Autor Tópico: Câmera grande é sempre melhor.....  (Lida 2727 vezes)

Gabri298

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 01 de Julho de 2013, 11:32:09
Realmente , eu prefiriria uma camera um pouco pequena , mas que fizesse otimas fotos!
D90 com uma 55-300mm +18x55mm

Fótografo de aeronaves :p


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #16 Online: 01 de Julho de 2013, 11:32:35
O problema da fotografia é que, apesar de termos regras e geralmente segui-las, é uma área mais de percepção do que tecnicalidades.

Tecnicamente, uma foto sub é errado, mas a mim agradam mais e por ai vai. e oque é bonito para uns, é feio para outros. Na ciência já não temos isso ou é ou não é e trocentas fórmulas comprovando o resultado.

O Pessoal pira demais nessa questão de profissionalismo das câmeras, afinal, quem é profissional, a câmera ou o fotógrafo?
Já esta mais do que provado que é possível trabalhar com compactas, SZ, Micro 4/3, Reflex e FF.
A nossa querida OM-D E-5 é a prova viva que uma MTF pode ser tão boa ou melhor quanto as FF.

Mas o pré conceito sempre irá existir, porque as pessoas sempre irão querer se destacar das demais.
"A minha câmera FF é mais profissional do que a sua".
"A minha câmera é FF e a filme, sou mais profissional que tu".

E por ai vai, exemplo recente é a discussão da 6D vs 5dMk2 vs 5dmk3 vs qualquer Nikon.

Enfim, o problema é Ego !

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #17 Online: 01 de Julho de 2013, 11:33:18
Realmente , eu prefiriria uma camera um pouco pequena , mas que fizesse otimas fotos!

So, Welcome to the MFT World !  :ok: :D
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #18 Online: 01 de Julho de 2013, 11:36:09
Eu já acho que esse preconceito só muda de foco. Não precisamos nem ir longe para ver que a moda atual é achar que apenas FF é capaz de fazer uma boa imagem e que as pessoas acham que ao migrar para FF suas fotos vão automaticamente melhorar.

Exatamente, e isso já foi muito debatido aqui.

FF é bom? é, sim, claro!, mas é tudo de bom? não, claro que não!. Cada caso pede uma coisa diferente da outra, e sabemos que ambos tem pontos fortes e fracos.

Assim como hoje o CMOS reina, amanhã quem sabe não será o Fóveon(claro se ele tiver competência para se estabelecer).

Já se fala até em digitais com telêmetro na tela onde mostra o DOF de acordo com a lente acoplada, com essa tecnologia ninguém mais vai errar o DOF, porque vai ter uma fita métrica na tela que mostrará o assunto dentro do campo focal entre guias. :shock:

Quem viver verá! :ok:
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, 11:39:44 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Gabri298

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 01 de Julho de 2013, 12:50:24
D90 com uma 55-300mm +18x55mm

Fótografo de aeronaves :p


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #20 Online: 03 de Julho de 2013, 10:07:39
muito legal... muito interessante a percepção de pessoas comuns sobre o tema.

continuo não me identificando com essas câmeras, mas pelo menos minha "recusa" não tem nada a ver com qualidade de imagem...


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 03 de Julho de 2013, 11:53:58
muito legal... muito interessante a percepção de pessoas comuns sobre o tema.

continuo não me identificando com essas câmeras, mas pelo menos minha "recusa" não tem nada a ver com qualidade de imagem...

Idem. Meus contras são a respeito da ergonomia, falta de um viewfinder (fotografar no sol sem viewfinder é de chorar) e normalmente cameras pequenas não gravam o RAW.
 


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 03 de Julho de 2013, 11:58:51
Idem. Meus contras são a respeito da ergonomia, falta de um viewfinder (fotografar no sol sem viewfinder é de chorar) e normalmente cameras pequenas não gravam o RAW.

Só corrigindo....até onde sei...sem nenhuma exceção.... todas as mirrorless de lentes intercambiáveis (Oly, Samsung, Pana, Fuji, Sony, Nikon, Canon etc)  ...que é do que trata o comercial...gravam em raw....diversas delas tem viewfinder...e ainda existem os viewfinder avulsos.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #23 Online: 03 de Julho de 2013, 12:22:21
Por mais que eu confie na qualidade de imagem das mirrorless, eles vão precisar do mesmo jeito aumentar o tamanho das câmera pra atingir uma ergonomia de uma profissional pra alto tempo de uso, mas gostei da idéia do case, se vendessem podia ajudar bastante a galera na questão da ergonomia e praticidade na cobertura de um evento, por exemplo....

Na verdade eu sou adepto do mesmo sistema das câmeras de médio e grande formato, você monta a câmera do jeito que quiser, back digita, sensor mais avançado/p&b, filme, ia ser muito mais interessante se vc pudesse comprar o corpo que mais te interessa pelo uso e trocar sensores e lentes conforme a necessidade de cada um, eu adoraria uma rangefinder com sistema m4/3....mas gostaria de escolher o sensor que melhor me atendesse...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #24 Online: 03 de Julho de 2013, 18:37:44
acho um equipamento BEEEM interessante pra uso amador, se eu tivesse um M4/3 com toda a certeza usaria ela nas minhas saidas fotograficas, mas pra trabalho nao rola, nao pela qualidade, nem por nada disso, mas ergonomia mesmo, eu sou louco por uma D3s, D4, mais pelo corpo do que pela qualidade, inclusive ja pensei em comprar uma D2X usada(mesmo sensor da D200 porém com corpo mais robusto(semalhante a D4))... tenho uma D3100 e uma D90, a D3100 aguenta ISOs mais altos, é menor, tem um sensor mais moderno, mas só uso a D90 basicamente, motivo? Tamanho, ergonomia, facilidade de atalhos na mao... infelizmente isso manda e MUITO no uso profissional, acho interessante termos equipamentos que entregam a mesma qualidade de imagem que uma FF gigante, pra uso amador é perfeito, mas pra um profissional que precisa de conforto é complicado.
@jacobfotografiacriativa


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #25 Online: 03 de Julho de 2013, 20:03:57
André, minha G2 é super confortável com uma ótima pegada.
E você esta pensando em um uso profissional específico, tenho certeza.

Veja, na fotografia há vários motivos para se ter uma câmera com corpo semelhante a D4 e muitos outros para se ter uma câmera com qualidade de FF num corpo de uma compacta.

Então, falar que as mais compactas, mas com qualidade igual a uma FF (EX: OM-D E5) é ideal para uso amador pela ergonomia é uma falácia.

Você pode dizer que para você não serve para uso profissional por causa do seu modo de fotografar.

Oque eu vejo é um grande pré-conceito com essas novas câmeras que vem surgindo.
Pessoal acha que só porque é maior é melhor, coisa de quem não entende de fotografia,  quem entende mesmo, deveria ter deixado esse pré-conceito de lado a muito tempo !
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #26 Online: 03 de Julho de 2013, 20:33:32
 :snack:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #27 Online: 03 de Julho de 2013, 20:46:29
aaaah que saco! O vídeo tá off! :aua:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #28 Online: 03 de Julho de 2013, 20:52:09
Putz, o link vídeo não está mais funcionando...

Mas eu sou do time do Luciano e do sri_, não consegui me adaptar às mirrorless... E olha que já experimentei várias (inclusive a tão falada OM-D), mas pra mim, pro meu tipo de foto, realmente não casou. A ergonomia ainda é muito importante quando se usa uma câmera por 6, 8, 10 horas seguidas, às vezes até mais. Não consigo nem mesmo usar uma DSLR sem grip, em pouco tempo já começa a doer a mão. A única que a ergonomia me agradou um pouco mais foi a GH2, que tem formato de corpo parecido com as DSLR, mas provavelmente teria que usá-la com grip, pois a pegada dela é muito pequena.

E também, por mais que tenha tentado, não consegui me adaptar ao viewfinder eletrônico, sei lá, acho que sou um cara muito antiquado, rsrs. Sei que tem muitas vantagens em um sistema como o micro 4/3, mas acho que ainda vai demorar um pouco até abandonar as reflex...


Agora, pra hobby e para trabalhos mais de estúdio, acho que as mirrorless são bem próximas do ideal! Confesso que já tive vontade de ter várias delas, OM-D, X100, X Pro-1 (adoro esse estilo "retrô" dessas três em especial), etc, etc, etc, mas ainda tenho outras prioridades antes de me dar ao luxo de ter dois sistemas ao mesmo tempo...


Se alguém tiver algum outro link pro vídeo, por favor, repostem aqui.

Abraços


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #29 Online: 03 de Julho de 2013, 21:03:25
Putz, o link vídeo não está mais funcionando...

Mas eu sou do time do Luciano e do sri_, não consegui me adaptar às mirrorless... E olha que já experimentei várias (inclusive a tão falada OM-D), mas pra mim, pro meu tipo de foto, realmente não casou. A ergonomia ainda é muito importante quando se usa uma câmera por 6, 8, 10 horas seguidas, às vezes até mais. Não consigo nem mesmo usar uma DSLR sem grip, em pouco tempo já começa a doer a mão. A única que a ergonomia me agradou um pouco mais foi a GH2, que tem formato de corpo parecido com as DSLR, mas provavelmente teria que usá-la com grip, pois a pegada dela é muito pequena.

E também, por mais que tenha tentado, não consegui me adaptar ao viewfinder eletrônico, sei lá, acho que sou um cara muito antiquado, rsrs. Sei que tem muitas vantagens em um sistema como o micro 4/3, mas acho que ainda vai demorar um pouco até abandonar as reflex...


Agora, pra hobby e para trabalhos mais de estúdio, acho que as mirrorless são bem próximas do ideal! Confesso que já tive vontade de ter várias delas, OM-D, X100, X Pro-1 (adoro esse estilo "retrô" dessas três em especial), etc, etc, etc, mas ainda tenho outras prioridades antes de me dar ao luxo de ter dois sistemas ao mesmo tempo...


Se alguém tiver algum outro link pro vídeo, por favor, repostem aqui.

Abraços

Humberto, o máximo tempo que fiquei com as câmeras em mãos foi por volta de umas 5 horas de baixo de sol, focando hora no céu , hora na terra e assim sucessivamente !  :D

Ergonomia é algo muito importante numa câmera para mim, ao contrario de vocês,  eu não me acostumo é com o grip!  :D




Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/