Autor Tópico: Zeiss ikon ikoflex  (Lida 3076 vezes)

alyoshio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Online: 27 de Junho de 2013, 01:02:44
Alguem ai sabe quanto vale um zeiss ikon ikoflex com lente novar 75 f3.5. Pois apareceu uma oportunidade e gostaria de saber se esta compensando. Ela funciona e esta em bom estado de concervacao.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2013, 07:55:15
Alguem ai sabe quanto vale um zeiss ikon ikoflex com lente novar 75 f3.5. Pois apareceu uma oportunidade e gostaria de saber se esta compensando. Ela funciona e esta em bom estado de concervacao.

Vou responder com duas perguntas:

  • Não existe apenas UM modelo de Zeiss Ikon Ikoflex, mas... VÁRIOS. Qual é a sua?
  • Da sua pesquisa, aqui no Brasil e lá fora, quais preços vc tem encontrado?

Importante:

Ao contrário do que pode parecer, não estou sendo irônico, não. Pode acreditar nisso! Penso que se veio perguntar aqui é porque você ainda não tem um rumo, uma direção. Estou errado?

As respostas para as perguntas que faço talvez possam nortear a sua procura. E, além disso, acho muito difícil que alguém num forum consiga responder algo como: "Vale R$ xxx,00". Um produto usado nunca é igual ao outro, por isso há muita coisa a ser considerada na hora de definir preço.

-22.352971,-48.775582


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2013, 08:12:58
Alguem ai sabe quanto vale um zeiss ikon ikoflex com lente novar 75 f3.5. Pois apareceu uma oportunidade e gostaria de saber se esta compensando. Ela funciona e esta em bom estado de concervacao.
Eu sempre olho no e-bay, para ter uma base.
Mas uma coisa é certa: Produto vale o quanto o dono pede X quanto o comprador quer pagar.
Principalmente se for produto usado. E deve-se olhar bem o estado que está. :ok:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


alyoshio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2013, 09:04:25
O modelo é lc. Se for pra se basear no ebay, o pessoal aki do forum nao ia conceguir vender nada nos classificados porque o preço no brasil é outro, assim como eu quero um omd em5 que aki no forum estao vendendo a 3,500, no japao compro por 600 dolares usado. Entao reformulando a pergunta. Quem tem interece por cameras antigas. Se aparecer uma zeiss ikon ikoflex na sua mao, inteira e funcionando, pagariam +ou- 500 reais? Ou achariam caro??


alyoshio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2013, 09:11:56
É apenas uma duvida. Um pouco irrelevante, porem me ajudaria um pouco a decidir se fico ou nao com o produto!


paulorocha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
    • Diletante Compulsivo
Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2013, 20:26:34
Olá colega. Na forma como você perguntou, EU, como colecionador de equipamentos fotográficos antigos, e se a câmera em questão realmente estiver em ótimo estado, provavelmente pagaria sim os R$500,00. Mas isto porque não tenho nenhuma em minha coleção e gosto muito da marca Zeiss. Como fotógrafo, ou melhor, pensando apenas pelo lado de usar a máquina para fotografar, talvez a resposta fosse outra.

ISTO NÃO SIGNIFICA QUE EU COMPRARIA NO ATUAL MOMENTO...  :D

Mas sim, eu provavelmente compraria.

Um abraço

Paulo Rocha


alyoshio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2013, 20:45:55
Ola PauloRocha, ja comprei e paguei um pouco menos que isso, esta em perfeitas condiçoes, e funcionando tudo, vou ver se concigo um filme pra testar. Quem me vendeu, possuia loja de ameras a miutos anos atraz, por motivos familiares paraou com tudo e vez ou outro poe algumas coisas pra vender, fui na casa dele e ele tem muita coisa, diz ter mais de mil maquinas, desde as mais desconhecidas ate leicas, ele disse que a loja era no centro de sao paulo, enfim, estou muito feliz com a aquisiçao. Obrigado pela resposta. abraços.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2013, 22:45:51
Ola PauloRocha, ja comprei e paguei um pouco menos que isso, esta em perfeitas condiçoes, e funcionando tudo, vou ver se concigo um filme pra testar. Quem me vendeu, possuia loja de ameras a miutos anos atraz, por motivos familiares paraou com tudo e vez ou outro poe algumas coisas pra vender, fui na casa dele e ele tem muita coisa, diz ter mais de mil maquinas, desde as mais desconhecidas ate leicas, ele disse que a loja era no centro de sao paulo, enfim, estou muito feliz com a aquisiçao. Obrigado pela resposta. abraços.

