Autor Tópico: Onde posso melhorar?  (Lida 3227 vezes)

amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Online: 01 de Julho de 2013, 20:13:54
Pessoal,
Na sexta-feira fotografei um evento na empresa onde trabalhava. Utilizei pela primeira vez  a lente 24-105 f4L com a Câmera t3i + Flash yn-568EX.

Já dei um 'tapa' no LR4 mas acho que ainda tem muito o que melhorar. Aceito sugestões.
Para tanto, estou postando as fotos com os exifs.
Contextualização: Autitório, final de tarde, iluminação com lâmpadas fluorescentes. Fotos sem pretensão comercial, apenas para registro dos colegas.

Obs: O objetivo nesse tópico não é analisar a composição, mas o melhor resultado que poderia ser conseguido com relação à exposição, nitidez e foco, principalmente pelo potencial da LENTE.


Em todas utilizei a seguinte configuração (exceto distância focal)
Flash TTL em todas rebatido para o teto (forro plástico branco)



Shooting Mode   Manual Exposure
Tv( Shutter Speed )   1/50
Av( Aperture Value )   5.6
Metering Mode   Evaluative Metering
ISO Speed   800
Auto ISO Speed   OFF
Lens   EF24-105mm f/4L IS USM




1-


Focal Length   55.0mm


2-


Focal Length   28.0mm

3-

Focal Length   24.0mm

4 -


Focal Length   58.0mm

5-


Focal Length   28.0mm

6-


Focal Lenght  24.0 mm


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2013, 23:45:25
Essa lente já é bem nítida em f:4, pode usar sem medo!

As fotos estão legais, acho que o problema maior é a granulação, mas isso nao é culpa da lente.

Abraço.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2013, 01:07:54
Acho que não é granulação Mike, é artefato da baixa qualidade do JPG, a t3i não granula em ISO800.

Fotografou em RAW ou JPG? Clareou? Eu deixaria o ambiente levemente mais sub e dava uma forçadinha mais no flash para tirar um pouco da luz fluorescente que deixa a pele pálida.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2013, 09:21:05
Essa lente já é bem nítida em f:4, pode usar sem medo!

As fotos estão legais, acho que o problema maior é a granulação, mas isso nao é culpa da lente.

Abraço.

Mike,
Como era a primeira vez que utilizei, fiquei com medo de usar em f4 e perder nitidez das  pessoas que estivessem fora do foco.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2013, 09:26:38
Acho que não é granulação Mike, é artefato da baixa qualidade do JPG, a t3i não granula em ISO800.

Fotografou em RAW ou JPG? Clareou? Eu deixaria o ambiente levemente mais sub e dava uma forçadinha mais no flash para tirar um pouco da luz fluorescente que deixa a pele pálida.

Roberto,
Fotografei em raw e dei uma clareada. O zoom do flash estava em 14mm. Fiz a conversao para jpg pelo lr4. Voce acha que se tivesse deixado no iso  400 e forcado mais no flash e clareado depois no LR ficaria menos granulado?
Obrigado pelos comentarios mike e roberto


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2013, 10:33:37
meu pitaco.. não manjo muito de utilização de flash porque a maioria das minhas fotos são feitas de dia.. o que eu faria nesse caso:

modo manual, iso 800, f/4 (ou mais fechado dependendo da profundidade de campo que eu quisesse), velocidade 1/50 ou 1/60 (já que as cenas são quase todas paradas) e flash no automático (zoom e ttl) rebatido pra cima...

desse jeito o flash iria se ajustando pra cada cena e você trabalha usando o bloqueio de exposição de flash ou a compensação dele pra ajustar o que precisar..

(claro, ver foto é uma coisa, ver a cena ao vivo pode ser bem diferente.. talvez na hora eu mudasse bastante o que escrevi como dica, então se atenha a tentar entender a idéia do que escrevi, sem se preocupar tanto com os números)
« Última modificação: 02 de Julho de 2013, 10:38:11 por Luciano.Queiroz »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2013, 10:37:50
meu pitaco.. não manjo muito de utilização de flash porque a maioria das minhas fotos são feitas de dia.. o que eu faria nesse caso:

modo manual, iso 800, f/4 (ou mais fechado dependendo da profundidade de campo que eu quisesse), velocidade 1/50 ou 1/60 (já que as cenas são quase todas paradas) e flash no automático (zoom e ttl) rebatido pra cima...

desse jeito o flash iria se ajustando pra cada cena e você trabalha usando o bloqueio de exposição de flash ou a compensação dele pra ajustar o que precisar..

