele tem um ajuste chamado raw noise que na pentax faz uma baita diferença. Recomendo o Noiseware Professional.



AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2013, 11:36:09
Shalders, acho que vc se confundiu. O RT continua existindo, o que virou Corel AfterShot Pro foi o Bibble. Inclusive mes passado foi liberada a versão 4.0.11 com suporte a Nikon D7100 e outras.

Mas o RT, assim como outros programas como o Photivo, são bem complexos de usar. Eu costumo dizer que são daqueles programas para quem trata as fotos individualmente, com tempo. Não tem bom desempenho nem facilidade de uso para tratar grandes quantidades, pelo menos não nas últimas versões que eu testei. E para redução de ruído, acho que programas dedicados ainda são os que apresentam melhor desempenho.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2013, 11:52:54
Shalders, acho que vc se confundiu. O RT continua existindo, o que virou Corel AfterShot Pro foi o Bibble. Inclusive mes passado foi liberada a versão 4.0.11 com suporte a Nikon D7100 e outras.

Eita.. Foi o sono !  :doh: :doh: :doh:

É que não uso o RT faz tanto tempo que até esqueci dele. Mas é uma boa opção para quem tem Linux