Autor Tópico: Mais um iniciante confuso  (Lida 5134 vezes)

gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #30 Online: 16 de Julho de 2013, 14:00:37
Olha, eu sou desse meio (entusiasta, amador, com DSLR de entrada e tal), e pelo pouco que sei já tirei algumas conclusões (pessoais mesmo).

Em relação a escolher uma DSLR Canon ou uma DSLR Nikon de entrada, eu tenho a seguinte opinião: a Canon é uma empresa mais atualizada que a Nikon. A Canon parece ter uma preocupação muito maior com o público de fotógrafos iniciantes do que a Nikon.

Nenhum desses corpos das Nikon de entrada possui motor de foco. E as lentes da Nikon que possuem motor de foco são mais caras. E tem que ser ninja fazer foco manual a vida inteira. Poxa, foco automático é uma coisa até básica, as compactas tem. E uma DSLR de entrada (que o povo iniciante procura) simplesmente não tem.

Na Canon, toda lente tem motor de foco. Uma lente 50mm básica da Canon é 350 reais (com foco automático). Uma 50mm da Nikon com foco automático é 600 reais pra cima.


Perceba que não estou discutindo qualidade de imagem, processamento, velocidade, desempenho, durabilidade e tudo o mais entre as duas marcas. O que estou destacando é que, em relação ao público iniciante na fotografia, a Canon atende muito mais que a Nikon. Você mais pra frente vai querer lentes (a 50mm f1.8, por exemplo), e a Canon tem ela bonitinha e barata.

Quando o assunto é mais intermediário e profissional, (ou se vc tem um pouco mais de grana mesmo) aí isso tudo que estou dizendo não vale de nada, mas, pra iniciantes com pouca grana, como eu, é mais vantajoso escolher uma DSLR de entrada que me entregue a maior quantidade de recursos possíveis com uma qualidade legal.
Ouço dizer que as Nikons tem melhor qualidade de imagem, e isso é um aspecto a favor da Nikon (nunca ouvi reclamações de imagem das DSLR Nikon de entrada, as câmeras da marca parecem ter excelência nesse aspecto mesmo, o que dá muita vontade de ter uma Nikon), mas tem que ver se você vai ter grana pra comprar lentes mais pra frente (que são mais caras que as Canon).

E enfim, de qualquer forma, acho (como todo mundo acha) tudo muito caro aqui no Brasil. R$1.500,00 a R$ 2.000,00 numa DSLR de entrada é demais pra mim. Então o que eu fiz há um tempo: fui no Paulista Center e comprei uma Canon T3i + lente 50mm f1.8 + cartão classe 10 16GB + bolsa de brinde por R$ 1.800,00. Acho que foi o melhor negócio que fiz na minha vida até agora.


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #31 Online: 16 de Julho de 2013, 14:43:27
Acabei escrevendo um texto gigante mas só pra resumir a mensagem principal: Tanto a Nikon D5100/D3200 quanto a Canon T3i são ótimas câmeras, são pau a pau, qualquer uma vai te deixar muito feliz, mas o pesar da Nikon é a câmera não ter motor de foco, e a lente que acompanha ela no kit também não possui. Então se vc quiser fotografar com foco automático com a Nikon, terá que comprar uma lente com este recurso, que é mais cara do que as Canon que já possuem o recurso. Eu faço muita coisa em foco manual, mas tem vezes que tem que ser no automático mesmo. Mas de repente vc pode comprar uma Nikon e ir pegando uma puta técnica em foco manual enquanto não compra sua lente com motor de foco. Acho que isso seria muito bom pra treinar (agora que fui pensar nisso).

Tirando isso, é pau a pau. Eu só não fui de Nikon por causa disso e por que dizem que os videos na Canon são de maior qualidade (o que não sei até onde isso é verdade...falam e falam mas vc pode procurar ninguém nunca diz o porquê). Agora a qualidade de imagem propriamente dita da Nikon parece ser comprovada (?) que é melhor que a Canon. Mas isso também é relativo, uma vez que a pecinha que vai atrás da câmera (fotógrafo) faz uma diferença tremenda na qualidade de imagem.

