Autor Tópico: Sofia e Luisa - um exemplo no meu fluxo de trabalho no Lightroom  (Lida 4621 vezes)

fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Conforme comentado neste tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=88729.0, resolvi colocar aqui o meu fluxo de trabalho para editar esta foto:



Não sei se foi exatamente esta a ordem que executei a edição, mas acho que é a que fica melhor de explicar. Cliquem nas imagens abaixo para vê-las maiores.

Vamos lá, primeiro um crop para alinhas os olhos das meninas:


Depois os ajustes básicos de ajuste do perfil da lente, exposição, contraste, presença, vibração e saturação:


Ao mesmo tempo que eu gosto do efeito da presença em toda a cena, a pele não fica com um aspecto legal. Então, eu aplico o pincel com uma quantidade negativa de presença. Também aproveitei e diminui os highlights pois estava muito estourado no rosto da Sofia:


Aumento da nitidez (em retratos, cuido para não usar o raio > 1, pois fica meio artificial:


Ajustando a curva de tons para criar esta "névoa" na imagem. Note que clipei os tons escuros também. Não sei porque mas eu particularmente gosto deste efeito:


E era isso:


Sofia e Luisa by fsandbox, on Flickr

Espero que gostem! :D Fico à disposição para perguntas, sugestões e críticas!

Abs. :ok:
« Última modificação: 30 de Junho de 2013, 17:11:27 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2013, 18:47:13
As primeiras imagens nao abriram pra mim :/


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2013, 18:48:53
só ta abrindo a ultima


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2013, 19:35:57
pois é. até hoje nunca consegui usar o google drive pra compartilhar fotos assim. sempre dá algum problema...

nova tentativa, agora através do Facebook:

crop:


ajustes basicos:


pincel:


nitidez:


curva de tons:


ah, se algum moderador quiser editar os links do primeiro post, eu agradeco!
« Última modificação: 30 de Junho de 2013, 19:36:40 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2013, 19:58:57
Muito obrigada por ter compartilhado, gostei muito desse tratamento e de um outro em P&B que você postou há uns dias também. Depois vou testá-lo!


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2013, 03:35:58
Fkhune,

Muito bacana este efeito. Impressão minha ou é parecido com os que o spiderman usa?


Obrigado por compartilhar.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


mrferreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.096
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2013, 08:05:13
Obrigado por compartilhar! Sempre quis fazer algo assim em minhas fotos!

Naquela edição do pincel, que tratativa vc fez ali?

Canon T3i + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II; EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II; EF-S 50mm f/1.8 STM




fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2013, 09:34:59
Muito obrigada por ter compartilhado, gostei muito desse tratamento e de um outro em P&B que você postou há uns dias também. Depois vou testá-lo!

Valeu Daniela! :)

Está falando desta foto?


More to love. by fsandbox, on Flickr

É basicamente jogar com a curva de tons conforme o último passo da sequência. regula a posição do início da reta (ponto mais abaixo, à esquerda) para cima (para aumentar a "névoa") e para a esquerda (para clipar os pretos). eu sempre experimento na tentativa e erro mesmo.

Abs.

fkuhne.tumblr.com


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2013, 09:39:40
Fkhune,

Muito bacana este efeito. Impressão minha ou é parecido com os que o spiderman usa?


Obrigado por compartilhar.

Valeu Palmeida.

Eu não tenho dúvidas de que o estilo do Spider (ou da empresa dele a Panoptes) me influencia, isso pra mim é fato. Acho que ele é referência pra muitos aqui do fórum e fora dele. Fico feliz de ser lembrado, mas não tenho a pretensão de repetir o que ele faz :).

Não sei como ele faz a edição, se ele usa exatamente estes passos, ou faz algo diferente. Sei que ele usa LR e depois Photoshop...

Abs. :ok:
fkuhne.tumblr.com


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2013, 09:43:56
fkuhne,

Vi que você subiu o sharpering pra 120 / 1.0 / 25. Sempre que tento algo alto assim minha foto fica zuada rsrs...
Existe algum contra ponto que eu preciso acertar?

Abs e obrigado por compartilhar...



fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2013, 09:44:25
Obrigado por compartilhar! Sempre quis fazer algo assim em minhas fotos!

Naquela edição do pincel, que tratativa vc fez ali?

Obrigado mrferreira.

No passo 2 adicionei clarity +40, exposição +0,3 e contraste +50. Por conta disto (principalmente pelo clarity, ou presença), a pele tende a ficar com um aspecto estranho, perde a naturalidade, ainda mais em crianças.

Como ao mesmo tempo eu gosto do efeito da presença, decidi usar o pincel no rosto para remover o clarity (-44) e diminuir também os highlights (-40).

Abs! :ok:
fkuhne.tumblr.com


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2013, 09:51:24
Quem tiver problemas com postagem de imagens(fotos que somem, foto que não carrega, etc...), eu uso esse site aqui: http://imgur.com/ para colocar minha imagens, gratuito e muito bom! :ok:
Fábio Pedro.


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2013, 18:19:17
Valeu Palmeida.

Eu não tenho dúvidas de que o estilo do Spider (ou da empresa dele a Panoptes) me influencia, isso pra mim é fato. Acho que ele é referência pra muitos aqui do fórum e fora dele. Fico feliz de ser lembrado, mas não tenho a pretensão de repetir o que ele faz :).

Não sei como ele faz a edição, se ele usa exatamente estes passos, ou faz algo diferente. Sei que ele usa LR e depois Photoshop...

Abs. :ok:

O spiderman é fera mesmo. Eu ainda não tenho bagagem para criar algo criativo. O que tento fazer hoje é assimilar (podemos dizer, repetir) os estilos que admiro. Acredito que isso é parte de um processo. Repetindo ou buscando utilizar a mesma técnica, vou aprendendo muitas coisas e fazendo fotos melhores do que se eu realmente criasse algo novo. Num futuro próximo, tentarei desenvolver o meu estilo, mas espero ter lido muitos livros e já  ter utilizado (copiado?) o estilo de fotos que admiro.

Obrigado pela resposta e pelo post. Agora vou passar a utilizar a "curva de tons" do LR, algo que ignorava até hj.
 :ok: :ok: :ok:
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, 18:20:26 por Palmeida »
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2013, 18:51:57

Valeu Daniela! :)

Está falando desta foto?


More to love. by fsandbox, on Flickr

É basicamente jogar com a curva de tons conforme o último passo da sequência. regula a posição do início da reta (ponto mais abaixo, à esquerda) para cima (para aumentar a "névoa") e para a esquerda (para clipar os pretos). eu sempre experimento na tentativa e erro mesmo.

Abs.

Era essa mesma! Obrigada por compartilhar, logo mais tentarei fazer uns testes! :D


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2013, 19:51:27
Pra mim, o truque "habita" exatamente ali no ajuste do curves. Obg pelo conhecimento compartilhado.  :fight: