Autor Tópico: Edição e Frustração  (Lida 3914 vezes)

Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Junho de 2013, 14:47:45
Boa tarde a todos!

Venho tentando encontrar algum resultado agradável nos tratamentos das minhas "fotos". Mas o que deveria ser algo prazeroso está se tornando algo frustrante e me deixando extremamente desanimado. Não estou duas horas ou uma semana fazendo isso. São dois meses!! Dois meses tentando  tratar as mesmas fotos!

Eu gostaria de saber o que o pessoal mas experiente e cabeça na fotografia pode dizer sobre isso (Patagônico, Pris, Mr. Hyde, Luis, Spiderman... pra citar alguns). Como vocês tratam suas fotos para que fiquem tão bonitas?

Usam apenas o Ligthroom ou fazem tudo no Photoshop através das camadas?

Seguem algumas das fotos que estão me dando uma surra:



Riacho por E R I C_M E N D E Z, no Flickr


Cachoeira por E R I C_M E N D E Z, no Flickr


Cachoeira por E R I C_M E N D E Z, no Flickr


Riacho por E R I C_M E N D E Z, no Flickr

Se alguém quiser ajudar fico muitíssimo grato.

(Não sei qual o motivo da nitidez ter saído tão forçada depois de redimensionar para 1600x1067)

"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


Rod.T28

  • Trade Count: (33)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.021
  • Sexo: Masculino
    • Another Point of View
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2013, 15:03:54
Olá!

Acho que as duas primeiras você conseguiu atingir o nivel do pessoal que você citou. Acho que o maior problema que a grande maioria de nós enfrenta é que quando tiramos uma foto, fazemos isso já pensando na edição e o certo seria clicar e obter o melhor resultado diretamente dos recursos que temos na hora do clique. É logico que a edição ajuda e muito no resultado final, porém não acho que seja o principal. Essa é minha opinião!

Abrs


Sófocles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
  • Um belo dia hoje!
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2013, 15:08:37
Gostaria de poder lhe ajudar neste sentido, Eric. Também preciso evoluir muito no tratamento das minhas imagens.. Achei que as duas primeiras estão com os verdes muito saturados.


 :snack:

Marcando para acompanhar.
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, 15:14:46 por Sófocles »
"A imaginação é tudo. Ela é uma prévia das próximas atrações. A imaginação envolve o mundo."


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2013, 15:16:29
Olá Rod! Obrigado por comentar!  :ok:

Desde quando comecei a fotografar em RAW tenho tido mais problemas com isso. Quando fotografava em JPG eu lembro de caprichar mais. Mas agora, mesmo buscando acertar tudo durante o clique para ter pouco com o que me preocupar vem aquele pensamento: "Dá pra corrigir depois!". Tomo um pau dos arquivos RAW. Mas agora quando pego os JPGs faço muito pouca coisa neles e o resultado me parece melhor.

Agora eu não sei por qual motivo as minhas fotos estão com tanto brilho. Fiz o upload no flickr mas as fotos originais não tem esse brilho!  :shock:

Abrs
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2013, 15:19:34
Gostaria de poder lhe ajudar neste sentido, Eric. Também preciso evoluir muito no tratamento das minhas imagens.. Achei que as duas primeiras estão com os verdes muito saturados.


 :snack:

Marcando para acompanhar.

Muito obrigado por acompanhar e comentar!  :ok:
Eu realmente saturei bastante os verdes mas só ficou assim depois que converti para sRGB. Minhas fotos são quase todas em Adobe RGB.

Não vou editar mais por enquanto até ver outros comentários.

Abrs
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2013, 15:27:27
Ainda me sinto como vc qndo vou retocar minhas fotos, mas mudei de postura quando isso começou a me tirar do serio... Quando não conseguia o resultado esperado no retoque, mesmo insistindo muito, eu mudava de foto e ia fazendo as outras. Percebi que dessa forma eu não estresso e ainda aprendo nas demais fotos pra depois voltar naquela que me "irritou"...

Claro que para chegar ao nível dos caras citados, acho que ainda precisamos estudar muito, muito e muito rsrsrs

Uma outra coisa é que eu me forcei a não pensar "Depois eu arrumo no LR..." quando estou fotografando, pois pensando assim quebrei a cara muitas vezes e perdi cenas que eu queria muito... Alias hoje eu sei que preciso me forçar a testar outros posicionamentos e configurações quando estou diante de uma cena, justamente pra não ficar frustrado no retoque...

Enfim, espero que os mais experientes possam ajudar, pois cansei de ver videos e tutos na internet rsrsrs

Abs


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2013, 15:30:19
Bastante genérica tua dúvida, Eric, mas me parece que o problema é exatamente os meses nas mesmas fotos. Super edições normalmente estragam as fotos.
Quando tenho dúvidas na edição eu deixo ela lá por um ou dois dias e depois abro novamente. Normalmente de cara já vejo o que é o problema e corrijo. Às vezes pensar demais é um problema.

Sobre as que postou aí, achei todas muito saturadas e com nitidez excessiva. Todas são fotos excelentes, apenas precisam de menos edição. Como eu gosto de fazer, quando tá demais, volta pra prancheta.


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2013, 15:37:26
Olha, achei as fotos ótimas (só os pequenos poréns da nitidez e supersaturação do verde). Me parece que você entende bem de tratamento. Desconfio que o motivo do seu stress não vem do tratamento, mas da captura.

Uma época eu estava insatisfeito com os meus resultados. Resolvi isso voltando para o básico: criei um perfil no Ps, um semelhante na câmera e passei a fotografar só com eles. Era como se eu tivesse um filme só meu. Foi legal.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2013, 15:58:26
Olá Rod! Obrigado por comentar!  :ok:

Desde quando comecei a fotografar em RAW tenho tido mais problemas com isso. Quando fotografava em JPG eu lembro de caprichar mais. Mas agora, mesmo buscando acertar tudo durante o clique para ter pouco com o que me preocupar vem aquele pensamento: "Dá pra corrigir depois!". Tomo um pau dos arquivos RAW. Mas agora quando pego os JPGs faço muito pouca coisa neles e o resultado me parece melhor.

Agora eu não sei por qual motivo as minhas fotos estão com tanto brilho. Fiz o upload no flickr mas as fotos originais não tem esse brilho!  :shock:

Abrs

O jpeg é processado internamente com as configurações laboratoriais da fábrica, por isso você atinge o melhor desempenho nas imagens, mas quem se propõe a fazer em raw, assume que tem conhecimento ou sabe dosar as cores para que o resultado seja aquele  se que deseja. O Raw permite a você criar as cores como bem quiser sem deteriorar a captura ao contrário do jpeg, portanto você deve ver como sua câmera trabalha com os padrões sRGB e Adobe RGB, a diferença básica entre esses padrões é que o Adobe RGB registra uma gama de cores mais ampla e que será necessária na hora da edição. Em contraste o sRGB oferece uma faixa de cores limitada e é usado basicamente para compartilhar suas fotos pela internet, mas é possível converter Adobe RGB para sRGB para que o resultado fique como você pretendia na maioria dos monitores.

Ignore as configurações de cores prontas para jpeg(vivid, standard, etc...), pois com elas você não tem muito controle sobre a saturação e o contraste, procure utilizar a medida certa de equilíbrio de brancos(WB). Faça o possível para expor corretamente, porque é essencial para registrar as cores com fidelidade.

Já ouvi falar que o flickr, aplica algumas configurações nas imagens, mas não sei se é verdade ou se for, até onde é manipulado. :ok:
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, 15:59:57 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2013, 16:17:14
Dmirrha


...cansei de ver videos e tutos na internet rsrsrs

Abs

Eu cansei de ver também! Mas admito que muitos me ajudaram bastante.  :D

Abrs

Bastante genérica tua dúvida, Eric, mas me parece que o problema é exatamente os meses nas mesmas fotos. Super edições normalmente estragam as fotos.
Quando tenho dúvidas na edição eu deixo ela lá por um ou dois dias e depois abro novamente. Normalmente de cara já vejo o que é o problema e corrijo. Às vezes pensar demais é um problema.

Sobre as que postou aí, achei todas muito saturadas e com nitidez excessiva. Todas são fotos excelentes, apenas precisam de menos edição. Como eu gosto de fazer, quando tá demais, volta pra prancheta.

O que me deixa com muitas dúvidas é a questão entre: "Certo x Errado"
Eu não tenho noção do que é o contraste ideal. Não sei se é certo aumentar o valor dos "pretos" para as paisagens. Não sei se é bom e certo acrescentar muita "luz de preenchimento" para preencher as sombras.
Não sei qual calibração da câmera usar: Adobe Standard, Camera Landscape, Vivid...?
As vezes eu uso a luz de preenchimento e recupero as sombras. Mas a foto fica com baixo contraste. Aumento o contraste. Aumento um pouco os pretos. Parece bom. Ajusto a vibração (mas qual o valor ideal de vibração e saturação?). Dou uma verificada e me parece bom. Mas quando comparo com outra foto. Percebo que: ou ficou com pouca saturação ou ficou chapada!  :shock:
Daí mudo tudo novamente e quando vejo ficou melhor. Mas quando comparo o nível de contraste com uma foto com bom contraste, a minha ficou com muito brilho e sombras.
Eu fico andando em círculos!!  :doh:

Realmente ficou genérico, eu esqueci de mostrar que é isso que está me deixando confuso.
Eu não conheço nada de forma técnica. Esto editando e os meus olho já se acostumaram com aquele edição quando saio e volto para ver a edição não me parece mais boa.

