Autor Tópico: Indo para mirrorless - Quebrando a cabeca com V1, Nex e EM5  (Lida 4581 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #30 Online: 04 de Junho de 2013, 16:48:14
Sim, sim, eu vi o trabalho dele com elas, que é muito bom, diga-se de passagem. Mas o problema pra mim seria o fator de crop - 1.5x em um sensor aps-c já é bem apertado. Não sei se conseguiria conviver com os 2x do m4/3. Pelo menos pro tipo de fotografia que eu gosto de fazer, quanto menor o fator, melhor. Se tivesse uma Olympus, provavelmente ficaria dependendo das lentes do próprio sistema...

ah sim, o fator crop sim, mas a questão das lentes manuais qeu vc apontou, é que não é verdade. É possível sim usar uma imeeeensa gama de lentes manuais, basta ter o adaptador certo.  :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #31 Online: 04 de Junho de 2013, 17:11:28
Acho que o que ele quis dizer, é que para quem gosta de lentes mais abertas, o fator de crop de 2x das m4/3 pode ser um problema para usar lentes manuais.

A maioria das lentes manuais antigas começa em 28mm, que é o padrão corrente de GA. 28mm em uma m4/3 tem o ângulo de visão equivalente de 56mm, ou seja, a lente comum com o ângulo de visão mais aberto que vc pode encontrar já se torna uma lente de normal a tele curta nas m4/3, ou seja, vc fica sem opção de GA a não ser que utilize as lentes nativas do sistema.

Por isso que muita gente diz que, dentro do universo mirrorless, para usar lentes adaptadas a melhor escolha são as NEX que tem sensor APS-C e um fator de corte significamente menor. Já se a intenção são usar lentes dedicadas, ou para quem curte teles, aí então a OM-D passa a ser uma alternativa.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #32 Online: 04 de Junho de 2013, 17:12:32
Acho que o que ele quis dizer, é que para quem gosta de lentes mais abertas, o fator de crop de 2x das m4/3 pode ser um problema para usar lentes manuais.

A maioria das lentes manuais antigas começa em 28mm, que é o padrão corrente de GA. 28mm em uma m4/3 tem o ângulo de visão equivalente de 56mm, ou seja, a lente comum com o ângulo de visão mais aberto que vc pode encontrar já se torna uma lente de normal a tele curta nas m4/3, ou seja, vc fica sem opção de GA a não ser que utilize as lentes nativas do sistema.

Por isso que muita gente diz que, dentro do universo mirrorless, para usar lentes adaptadas a melhor escolha são as NEX que tem sensor APS-C e um fator de corte significamente menor. Já se a intenção são usar lentes dedicadas, ou para quem curte teles, aí então a OM-D passa a ser uma alternativa.

aaah, entendi agora.
Valeu pelo esclarecimento!  :ok:


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #33 Online: 04 de Junho de 2013, 19:25:54
Uma amiga ia viajar pros EUA e pedi que me trouxesse uma Oly Pen-E-pl5. Não achou em lugar nenhum. Criei coragem e "enfiei o pé na jaca". Pedi que me trouxesse então a NEX-6. Tá aqui no meu colo, tô feliz e os resultados além da expectativa, mas na minha cabeça ainda se trata de câmera para viagem e família. Nunca colocaria ela pra fazer fotos importantes e de grande responsabilidade. Seria loucura.

Empunhadura muito agradável, tamanho discreto, imagens com ótima definição e cores, corpo bem construído. Mesmo com a lente do kit (uma 16-50mm OSS) as imagens tem me agradado muito. O fator de corte de 1.6X favorece também. Pra mim foi um ótimo investimento. Depois posto algumas fotos aqui.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


alyoshio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #34 Online: 24 de Junho de 2013, 08:55:37
Por usar nikon tbm me interecei pela v1. Mas a olympus em-5 esta irrezistivel. Sonho comela todos os dias. Mas acho que mesmo sendo pequena, nao é tao diferente de ter uma dslr pequena como a d5100. A v1 te limita no tamanho do sensor. A nex eu nao sei, nunca gostei. Outra alternativa seria as fuji X. Eu ja me contentaria com a x100, ja anunciaram a nova x-m1.... Parece ser muito pequena.  Da uma olhada aki. http://photorumors.com/


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #35 Online: 19 de Julho de 2013, 00:29:43
Bom, voltando para dizer que comprei a Nex 5R(versão bastante melhorada da 5N)

Infelizmente não tive grana para pegar a OMD nem mesmo a E-P5, no Brasil esta absurdo o preço ainda mais com a subida do dolar.

Com sabia que um amigo ia viajar agora, esperei até o ultimo momento para ver os lançamentos, mas não teve nada de interessante na faixa de preço que podia pagar.

Final da semana que vem esta em mãos.
Agradeço a todos que ajudaram a chegar nessa decisão e ao conhecimento e experiencia compartilhados.

Se gostar das Nex, quem sabe pego a NEX Full frame de natal :D
Canon R6 + 35 + 50 + 135


rm_X

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #36 Online: 14 de Agosto de 2013, 19:05:32
Lucas, adorei o tópico!

Me ajudou bastante para as novas decisões que tomarei...

Gostou da NEX??


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #37 Online: 15 de Agosto de 2013, 13:58:13
Lucas, adorei o tópico!

Me ajudou bastante para as novas decisões que tomarei...

Gostou da NEX??

Que bom que te ajudou.

Sim, estou gostando bastante dela, comparada a d5100 que eu tinha, estou bem satisfeito, entrega imagens de otima qualidade e tem otimos recursos amigaveis.

Sinto MUITA falta do viewfinder, as vezes chego a fazer o movimento de botar o olho na Nex como se ela tivesse um.
Assim que possivel darei um jeito de comprar OVF oficial da Sony, que dizem ser bom suficiente.

Mesmo os atalhos que se perdem vindo de uma DSLR, estou aos poucos conseguindo fazer as alterações com boa velocidade.

Na minha lista de compras.
 - 35mm
 - OVF

Canon R6 + 35 + 50 + 135