Canon ou Nikon, com qualquer uma vc será uma pessoa feliz!


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 16 de Julho de 2013, 17:39:24
Acabei escrevendo um texto gigante mas só pra resumir a mensagem principal: Tanto a Nikon D5100/D3200 quanto a Canon T3i são ótimas câmeras, são pau a pau, qualquer uma vai te deixar muito feliz, mas o pesar da Nikon é a câmera não ter motor de foco, e a lente que acompanha ela no kit também não possui.
A 18-55 que acompanha as câmeras de entrada da Nikon tem motor sim.


thiagopellison

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 392
  • Sexo: Masculino
  • Um cara de TI vidrado em fotografia...
    • Minhas Fotos no Flickr
Resposta #33 Online: 16 de Julho de 2013, 17:44:41
A 18-55 que acompanha as câmeras de entrada da Nikon tem motor sim.

18-105 tb.
www.flickr.com/photos/thiagopellison

Nikon D7100 - 50mm 1.8g - 18-200 VRII


gleilton

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 15 de Agosto de 2013, 17:34:00
Bom pessoal também sou iniciante e já li vários tópicos e graças a todas as explicações estou começando a ganhar conhecimentos, quero compra uma câmera que eu comece a treinar e depois que eu estiver bonzinho trabalhar em alguns eventos como festa de casamento e confraternizações, não tenho muita grana para investir apenas um cartão de credito no limite de 1800 que posso compra parcelado e ir pagando de pouco a pouco, minha pergunta é a cano T3i ela atende alguns trabalhos profissionais ?

Caso não, gostaria de opiniões quais outros modelos poderia compra com essa grana, ai na sequencia que eu fosse fazendo alguns trabalhos e ganhando um retorno eu pense em compra uma câmera e lentes para uso totalmente profissional.  :aua:
« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 17:35:24 por gleilton »
Canon T3i kit 18-55


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #35 Online: 15 de Agosto de 2013, 17:41:21
Pra iniciar a T3i vai lhe atender. Compre aprenda tudo que puder sobre os fundamentos da fotografia, lei posts do fórum, leia livros, veja vídeos, etc. Tudo isso vai ser mais importante do que a câmera.

lembre que para fazer eventos você também vai precisar de outros acessórios como um bom flash, bateria extra, cartões de memória extra, uma lente mais clara, etc.

acompanhe o MF que você vai conseguir muita informação e ajuda.

boa sorte.  :ok:
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 15 de Agosto de 2013, 18:43:34
Cara, atender atende sim. Mas, acho que uma 60D seria mais negócio pensando em trabalhar. Meu cálculo é simples: t3i na casa dos R$1500,00 e a 60D na casa dos R$1800,00 (isso quando o dólar estava mais baixo, agora já nem sei se não está muito acima os valores). Uma bateria extra original na casa dos R$250,00. A bateria da 60D dura quase 4x mais que a da t3i. Só aí a diferença delas já fica na casa dos R$50,00, que eu acho que se paga pelo viewfinder maior e melhor, corpo com uma pegada melhor (é mais fácil ficar segurando por horas e horas em um evento por exemplo, apesar de ser mais pesada) e mais resistente, muito mais acessos diretos sem precisar entrar em menus, entre outras melhorias. Assim, se a diferença se mantiver nesses R$300,00 reais ou algo nesta faixa, eu acho que valeria muito mais a pena profissionalmente. Tem umas usadas sendo vendidas aqui no fórum, se o vendedor trabalhar com mercado pago, aí dá pra parcelar no cartão.
Ou, se a diferença for grande, acho que poderia ir pra uma t2i usada ou uma t3i nova se preferir.

E como o colega bem lembrou, não esqueça de cartões de memória, flash (tem excelentes yongnuo com preços mais em conta) vai ser essencial também.

Grande abraço
Tecpix + motorola do guga


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #37 Online: 16 de Agosto de 2013, 06:00:08
Como estudante qualquer uma te servirá,
Se vc fosse jornalista eu indicaria Canon de olhos fechados da sua carreira até ser profissional. A Canon 7D é excelente para jornalismo e no futuro vc migraria para ela.

