Autor Tópico: T3i e d90 - foto noturna!  (Lida 5080 vezes)

Bernstein

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 28 de Junho de 2013, 01:22:53
Amigos, sou novo no fórum.
Moro em Araruama no RJ.
Estive lendo alguns tópicos e não consegui sanar minha dúvida.
Comprei uma d90 a menos de 2 meses para hobby. A câmera deve ter menos de 500 clicks para se ter idéia.
Tinha uma d5000 antes desta e ja estava um pouco familiarizado com as nikon.
Acontece que fiquei um pouco decepcionado com ela num evento que fui neste final de semana a noite.
Um amigo meu levou a t3i dele e tiramos algumas fotos noturnas de pessoas e paisagens. A lente dele era a 18-55 e a minha 18-105.
Ao compararmos as fotos, percebi que as dele, com as mesmas configurações de iso, exposição etc ficaram muito mais nítidas e com cores mais vividas que as da minha d90. Todas não usamos flash e foram com iluminação de lâmpadas amarelas e algumas com lâmpadas brancas de piscina.
Então li que as cannon tem uma qualidade de imagem melhor.  Seria isto então?


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2013, 01:40:00
Acredito que não amigo, ambas devem apresentar qualidade de imagem muito semelhante. O que pode ocorrer é que o sensor da t3i é mais novo que o da d90, e lida melhor com alto iso, já vi mais relatos aqui no fórum de quem teve ou tem a D90 e realmente, a reclamação de iso alto é um pouco comum. Mas também, não me parece haver um divisor de águas neste quesito entre uma e outra, pelo menos não pro meu olho. Perde-se em alguns quesitos, ganha-se em outros, é assim que ambas convivem no mercado. As nikon por exemplo são conhecidas pelo excelente dynamic range... Se pesquisar pela net poderá ver algumas samples comparando as duas câmeras com mesmas configurações em diversas situações, isso pode ajudar na busca de formar uma opinião mais consistente. Se não me engano o DPReview costuma fazer isso, mas se jogar no google "d90 x t3i" vai achar.
Abraço
Tecpix + motorola do guga


Marcullo

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2013, 07:48:09
Cara, vc avaliou isso apenas olhando no lcd das cameras? Se foi assim, esta errado. O lcd da t3i tem uma qualidade superior, por isso, parece que a foto ficou melhor.
Tenho uma t3i e sei que esse lcd as vezes engana, pra melhor e para o pior.
Faca isso, pegue as duas imagens e abra o computador.
Ah, e nao conecte as cameras na tv via hdmi, isso tb nao serve, a imagem nao fica tao boa.
Abs
Renato


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2013, 10:15:39
T3i tem a qualidade de imagem superior à D90 sim, inclusive em alto iso.


Marcullo

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2013, 10:27:30
Cara, nao fique apenas em opinioes. Maior iso disponivel nao eh garantia de melhor imagem em altos iso. A d90 tb eh uma camera excelente( e olha q tenho uma t3i).
Faz q nem eu, va em snapsort.com e compare as duas cameras.
Sao equivalentes. Por isso, faca aquele teste na tela do pc. Vc vai ver q vale a pena.
Abs
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, 10:31:02 por Marcullo »


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2013, 11:18:05
A tela lcd da D90 realmente é uma ****  :aua: :aua: :aua:

As cores saem muito estranhas no lcd. Como já dito acima.. não compare as fotos pelo lcd. Passe elas para o computador e avalie-as.

Outra coisa.. A canon é "famosa" por incluir no firmwire várias "mentiras".. já processam a imagem de modo muito mais intenso que a nikon.

Eu particularmente, prefiro muito mais a nitidez, cores, nitidez e balanço de branco automático das nikons..

A Canon, no meu ponto de vista, só oferece uma vantagem pela praticidade.. lentes mais baratas e aos montes...
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, 11:18:39 por matsyll »


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2013, 11:41:14
Todas as configurações mesmo?
ISO, Exposição, Velocidade, WB, (sem tratamento no JPG, melhor seria raw), ponto de foco... tem certeza?
As imagem deveriam ser muito parecidas. Tem boi na linha.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Bernstein

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2013, 13:40:50
Galera. Obrigado pelas informações.
Pra tirar a dúvida eu vi as imagens pelo LCD das máquinas. Não cheguei a colocar no pc.
Agora não lembro se as imagens da câmera canon do meu amigo estavam em jpeg. A minha estava.
As configurações estavam iguais. Balanço de branco iso etc.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2013, 17:33:19
De fato a D90 é uma excelente câmera, mas já vi muito relatos de cores lavadas; e ainda um fraco desempenho em ISOs alto, quando comparada com câmeras mais recentes. Já era de se esperar pois é uma câmera veterana.

Já usei câmeras Canon e as cores que elas fornecem parecem mais 'vibrantes'; as Nikon, digamos: mais fiéis.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2013, 23:10:26
D90 + lente do kit, 18-105 - clique na foto para ver maior,


DSC_0720 por Renato Augusto Salles, no Flickr


DSC_0746 por Renato Augusto Salles, no Flickr


DSC_1286 por Renato Augusto Salles, no Flickr


DSC_0749_DxO por Renato Augusto Salles, no Flickr


DSC_0983 por Renato Augusto Salles, no Flickr

Abs,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Gabri298

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2013, 11:49:48
Cara, vc avaliou isso apenas olhando no lcd das cameras? Se foi assim, esta errado. O lcd da t3i tem uma qualidade superior, por isso, parece que a foto ficou melhor.
Tenho uma t3i e sei que esse lcd as vezes engana, pra melhor e para o pior.
Faca isso, pegue as duas imagens e abra o computador.
Ah, e nao conecte as cameras na tv via hdmi, isso tb nao serve, a imagem nao fica tao boa.
Abs
Renato
Realmente não pode comparar foto , pelo LCD , há uma diferença gritante, na minha t3 quando eu tiro as fotos , eu acho q poucas fotos sairam boas , mas quando eu coloco-as no pc ai a historia muda.
D90 com uma 55-300mm +18x55mm

Fótografo de aeronaves :p


Bernstein

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2013, 13:51:34
Amigos obrigado pelas informações.
To aprendendo ainda e cada dia eu agrego mais informações.

Abcs.