Autor Tópico: Street Photography - Como evitar isso....  (Lida 5640 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #15 Online: 30 de Junho de 2013, 17:49:24
se o cara solicitar pra apagar a foto, eu apago pra evitar confusão...
Sim, como eu disse, a opção é sua!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #16 Online: 30 de Junho de 2013, 18:17:26
se o cara solicitar pra apagar a foto, eu apago pra evitar confusão...



e se for filme??  :assobi: :assobi:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #17 Online: 30 de Junho de 2013, 18:17:28
não sei se entendi sua colocação..

abrindo o link eu caí direto na foto de 2 mulheres se beijando. Se for sobre isso, cara, já pensou se uma delas (ou as duas) é homossexual escondida da família? deve dar um processo e tanto pro fotógrafo. Vai saber, quem garante que após a foto não houve uma conversa pedindo pra publicar? difícil, mas vai saber...

as demais, não percebo grande "problema".. as pessoas que fazem os cartazes ao meu ver (e nos manifestos que fui fotografar) fazem é questão de aparecer com suas frases escritas...

só não entendi quem é a tal de "jovem chinesa".... nessa fiquei totalmente boiando.
Também nao sei quem é a chinesa. Acho que a midia achou interessante pelo fato de ser chinesa. Uma visão de alguem que não está acostumada com esse tipo de manifestação.

Eu coloquei o link direto nessa foto. Não sei se pelo fato delas estão se beijando em local publico o fotografo se isenta de alguma responsabilidade. De qualquer forma, acho que isso pode prejudicar as duas mulheres envolvidas na foto. O pior não seria nem a familia mas a possivel violencia contra elas.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 30 de Junho de 2013, 20:58:44
e se for filme??  :assobi: :assobi:

Se for filme, explico que é filme e não dá pra apagar, mas com Ctz não utilizarei a foto pra nada.

Abcs

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #19 Online: 30 de Junho de 2013, 21:08:31
Lugar público, o cara tem tanto direito não querer ser fotografado quanto você de fotografar! Apagar ou não é opção sua e não dele!

Não é bem assim, o fato de estar em local público pode não dizer muita coisa. Tem vasto material aqui no fórum sobre isso. E o "fotografado" sempre tem o direito de pedir que as fotos sejam apagada se ele for o objeto do registro.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 30 de Junho de 2013, 21:11:42
Sobre o link postado: pessoas que vão em manifestações têm total conhecimento de que lá é cheio de fotógrafos, desde os profissionais, até os hobbystas. Sendo assim, se no caso delas, elas forem homossexuais escondidas da família, cabe a elas mesmas se policiarem. Se eu não quero que minha família ou qualquer outra pessoa saiba de algo meu, eu não vou fazê-lo em um lugar publico, cheio de pessoas e de fotógrafos, certo?

Tenho o mesmo pensamento sobre festas, por exemplo. A pessoa bebe, perde a noção do que está fazendo e depois pede para retirarem fotos e/ou vídeos nos quais a pessoa aparece com medo de que alguém da família veja, sendo que nesse caso, todo mundo tem total conhecimento também de que existem profissionais que são pagos para registrem o que rola nas festas.
Aquela velha história: se não quer que ninguém saiba, não faça.

Mas é claro que, se caso alguém me pedisse para apagar alguma foto que eu fiz, eu apagaria numa boa, não vale a pena criar confusão por conta disso.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2013, 21:44:24
Não é bem assim, o fato de estar em local público pode não dizer muita coisa. Tem vasto material aqui no fórum sobre isso. E o "fotografado" sempre tem o direito de pedir que as fotos sejam apagada se ele for o objeto do registro.
Local público, você pode fotografar o que quiser, se for divulgado e o fotografado pedir para retirar a divulgação da foto, isso ele pode, ele não pode pedir para você destruir a sua foto!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 01 de Julho de 2013, 00:16:53
Pois é, nem todo mundo gosta de ser fotografado, o cara tá no direito dele, tendo errado apenas na forma de protestar.

Uma coisa que faço as vezes, é usar um ângulo mais aberto. Acabo mirando a cam para outra direção e pego o camarada sem ele perceber, depois arrumo no crop. Usa um ponto de foco lateral e tudo resolvido.

Faço isso também.  :D
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 01 de Julho de 2013, 00:20:50
Exato, o direito de imagem é personalíssimo. A não ser que o próprio fotografado não seja o objeto da foto, ou em situações bem definidas - autoridades no exercício do cargo, artistas em apresentação pública, etc... - a pessoa tem o direito de não ser fotografada e inclusive poderia ter ido até vc exigindo que vc apagasse a foto.

Que absurdo. Posso tirar foto de quem eu quiser. A única coisa que a pessoa pode reclamar é caso eu use/ divulgue essa imagem de alguma forma não permitida e não autorizada.  Ninguém tem o direito de não ser fotografado. No máximo ela pode não gostar, mas aí é problema dela. Tem muita coisa que não gosto, mas na maioria das vezes só posso lamentar.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 01 de Julho de 2013, 09:18:35
Que absurdo. Posso tirar foto de quem eu quiser. A única coisa que a pessoa pode reclamar é caso eu use/ divulgue essa imagem de alguma forma não permitida e não autorizada.  Ninguém tem o direito de não ser fotografado. No máximo ela pode não gostar, mas aí é problema dela. Tem muita coisa que não gosto, mas na maioria das vezes só posso lamentar.

