Autor Tópico: Quem são nossos políticos?  (Lida 2064 vezes)

Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 03 de Julho de 2013, 16:57:55
Meus 2 cents.
O texto, bom ou mau, no meu entendimento teve numa primeira análise a intenção de mostrar que todos nós, ricos ou pobres, com maior ou menor quantidade de horas de estudo, com melhor ou pior qualidade destes estudos, com carro ou sem carro, com carro zero ou carro velho, com filhos ou sem filhos, morando bem ou morando mal, cada um de nós em algum momento de nossas vidas acaba "pecando" em alguns dos pontos que ele elenca. Até aí, tudo bem, pois teria o propósito apenas de nos lembrar que se cada um de nós fizesse nossa parte direitinho, talvez tudo pudesse ser melhor.
A segunda parte da análise entretanto acaba nos levando a deduzir que, pelo título, Quem são nossos políticos, ele passa a idéia que somos iguais aos políticos, ele acaba por dizer que pelo fato de eventualmente "deslizarmos" em alguns dos pontos que ele elenca (e não são poucos), nós seríamos exatamente iguais ao políticos que nós todos estamos condenando. Aí não. Aí o bicho pega.
Aí eu tenho que concordar que o texto é simplista e não traz o benefício que talvez ele tivesse a intenção de trazer. Não sei o que o cara estava pensando quando escreveu, mas se ele acha que o brasileiro "normal" é igual aos políticos que são eleitos, ele erra feio. NÃO SOMOS.
Um dia eu tive que escolher entre Collor e Lulla, num segundo turno de eleiçoes presidenciais. Não me vi representado por nenhum dos dois, e anulei meu voto.
O que eu quero dizer é que não temos opção, ou seja, quando chegam as eleições você tem que optar entre Maluf, Marta, Netinho, Serra, Kassab e por aí. Qualquer um que for eleito, e um deles será eleito nos casos de eleições majoritárias, será absolutamente a lesma lerda. Então o fato de não termos opção, ou termos poucas opções na hora do voto, torna o nosso voto INUTIL.
Quando dizem que o voto é nossa arma, temos que lembrar que VOTO NULO é uma possibilidade. Se você não se vê representado por nenhum deles, ANULE. Não adiantará votar no menos ruim, pois tudo vai continuar exatamente como está hoje.
Porque será que a urna não tem uma tecla: VOTO NULO?
Imaginem uma eleição para prefeito ou governador, que quando eles abrissem as urnas desse 90% de VOTO NULO. Só assim os políticos vão entender que nós não queremos nenhum deles. Aí talvez as coisas poderiam começar a mudar.
« Última modificação: 03 de Julho de 2013, 17:19:42 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #16 Online: 03 de Julho de 2013, 18:01:54
Imaginem uma eleição para prefeito ou governador, que quando eles abrissem as urnas desse 90% de VOTO NULO. Só assim os políticos vão entender que nós não queremos nenhum deles. Aí talvez as coisas poderiam começar a mudar.

Eles já sabem disso há muito tempo...

[]s


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #17 Online: 03 de Julho de 2013, 18:18:05
Eles já sabem disso há muito tempo...

[]s

Exato!

E vamos colocar quem no lugar?

Sinceramente, na minha opinião o brasileiro "normal" é IGUALZINHO aos nossos políticos. Não é nada melhor. Talvez seja pior em muitos aspectos - seguramente é bem mais conservador (e aí cada um acha isso melhor ou pior). Aliás arrisco dizer que a humanidade é assim.
O que muda de um país para o outro são as ferramentas de controle, a transparência e, principalmente, a Educação. Caminhos longos e duros mas que, pouco a pouco, se trilha...

Que diz acima que o que o texto menciona são só "pequenos pecados" se engana. É tudo questão de oportunidade. Neguinho só pode roubar energético no supermercado, sonegar 10 pilas por ano de imposto, é porque só tem acesso a isso - se pudesse levava o supermercado e sonegava milhões.


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #18 Online: 03 de Julho de 2013, 18:27:30
Exato!

E vamos colocar quem no lugar?

Sinceramente, na minha opinião o brasileiro "normal" é IGUALZINHO aos nossos políticos. Não é nada melhor. Talvez seja pior em muitos aspectos - seguramente é bem mais conservador (e aí cada um acha isso melhor ou pior). Aliás arrisco dizer que a humanidade é assim.
O que muda de um país para o outro são as ferramentas de controle, a transparência e, principalmente, a Educação. Caminhos longos e duros mas que, pouco a pouco, se trilha...

Que diz acima que o que o texto menciona são só "pequenos pecados" se engana. É tudo questão de oportunidade. Neguinho só pode roubar energético no supermercado, sonegar 10 pilas por ano de imposto, é porque só tem acesso a isso - se pudesse levava o supermercado e sonegava milhões.


Discordo completamente, acho que é generalizar demais. Eu, por exemplo, tenho produtos piratas (e quem disser que não tem nda pirata, é bem hipócrita), músicas, filmes, jogos, mas tenho diminuído muito graças a plataformas como Steam, Itunes Store, Netflix, etc (e sei que pirataria é errado). Mas nem por isso eu concordo em subornar um guarda, não devolver troco, comer escondido no mercado e afins. Acho que tem níveis de tolerância para o que é certo e errado, mas concordo que esses níveis só se muda com educação e ferramentas de controle eficientes, coisas precárias por aqui.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 03 de Julho de 2013, 18:31:01
Só vejo dois tipos de pessoa que podem discordar desse texto : aqueles cujo calo apertou ou esquerdistas de butique que nunca conheceram um pobre de verdade.