São bem essas as minhas dúvidas.

Olha, achei as fotos ótimas (só os pequenos poréns da nitidez e supersaturação do verde). Me parece que você entende bem de tratamento. Desconfio que o motivo do seu stress não vem do tratamento, mas da captura.

Uma época eu estava insatisfeito com os meus resultados. Resolvi isso voltando para o básico: criei um perfil no Ps, um semelhante na câmera e passei a fotografar só com eles. Era como se eu tivesse um filme só meu. Foi legal.

Eu estou bem confuso!  :D

Mas a nitidez não é essa. Ficou assim após o redimensionamento no Photoshop para deixá-la menor. A nitidez da original é muito boa. As cores realmente estão mais saturadas, mas não era para estarem tanto. Vou diminuir essa saturação com certeza!

Muito obrigado a todos os que comentaram.  :D

Abrs
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2013, 16:19:19
Não sei se ajudará, mas preste atenção na roda de cores, porque as capturas coloridas mais atraentes vem de uma composição baseada no relacionamento entre elas em seus contrapontos.


As cores mais contrastantes entre si estão sempre diametralmente opostas na roda das cores, elas criam uma justaposição aos olhos. As cores mais harmoniosas ficam ao lado na roda.

Use o esquema triádico criado por 3 cores uniformemente separadas para ter uma paleta balanceada.

Por exemplo:



 :ok:
Fábio Pedro.


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2013, 16:21:53
Achei suas fotos muito boas, apenas a última aparenta estar com invasão de azul.

Deixar as cores super saturadas vir a ser sua assinatura pessoal, eu iria de cores naturais. Vai do gosto. O importante é saber qual a mensagem que você queria passar.

Eu não gosto de perder muito tempo editando. Procuro fazer todo o possível no momento do clique e perder 5 minutos editando na pós. Nem sempre é possível mas é a forma que procuro fazer. Fotografo em RAW, trato no LR e trato ruído e nitidez no CS.

Não sei se ajudei, enfim... Muito boas fotos!


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2013, 16:33:47
Olá Fábio Pedro!

Muito obrigado pela ajuda!
Recentemente eu descobri que a exposição influência nas cores.

O que tu recomenda? Fotografar em Adobe RGB ou sRGB?
Eu notei a diferença entre elas e gostei mais do Adobe RGB.

Mas como usar a paleta? O Lightroom tem ela? Me desculpe se a pergunta for idiota, mas já vi uma assim em um site onde ensinava a calibrar o monitor e o Lightroom.

Abrs
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Junho de 2013, 16:39:41
Achei suas fotos muito boas, apenas a última aparenta estar com invasão de azul.

Deixar as cores super saturadas vir a ser sua assinatura pessoal, eu iria de cores naturais. Vai do gosto. O importante é saber qual a mensagem que você queria passar.

Eu não gosto de perder muito tempo editando. Procuro fazer todo o possível no momento do clique e perder 5 minutos editando na pós. Nem sempre é possível mas é a forma que procuro fazer. Fotografo em RAW, trato no LR e trato ruído e nitidez no CS.

Não sei se ajudei, enfim... Muito boas fotos!

Muito obrigado Lhamas, ajudou sim!
Na verdade eu não quero super saturar. Gosto de cores vivas, delicadas e naturais. Mas eu não tenho noção de como fazer isso. Minha visão se acostuma tanto com a cena que a mesma foto editada que gostei passo a odiar depois que olhei novamente minutos depois!
Eu preciso adquirir muita experiência de fotometria ainda!

Abrs
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2013, 16:48:16
Pessoal! O Thunder está me ajudando e editou uma foto minha!

Olhem a comparação!

A primeira editada por mim e a segunda editada pelo THUNDER

Editada por ERIC

Riacho por E R I C_M E N D E Z, no Flickr

Editada por THUNDER

Riacho (editado por Marcelo) por E R I C_M E N D E Z, no Flickr

Thunder, observe que sua foto não tinha nitidez, o flickr aplicou uma nitidez para a foto!

E então pessoal o que acham das cores?
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D