Autor Tópico: Novo membro - Colecionismo e Restaurações  (Lida 1608 vezes)

paulorocha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
    • Diletante Compulsivo
Online: 03 de Julho de 2013, 20:13:59
Olá a todos!

Tenho uma pequena coleção de máquinas fotográficas, a maioria equipamentos simples e de baixo valor, mas que gosto muito. Porém 4 destas máquinas são meus xodós: uma Ansco Folding nº 3, década de 10 (possivelmente 1918), uma Zeiss SuperIkonta 531/2 década de 30, uma Yashica Mat 124G da década de 80 e uma Rolleiflex Automat K4A, 2º semestre de 1951 (pelo nº de série), lente Tessar f 3.5/75, esta última impecável.

A Zeiss está com bom funcionamento, precisando apenas de uma boa limpeza na lente e no telêmetro, bem como refazer o revestimento, que está em péssimo estado.

A Yashica está visualmente boa, mas o obturador está travado.

A Ansco, infelizmente, está com o obturador irreversivelmente avariado, pois faltam várias peças e sem os desenhos originais do obturador não tem nem como mandar fazer novas peças.

Eu acabo de me aposentar e como agora terei todo o tempo disponível para me dedicar aos meus hobbies, vou colocar as máquinas que estão funcionais para trabalhar e restaurar eu mesmo as que estão precisando de um trato. Para isto estou recolhendo o máximo de informações possíveis acerca destas máquinas (principalmente sobre a Yashica que provavelmente será a primeira "cobaia"). Ah, sim, eu já restaurei diversos relógios mecânicos, então mecânica fina não é um problema insuperável pra mim. O maior problema mesmo é conseguir os esquemas originais das máquinas, principalmente dos obturadores.

Gostaria de "trocar figurinhas" com outras pessoas que se dediquem ao restauro de máquinas fotográficas, e, se for do interesse dos colegas, postar aqui as etapas das restaurações que eu for fazendo.

Para finalizar, uma foto da minha pequena coleção:




Um grande abraço a todos!


Paulo Rocha


Vitarossi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • A câmera boa é aquela que a gente tem na mão.
Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2013, 20:25:10
Olá, Paulo, seja bem vindo!
Também já me aventurei a restaurar umas rangefinders, mas coisa bem simples, como vedação, adaptação de bateria e tal.
Se puder postar as etapas das restaurações que fizer será de grande valia.
Abraço!
Humildes fotos no Flickr


paulorocha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
    • Diletante Compulsivo
Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2013, 20:32:33
Oi Vitarossi, obrigado pela acolhida!

Postarei sim o andamento das restaurações. Vai demorar um bocado para começar, estou ainda na fase de recolher informações técnicas necessárias.


Grande abraço!


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2013, 21:48:52
Que bela coleção Paulo, parabéns!  :clap:
Achou um ótimo passatempo para a aposentadoria hein!! hehehe

Logo os pessoal que entende dessas preciosidades aparece por aqui  :ok:


paulorocha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
    • Diletante Compulsivo
Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2013, 23:52:11
Obrigado Alexandre!

Na verdade este será apenas um dos meus divertimentos. Como citei antes, gosto de restaurar relógios mecânicos (apenas modelos simples - Orient, Seiko, etc. - e apenas amadoristicamente) e também brinco um pouco com cutelaria artesanal.

Diversão não vai faltar!

Estou em vias de me mudar, retornar ao meu sul maravilha (Curitiba). Só tenho que esperar minha filha concluir o ano letivo, me mudar e começar a montar o atelier.