Autor Tópico: Revelação + scan  (Lida 4026 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Junho de 2013, 11:39:10
Aviso aos navegantes: não manjo absolutamente nada de filme, seja revelação ou escaneamento, então esse tópico está no nível "passinhos de bebê".

Atualmente os (pouquíssimos) filmes que revelo mando em uma loja que faz o processo e me entrega os JPGs num CD. Custa barato, mas a qualidade é muito baixa.
Acabei de comprar uma câmera que pretendo usar com mais frequência que a anterior e uma boa objetiva, então para os resultados desse kit eu queria algo melhor em termos de qualidade. Estou pensando sobre comprar um scanner de filme. Procurando por aqui vi sobre um que o colega Elmo usa e os resultados que ele apresentou são excelentes pro que eu procuro, porém vários colegas falaram que este scanner não é muito bom. Então aqui começam as questões:

1) Qual scanner comprar?

Seguem as dúvidas. Eu não quero revelar em casa, comprar químicos, organizar um minilab para isso, então minha ideia era mandar revelar em um lugar "qualquer" e depois escanear os filmes.

2) Esse processo funcionaria? O filme é escaneado após a revelação?

Abraços!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2013, 14:53:36
Sou fã do G4050, por se tratar de um scanner barato. Mas sei que demora um pouco a obter um bom resultado com ele. Então, uma segunda opção (aliás, duas) seria o V500 e o V600 da Epson

http://www.fastshop.com.br/SCANNER-DE-MESA-FOTOGRAFICO-EPSON-V500,product,EPV500,buscapexml.aspx?cm_mmc=xml_buscape-_-ND-_-scanner-_-scanner-de-mesa-fotografico-epson-v500-com-resolucao-de-digitalizacao-de-ate-6400x9600-dpi&utm_source=xml_buscape&utm_medium=xml&utm_content=scanner&utm_campaign=xml_buscape&utm_term=scanner-de-mesa-fotografico-epson-v500-com-resolucao-de-digitalizacao-de-ate-6400x9600-dpi

Elmo, esse Epson tá na base do mesmo preço do HP ou até mais barato, dependendo do site. Indicaria ele ao invés do HP?

Quanto ao processo de revelação e posterior escaneamento em casa que citei, ok?


guga pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2013, 20:09:47
Elmo, esse Epson tá na base do mesmo preço do HP ou até mais barato, dependendo do site. Indicaria ele ao invés do HP?

Quanto ao processo de revelação e posterior escaneamento em casa que citei, ok?

Funciona sim!
Pode pedir na loja para apenas revelar o negativo, e em casa você escaneia com calma e qualidade  ;)

Estou para comprar um scaner para fazer isso também.
Para mim é importante ter as fotos digitalizadas para depois mandar fazer copias ou ampliações. Pois se eu levar a foto ou o negativo, além de cobrarem mais por ter que digitalizar, fica uma bela de uma porcaria!

Quanto ao scaner, se você não for usar médio formato, considere também o Epson V330, é praticamente metade do preço do HP.
Não sei o que o Elmo acha dele...
(Comenta ai Elmo, to pensado em comprar ele  :D)


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2013, 23:59:29
Funciona sim!
Pode pedir na loja para apenas revelar o negativo, e em casa você escaneia com calma e qualidade  ;)

Estou para comprar um scaner para fazer isso também.
Para mim é importante ter as fotos digitalizadas para depois mandar fazer copias ou ampliações. Pois se eu levar a foto ou o negativo, além de cobrarem mais por ter que digitalizar, fica uma bela de uma porcaria!

Quanto ao scaner, se você não for usar médio formato, considere também o Epson V330, é praticamente metade do preço do HP.
Não sei o que o Elmo acha dele...
(Comenta ai Elmo, to pensado em comprar ele  :D)

Valeu, Guga! Uma pesquisa rápida pelo V330 me animou, pois os resultados me pareceram consistentes. http://www.flickr.com/photos/interstatelovesong/tags/epsonv330/page2/

Atualmente não tenho médio formato, mas no futuro penso em ter, então acho que o V500 pode ser uma opção interessante pra não gastar duas vezes mais tarde. Daí fui procurar uns resultados e me apavorei:





Mais imagens do mesmo autor em http://www.flickr.com/photos/ljud/tags/epsonv500/ ou de todo o Flickr em http://www.flickr.com/photos/tags/epsonv500/.

Acho que vamos de V500. O que acha?


guga pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2013, 01:29:20
Valeu, Guga! Uma pesquisa rápida pelo V330 me animou, pois os resultados me pareceram consistentes. http://www.flickr.com/photos/interstatelovesong/tags/epsonv330/page2/

Atualmente não tenho médio formato, mas no futuro penso em ter, então acho que o V500 pode ser uma opção interessante pra não gastar duas vezes mais tarde. Daí fui procurar uns resultados e me apavorei:





Mais imagens do mesmo autor em http://www.flickr.com/photos/ljud/tags/epsonv500/ ou de todo o Flickr em http://www.flickr.com/photos/tags/epsonv500/.