Bela câmera, bela lente.
« Última modificação: 03 de Julho de 2013, 22:55:07 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


alyoshio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2013, 23:05:57
A lente infelizmente nao é a tessar e sim a novar. dizem que a tessar é perfeita!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2013, 23:07:48
Não sei se vc já conhece bem ela...  :assobi: ... bem, não que eu conheça, também estou aprendendo um pouco.

Dá uma olhadinha com carinho principalmente em duas coisas:

1) zerar o contador (isso é feito manualmente); e,
2) posicionar o filme no primeiro frame alinhando-o pela janelinha no fundo da câmera.

Eu tenho uma Ic também, que quando comprei fui a Sorocaba para buscá-la, e apanhei um pouquinho até entender os detalhes citados. Uma bobagem, eu sei, mas se não observados acabam "passando batido" porque é algo incomum nas outras TLR's (pelo menos as Rollei's e suas cópias da concorrência).

http://www.cameramanuals.org/zeiss_ikon/zeiss_ikon_ikoflex_ic.pdf
« Última modificação: 03 de Julho de 2013, 23:16:21 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2013, 23:15:31
Mais uma coisa, se o fotômetro estiver funcionando, note que sua leitura está na escala EV. É bem prático, pois basta transferir aquele valor para o mecanismo do disco de exposição, citado no manual como EXPOSURE COMPUTER, e logo vc vê a correspondência de velocidade/abertura.

Como disse, bem prático mas com o tempo optei por usar um fotômetro de mão. Este último é muito mais confiável e numa "linguagem" ou num "sistema" mais contemporâneo ao qual estamos mais habituados.

Não que o EV seja um bicho-papão. Não é. Mas...
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2013, 23:23:46
-22.352971,-48.775582


alyoshio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #12 Online: 04 de Julho de 2013, 00:43:02
Não sei se vc já conhece bem ela...  :assobi: ... bem, não que eu conheça, também estou aprendendo um pouco.

Dá uma olhadinha com carinho principalmente em duas coisas:

1) zerar o contador (isso é feito manualmente); e,
2) posicionar o filme no primeiro frame alinhando-o pela janelinha no fundo da câmera.

Eu tenho uma Ic também, que quando comprei fui a Sorocaba para buscá-la, e apanhei um pouquinho até entender os detalhes citados. Uma bobagem, eu sei, mas se não observados acabam "passando batido" porque é algo incomum nas outras TLR's (pelo menos as Rollei's e suas cópias da concorrência).

http://www.cameramanuals.org/zeiss_ikon/zeiss_ikon_ikoflex_ic.pdf

Braga, obrigado pelas dicas tambem. Sobre zerar o contador tambem quebrei a cabeça, ate perceber que quando zera tem que ir ate o fim, quando da um click, senao nao funciona o disparador. Vou começar a estudar um pouco sobre o fotometro dela, depois vou comprar o primeiro filme. Voce poderia me mostrar alguma de syas fotos com ela?


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Julho de 2013, 08:46:53
Voce poderia me mostrar alguma de syas fotos com ela?

Claro que sim. Mas vou te pedir um tempo, não sei quanto, porque não tenho nada escaneado e eu teria de procurar no arquivo de negativos. E nessa época do ano estou numa correria do cacete com meu trampo, o chefe pegando no pé, tenho metas a cumprir, etc. Tá faltando um pouquinho de tempo, mas quando der eu escaneio alguma coisa e coloco aqui.
-22.352971,-48.775582


alyoshio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #14 Online: 04 de Julho de 2013, 10:55:47
Ok vou ficar aguardando. Abracos