Autor Tópico: Edição e Frustração  (Lida 3916 vezes)

fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #15 Online: 28 de Junho de 2013, 16:49:32
mas o que tem de errado com as fotos??? NADA! pelo contrário. babei nelas. só a última parece estar com o WB errado. não achei excessiva a nitidez e gostaria de ver essa primeira foto impressa em tamanho gigante. deve ficar F***! :eek: :clap: :worship:

mas de qualquer forma, a satisfação pessoal com relação à foto e à edição é algo difícil de conseguir e entender mesmo. eu também tenho esse sentimento na maioria das vezes. parar e voltar à imagem alguns dias depois é uma ótima estratégia, como disse o lestevaos.

Abs.!
fkuhne.tumblr.com


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 28 de Junho de 2013, 16:50:17
O que me deixa com muitas dúvidas é a questão entre: "Certo x Errado"
Eu não tenho noção do que é o contraste ideal. Não sei se é certo aumentar o valor dos "pretos" para as paisagens. Não sei se é bom e certo acrescentar muita "luz de preenchimento" para preencher as sombras.

Acho que precisa olhar mais fotos semelhantes as que tu tira. As que tu gostar tu guarda o link e depois dá uma analisada na imagem procurando por essas dúvidas específicas, te auto-questionando "Como o cara tratou as áreas de sombras? Como ele se preocupou com a nitidez?".

Não sei qual calibração da câmera usar: Adobe Standard, Camera Landscape, Vivid...?

Vai do gosto. Eu escolho algum rapidinho (normalmente fotografo pessoas, então os mais neutros são melhores) e troco duas ou três vezes até me convencer e daí pronto. Dali vou pra frente.

As vezes eu uso a luz de preenchimento e recupero as sombras. Mas a foto fica com baixo contraste. Aumento o contraste. Aumento um pouco os pretos. Parece bom. Ajusto a vibração (mas qual o valor ideal de vibração e saturação?). Dou uma verificada e me parece bom. Mas quando comparo com outra foto. Percebo que: ou ficou com pouca saturação ou ficou chapada!  :shock:
Daí mudo tudo novamente e quando vejo ficou melhor. Mas quando comparo o nível de contraste com uma foto com bom contraste, a minha ficou com muito brilho e sombras.
Eu fico andando em círculos!!  :doh:

Realmente o que tu busca é a perfeição, e isso é complicado, pois a foto vai ficar artificial. O nosso olho não tem todo esse DR que alguns fotógrafos tentam dar nas suas fotos, então olhamos aquilo com um desprezo do estilo "UHHH, HDR!" (particularmente odeio HDR). As melhores paisagens que já vi têm áreas de sombras onde se perde os detalhes, mas é natural, é da forma como enxergamos.

Eu não conheço nada de forma técnica. Esto editando e os meus olho já se acostumaram com aquele edição quando saio e volto para ver a edição não me parece mais boa.

Pra quem não conhece nada tuas fotos são muito boas. Se eu fosse tu, pegaria um livro sobre composição ou sobre paisagens e daria uma lida sem pressão. Acho que tu tem muitas dúvidas e que precisa é ver algumas regras pra saber o que fazer. Pega o livro, vê se tem papel e relaxa.

Tive minha "Depressão do Photoshop" também, daí decidi aprimorar mais a produção do que a pós, assim como disse o Lhama. É outra vida. Fico no máximo 5 minutos numa foto e passo pra frente. Pavor de ficar forçando a visão num monitor.
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, 16:53:16 por lestevaos »


Rod.T28

  • Trade Count: (33)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.021
  • Sexo: Masculino
    • Another Point of View
Resposta #17 Online: 28 de Junho de 2013, 16:57:19
Pessoal! O Thunder está me ajudando e editou uma foto minha!

Olhem a comparação!

A primeira editada por mim e a segunda editada pelo THUNDER

Editada por ERIC

Riacho por E R I C_M E N D E Z, no Flickr

Editada por THUNDER

Riacho (editado por Marcelo) por E R I C_M E N D E Z, no Flickr

Thunder, observe que sua foto não tinha nitidez, o flickr aplicou uma nitidez para a foto!

E então pessoal o que acham das cores?

Prefiro a sua. Esse tipo de foto aos meus olhos agradam mais ter uma saturação maior para valorizar a mata o limo das pedras!
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, 16:58:08 por Rod.T28 »


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 28 de Junho de 2013, 17:01:10
mas o que tem de errado com as fotos??? NADA! pelo contrário. babei nelas. só a última parece estar com o WB errado. não achei excessiva a nitidez e gostaria de ver essa primeira foto impressa em tamanho gigante. deve ficar F***! :eek: :clap: :worship:

mas de qualquer forma, a satisfação pessoal com relação à foto e à edição é algo difícil de conseguir e entender mesmo. eu também tenho esse sentimento na maioria das vezes. parar e voltar à imagem alguns dias depois é uma ótima estratégia, como disse o lestevaos.