Acho que vamos de V500. O que acha?

É cara... médio formato é médio formato... não tem como comparar...
Abusurdas as imagens  :worship:

A um tempo atrás eu andei pesquisando e comparando esses scaners, pelo que eu me lembro (posso estar enganado) o V500 era superior ao HP, inclusive era até mais caro que o HP. Dá uma boa pesquisada nesses preços ai (pois você disse que achou o contrario).

Aqui tem algumas informações legais, sobre os aspectos relevantes para comparar os scaners:
http://www.queimandofilme.com/2012/06/26/ok-decidi-comprar-um-scanner-mas-qual/


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2013, 02:08:58
É cara... médio formato é médio formato... não tem como comparar...
Abusurdas as imagens  :worship:

A um tempo atrás eu andei pesquisando e comparando esses scaners, pelo que eu me lembro (posso estar enganado) o V500 era superior ao HP, inclusive era até mais caro que o HP. Dá uma boa pesquisada nesses preços ai (pois você disse que achou o contrario).

Aqui tem algumas informações legais, sobre os aspectos relevantes para comparar os scaners:
http://www.queimandofilme.com/2012/06/26/ok-decidi-comprar-um-scanner-mas-qual/

Mas eu me refiro ao trabalho do scanner mesmo, não ao médio formato em si. Nota na riqueza de detalhes.

Epson V500: R$ 711 http://www.magazineluiza.com.br/scanner-de-mesa-6400-x-9600dpi-epson-perfection-v500/p/2084593/ia/iasc/
HP G4050: R$ 880 http://www.fastshop.com.br/SCANNER-FOTOGAFICO-SCANJET-HP-G4050,product,HPSCANG4050,buscapexml.aspx

O que me apavora no HP é a quantidade de reclamações que tem por aí.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2013, 05:24:14
Eu não compraria um scanner que digitalizasse somente 35 mm. Ainda mais com uma diferença de preços irrisória.

O V500 é mais rápido que o HP, mas esse último escaneia Grande Formato.

Como eu disse, o HP (usando o Vuescan) e o Epson 500, pra mim, são os mais interessantes. Mas se quiser gastar mais, vá para o V700 ou V750. Já usei, além desses que já citei, o V330, V600, Plustek, Coolscan, Microtek e Imacon. E no fritar dos ovos, se não tiver mais de 10.000 reais pra gastar com o Imacon, nem 4.000 pra gastar com o V750 e quer gastar o mínimo possível pra ter um bom scanner, são essas as opções:

Quero escanear somente 35 mm: vai se arrepender
Quero fotografar 35 mm e médio formato: V 500
Quero fotografar com todo tipo de filme: HP G4050

E, na minha opinião, quem fala mal do HP é porque não soube usar.

E é até bom falarem mal do HP, pois assim você poderá comprar um usado baratinho.
« Última modificação: 29 de Junho de 2013, 05:25:58 por Elmo »


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2013, 12:39:37
Eu não compraria um scanner que digitalizasse somente 35 mm. Ainda mais com uma diferença de preços irrisória.

O V500 é mais rápido que o HP, mas esse último escaneia Grande Formato.

Quero escanear somente 35 mm: vai se arrepender
Quero fotografar 35 mm e médio formato: V 500
Quero fotografar com todo tipo de filme: HP G4050

Estou por aí também. Me interessa 35mm e médio formato, mas grande formato não me vejo utilizando. Meu plano é ir até o médio formato, talvez.

Esse V500 por 700 reais tá me chamando a atenção.

Elmo, vi um artigo no teu site sobre a utilização do HP. Esse artigo já é meio velhinho, mas ainda é o estado da arte?
Quanto a "o V500 é mais rápido que o HP", o que seria a velocidade boa do V500 pra 35mm? (fotos por minuto/hora)


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2013, 13:03:42

E, na minha opinião, quem fala mal do HP é porque não soube usar.


Concordo. Eu comprei um V500 um mes atrás e antes de comprar li alguns "mimimis" sobre ele na internet. Como não podia comprar um V700/V750, arrisquei assim mesmo e agora posso dizer que estou muito contente com ele. Não vejo os problemas que o pessoal relatou, talvez pq eu tenha a paciência de fazer os ajustes necessários antes de cada scan.

Apenas complementando, o V600 também escaneia grande formato, não? Se não me engano, pelo que li, o V600 é a mesma ótica/eletrônica do V500 com a possibilidade de escanear grande formato.

abraços,


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2013, 13:49:48
tenho usado o Epson V500 e gosto do resultado dele.. Mas o resultado do escaneamento só melhorou pra mim quando abandonei o software que vem nele e comecei a usar o Vuescan pra poder ter mais controle....

ps> (tb comprei no magazine luiza.. rs..)
« Última modificação: 29 de Junho de 2013, 13:51:25 por Luciano.Queiroz »


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2013, 14:58:06
Concordo. Eu comprei um V500 um mes atrás e antes de comprar li alguns "mimimis" sobre ele na internet. Como não podia comprar um V700/V750, arrisquei assim mesmo e agora posso dizer que estou muito contente com ele. Não vejo os problemas que o pessoal relatou, talvez pq eu tenha a paciência de fazer os ajustes necessários antes de cada scan.