Mas publicitário costuma usar muito flash. E neste ponto, pensando no futuro, e tendo $$$ eu iria para Nikon pela facilidade de usar flash como commander, pelo slow sync configurável a 1/30s, pelo HSS em vários modelos de flash (e nao só no mais caro), pelo rear curtain remoto (caso vá combinar trabalhos com efeito e com algum flash remoto de colegas). E no futuro se curtir foto mesmo, será legal bater fotos do sol com primes de 9-blades usando hdr. Mas pegaria uma 5100 ou 5200 pelo HDR. Mas tudo isso é nível alto e de $$$. Na Nikon suas lentes APS-C poderão ser configuradas para serem usadas nas cameras mais caras (fullframe) e na Canon não. Quanto a motor de foco, todas as Canon tem motor na lente. A Nikon tem a opção de lente com motor e sem motor. Isto não é desvantagem, isto é vantagem. Se vc comprar uma camera com motor na camera, pagará mais caro na camera, claro, mas terá lentes mais baratas à disposição (lentes que são mais baratas, mas são mais lentas para focar e nao servem para esportes, pela velocidade de foco, mas servem para publicidade). Se você comprar camera sem motor de foco, ficará igual a qualquer Canon. E terá que comprar lentes com motor (que são as mais rápidas).
Quanto ao cutso das lentes canon e nikon. A diferença é que a Canon forcece lenten mais acessiveis de qualidade mais simples. A Nikon não fornece. Entao se quiser uma lente mais simples, vc tera que comprar sigmas/tamroms de baixo custo. Estas marcas também fornecem modelos de alto custo. É só essa a diferença.

Então, se for só para conhecer fotografia e cumprir a faculdade (ou algum estudo), a Canon te atenderá perfeitamente.
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #38 Online: 16 de Agosto de 2013, 06:05:58
Olha, eu sou desse meio (entusiasta, amador, com DSLR de entrada e tal), e pelo pouco que sei já tirei algumas conclusões (pessoais mesmo).

Em relação a escolher uma DSLR Canon ou uma DSLR Nikon de entrada, eu tenho a seguinte opinião:

Nenhum desses corpos das Nikon de entrada possui motor de foco. E as lentes da Nikon que possuem motor de foco são mais caras.
Na Canon, toda lente tem motor de foco. Uma lente 50mm básica da Canon é 350 reais (com foco automático). Uma 50mm da Nikon com foco automático é 600 reais pra cima.

Quanto a motor de foco:
As Canon tem motor na lente. E nenhuma Canon tem motor na camera. Então não há lentes Canon sem motor na lente.
A Nikon tem a opção de lente com motor e sem motor. Porque tem cameras com motor na camera e cameras sem motor na camera. Isto não é desvantagem, isto é vantagem.
Se vc comprar uma camera com motor na camera, pagará mais caro na camera, claro, mas terá lentes mais baratas à disposição (lentes que são mais baratas, mas são mais lentas para focar e nao servem para esportes, pela velocidade de foco, mas servem para publicidade). Claro que a camera Nikon com motor na camera aceita todas as lentes (mesmo as com motor na lente, onde vc ficaria com "2 motores" e o da camera se desliga automaticamente)
Se você comprar camera Nikon sem motor de foco, ficará igual a qualquer Canon. E terá que comprar lentes com motor (que são as mais rápidas).

Quanto ao custo das lentes canon e nikon:
A diferença é que a Canon tem duas linhas: uma de lentes mais acessiveis e de qualidade mais simples e outra linha que fornece as lentes mais caras.
A Nikon não fornece vários tipos de lentes simples. Realmente ela se esquece do iniciante neste ponto. Entao se quiser uma lente mais simples, e pegar Nikon, vc tera que comprar sigmas/tamroms de baixo custo. Estas marcas, sigma/tamroms também fornecem modelos de alto custo. É só essa a diferença.

Enfim, vc não ficará sem opção barata de lentes se pegar Nikon. Mas terá que comprar lentes de outro fabricante.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2013, 06:14:27 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/