Abs.!

Muito obrigado! Confesso me fiquei bastante surpreso com o teu comentário.
Acredito que a última pareça estar com o WB errado por causa da "vibração" que apliquei. Saturou muito a água. A foto original não é assim ela tem as cores certas. Era mata fechada, pouca luz. Dia parcialmente nublado. Usei WB para dia nublado em todas e ainda filtro polarizador em todas.

Abrs
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #19 Online: 28 de Junho de 2013, 17:14:22
Olá Fábio Pedro!

Muito obrigado pela ajuda!
Recentemente eu descobri que a exposição influência nas cores.

O que tu recomenda? Fotografar em Adobe RGB ou sRGB?
Eu notei a diferença entre elas e gostei mais do Adobe RGB.

Mas como usar a paleta? O Lightroom tem ela? Me desculpe se a pergunta for idiota, mas já vi uma assim em um site onde ensinava a calibrar o monitor e o Lightroom.

Abrs

Vou começar respondendo pelo que você disse por último: Não existe pergunta idiota, estamos todos aprendendo aqui, juntos! :ok:

Não sei se o LR tem uma representação da roda de cores, mas isso a gente aprende lá pela primeira série sobre as cores do arco-íris(cores primárias, secundárias, etc...).  A paleta de cores deve ser decorada, para que você a tenha em mente, leva tempo, mas você consegue, pode até imprimir uma pequena no tamanho de cartão de visitas e guardar contigo, quando for fazer composições, basta olhar as cores e procurar aquelas que tem afinidade e as que tem contraste entre sí, a regra de 3 cores diz que em uma composição devem ser utilizadas no máximo 3 cores, então entende que 2 cores também está dentro dessa regra, veja na roda como por exemplo (Verde e vermelho criam contraste entre sí e veja como o verde cria harmonia com o amarelo e o azul).

O esquema que postei mostra um triângulo branco apontando 3 cores terciárias que são cores harmoniosas e contrastantes entre suas opostas e com afinidades entres suas adjacentes. mais embaixo uma foto mostrando como essas cores criam harmonia e contraste na foto dando destaque ao tom mais contrastante e guiando os olhos ao tom mais suave. (força a leitura debaixo para cima).

Se vêce tiver em mente a roda de cores, quando for compor suas fotos saberá aproveitar bem as cores em contraponto para destacar ou esconder.

Super recomendo Adobe RGB, como eu disse ele registra uma gama de cores muito maior que o sRGB.

Fotografar em Raw tem vantagens por causa da profundidade de bits que ele aproveita muito melhor que o jpeg!

O raw pode usar profundidade de cores por canal em 12bits, 14 bits, 16bits até 48 bits(grande formato), o jpeg só usa 8bits por canal de cor.

A capacidade da câmera de quantizar os valores tonais é determinada pela profundidade de bits. Em uma imagem RGB de 8 bits por canal cor(24 por pixel), há 256 tons possíveis por canal. No total, 256x256x256=16,7 milhões; É a quantidade de cores que podem ser descritas em um pixel.

A maioria dos sensores gera 12 bits ou seja(4096 tons) por canal(36 bits por pixel), modelos mais novos geram 14bits(16.384 tons).
Fábio Pedro.


ccastilhos

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 28 de Junho de 2013, 17:14:26
Gostaria de poder lhe ajudar neste sentido, Eric. Também preciso evoluir muito no tratamento das minhas imagens.. Achei que as duas primeiras estão com os verdes muito saturados.


 :snack:

Marcando para acompanhar.

Compartilho do mesmo sentimento em relação a evolução e saturação :)
Cristian Castilhos

Canon EOS 6D | 430EXII | 50mm F/1.4 | 85mm F/1.8 | 24-105mm F/4 L | 70-200mm F/2.8 L IS II
Flickr - 500px


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 28 de Junho de 2013, 17:35:04
Vou começar respondendo pelo que você disse por último: Não existe pergunta idiota, estamos todos aprendendo aqui, juntos! :ok:

Não sei se o LR tem uma representação da roda de cores, mas isso a gente aprende lá pela primeira série sobre as cores do arco-íris(cores primárias, secundárias, etc...).  A paleta de cores deve ser decorada, para que você a tenha em mente, leva tempo, mas você consegue, pode até imprimir uma pequena no tamanho de cartão de visitas e guardar contigo, quando for fazer composições, basta olhar as cores e procurar aquelas que tem afinidade e as que tem contraste entre sí, a regra de 3 cores diz que em uma composição devem ser utilizadas no máximo 3 cores, então entende que 2 cores também está dentro dessa regra, veja na roda como por exemplo (Verde e vermelho criam contraste entre sí e veja como o verde cria harmonia com o amarelo e o azul).