Ética não tem classe social. A falta dela também não. Venho de família pobre e hoje sou classe média baixa e nem por isso me acho no direito de sonegar impostos, piratear softwares ou abrir uma embalagem de produto no supermercado que não posso pagar.
Também conheço muitos pobres que não procuram dar jeitinho pois sabem que seu "nome limpo"  é seu único patrimônio.

O que me entristece é que no Brasil de hj em dia, não usar a lei de Gerson é ser visto como otario, CDF, Caxias, etc


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #20 Online: 03 de Julho de 2013, 18:35:05

Discordo completamente, acho que é generalizar demais. Eu, por exemplo, tenho produtos piratas (e quem disser que não tem nda pirata, é bem hipócrita), músicas, filmes, jogos, mas tenho diminuído muito graças a plataformas como Steam, Itunes Store, Netflix, etc (e sei que pirataria é errado). Mas nem por isso eu concordo em subornar um guarda, não devolver troco, comer escondido no mercado e afins. Acho que tem níveis de tolerância para o que é certo e errado, mas concordo que esses níveis só se muda com educação e ferramentas de controle eficientes, coisas precárias por aqui.

Igualzinho aos políticos, não? Há os que "só fazem caixa 2 na campanha" e não aceitam afundar o Maranhão (ou o Pará, ou Minas) para ficarem ricos; outros têm fazendas com trabalho escravo; outro se limitam a empregar parentes e amigos e ajudar a empreiteira X a receber um adiantamento. Também há quem apresenta projetos, apoia transporte público, incentiva CPI e outros que só querem fazer pontes e estádios porque é onde se ganha mais dinheiro. Vê aí: tampouco o Congresso e as Assembleias são homogêneas e também não se pode "generalizar". Não se pode comparar, p. ex. Marina Silva com Sarney, né? Não que ela seja santa, mas são MUITO diferentes. Aliás, esse tipo de generalização (político é tudo igual) só ajuda os piores.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 03 de Julho de 2013, 22:04:02


E vamos colocar quem no lugar?


Fernando, me perdoe mas acho que você não entendeu o espírito da coisa.

Quando me referi a um enxurrada de VOTOS NULOS, o que quis dizer é que seria uma recado ENORME aos políticos que temos, e obviamente ao Governo Federal e TSE, que não concordamos com o que aí está, que nenhum dos candidatos propostos nos representam, então como a única maneira, a única arma que temos, como eles gostam de dizer, é o nosso voto, ao VOTARMOS nulo estaremos, DEMOCRATICAMENTE dizendo que está tudo errado, que tudo precisa ser mudado, que os políticos precisam mudar, que a política como é feita hoje precisa mudar.

Claro que em última análise, um deles vai acabar entrando, mas primeiramente ele vai estar muito mais esperto com o que fará e segundo que na próxima eleição eles vão repensar tudo.

É só um começo, mas para que possamos minimamente tentar consertar este estado caótico de coisas que se tornou nossa política e nossos políticos, talvez quando abrirem as urnas de um grande centro como São Paulo, Rio, Porto Alegre, etc eles encontrarem 80% ou 90% de insatisfeitos, talvez começaremos a escrever uma nova era para o Brasil.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 04 de Julho de 2013, 00:19:22
O problema não é ter político honesto ou desonesto, e sim toda a máquina por trás disso - empreiteiras, bancos, empresas de comunicações, mídia... que é quem de fato governa. Os políticos são apenas o intermediário entre poder/grana e os grandes empresários. Por isso tanto faz o partido ou o político... Agora, como desmontar o esquema de oligarquia (sem substituir por outra) - essa é a grande questão.


Vitarossi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • A câmera boa é aquela que a gente tem na mão.
Resposta #23 Online: 04 de Julho de 2013, 09:07:22
O problema não é ter político honesto ou desonesto, e sim toda a máquina por trás disso - empreiteiras, bancos, empresas de comunicações, mídia... que é quem de fato governa. Os políticos são apenas o intermediário entre poder/grana e os grandes empresários. Por isso tanto faz o partido ou o político... Agora, como desmontar o esquema de oligarquia (sem substituir por outra) - essa é a grande questão.

 :clap:  :worship:
Humildes fotos no Flickr


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #24 Online: 04 de Julho de 2013, 17:19:31
O problema não é ter político honesto ou desonesto, e sim toda a máquina por trás disso - empreiteiras, bancos, empresas de comunicações, mídia... que é quem de fato governa. Os políticos são apenas o intermediário entre poder/grana e os grandes empresários. Por isso tanto faz o partido ou o político... Agora, como desmontar o esquema de oligarquia (sem substituir por outra) - essa é a grande questão.


Perfeito! Números provam que quem manda aqui são os grandes empresários, a grana, e o humano que se ****. Não a toa temos os produtos mais caros do mundo, a 5ª economia, mas somente o 85º IDH.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto