Autor Tópico: Festa Infantil...  (Lida 14187 vezes)

sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #60 Online: 26 de Junho de 2013, 09:27:18

Estou no dilema total que minha cunhada pediu pra eu tirar as fotos do aniversario de minha sobrinha e to morrendo de medo...
kkkkk
[/quote]

Bom vamos lá, ja tem um tempao que estou em pesquisas aqui no forum desde de (2011) com meu antigo user, que agora perdi o mail(bolqueou), estava namorando para comprar uma D90 Nikon isto a 2 anos,.....bom com o passar do tempo migrei para Canon 3ti,( comprei ela este ano),

em agosto tenho um NIver do meu sobrinho, ela provavelmente não contratara um fotografo, entao eu pensei em fazer umas fotos pra ela.
seria uma boa oportunidade para treinar.

mas tem um porem! so tenho uma camera que comprei do kit... mais NDA!!!
outra o local é fechado dentro de casa e vai ser a anoite.

entao estou meio comedo (como na mesma situação do nosso colega), de fazer e me decepcionar  :( com as fotos e seilá ficar pensando que joguei tempo fora pois ja tem um bom tempo que estudo fotografia mas na teoria( lembrando nunca fiz curso) em youtube,forum, revistas e livros.

usando o post aki será que devia fazer? obrigado!


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 26 de Junho de 2013, 10:56:09
Eu não vejo porque não fazer... Não vai receber por isso, será apenas um treinamento pra ti, então será muito válido. Poderá colocar em prática tudo aquilo que aprendeu, ou, na pior das hipóteses verá que ainda tem muito mais pra aprender, saberá que tipo de equipamento te faz falta, o que pode melhorar...
Acredito que o ítem que mais sentira falta será o flash, existem ótimos chineses (yongnuo) por preço muito bom.
Outra alternativa seria por exemplo usar uma lente clara, a 50mm 1.8 é uma boa pedida, mas vale lembrar que na t3i ela fica muito fechada e não vai conseguir enquadrar muitas pessoas se não tiver muito espaço no local.
1. Acho que se tu quiser não quiser investir em mais nada, pode tentar se virar com o equipamento que tem.
2. Se quiser gastar "pouquinho" tem duas alternativas: A) comprar uma 50mm sabendo das limitações de enquadramento mas tendo em vista as vantagens que oferece como um bom controle de DOF, ótima qualidade óptica, ou B) comprar um flash yongnuo ou da canon mesmo usado.
3. Se quiser dar um upgrade de equipamento mesmo e podendo abrir bem a mão, um bom kit seria uma tamron 17-50 pra substituir a lente do kit com muita qualidade e boa abertura de 2.8 constante (tem usada por 1000,00 aqui nos classificados), um flash (yongnuo 565EX ou 568EX) e uma 50mm 1.8
Eu pensaria em uma dessas opções se tivesse no teu lugar...
Abraço
Tecpix + motorola do guga


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #62 Online: 26 de Junho de 2013, 11:20:08
Fernandez

valeu pelas dicas, o problema mesmo é o psicológico pessoal, saber se eu ia conseguir colocar toda teoria em pratica.

pois nem sempre saber a teoria quer dizer que vc consegue ser o msm na pratica...acho!





 


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #63 Online: 26 de Junho de 2013, 21:14:12
Se forem fotos sem compromisso, não tem porque não aceitar. Agora, se ela está deixando de contratar um fotógrafo pra te chamar, aí é algo pra se pensar mesmo. Além da responsabilidade, eu não gosto de fotografar oficialmente os eventos familiares, porque aí não aproveito a festa.

Hehehe, concordo Humberto...
Eu nem confirmei ainda se vou, mas vou levar a máquina e já disse pra ela pra não contar somente comigo...
O negócio é que os pais da criança são mto desesperados e tenho certeza que não vão querem nem esperar que eu passe um pente fino nas fotos... hehehe... E isso me deixa decepcionada...  :eek: :eek: mas se eles ficarem desesperados, eu vou passar as fotos sem tratamento pra eles e aos poucos vou mexendo...  E depois faço um albumzinho mais em conta na digipix mesmo pra fazer uma graça...
Mas ai queria expor o que to pensando e queria a opinião de vocês:

- tenho uma 18-135 mm do kit e uma 50mm f/1.8
- não tenho flash
- não tenho bateria extra
- não tenho cartão extra
- aniversário será de dia... dentro de uma casa, não conheço o lugar... mas não deve ser mto escuro...