O esquema que postei mostra um triângulo branco apontando 3 cores terciárias que são cores harmoniosas e contrastantes entre suas opostas e com afinidades entres suas adjacentes. mais embaixo uma foto mostrando como essas cores criam harmonia e contraste na foto dando destaque ao tom mais contrastante e guiando os olhos ao tom mais suave. (força a leitura debaixo para cima).

Se vêce tiver em mente a roda de cores, quando for compor suas fotos saberá aproveitar bem as cores em contraponto para destacar ou esconder.

Super recomendo Adobe RGB, como eu disse ele registra uma gama de cores muito maior que o sRGB.

Fotografar em Raw tem vantagens por causa da profundidade de bits que ele aproveita muito melhor que o jpeg!

O raw pode usar profundidade de cores por canal em 12bits, 14 bits, 16bits até 48 bits(grande formato), o jpeg só usa 8bits por canal de cor.

A capacidade da câmera de quantizar os valores tonais é determinada pela profundidade de bits. Em uma imagem RGB de 8 bits por canal cor(24 por pixel), há 256 tons possíveis por canal. No total, 256x256x256=16,7 milhões; É a quantidade de cores que podem ser descritas em um pixel.

A maioria dos sensores gera 12 bits ou seja(4096 tons) por canal(36 bits por pixel), modelos mais novos geram 14bits(16.384 tons).

Muito obrigado por tomar tempo e me explicar tudo isso! Vou guardar as informações de todos e praticar bastante!

Abrs
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 29 de Junho de 2013, 12:29:03
Mais um teste.

Aumentei a exposição para +0,33.
Luz de preenchimento +20.
Contraste +40.
Claridade +50.

Estou achando muito brilhosa. Mas revelada no papel não sai esse brilho.
Mas realmente depois do upload ela ficou com muito brilho!  :shock:

Saturei o verde em +35.
Amarelo + 25.
Laranja +15.

Aumentar mais a saturação?

(Obs: eu fiz o upload da imagem com perfil de cores Adobe RGB por curiosidade e ver se perderia muitas cores. Foi bem pouco.)

Quanto à nitidez, o flickr está adicionando esta aí. Será que tem como desabilitar isso no site? Procurei mas não encontrei nada.  :ponder:


Teste por E R I C_M E N D E Z, no Flickr

Opiniões, sugestões ou cacetadas! Por favor me ajudem!  :D
« Última modificação: 29 de Junho de 2013, 12:30:22 por Eric Mendez »
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 29 de Junho de 2013, 12:41:45
Gostei dessa. Quanto ao problema da nitidez, tira um pouco dela antes de fazer upload, então ele vai voltar um pouco dela e então tu vai ficar com o resultado que tu quer.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #24 Online: 29 de Junho de 2013, 13:10:45
Só vou escrever agora pra marcar o tópico. Mais tarde eu volto.
De qualquer forma, essa sua insatisfação é excelente. É o combustível de que precisa pra evoluir. Eu sou um eterno insatisfeito. Acho que sem isso eu morreria de tédio.
Agora é só controlar um pouco a ansiedade. 2 meses e já está impaciente? Se fossem 2 anos...
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 29 de Junho de 2013, 13:45:50
Gostei dessa. Quanto ao problema da nitidez, tira um pouco dela antes de fazer upload, então ele vai voltar um pouco dela e então tu vai ficar com o resultado que tu quer.

O pior é que eu tirei um pouco da nitidez da imagem. E teve uma outra postada onde nem nitidez foi aplicada!

Só vou escrever agora pra marcar o tópico. Mais tarde eu volto.
De qualquer forma, essa sua insatisfação é excelente. É o combustível de que precisa pra evoluir. Eu sou um eterno insatisfeito. Acho que sem isso eu morreria de tédio.
Agora é só controlar um pouco a ansiedade. 2 meses e já está impaciente? Se fossem 2 anos...

Se eu pudesse chegar um pouquinho perto do que o pessoal fotografa e edita aqui eu estava feliz da vida!  :D

Fico no aguardo das dicas do pessoal!

Abrs

"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 29 de Junho de 2013, 14:23:50
Fazendo o Upload no ImageShack fica assim!

Essa é a última foto postada anteriormente! Fiz o Upload em Adobe RGB, não sofreu grandes alterações.



Gostei bastante dessa aqui. Apliquei filtro graduado simulando filtro ND.


O que acham?

"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 29 de Junho de 2013, 15:05:29
Tá. Agora já é nóia da tua cabeça. Essas duas últimas estão iguais, então pode parando por aí. Esse negócio tá bom. Vai pra outra foto.


