Autor Tópico: Baterias extras para OM-D EM-5  (Lida 2478 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Junho de 2013, 22:57:29
Acabei de receber duas baterias, uma para minha recém-comprada OMD e outra que seria para minha EPL-1. Essa ultima mandaram errado e veio outra bateria BLN1 pra a OMD,  o que até achei bom, já que  ia comprar mais uma mesmo. O "único"  problema: nao são compatíveis com o carregador  original da OMD.. O pior é que já tinha lido sobre esse problema das paralelas, mas na hora de comprar foi na correria e nem me dei conta. Ou seja, terei que comprar outra com algum kit bateria+carregador. Pergunto aos amigos: eu acho esse carregador disponível por aqui ou vou ter que aguardar semanas para  chegar  importando direto? Alguém tem alguma recomendaçao de bateria paralela que pode ser recarregada no carregador da Olympus ou um carregador paralelo que também serve para baterias originais da OMD? 
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, 22:58:48 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2013, 03:29:24
Só posso responder sobre a E-PL1. Tenho duas baterias extras paralelas de marcas diferentes e que carregam perfeitamente no carregador padrão da Olympus.  :)
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2013, 18:19:55
Oliberal, brigado pelo link. Realmente um bom preço, mas o carregador só serve para baterias paralelas e estas nao sao carregadas com o original. O ruim disso é que temos q levar dois carregadores, ou somente uma penca de baterias paralelas. Vi também  no ebay a do link abaixo, o anuncio diz  que é compativel, carregando a bateria original e também permitindo que seja carregada pelo carregador Olympus. Seria ótimo se for verdade, esta barato, mas infelizmente nao tem reviews de usuários.
Código: [Selecionar]
http://www.ebay.com/itm/170915308263O pacote do proximo link vem com 2 baterias e charger e diz q as baterias sao decodificadas, um termo mais especifico, isto é, funcionam como a original. Preço bom também, vou considerar essa possibilidade.
Código: [Selecionar]
http://www.ebay.com/itm/230910988617
@daluco: pode ser que suas baterias sejam decodificadas, apesar que acho provável que as originais nao sejam codificadas, pelo menos nunca li nada a respeito. Se assim for, carregador e baterias paralelas nao terão problemas de compatibilidade.
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2013, 03:02:19
@daluco: pode ser que suas baterias sejam decodificadas, apesar que acho provável que as originais nao sejam codificadas, pelo menos nunca li nada a respeito. Se assim for, carregador e baterias paralelas nao terão problemas de compatibilidade.

Estive pesquisando e acho que é justamente ao contrário. As baterias originais da Oly tem um "controller chip" para evitar que haja sobrecarga e ela exploda se deixada no carregador por muito tempo, como a maioria das "replacement"  não tem esse chip de controle o carregador não funciona. Portanto acho que as minhas baterias "fake" devem ter algum tipo de controle pois funcionam no carregador original... :ok:
« Última modificação: 30 de Junho de 2013, 03:08:43 por daluco »
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2013, 03:11:44
Achei um carregador que promete ser totalmente compatível com as originais:

http://www.amazon.com/Wasabi-Power-Battery-Charger-Olympus/dp/B0084FM5JC  :D
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2013, 13:22:38
Estive pesquisando e acho que é justamente ao contrário. As baterias originais da Oly tem um "controller chip" para evitar que haja sobrecarga e ela exploda se deixada no carregador por muito tempo, como a maioria das "replacement"  não tem esse chip de controle o carregador não funciona. Portanto acho que as minhas baterias "fake" devem ter algum tipo de controle pois funcionam no carregador original... :ok:

A bateria da EPL-1 é bem diferente, tem somente 3 contatos, positivo, negativo e controle. O circuito de controle presente na original, e provavelmente em algumas  paralelas,  deve ser bem mais simples do que o da OMD que tem 5 contatos,  ou seja, um chip de controle mais complexo para enviar informaçoes à camera e carregador original.  Baseado na sua experiencia de uso (as baterias paralelas funcionam no seu carregador) e no fato de eu nao ter lido nada sobre codificaçao das  baterias da EPL-1,  levaram-me a crer que tais  paralelas são facilmente compatíveis com a original, provavelmente nem necessitando de chip de controle. Na EPL-1 o chip de controle da bateria original parece ter a ver com o envio de informaçoes de carga à camera somente (confira se as suas paralelas informam o estado da carga atual), na OMD tem bloqueios contra nao originais. 

