Olá Fábio Pedro!
Muito obrigado pela ajuda!
Recentemente eu descobri que a exposição influência nas cores.
O que tu recomenda? Fotografar em Adobe RGB ou sRGB?
Eu notei a diferença entre elas e gostei mais do Adobe RGB.
Mas como usar a paleta? O Lightroom tem ela? Me desculpe se a pergunta for idiota, mas já vi uma assim em um site onde ensinava a calibrar o monitor e o Lightroom.
Abrs
Vou começar respondendo pelo que você disse por último: Não existe pergunta idiota, estamos todos aprendendo aqui, juntos!
Não sei se o LR tem uma representação da roda de cores, mas isso a gente aprende lá pela primeira série sobre as cores do arco-íris(cores primárias, secundárias, etc...). A paleta de cores deve ser decorada, para que você a tenha em mente, leva tempo, mas você consegue, pode até imprimir uma pequena no tamanho de cartão de visitas e guardar contigo, quando for fazer composições, basta olhar as cores e procurar aquelas que tem afinidade e as que tem contraste entre sí, a regra de 3 cores diz que em uma composição devem ser utilizadas no máximo 3 cores, então entende que 2 cores também está dentro dessa regra, veja na roda como por exemplo (Verde e vermelho criam contraste entre sí e veja como o verde cria harmonia com o amarelo e o azul).
O esquema que postei mostra um triângulo branco apontando 3 cores terciárias que são cores harmoniosas e contrastantes entre suas opostas e com afinidades entres suas adjacentes. mais embaixo uma foto mostrando como essas cores criam harmonia e contraste na foto dando destaque ao tom mais contrastante e guiando os olhos ao tom mais suave. (força a leitura debaixo para cima).
Se vêce tiver em mente a roda de cores, quando for compor suas fotos saberá aproveitar bem as cores em contraponto para destacar ou esconder.
Super recomendo Adobe RGB, como eu disse ele registra uma gama de cores muito maior que o sRGB.
Fotografar em Raw tem vantagens por causa da profundidade de bits que ele aproveita muito melhor que o jpeg!
O raw pode usar profundidade de cores por canal em 12bits, 14 bits, 16bits até 48 bits(grande formato), o jpeg só usa 8bits por canal de cor.
A capacidade da câmera de quantizar os valores tonais é determinada pela profundidade de bits. Em uma imagem RGB de 8 bits por canal cor(24 por pixel), há 256 tons possíveis por canal. No total, 256x256x256=16,7 milhões; É a quantidade de cores que podem ser descritas em um pixel.
A maioria dos sensores gera 12 bits ou seja(4096 tons) por canal(36 bits por pixel), modelos mais novos geram 14bits(16.384 tons).