Apenas complementando, o V600 também escaneia grande formato, não? Se não me engano, pelo que li, o V600 é a mesma ótica/eletrônica do V500 com a possibilidade de escanear grande formato.

abraços,

Legal o depoimento, Sri! O V600 já sai um pouco do meu orçamento, então não fui atrás deste.

tenho usado o Epson V500 e gosto do resultado dele.. Mas o resultado do escaneamento só melhorou pra mim quando abandonei o software que vem nele e comecei a usar o Vuescan pra poder ter mais controle....

ps> (tb comprei no magazine luiza.. rs..)

Interessante que todos falam bem do Vuescan, Luciano. Vi esse tuto do Elmo pro HP e achei o software bem simples de usar (claro, isso depois que o Elmo destrinchou ele). Acho que vou acabar fechando nesse V500 mesmo e usar o Vuescan. :ok:

Magazine Luiza é uma loja curiosa. Não é do ramo de fotografia, mas tem uns preços excelentes pra algumas coisas da área. Se não me engano, uma mochila Lowepro que comprei o melhor preço da internet era deles. Agora o scan se encontra na mesma situação.

Ah, mais uma coisa, Luciano, quanto tempo em média demora pra escanear um filme 35mm de 36 exposições?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2013, 15:39:15

Interessante que todos falam bem do Vuescan, Luciano.

Ah, mais uma coisa, Luciano, quanto tempo em média demora pra escanear um filme 35mm de 36 exposições?

Procura pelo livro "the vuescan bible" na internet.. acha ele em pdf.. Tem todos os macetes possíveis lá pra melhorar seu resultado.

Nunca medi o tempo gasto pra um filme 36poses.. Mas é o seguinte, vc monta os negativos 3x e faz 3 passadas de 12 fotos cada. Diferente do médio formato que o suporte dá pra fazer 2x 6x6 cada passada, portanto você precisa montar os negativos no gabarito 6x...

Dando um chute, com o scanner dando 2 passadas em 6400 dpi eu diria que gasta de 40 a 60 minutos pra fazer as 36 poses.. posso medir isso no próximo rolo e te falo.
« Última modificação: 29 de Junho de 2013, 15:40:40 por Luciano.Queiroz »


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Junho de 2013, 15:50:58
Procura pelo livro "the vuescan bible" na internet.. acha ele em pdf.. Tem todos os macetes possíveis lá pra melhorar seu resultado.

Nunca medi o tempo gasto pra um filme 36poses.. Mas é o seguinte, vc monta os negativos 3x e faz 3 passadas de 12 fotos cada. Diferente do médio formato que o suporte dá pra fazer 2x 6x6 cada passada, portanto você precisa montar os negativos no gabarito 6x...

Dando um chute, com o scanner dando 2 passadas em 6400 dpi eu diria que gasta de 40 a 60 minutos pra fazer as 36 poses.. posso medir isso no próximo rolo e te falo.

Muito bom! Se puder informar quando fizer teu próximo scan seria legal. O Elmo encontrou o valor de 4 passadas no HP como melhor resultado. Chegou a fazer testes com mais passadas pra ver onde a diferença começa a deixar de aparecer?
Outra, quando se fala em escanear filme galera joga lá no alto os DPIs, e no JPG da digital a gente trabalha com 240, 300 ou 600 DPIs quando é pra impressão. É necessário 6400 mesmo pra imagens com uns 1280 pixels no lado maior?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #14 Online: 29 de Junho de 2013, 17:07:37
Muito bom! Se puder informar quando fizer teu próximo scan seria legal. O Elmo encontrou o valor de 4 passadas no HP como melhor resultado. Chegou a fazer testes com mais passadas pra ver onde a diferença começa a deixar de aparecer?
Outra, quando se fala em escanear filme galera joga lá no alto os DPIs, e no JPG da digital a gente trabalha com 240, 300 ou 600 DPIs quando é pra impressão. É necessário 6400 mesmo pra imagens com uns 1280 pixels no lado maior?

até hoje não fiquei testando a melhor qualidade não.. acho que até dá pra conseguir melhor resultado que to tendo aqui, mas falta tempo de ficar fuçando com calma..

sobre os dpi é assim.. como parte de um arquivo pequeno (o negativo 35mm), escaneando por exemplo a 3200 dpi forma uma imagem de aproximadamente 4430x2980 pixels.. um tamanho legal no meu modo de ver. Se escanear a 600dpi, o tamanho gerado cai pra 830x540 pixels (os numeros são aproximados)

dificilmente faço em 6400.. tenho usado mais a resolução 3200dpi .. Calma que chega gente pra explicar melhor isso porque eu não manjo muito..