Autor Tópico: Dicas de manuseio  (Lida 1234 vezes)

Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Online: 28 de Junho de 2013, 19:06:39
Algumas pessoas podem até saber dessas dicas que vou postar, mas boa parte desconhece e como já me perguntaram várias vezes sobre o assunto vou postar aqui duas dicas que normalmente não são documentadas e poucos de fato as conhecem. Eu vi um vídeo review do Tsouto em seu canal no Youtube dizendo que ele era usuário de Nikon e gostava da facilidade do sistema Nikon de selecionar o ponto de foco direto no pad ao invés de ter de apertar um botão para depois fazê-lo e também sobre a questão de escolher a abertura em modo M que muitos advindos de Nikon às vezes não acostumam (ou outros que acham  melhor). Então assim como ele essas dicas podem servir para várias pessoas e muitos canonzeiros que também as desconhecem. Vamos lá.

1) É possível selecionar um ponto de foco sem ter de apertar o botão de seleção de foco. Várias câmeras tem essa configuração personalizada para esse tipo de operação como a 60D. Exemplo de como fazer isso na 6D: Menu > C.FN III > 5: Custom Controls > Multi Controller. O padrão é OFF, basta colocar em AF point Direct Selection e pronto.

2) Em modo M é possível mudar a abertura sem ter de usar a quick control Dial (roda traseira). Saudades das Rebels ou veio de Nikon? Experimente segurar o botão de AE Lock (*) e use o main dial (o de selecionar velocidade). Você será capaz de mudar a abertura, e se quiser velocidade basta soltar o *, ou seja, é um Shift  :D

Espero que essas dicas possam servir aos membros do fórum. Existem outras é claro, mas boa parte é documentada.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2013, 19:12:47
2) Em modo M é possível mudar a abertura sem ter de usar a quick control Dial (roda traseira). Saudades das Rebels ou veio de Nikon? Experimente segurar o botão de AE Lock (*) e use o main dial (o de selecionar velocidade). Você será capaz de mudar a abertura, e se quiser velocidade basta soltar o *, ou seja, é um Shift  :D


Não funciona nas minhas "velhinhas" 5D e 5D II...  :(


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2013, 19:19:30
Muito legal essas dicas. Obrigada por compartilhar, vou logo fazer testes.


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2013, 20:19:35
Muito legal essas dicas. Obrigada por compartilhar, vou logo fazer testes.


Virou Canon, Daniela?
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2013, 21:10:09
Algumas pessoas podem até saber dessas dicas que vou postar, mas boa parte desconhece e como já me perguntaram várias vezes sobre o assunto vou postar aqui duas dicas que normalmente não são documentadas e poucos de fato as conhecem. Eu vi um vídeo review do Tsouto em seu canal no Youtube dizendo que ele era usuário de Nikon e gostava da facilidade do sistema Nikon de selecionar o ponto de foco direto no pad ao invés de ter de apertar um botão para depois fazê-lo e também sobre a questão de escolher a abertura em modo M que muitos advindos de Nikon às vezes não acostumam (ou outros que acham  melhor). Então assim como ele essas dicas podem servir para várias pessoas e muitos canonzeiros que também as desconhecem. Vamos lá.

1) É possível selecionar um ponto de foco sem ter de apertar o botão de seleção de foco. Várias câmeras tem essa configuração personalizada para esse tipo de operação como a 60D. Exemplo de como fazer isso na 6D: Menu > C.FN III > 5: Custom Controls > Multi Controller. O padrão é OFF, basta colocar em AF point Direct Selection e pronto.

2) Em modo M é possível mudar a abertura sem ter de usar a quick control Dial (roda traseira). Saudades das Rebels ou veio de Nikon? Experimente segurar o botão de AE Lock (*) e use o main dial (o de selecionar velocidade). Você será capaz de mudar a abertura, e se quiser velocidade basta soltar o *, ou seja, é um Shift  :D

Espero que essas dicas possam servir aos membros do fórum. Existem outras é claro, mas boa parte é documentada.
Jean, obrigado pela dica. Vou testar depois. Realmente ainda não me adaptei ao sistema Canon quando o assunto é mudar o ponto de focagem. Por isso mesmo só uso o central e em ONE SHOT. Toda vez que vou usar o SERVO FOCUS, apanho pois só uso o central e não consigo ousar nas composições pois não dá para recompor.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2013, 21:10:52

Virou Canon, Daniela?
Mais uma pessoa seduzida pela 6D. O Sylar, ao contrário de muitos, foge da 6D como diabo foge da cruz....  :hysterical:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2013, 22:52:22


Virou Canon, Daniela?

Entrei pra esse mundo sábado passado. HAHA


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2013, 16:30:03
Jean, obrigado pela dica. Já configurei agora na minha 6D. Ficou mais próximo de como era na minha D90.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2013, 17:51:54
Jean, obrigado pela dica. Já configurei agora na minha 6D. Ficou mais próximo de como era na minha D90.
Que bom que a dica serviu à você.  :D