Pelo que sei e tenho visto nas especificações de carregadores,  o controle de sobrecarga não fica na bateria mas no carregador. Os mais baratos, seja de pilhas comuns ou baterias de litio,  nao tem esse limitador. Em um dos links q indiquei anteriormente, um dos carregadores tem o dispositivo para evitar sobrecarga (kit de 1 bateria).  O outro com 2 baterias não menciona essa característica, apenas que suas baterias são decodificadas e compatíveis com o carregador original da OMD. Um inconveniente nas baterias paralelas mais baratas e nao decodificadas para OMD é que além de nao poderem usar o carregador original da Olympus (já comprovei e nao carrega mesmo!), nao enviam a informaçao da carga disponível à camera, isto é, só saberemos que a bateria acabou quando a OMD parar de funcionar. As decodificadas, como as que indiquei, supostamente resolveram o problema, pelo menos assim espero, mas só testando para ver e procurando reviews.

Em relaçao ao link que vc indicou, agradeço, já conhecia esse kit  Wasabi, quase cheguei a comprar (eles nao despacham para o Brasil), mas bateria  nao é  decodificada, isto é,  nao envia informaçoes do estado de carga da bateria à camera. Pelo menos tem a vantagem do carregador servir para carregar a bateria original da Olympus.
Nas especificaçoes do kit Wasabi tem um aviso alertando que as baterias nao são decodificadas, isto é, não informam à camera o estado de carga atual e tambem, por nao serem decodificadas, só podem ser ser carregadas com o carregador da Wasabi. Pelo menos  o carregador Wasabi serve para carregar as baterias originais, menos mal, mas nao sei se muito confiáveis, por exemplo nao mencionam proteçao de sobrecarga, nem luz indicadora de carga completa, etc..
  Wasabi "Note: Batteries are NOT decoded. Your camera will not display the battery's run time and must be charged with the Wasabi Power charger. Charger is fully compatible with the Olympus original battery"
« Última modificação: 30 de Junho de 2013, 13:33:53 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2013, 15:09:55
Quando comprei a E-PM2 eu comprei junto uma bateria extra de marca generica que funciona muito bem!
Ela aguenta a carga tanto quanto a original.

Antes disso, tinha comprado uma bateria para a OMD da china que chegou ontem. A compra foi feita em fevereiro!!!

Vou testa-la hoje e ver se carrega no carregador original da OMD.


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2013, 16:29:32
A bateria chinesa não funciona no carregador original, o problema é que não estou disposto a investir em mais um carregador...


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2013, 00:08:52
Em geral as bateriais paralelas nao funcionam mesmo com o carregador original, por isso deve-se compra-las já com carregador, que por sinal é bem barato lá fora. O grande problema atual é importaçao de baterias de lítio. Comprei recentemente pelo eBay e depois de alguns dias o correio da China devolveu para o vendedor alegando que esta proibida a importaçao desse tipo de bateria pelo Brasil. O vendedor até colocou o Brasil como país excludente no site do eBay. Pensei q fosse enrolaçao e falei como uma amiga q mora nos states perguntando se ela poderia  me enviar e ouvi dela exatamente a mesma coisa. Portanto, senhores, atençao com as suas compras de baterias no exterior. Uma alternativa arriscada é pedir para o vendedor nao declarar explicitamente o conteúdo do pacote de envio, mas as informaçoes acima são fatos..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..