Estou pensando em fazer um difusor de caixinha de filme para o pop-up da camera pra tentar amenizar a "dureza" dele...
Estou pensando em fotografar apenas a decoração e alguma outra coisa com a 50tinha e tirar fotos gerais com a do kit...

Ai vem as dúvidas:

1) tiro com a 50 mm1.8 ou com a 18-135 3.5-4.6?
2) vcs acham que vale a pena usar iso em volta dos 400? ou deixo no automático?
3) vale a pena tentar fazer um difusor com caixinha de filme como essa pra colocar no pop-up?
4) uso foco automático?
5) por ultimo e não menos importante: fotografo em raw?

Tá ai o difusorzinho q quero fazer...


Se alguem puder ajudar, agradeço...
« Última modificação: 26 de Junho de 2013, 21:15:21 por nildes »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #64 Online: 26 de Junho de 2013, 21:48:35
1) tiro com a 50 mm1.8 ou com a 18-135 3.5-4.6?
2) vcs acham que vale a pena usar iso em volta dos 400? ou deixo no automático?
3) vale a pena tentar fazer um difusor com caixinha de filme como essa pra colocar no pop-up?
4) uso foco automático?
5) por ultimo e não menos importante: fotografo em raw?
1) Quando tiver espaço, vá de 50 1.8 por ser mais clara (use em 2.8 a 3.5 que já terá um excelente resultado). Contudo, se for fazer fotos indoor, os 50 mm em APS-C fica bem fechado e dificultará pegar mais do que meio corpo ou duas a três pessoas. Portanto, deixe a 18-135 preparada (jogue uns dois a três stops acima da abertura máxima dentro de cada DF para melhorar a nitidez).
2) Se for T3i e T4i abuse de até 1.600. A faixa bem usável é até 800. Não deixe em ISO automático. Prefira deixar em modo Av do que em ISO automático.
3) Use o flash pop-up sem nada mesmo. Deixe a potência com -2/3 EV e, procure deixar abertura/velocidade/ISO mais próximo do fotômetro zerado para diminuir a potência do flash usado (não se esqueça de deixar em TTL).
4) Com certeza Foco automático, ponto central e ONE SHOT (AF-S em Nikons) e recomponha quando precisar
5) Eu sou fã de RAW, portanto, nem preciso dizer qual é a minha indicação. Contudo, se não souber usar LR ou DPP, pense bem primeiro. Na dúvida, fotografe em Jpeg Fine (Medium size) + RAW.

Espero ter ajudado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #65 Online: 26 de Junho de 2013, 22:28:59
1) Quando tiver espaço, vá de 50 1.8 por ser mais clara (use em 2.8 a 3.5 que já terá um excelente resultado). Contudo, se for fazer fotos indoor, os 50 mm em APS-C fica bem fechado e dificultará pegar mais do que meio corpo ou duas a três pessoas. Portanto, deixe a 18-135 preparada (jogue uns dois a três stops acima da abertura máxima dentro de cada DF para melhorar a nitidez).
2) Se for T3i e T4i abuse de até 1.600. A faixa bem usável é até 800. Não deixe em ISO automático. Prefira deixar em modo Av do que em ISO automático.
3) Use o flash pop-up sem nada mesmo. Deixe a potência com -2/3 EV e, procure deixar abertura/velocidade/ISO mais próximo do fotômetro zerado para diminuir a potência do flash usado (não se esqueça de deixar em TTL).
4) Com certeza Foco automático, ponto central e ONE SHOT (AF-S em Nikons) e recomponha quando precisar
5) Eu sou fã de RAW, portanto, nem preciso dizer qual é a minha indicação. Contudo, se não souber usar LR ou DPP, pense bem primeiro. Na dúvida, fotografe em Jpeg Fine (Medium size) + RAW.

Espero ter ajudado.


 :ok: :ok:
E se ajudou!!!
Valeu mesmo!!!