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 29 de Junho de 2013, 15:09:09
Eric, vamos ver se consigo te ajudar. O segredo do raw, é a captura boa execução e fotometria. A realidade tonal muitas vezes se vai quando se fotografa em raw. O que acho que não se deve fazer é premeditar uma fotografia ( paisagem ) predeterminar como ela vai sair com o que vc tinha em mente ( na hora de tratar essa ansiedade vai aparecer e a insatisfação também ). Muitas vezes estive em um lugar olhei fiquei um tempo, virei as costas e fui embora, não era o que eu queria e sabia que não ia gostar depois ( isso quando tinha tempo disponível ). O que se pode fazer é ir em busca do que vc quer, isso envolve muitas coisas além da espera e contemplação.  Atente para o que existe e a maneira de extrair o que o momento tem a oferecer ( isso leva tempo, como disse o Spider, envolve conhecimento do seu equipamento e a técnica que você vai usar pra cada situação )
 Aceite a realidade do que esta ao seu alcance na hora em que fotografa, cores, luz, contraste, elementos e o resto que compõe o quadro, se vc não aceita se frustra e acaba forçando a barra no tratamento. Mas tem tempo pra se familiarizar com as muitas ferramentas que envolvem a fotografia digital.   O que resulta uma boa foto é na hora em que se faz, tratamento no caso da digital é uma revelação personalizada do que realmente é a fotografia, se é boa vai sair boa, se é ruim vai ter um resultado final ruim ou pior. Não tenha pressa, você vai melhorar, evoluir, mas nunca vai estar satisfeito rsrs.
Sofro desse mal também ;) 
Grande abraço!


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 29 de Junho de 2013, 15:38:41
Tá. Agora já é nóia da tua cabeça. Essas duas últimas estão iguais, então pode parando por aí. Esse negócio tá bom. Vai pra outra foto.

Vou deixar assim.  :ok: :D

Valeu!

Eric, vamos ver se consigo te ajudar. O segredo do raw, é a captura boa execução e fotometria. A realidade tonal muitas vezes se vai quando se fotografa em raw. O que acho que não se deve fazer é premeditar uma fotografia ( paisagem ) predeterminar como ela vai sair com o que vc tinha em mente ( na hora de tratar essa ansiedade vai aparecer e a insatisfação também ). Muitas vezes estive em um lugar olhei fiquei um tempo, virei as costas e fui embora, não era o que eu queria e sabia que não ia gostar depois ( isso quando tinha tempo disponível ). O que se pode fazer é ir em busca do que vc quer, isso envolve muitas coisas além da espera e contemplação.  Atente para o que existe e a maneira de extrair o que o momento tem a oferecer ( isso leva tempo, como disse o Spider, envolve conhecimento do seu equipamento e a técnica que você vai usar pra cada situação )
 Aceite a realidade do que esta ao seu alcance na hora em que fotografa, cores, luz, contraste, elementos e o resto que compõe o quadro, se vc não aceita se frustra e acaba forçando a barra no tratamento. Mas tem tempo pra se familiarizar com as muitas ferramentas que envolvem a fotografia digital.   O que resulta uma boa foto é na hora em que se faz, tratamento no caso da digital é uma revelação personalizada do que realmente é a fotografia, se é boa vai sair boa, se é ruim vai ter um resultado final ruim ou pior. Não tenha pressa, você vai melhorar, evoluir, mas nunca vai estar satisfeito rsrs.
Sofro desse mal também ;)   

Tu que é de Estancia Velha?

Grande abraço!

Vou atrás de algumas informações sobre fotometria. Já li algumas coisas mas eram sempre iguais e genéricas. Há poucos dias ouvi falar no UniWB (acho que é isso). Preciso muito aprender isso.
Essas fotos foram feitas em um passeio para o Sítio Água Grande em Camaquã. Fiz esse passeio com o Foto Clube de Guaíba. Fui o único a encontrar este lugar e passei algumas horas nele, seguindo todo o riacho até chegar em outra cachoeira imensa. Se dependesse de mim eu ficava até mais tarde lá. Essa foto do riacho foi feita às 14:00. Nós fomos embora às 15:00. O lugar é lindo, mas o tempo que ficamos não foi o suficiente. Saímos às 08:00 de Guaíba e chegamos lá às 11:00, para ir embora às 15:00. Eu não gostei nada disso. É um foto clube que mal se fala em foto!  :doh:
Preciso aprimorar muito a composição e principalmente fotometria.  :ok:

Mas agora tu não se sentir satisfeito com as tuas fotos!  :shock:
Se eu fizesse metade do que tu faz...

Eu sou de Guaíba.  :D

Grande abraço!!
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D