Luciano,
obrigado por comentar. Mas se você observar no início do tópico, foi exatamente isso que eu fiz.
Apesar disso, esperava mais principalmente da lente (ou talvez o corpo não esteja correspondendo). Ou pior, aquela pecinha que segura a câmera é que não está correspondendo  :D


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2013, 10:43:05
Luciano,
obrigado por comentar. Mas se você observar no início do tópico, foi exatamente isso que eu fiz.
Apesar disso, esperava mais principalmente da lente (ou talvez o corpo não esteja correspondendo). Ou pior, aquela pecinha que segura a câmera é que não está correspondendo  :D

Se fez isso e faltou luz, pode ter algo errado na configuração do flash, porque esse flash tem potência pra estourar tudo nessas cenas com essa configuração.. tem que trabalhar mais compensando a potência dele eu acho..


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2013, 10:53:35
Se fez isso e faltou luz, pode ter algo errado na configuração do flash, porque esse flash tem potência pra estourar tudo nessas cenas com essa configuração.. tem que trabalhar mais compensando a potência dele eu acho..

eu utilizei ele no zoom 24mm. tem condiçoes de ir até 105.


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2013, 12:29:46
Eu tive a mesma impressão das minhas primeiras fotos com o Flash, ai me veio uma dúvida, o TTL não é calculado assumindo a premissa de que o flash estaria apontado para o objetivo? Então se rebatermos no teto teríamos uma explicação para a aparente falta de potência?

Não sei se falei besteira, mas não achei nada no meu flash que indique ao TTL que ele esta apontado pro teto...

A iluminação das minhas fotos ficou parecidíssima com as tuas, mas não encontrei um motivo ainda...

Será que essa percepção de falta de nitidez tem a ver com a abertura usada? Há algum tempo vi que umas fotos minhas (com outra lente) que tinham aberturas superiores a f/9 estavam ficando menos nítidas. Depois de pesquisar bastante achei um gráfico do DxO que explica o que acontece, no teste que fizeram com a minha lente eles indicam que o melhor ponto de nitidez dela vai de f/5 a f/8...

Talvez seja um indício...

abs


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2013, 12:32:39
Aldo, não tem um link com elas em alta? Será que todo esse problema da granulação não se deve ao redimensionamento aqui pro mf ou talvez até teu host? Pq pelas configurações que tu passou era pra estar melhor...

Abração
Tecpix + motorola do guga


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #11 Online: 02 de Julho de 2013, 14:00:49
Aldo, não tem um link com elas em alta? Será que todo esse problema da granulação não se deve ao redimensionamento aqui pro mf ou talvez até teu host? Pq pelas configurações que tu passou era pra estar melhor...

Abração

Daí Fernandez, Beleza?
Pois é, cara... eu exportei do raw para JPG também na resolução máxima. arquivos em jpg com 13mp e quando visualizo, estão bem granuladas. Será que as fotos podem ter ficado assim no "tapa" que eu dei no LR4? Mexi na exposição (para clarear), uma melhoradinha no ruído e na nitidez. mas só de leve.
Não tenho o link do arquivo normal (13 mp) mas realmente quando dou zoom na visualização de tela, a imagem está pixelizada e granulada.  :ponder:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #12 Online: 02 de Julho de 2013, 14:24:37
creio que cheguei a uma conclusão.
As fotos vistas pelo LCD da câmera, apesar de mais escuras, não estão granuladas. Devo ter dado uma vacilada no tratamento. De outra forma, ao dar o zoom máximo da câmera pelo visor LCD, também deveria ficar granulado e pixelizado, o que não está acontecendo. Então, presumo que a falha está no tratamento no LR.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Julho de 2013, 14:42:07
A visualização no lcd, salvo engano meu, é de jpg, ou seja, já processado pela câmera... um pouco de granulação é normal quando se dá zoom no lightroom, mas já fiz impressões 30x25 em iso 1600 e praticamente imperceptível qualquer ruído... Não que eu manje muito de edição ou qualquer outra coisa, mas vou te passar meu e-mail por mp pra tu me enviar uma dessas fotos em raw ainda, sem conversão nem nada, aí posso dar uma estudada melhor no que pode estar acontecendo, ou, na pior das hipóteses, ficar boiando junto contigo, hehe

Abraço
Tecpix + motorola do guga


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 02 de Julho de 2013, 20:06:36
Cara, deixa sua tela de exportação com as seguintes configurações e faz um teste.



A resolução pode deixar menos, mas eu gosto de deixar em 240.
« Última modificação: 02 de Julho de 2013, 20:07:17 por Roberto Dellano »