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #66 Online: 26 de Junho de 2013, 23:16:57
Mas fiquei numa dúvida...
Se eu usar AV terei controle sobre tudo menos velocidade...
Se eu deixar em TV terei controle sobre tudo menos abertura...
Como são crianças, apesar de 1 ano, corro o risco de fotos tremidas, né?
Não seria mais interessante deixar em TV e manter velocidade proximo de 1/125 a 1/250 para não perder tantas fotos?
Ou vale deixar no manual, velocidade proximo a isso e abertura 3 stops acima da maior abertura e carpe diem???  :ponder:
Valeu!!!!


leorjgj

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 26 de Junho de 2013, 23:38:27
Nildes, fotos de crianças e pessoas cantando parabéns por exemplo requerem realmente uma velocidade 125 para cima.
Com velocidade 125, uso ISO automatico ate 1600, abertura f8. Para velocidade 250, abertura f5.

Faça uns testes ai e comprove os resultados, pq na hora como é muita correria não vai conseguir parar para ver e no display da camera sempre fica uma maravilha.

Aconselho o uso de raw mesmo, mesmo que não saiba usar programas, fica mais facil de recuperar as fotos caso faça algo errado na hora de tirá-las. É melhor aprender a usar lightroom depois do que não poder voltar e fazer as fotos corretamente. Para evitar qualquer problema, faça uns testes antes.

Abs
Canon T4i + 50 1.8 + 18-55 + 55-250 + Tamron 17-50 2.8
A primeira foto agente nunca esquece!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #68 Online: 26 de Junho de 2013, 23:47:10
Mas fiquei numa dúvida...
Se eu usar AV terei controle sobre tudo menos velocidade...
Exatamente. Por isso que tem de estar atento qual velocidade a máquina estará propondo. Se estiver marcando 1/60, aumente a abertura e/ou o ISO. Se decidir usar flash, coloque em manual, regulando o ISO (800 ou 1600), velocidade para maior ou igual a 1/125 e a abertura melhor para tentar chegar próximo do zero do fotômetro desde que tenha um DOF bacana para a situação e nitidez que a sua lente do kit seja aceitável, o restante da luminosidade necessária, o flash fará em TTL.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #69 Online: 27 de Junho de 2013, 00:22:47
Exatamente. Por isso que tem de estar atento qual velocidade a máquina estará propondo. Se estiver marcando 1/60, aumente a abertura e/ou o ISO. Se decidir usar flash, coloque em manual, regulando o ISO (800 ou 1600), velocidade para maior ou igual a 1/125 e a abertura melhor para tentar chegar próximo do zero do fotômetro desde que tenha um DOF bacana para a situação e nitidez que a sua lente do kit seja aceitável, o restante da luminosidade necessária, o flash fará em TTL.

 :clap: :clap:
Thales vc sempre salvando a gente!!!
Nossa!!! Sabe quando vc sabe a teoria, mas fica pensando como que vai fazer pra resolver???  :doh:
Lerdeza demais!!!
Acho que to começando a ficar com menos medo!!!
 :)

Nildes, fotos de crianças e pessoas cantando parabéns por exemplo requerem realmente uma velocidade 125 para cima.
Com velocidade 125, uso ISO automatico ate 1600, abertura f8. Para velocidade 250, abertura f5.

Faça uns testes ai e comprove os resultados, pq na hora como é muita correria não vai conseguir parar para ver e no display da camera sempre fica uma maravilha.

Aconselho o uso de raw mesmo, mesmo que não saiba usar programas, fica mais facil de recuperar as fotos caso faça algo errado na hora de tirá-las. É melhor aprender a usar lightroom depois do que não poder voltar e fazer as fotos corretamente. Para evitar qualquer problema, faça uns testes antes.

Abs

 :ok:

Com certeza, tem que testar antes... quando o thales começou a dar dicas já tirei a cam e comecei a verificar as coisas...

Nunca fotografei em raw, mas vou seguir as dicas...
Sei um pouco de LR e acho q vai ser melhor não arriscar... E acho que 290 fotos são suficientes, né? Meu cartão cabem só isto em RAW  :( , mas acho que deve ser suficiente, para uma primeira vez... hehehe...

Vale tb tirar na hora do parabens sequenciais, né? Meu cartão é o extreme pro classe 10, ele aguenta né?

Gente, muito obrigada mesmo pelas dicas!!!