Autor Tópico: Fotografando Motocross, apanhei muito!  (Lida 4284 vezes)

Adriano Monezi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
  • Clicando
    • Guia Lacerda
Online: 01 de Julho de 2013, 13:09:51
Pessoal, pensa num sol escaldante do interior de MT, fui fazer umas fotos para o site da 4ª Etapa de Motocross mais várias fotos minhas ficaram claras demais, não sei se é algum defeito na câmera ou algo parecido

Coloquei ela em modo M, coloquei a esposição em 4000 e a abertura em F9~F4 e a ISO em 200~400 vejam só o resultado ( OBS sem flash )







Depois de tanto mexer nem sei onde ( sou iniciante em fotografias e quero muito aprender ) consegui resultados melhores, porém algumas fotos ficaram fora de foco







FORA DE FOCO, GOSTARIA DE CONGELAR A MOTO COMO FIZ NAS OUTRAS FOTOS, MAIS ESSAS MOTOS CORRE MAIS DO QUE AS OUTRAS





Sendo uma D90 é isso mesmo ou teria como ser melhor?
Aprendendo a clicar...


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2013, 13:21:42
Poderia ter diminuído o ISO para 100, ou equivalente, ou diminuído a abertura.
Uma técnica interessante seria usar o panning em algumas fotos. :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2013, 14:10:47
Uma técnica interessante seria usar o panning em algumas fotos. :ok:

Concordo, o Panning ficaria legal...

As duas primeiras ficaram super expostas, pelo visto o sol estava fritando... Você tentou reduzir isso no pós?

Tive a impressão de ver motion blur ou falta de nitidez nas duas últimas, qual foi a velocidade e abertura?

Abs


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2013, 14:23:21
acho que o ideal seria tirar todas essas propagandas das fotos.
não sei em que grau você participou do evento,se foi só assistir,ou se foi para montar um portfólio ou se foi trabalhar e ser remunerado,mas no geral é....

ainda não sabe configurar a cam.coloca do P e manda ver,assim não se preocupará na exposição.
outra coisa é,fotos de motocross,bike bmx, skate etc. sempre deve-se mostrar da onde vem o atleta e para onde vai...assim vc terá mais impacto na imagem.
quem olhar vai ver que o atleta estava muuuito alto em uma manobra.
panning seria uma boa sim,mas apenas no race,nas manobras aéreas não combina.

gostei muito da 4 e da 8,tem muito haver com o tema.

e sim da pra melhorar muito,a D90 é uma super câmera,dominando o equipamento se consegue um resultado muito melhor.

abç. :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2013, 14:41:53
da pra melhorar muito, por começar a assinatura, sinceramente? A primeira coisa que vi nas suas fotos foi a assinatura, a foto em si ficou pra segundo plano, depois de me esforçar bastante e tentar esquecer esse monte de informaçoes na imagem (lembre-se, mais é menos, e vice-versa) fui analisar as fotos... muitas delas tem estouros, quase todas, esse iso em 200-400 foi totalmente desnecessario, poderia ter diminuido pra 100 e se mesmo assim continuasse com estouros, jogava um ou dois f/stops pra cima, tente usar o fotometro parcial ou pontual em casos desse tipo, cada foto é uma foto amigo, nem sempre da pra usar a mesma configuraçao em um evento inteiro, dê uma lida sobre como usar o histograma, nunca vá pela imagem que voce ve no seu visor que ela engana, ainda mais de dia em que mal se consegue ver as imagens com o sol batendo no LCD, a ultima imagem ficou lavada, com falta de contraste, a 7 ficou com falta de foco na moto, o resto está estavel, e a moto nao... e em geral eu acho que faltou composiçao, tem foto torta sendo que o motivo nao pede isso ou nao se vê razao pra tal, tem foto de cima que da uma sensaçao esquisita tambem sem ter motivo... bom, da pra melhorar bastante, o equipamento de forma alguma vai influenciar nisso, o que fará a sua foto é voce e nao sua camera!

my 2 cents!
@jacobfotografiacriativa


Adriano Monezi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
  • Clicando
    • Guia Lacerda
Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2013, 15:07:38
Poderia ter diminuído o ISO para 100, ou equivalente, ou diminuído a abertura.
Uma técnica interessante seria usar o panning em algumas fotos. :ok:

O que é Panning ? Onde tem um artigo pra que eu possa ler!
Aprendendo a clicar...