Ela tem o direito de não ser fotografada sim!

A imagem é dela. É direito dela!

Procura aqui no fórum tem bastante coisa. O Hyde manja bastante e tem uns textos legais.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Skywalker

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 01 de Julho de 2013, 09:54:24
Pessoal, segue algumas considerações a respeito dos comentários:

1 - Eu adoro fazer foto de rua mas sempre busco ser o mais discreto possível. As fotos são 100% para arquivo pessoal, sem a menor possibilidade de ser publicada em algum meio de comunicação(essa foi a primeira veiculação que fiz de foto de "terceiros" porém fiz questão de borrar os rostos)...independente de questões legais essa é uma posição minha.

2 - A foto em questão ocorreu na seguinte circustância: eu estava fotografando um paredão grafitado na esquina da Cardeal com a Henrique Schaumann(quem é de sampa sabe exatamente do que estou falando), e imediatamente ao lado estava esse ponto de ônibus. Logo após eu ter fotografado o paredão ví que o cidadão deu dois passos pra frente e fez esse sinal pra mim. A minha reação foi inevitável em apontar a camera e disparar, até pq achei que a foto ficou bem interessante(rs...). Como estava com a minha esposa virei as costas e continuei andando para evitar qualquer confusão.

De qualquer forma, fiquei na dúvida: se ele fez isso para ser realmente fotografado ou se de fato a atitude foi pura e simples reprovação.

Uma coisa tem ficado muito perceptível para mim: quando o "expectador" percebe alguém com uma câmera com aspecto profissional se aproximando ocorre uma reação de desconforto imediato. Ao menos essa tem sido a minha experiência.

Outra constatação que fiz é que, nesse passeio, vi MUITAS plaquinhas com aviso de proibição de fotos. Como eu procuro respeitar esse tipo de aviso fiquei frustado com o passeio do ponto de vista fotográfico pois ví muita coisa legal e não pude registrar. Talvez sempre foi assim e só estou percebendo agora por ter intensificado a prática do hobby.
Sony A7rII / Lentes Sony Zeiss / Lentes Manuais


http://olhosdevidroexp.blogspot.com.br


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #26 Online: 01 de Julho de 2013, 10:18:55
Caraca hein pessoal.

É lógico que as pessoas possuem o direito de não serem fotografadas !
O Local é público mas o direito sobre a imagem é pessoal, é meu!

Errado por errado o fotógrafo esta mais errado do que o fotografado, claro que, a boa educação deve prevalecer!

Na foto em questão o rapaz que mostra o dedo do meio parece mais estar fazendo por um ato "reacionário" ou equivalente do que por raiva de estar sendo fotografado.

Agora, numa eventual briga jurídica a coisa fica complicada, existem bons argumentos dos dois lados, no final, o bom senso do Juiz irá deverá prevalecer...
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 04 de Julho de 2013, 17:59:43
Estamos no Brasil, além das questões jurídicas bem comentadas aqui, fiquem atentos a violência, as vezes não dá tempo de explicar.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #28 Online: 04 de Julho de 2013, 20:44:30

Uma coisa tem ficado muito perceptível para mim: quando o "expectador" percebe alguém com uma câmera com aspecto profissional se aproximando ocorre uma reação de desconforto imediato. Ao menos essa tem sido a minha experiência.


Ainda bem que agora há diversas opções de câmeras pequenas com alta qualidade de imagem  :D


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #29 Online: 05 de Julho de 2013, 12:17:58
Xiii... Que balaio de gato...rs

Local público pode ser fotografado numa boa, com algumas exceções.

Já fotografar pessoas em local público... O local é irrelevante. Aqui a questão são as pessoas. E pessoas tem o direito à sua própria imagem. NINGUÉM tem o direito de fotografar outras pessoas, SE ELAS NÃO QUISEREM. Tanto é assim que para não ter problemas com direito de imagem os profissionais fazem contratos para poder capturar a imagem de suas modelos em fotos de estúdio. Se em estúdio que é uma situação totalmente controlada, com a pessoal indo lá livremente e com o intuito de ser fotografada os fotógrafos tem esse necessidade/cuidado (para evitar futuros processos judiciais de pessoas mal intencionadas), imagina no meio da rua????

Existem algumas regrinhas que inibem a captura fotográfica e entre elas está a necessidade de consentimento do interessado. Se ele não der seu consentimento não se pode fazer capturas.

Vale a leitura, especialmente do item 6 do texto: http://jus.com.br/revista/texto/7702/o-direito-autoral-de-textos-e-a-protecao-juridica-de-imagens-diante-das-novas-tecnologias

E para quem quiser aprofundar, um tópico já bastante indicado: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=55705.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova