Autor Tópico: Foto de jornal é para ser boa ou não?  (Lida 835 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Online: 04 de Julho de 2013, 14:38:46
Eu estava lendo o site do Jornal Extra e ao acaso encontrei esta matéria do link e cliquei para saber quem era essa menina.

http://extra.globo.com/famosos/ensaio-sensual/mesmo-contratada-carolina-oliveira-enfrenta-dificuldade-para-voltar-tv-esquecem-que-tempo-passa-eu-cresci-8894938.html

Olhei as fotos e não gostei do que ví em algumas delas como: sombras marcadas, flare nas fotos de fundo escuro(uma mancha octogonal grande alto e a direita), a atriz parece pouco a vontade(para uma sessão sensual), o cabelo podia estar melhor escovado... enfim!

É impressão minha ou mais gente concorda com isso ou até encontrou mais coisas estranhas nessas fotos? :ponder:
Fábio Pedro.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2013, 14:56:34
Foto jornalística, salvo raros casos, não tem se ser perfeitamente executada.

Foto boa é aquela que atinge o objetivo. Se o objetivo foi atingido, ótimo !

;)
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2013, 14:59:27
Se fosse uma reportagem, eu concordaria com o sergio. Mas no link acima, é um ensaio, feito em estúdio, então acho que não poderia estar assim, mais ou menos. Ensaio em estúdio tem que estar sim muito bem feito, independente da finalidade, você tem controle de praticamente tudo em um estúdio.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2013, 15:14:44
Foto jornalística, salvo raros casos, não tem se ser perfeitamente executada.

Foto boa é aquela que atinge o objetivo. Se o objetivo foi atingido, ótimo !

;)

Fiz um curso de 6 meses de fotojornalismo e não foi isso que aprendi não, as fotos são de acordo com o tipo de mídia a que se destinam, e todas seguem um padrão mínimo, nesse caso ai que mostrei como é foto de estúdio e ainda por cima sensual, eu penso que deveria ser bem mais caprichada, coisa que não ví!.

Mas também não sou autoridade no assunto(estúdio) para afirmar, o que eu digo é com base no que estudei(fotojornalismo), posso estar redondamente enganado sobre foto de estúdio, e se alguém me corrigir até agradeço por colaborar com mais conhecimento!
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2013, 15:19:36
Se fosse uma reportagem, eu concordaria com o sergio. Mas no link acima, é um ensaio, feito em estúdio, então acho que não poderia estar assim, mais ou menos. Ensaio em estúdio tem que estar sim muito bem feito, independente da finalidade, você tem controle de praticamente tudo em um estúdio.

Exato, foto de reportagem pode ser meramente ilustrativa ou dependendo da pauta da matéria a foto pode ser bem mais que só ilustrativa, ela pode ter finalidades explicativas também, como por exemplo fotos de algum prédio com risco de desabamento mostrar uma coluna bem deteriorada e como afeta toda a estrutura, já uma foto de um desabamento é uma ilustração de como ficou o após. E por ai vai.

Como eu disse acima, eu penso que estúdio é uma coisa mais bem pensada e caprichada, acho que faltou mais zelo! :ponder:
Fábio Pedro.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2013, 00:06:20
As fotos não são jornalísticas.
Foram produzidas, muito possivelmente, pela própria retratada em um estúdio simplesinho.
Vejam que o conteúdo da matéria da conta da dificuldade dela em se reinserir no mercado de trabalho. Talvez tenha faltado grana na divulgação e ele contratou de site de compra coletiva!
O material não foi produzido pela veículo de informação.

E realmente não estão muito boas não.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2013, 00:36:41
Acabei respondendo pelo título do tópico e não pelo link que não vi :S
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2013, 11:28:20
As fotos não são jornalísticas.
Foram produzidas, muito possivelmente, pela própria retratada em um estúdio simplesinho.
Vejam que o conteúdo da matéria da conta da dificuldade dela em se reinserir no mercado de trabalho. Talvez tenha faltado grana na divulgação e ele contratou de site de compra coletiva!
O material não foi produzido pela veículo de informação.

E realmente não estão muito boas não.

Hyde, na matéria Está escrito "Mesmo contratada, Carolina Oliveira enfrenta dificuldade para voltar à TV", ou seja contratada ela está e recebe mesmo não trabalhando, ou estando na geladeira, como eles atores gostam de dizer!

E realmente as fotos não são fotojornalísticas, ele foi posta na coluna do jornal Extra(Tem grande circulação no ESTADO do Rio de Janeiro) Retratos da Vida na galeria Ensaio Sensual.

No final da matéria tem os créditos das pessoas envolvidas.

Produção: Rita Moreno; Beleza: Prisicila Lima; Carolina veste: Botanopé, Duplo Sentido, My Place, Sea Zone, Teen&Kids, Três Cores e WG(a Agência).


O que eu quero dizer com tudo isso é que houveram pessoas profissionais envolvidas nesse "Ensaio Sensual", e por isso eu acho que ficou um pecado só as fotos da garota.

Acabei de não explicar ao povo daqui que esse jornal Extra, é o segundo mais vendido aqui no Rio de Janeiro e por isso fiquei espantando de ver tais fotos tão sem capricho assim.

Agora gostei pra caramba desse comentário: (sic):"contratou de site de compra coletiva". :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Me fez lembra do vídeo do Luiz Fernando Guimarães em que ele se mete a fotógrafo! :ok:
« Última modificação: 06 de Julho de 2013, 11:29:11 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2013, 12:36:56
(...)
 ou seja contratada ela está e recebe mesmo não trabalhando, ou estando na geladeira, como eles atores gostam de dizer!
(...)

Nem sempre... Só quem recebe sem trabalhar é o pessoal de grande renome.
Artista em geral e jornalistas (especialmente âncoras) ficam sob contrato de pessoa jurídica para pessoa jurídica. E, acredito que, só recebem se efetivamente estiverem na telinha, mas é achismo o que estou dizendo. É que um jornalista daqui já me falou isso e acredito nessa hipótese.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova