Autor Tópico: Craig - O carpinteiro.  (Lida 1278 vezes)

guiteixeira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Oooolá enfermeira!
    • Gui Teixeira Fotografia
Online: 01 de Julho de 2013, 08:03:08
Olá!

Viajei a trabalho para os EUA no começo do ano e aproveitei para fazer novas amizades e praticar fotografar pessoas. Tem algum tempo que eu me dedico quase que exclusivamente a fotografia de alimentos e já estava esquecendo como é legal fotografar "coisas que se mexem e conversam".  :D

Craig é carpinteiro e me convidou a conhecer a oficina dele. Aqui estão algumas imagens do dia:

1.


2.


3.


4.


5.


6.


7.


8.


Eu abri um tópico na sessão antes e depois com essa última imagem - http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=88780.0

Eu elogios são bons mas críticas são fundamentais! Eu adoraria ouvir sobre os erros e acertos nessas fotos!

Abraço e obrigado!


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2013, 08:13:47
Boas fotos, as que mais gostei foram a 6, 7 e 8. A 3 ta mto boa mas tem alguma coisa no canto inferior esquerdo que atrapalha.
A composição da 4 ta bem legal mas achei que o foco poderia ter cravado no metal.

Abs


claudio souza

  • Trade Count: (44)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2013, 08:24:16
As que mais gostei foram: 2, 3 e 6. :clap:


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2013, 08:45:08
Gui,

Gostei muito sim, mas uma sugestão é dar o mesmo tratamento a todas as fotos. Não vejo motivo para um conjunto de um mesmo tema ter tratamento diferenciado.

Abraços

Elmo


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2013, 08:45:56
essa ultima foi sem duvida alguma a melhor da série... senti até o cheirinho do pó de madeira aqui, parabens!
@jacobfotografiacriativa


guiteixeira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Oooolá enfermeira!
    • Gui Teixeira Fotografia
Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2013, 10:40:56
Oba, obrigado a todos que entraram na discussão!  :clap:

Boas fotos, as que mais gostei foram a 6, 7 e 8. A 3 ta mto boa mas tem alguma coisa no canto inferior esquerdo que atrapalha.
A composição da 4 ta bem legal mas achei que o foco poderia ter cravado no metal.

Abs

O ponto branco tá atrapalhando? Interessante, não achei que ia atrapalhar... Vou dar uma cropada aqui pra ver se dá uma limpada na foto!

As que mais gostei foram: 2, 3 e 6. :clap:

Obrigado! =)

Gui,

Gostei muito sim, mas uma sugestão é dar o mesmo tratamento a todas as fotos. Não vejo motivo para um conjunto de um mesmo tema ter tratamento diferenciado.

Abraços

Elmo

Oi Elmo! Obrigado pelo feedback! Você se refere ao PB ou a última foto? De resto todos os tratamentos estão bem parecidos, não? Me dê uma luz! =)

essa ultima foi sem duvida alguma a melhor da série... senti até o cheirinho do pó de madeira aqui, parabens!

A número 6 ou a 8 mesmo?  :ponder:


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2013, 10:45:36
Gui, vc usou três tratamentos distintos. O que eu disse é que poderia ter escolhido um apenas.


guiteixeira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Oooolá enfermeira!
    • Gui Teixeira Fotografia
Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2013, 11:12:36
Entendi!

Olha, cada tratamento ai teve uma função... O PB veio para dar mais ênfase nas linhas da foto, realçar os desenhos do teto. Achei que com cor a foto ficou confusa e não esta dando atenção ao elemento que eu queria.

A última foto foi feita pensando na publicidade dele. Uma "Capa".

Eu entendi o seu comentário mas, na minha opinião, se o tratamento diferente tiver um propósito fica tudo bem! =) O que você acha?


AialaBR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2013, 19:39:30
Gostei muito da 8. Até me lembrou aquelas aberturas de programas do History Channel sobre engenharia, construção e outras. A bandeira do país dele ali balançando, e o fundo mostrando bem o local de trabalho, achei uma composição bem interessante.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2013, 20:14:35
Entendi!

Olha, cada tratamento ai teve uma função... O PB veio para dar mais ênfase nas linhas da foto, realçar os desenhos do teto. Achei que com cor a foto ficou confusa e não esta dando atenção ao elemento que eu queria.

A última foto foi feita pensando na publicidade dele. Uma "Capa".

Eu entendi o seu comentário mas, na minha opinião, se o tratamento diferente tiver um propósito fica tudo bem! =) O que você acha?

Gui, eu acho que ao mostrar um ensaio fotográfico, independente do veículo, há de se preocupar com a linguagem. Se o tema for você, o fotógrafo, sua biografia pode conter várias faces do seu trabalho. Então apresentar a vida profissional de Gui Teixeira, o curador pode apresentar fotos que fizeram sua carreira, diversos ensaios diferentes, contendo, portanto, fotos de tratamentos diferenciados.

Mas no caso de um ensaio em si, de um mesmo tema, não faz sentido procurar consistências, pois ela deveria ser uma só. A não ser que a multiplexidade de tratamentos seja o tema, ou faça dele parte significativa. O ensaio deve ser consistente por si só. Vários tratamentos, me parece ser a busca em tentar salvar uma foto não tão boa.

Vá a uma exposição de um fotógrafo (sem ser biográfica) e veja se encontra diversidade de tratamentos... Que curador seria esse?

No caso aqui do Fórum, mudando o que deve ser mudado, acho que um bom treinamento seria buscar essa homogeneidade nas fotos de um ensaio. Nas na verdade, percebo que poucos sabem sequer o que seria um ensaio.

Não quero ser o dono da verdade, e mereço ser questionado, mas sugiro uma leitura nesse artigo: O Conceito de Ensaio Fotográfico, de Beatriz Cunha Fiuza e Cristiana Parente.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1511/1257

Abraços

Elmo



« Última modificação: 01 de Julho de 2013, 20:16:02 por Elmo »


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2013, 21:11:14
Elmo dando aula! Me fez pensar sobre a minha edição tbm... abs!


Foto_Du

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2013, 22:14:14
Realmente a última foto lembra muuiittooo o History Channel... hehe.

Concordo com as observações do Elmo sobre o tratamento, de fato seria visualmente mais agradável visualizar todas as imagens com o mesmo tratamento, foi a única coisa que me desagradou.

Se tinha algum elemento que você quis destacar e não ficou como queria, dependendo do caso sabemos que é difícil recuperar na pós, mas valeu as imagens, ficaram show de bola!
Foto_Du

Nikon D70s
AF-S Nikkor 18-200mm 1:3.5-5.6 G


guiteixeira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Oooolá enfermeira!
    • Gui Teixeira Fotografia
Resposta #12 Online: 02 de Julho de 2013, 11:25:12
Gui, eu acho que ao mostrar um ensaio fotográfico, independente do veículo, há de se preocupar com a linguagem. Se o tema for você, o fotógrafo, sua biografia pode conter várias faces do seu trabalho. Então apresentar a vida profissional de Gui Teixeira, o curador pode apresentar fotos que fizeram sua carreira, diversos ensaios diferentes, contendo, portanto, fotos de tratamentos diferenciados.

Mas no caso de um ensaio em si, de um mesmo tema, não faz sentido procurar consistências, pois ela deveria ser uma só. A não ser que a multiplexidade de tratamentos seja o tema, ou faça dele parte significativa. O ensaio deve ser consistente por si só. Vários tratamentos, me parece ser a busca em tentar salvar uma foto não tão boa.

Vá a uma exposição de um fotógrafo (sem ser biográfica) e veja se encontra diversidade de tratamentos... Que curador seria esse?

No caso aqui do Fórum, mudando o que deve ser mudado, acho que um bom treinamento seria buscar essa homogeneidade nas fotos de um ensaio. Nas na verdade, percebo que poucos sabem sequer o que seria um ensaio.

Não quero ser o dono da verdade, e mereço ser questionado, mas sugiro uma leitura nesse artigo: O Conceito de Ensaio Fotográfico, de Beatriz Cunha Fiuza e Cristiana Parente.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1511/1257

Abraços

Elmo

Fantástico! Tudo muito pertinente, obrigado por dedicar seu tempo a evolução do próximo! :worship:

Mais dois pensanmentos, se não for abusar da sua paciência, E SE a foto 8 fosse a Primeira foto, como um "capa"? Acha que aí seria válido e não causaria tanto estranhamento?

Mais uma vez, obrigado por entrar na conversa!  :ok:


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Julho de 2013, 12:08:03
Eu elogios são bons mas críticas são fundamentais! Eu adoraria ouvir sobre os erros e acertos nessas fotos!

Gostei bastante das fotos, mas em grupos separados. Tem algum tempo que eu ando pensando sobre isso de várias "caras" no mesmo ensaio (o que não deveria ser considerado um mesmo ensaio, no meu ponto de vista). No meu caso, quando fiz isso realmente tentei salvar uma foto que não era boa, então tenho que concordar com o restante do pessoal. Talvez se tu tivesse postado elas em grupos e com algum intervalo de semanas não nos informado que eram da mesma sessão teria um efeito psicológico diferente. De qualquer forma eu gostei bastante de cada uma delas nos seus respectivos grupos, que acho que são: Grupo 1: de 1 a 7 (sem o tratamento PB na 7) e o "Grupo" 2 contendo apenas a 8 em separado.

A 8 realmente me lembrou bastante o "Mergulhados no Pântano" antes mesmo de eu ler os comentários dos colegas:



Abraço!
« Última modificação: 02 de Julho de 2013, 12:10:41 por lestevaos »