Adriano Monezi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
  • Clicando
    • Guia Lacerda
Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2013, 15:09:03
Concordo, o Panning ficaria legal...

As duas primeiras ficaram super expostas, pelo visto o sol estava fritando... Você tentou reduzir isso no pós?

Tive a impressão de ver motion blur ou falta de nitidez nas duas últimas, qual foi a velocidade e abertura?

Abs

Tava no modo AUTO ( não sabia o que fazer ) por isso deixei em auto.
Aprendendo a clicar...


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2013, 15:10:30
Panning é quando consegues dar sensacao de movimento na imagem, normalmente se usa uma velocidade mais baixa, se acompanha o assunto em movimento e o resto ficar fora de foco pela baixa velocidade...

http://www.flickr.com/photos/andreluisjacob/8808473215/ esta foto minha retrata um panning(nao gosto mto dela, mas ta valendo)


 :ok: :ok:
@jacobfotografiacriativa


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2013, 15:11:23
O que é Panning ? Onde tem um artigo pra que eu possa ler!

Panning é basicamente deixar focado o assunto principal enquanto o fundo fica borrado com a sensação de movimento...

Um bom artigo aqui:
http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-panning-e-como-usar-este-efeito

A dificuldade é deixar o Assunto principal nítido.
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, 15:13:20 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Adriano Monezi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
  • Clicando
    • Guia Lacerda
Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2013, 15:11:26
acho que o ideal seria tirar todas essas propagandas das fotos.
não sei em que grau você participou do evento,se foi só assistir,ou se foi para montar um portfólio ou se foi trabalhar e ser remunerado,mas no geral é....

ainda não sabe configurar a cam.coloca do P e manda ver,assim não se preocupará na exposição.
outra coisa é,fotos de motocross,bike bmx, skate etc. sempre deve-se mostrar da onde vem o atleta e para onde vai...assim vc terá mais impacto na imagem.
quem olhar vai ver que o atleta estava muuuito alto em uma manobra.
panning seria uma boa sim,mas apenas no race,nas manobras aéreas não combina.

gostei muito da 4 e da 8,tem muito haver com o tema.

e sim da pra melhorar muito,a D90 é uma super câmera,dominando o equipamento se consegue um resultado muito melhor.

abç. :ok:

Valeu pelas dicas, em relação as propagandas eu fui remunerado pra isso, como falei sou fotografo de baladas e eventos e tenho meu próprio site na cidade.
Aprendendo a clicar...


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Adriano Monezi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
  • Clicando
    • Guia Lacerda
Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2013, 15:15:47
Panning é quando consegues dar sensacao de movimento na imagem, normalmente se usa uma velocidade mais baixa, se acompanha o assunto em movimento e o resto ficar fora de foco pela baixa velocidade...

http://www.flickr.com/photos/andreluisjacob/8808473215/ esta foto minha retrata um panning(nao gosto mto dela, mas ta valendo)


 :ok: :ok:

Legal, ficou com o fundo bem desfocado, da pra usar isso em uma balada, desfocando as pessoas atrás do principal foco?
Aprendendo a clicar...


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2013, 15:18:14
Legal, ficou com o fundo bem desfocado, da pra usar isso em uma balada, desfocando as pessoas atrás do principal foco?


A técnica é para dar um efeito de movimento na cena. Teoricamente, da para se aplicar a qualquer objeto que esteja em movimento.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Adriano Monezi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
  • Clicando
    • Guia Lacerda
Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2013, 15:26:03

A técnica é para dar um efeito de movimento na cena. Teoricamente, da para se aplicar a qualquer objeto que esteja em movimento.

Entendi, geralmente usado em esportes de velocidade.
Aprendendo a clicar...


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2013, 15:38:38
Legal, ficou com o fundo bem desfocado, da pra usar isso em uma balada, desfocando as pessoas atrás do principal foco?

pra isso vc vai precisar de uma lente clara, panning pode ser feito com qualquer lente
@jacobfotografiacriativa