Autor Tópico: Street Photography - Como evitar isso....  (Lida 5614 vezes)

Skywalker

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Junho de 2013, 09:49:45
A imagem fala por si só....



Uploaded with ImageShack.us

Alguém já passou por isso? Quais as dicas para "passar despercebido"?
Sony A7rII / Lentes Sony Zeiss / Lentes Manuais


http://olhosdevidroexp.blogspot.com.br


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2013, 10:02:12
Pq vc tirou o rosto do ser deploravél?  Ele merecia aparecer com toda a educação dele...
Fico puto com isso e com gente que faz cara de "que saco..." pra fotos... falta de respeito...


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2013, 10:40:56
Pois é, nem todo mundo gosta de ser fotografado, o cara tá no direito dele, tendo errado apenas na forma de protestar.

Uma coisa que faço as vezes, é usar um ângulo mais aberto. Acabo mirando a cam para outra direção e pego o camarada sem ele perceber, depois arrumo no crop. Usa um ponto de foco lateral e tudo resolvido.
Daniel

Instagram: @danacqua


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2013, 10:51:01
Esse aí deve estar devendo até pra mãe...  :D


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2013, 12:02:03
Fico puto com isso e com gente que faz cara de "que saco..." pra fotos... falta de respeito...

falta de respeito? o cara não tem direito de não querer ser fotografado?

sobre a pergunta do tópico, acho que não tem como evitar, mas sim aprender a lidar com isso. Particularmente não pratico esse tipo de foto, afinal vou fazer o que com ela depois se nem postar na internet pra compartilhar eu posso??  Em fotos de rua tento não mostrar o rosto das pessoas a não ser que seja um lugar com muita gente (que não é o caso dessa foto)..
« Última modificação: 30 de Junho de 2013, 12:07:53 por Luciano.Queiroz »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2013, 12:08:21
falta de respeito? o cara não tem direito de não querer ser fotografado?

sobre a pergunta do tópico, acho que não tem como evitar, mas sim aprender a lidar com isso. Particularmente não pratico esse tipo de foto, afinal vou fazer o que com ela depois se nem postar na internet pra compartilhar eu posso. Em fotos de rua tento não mostrar o rosto das pessoas a não ser que seja um lugar com muita gente..
pois é.

Errado é quem fica "roubando"a imagem das pessoas na rua e sem avisar.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2013, 12:09:58
falta de respeito? o cara não tem direito de não querer ser fotografado?

sobre a pergunta do tópico, acho que não tem como evitar, mas sim aprender a lidar com isso. Particularmente não pratico esse tipo de foto, afinal vou fazer o que com ela depois se nem postar na internet pra compartilhar eu posso??  Em fotos de rua tento não mostrar o rosto das pessoas a http://www.mundofotografico.com.br/forum/Smileys/mf/angry1.gifnão ser que seja um lugar com muita gente (que não é o caso dessa foto)..

Exato, o direito de imagem é personalíssimo. A não ser que o próprio fotografado não seja o objeto da foto, ou em situações bem definidas - autoridades no exercício do cargo, artistas em apresentação pública, etc... - a pessoa tem o direito de não ser fotografada e inclusive poderia ter ido até vc exigindo que vc apagasse a foto.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2013, 12:21:11
Tente conversar com as pessoas e explicar o tipo de trabalho que está fazendo, caso alguma delas não aceite ser fotografada, poderá se retirar da cena para não gerar o constrangimento que te gerou...


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2013, 12:47:03
falta de respeito? o cara não tem direito de não querer ser fotografado?

Alexandre, acho que minha frase ficou muito mal colocada. Concordo que o cara tem o direito de não querer, acho que nessa situação podemos não fotografar e pronto... me referi a facilidade com que, atualmente, as pessoas ofendem umas as outras... o que aconteceu na foto, acontece diariamente no transito no caminho para o trabalho...

Em minha pós estudamos muito o Direito (Criminal e Civil) e tivemos bastante foco na proteção da imagem de uma pessoa. Desde então passei a não concordar com o entendimento de que seja proibido fotografar pessoas ou que seja roubo da imagem, desde que não se utilize a foto para agredir a imagem da pessoa ou para obter lucro.

Este assunto é bem controverso e, quando pesquisei a respeito, não encontrei nenhuma tipificação que nos proíba fotografar pessoas em locais públicos (salvo em algumas situações, militares, crianças e pessoas em condições específicas).

Acho que vale o bom senso, sempre! Eu já tentei fotografar pessoas na rua e quando percebi que estava incomodando não cliquei, mas não recrimino quem clica mesmo assim, pois não entendo que seja proibido...

Se algum advogado fizer parte do fórum e quiser colaborar será bem vindo rsrsr...

Abs!

 


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 30 de Junho de 2013, 12:47:27
Faço bastante street e já me deparei com gente pedindo pra apagar foto. Apaguei numa boa, sem problemas e expliquei que não sou profissional e a foto não seria publicada em lugar nenhum.
Na dúvida, apague a foto e se desculpe e boa.

Já discutimos sobre direitos aqui referente a street e tds foram bem categóricos: o direito de imagem é pessoal, mas se a pessoa está em local público (rua) fazendo coisa que qualquer um poderia ver, vc pode clicar.

De qualquer maneira, evitar confusão é sempre bom.

Abcs

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2013, 17:00:24
Alexandre, acho que minha frase ficou muito mal colocada. (...) me referi a facilidade com que, atualmente, as pessoas ofendem umas as outras... o que aconteceu na foto, acontece diariamente no transito no caminho para o trabalho...

realmente não foi o que passou no início, mas concordo que não existe também a necessidade de ofensa por parte do fotografado (mesmo que seja uma resposta à ofensa que ele possa ter sentido sendo fotografado) ...



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2013, 17:03:13
E o que me dizem disso?

http://g1.globo.com/sao-paulo/fotos/2013/06/veja-fotos-feitas-pela-jovem-chinesa.html#F858281

não sei se entendi sua colocação..

abrindo o link eu caí direto na foto de 2 mulheres se beijando. Se for sobre isso, cara, já pensou se uma delas (ou as duas) é homossexual escondida da família? deve dar um processo e tanto pro fotógrafo. Vai saber, quem garante que após a foto não houve uma conversa pedindo pra publicar? difícil, mas vai saber...

as demais, não percebo grande "problema".. as pessoas que fazem os cartazes ao meu ver (e nos manifestos que fui fotografar) fazem é questão de aparecer com suas frases escritas...

só não entendi quem é a tal de "jovem chinesa".... nessa fiquei totalmente boiando.
« Última modificação: 30 de Junho de 2013, 17:06:43 por Luciano.Queiroz »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2013, 17:14:36
Lugar público, o cara tem tanto direito não querer ser fotografado quanto você de fotografar! Apagar ou não é opção sua e não dele!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2013, 17:43:09
Lugar público, o cara tem tanto direito não querer ser fotografado quanto você de fotografar! Apagar ou não é opção sua e não dele!

se o cara solicitar pra apagar a foto, eu apago pra evitar confusão...

"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM