Entendi!
Olha, cada tratamento ai teve uma função... O PB veio para dar mais ênfase nas linhas da foto, realçar os desenhos do teto. Achei que com cor a foto ficou confusa e não esta dando atenção ao elemento que eu queria.
A última foto foi feita pensando na publicidade dele. Uma "Capa".
Eu entendi o seu comentário mas, na minha opinião, se o tratamento diferente tiver um propósito fica tudo bem! =) O que você acha?
Gui, eu acho que ao mostrar um ensaio fotográfico, independente do veículo, há de se preocupar com a linguagem. Se o tema for você, o fotógrafo, sua biografia pode conter várias faces do seu trabalho. Então apresentar a vida profissional de Gui Teixeira, o curador pode apresentar fotos que fizeram sua carreira, diversos ensaios diferentes, contendo, portanto, fotos de tratamentos diferenciados.
Mas no caso de um ensaio em si, de um mesmo tema, não faz sentido procurar consistências, pois ela deveria ser uma só. A não ser que a multiplexidade de tratamentos seja o tema, ou faça dele parte significativa. O ensaio deve ser consistente por si só. Vários tratamentos, me parece ser a busca em tentar salvar uma foto não tão boa.
Vá a uma exposição de um fotógrafo (sem ser biográfica) e veja se encontra diversidade de tratamentos... Que curador seria esse?
No caso aqui do Fórum, mudando o que deve ser mudado, acho que um bom treinamento seria buscar essa homogeneidade nas fotos de um ensaio. Nas na verdade, percebo que poucos sabem sequer o que seria um ensaio.
Não quero ser o dono da verdade, e mereço ser questionado, mas sugiro uma leitura nesse artigo: O Conceito de Ensaio Fotográfico, de Beatriz Cunha Fiuza e Cristiana Parente.
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1511/1257Abraços
Elmo