Autor Tópico: ISO alta - Tem como recuperar a qualidade em RAW?  (Lida 5343 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Julho de 2013, 15:46:18
Olá!

A pergunta é meio estranha mas eu vou tentar explicar:

Eu fiz umas fotos nesses últimos dias chuvosos e, ao tentar captar a luz natural dentro da casa da pessoa, usei ISO´s alta. Uma eu cheguei a usar 1250. Boa parte das fotos foi em ISO 800. Eu vou revelar elas em 15x21 e estou um pouco preocupado para com a qualidade das fotos.

Como fotografando em raw da pra se recuperar quase tudo, será que tem alguma maneira que possa ameninar os efeitos do iso alto?

Minha cam é nikkon d90, lente Nikkor 55-105mm


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2013, 17:49:53
Recuperar não é a palavra, mas vc pode amenizar o o ruído, não tem como substituir a informação de ruído por informação real, mas existem software que fazer a redução de ruído com muita competência e resultado satisfatório.
Sendo prático dá sim e fica bom.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2013, 18:28:44
Não conheço o comportamento da Nikon, mas ISO 1250 nem é tão alto assim, não deve ficar com tanto ruído.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2013, 18:45:20
Olá!

A pergunta é meio estranha mas eu vou tentar explicar:

Eu fiz umas fotos nesses últimos dias chuvosos e, ao tentar captar a luz natural dentro da casa da pessoa, usei ISO´s alta. Uma eu cheguei a usar 1250. Boa parte das fotos foi em ISO 800. Eu vou revelar elas em 15x21 e estou um pouco preocupado para com a qualidade das fotos.

Como fotografando em raw da pra se recuperar quase tudo, será que tem alguma maneira que possa ameninar os efeitos do iso alto?

Minha cam é nikkon d90, lente Nikkor 55-105mm

Exatamente como recomendaram, trata suas fotos ou pelo LightRoom, ou Camera Raw, ou outro software destinado a isso e faz os ajustes na finalidade de reduzir o ruído.

Após isso como vai ser impresso, eu costumo fazer assim:

Fotos 10x15, abro no Photoshop uma nova Layer no formato 10x15 e dentro dela colo a minha foto e vou reduzindo o tamanho dela até chegar no tamanho da Layer ou seja 10x15.

Por que faço isso?

Os laboratórios daqui do Rio de Janeiro, pegam suas fotos digitais e passam elas por um programa da Kodak que tenta enquadrar suas fotos no formato desejado(no meu caso 10x15), só que na maioria das vezes o corte na imagem feito por esse programa não sai legal e a pessoa que faz a impressão também não tá nem ai no que vai sair enquadrado, tudo fica a cargo do programa da KodaK, e com isso ele o programa acaba por cortar uma cabeça, um braço uma perna, etc...

Para não correr o risco de ficar com uma foto com corte que eu não planejei, EU, faço isso e sempre tive todas as minhas fotos com toda a informação desejada lá.

E outra coisa, com isso ao reduzir o tamanho da imagem, eu automaticamente estou também reduzindo o tamanho dos pixels e junto com isso o ruído, assim o ruído acaba se diluindo na foto 10x15 e não aparece. :ok:

Outra coisa também, tratando pelo Lightroom na hora de exportar você escolhe o tipo de saída, se é para nitidez em tela ou nitidez em papel impresso. :ok:
« Última modificação: 04 de Julho de 2013, 18:45:58 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2013, 19:05:44
Mais prático tratar o raw no programa da sua preferencia e depois usar um bom programa redutor de ruido, como o Noise Ninja ou o Noiseware Pro.

Depois pegue a imagem tratada e crie uma cópia para impressao em 300 dpi no tamanho 15x20 

15 / 2.54 x 300 = 1771
20 / 2.54 x 300 = 2362

Se não for exatamente 15x20 é so refazer as contas


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2013, 20:21:37
Complementando os colegas, o ideal é ligar para o laboratório e se informar qual é o tamanho exato. Aonde trabalho é 15,2 x 21,6cm, em 300dpi resulta em uma foto no tamanho 2551x1795. Se seu monitor estiver calibrado e se você fez a correção e ajustou o tamanho, peça SEM CORREÇÃO e em TAMANHO REAL. Caso não peça em tamanho real, provavelmente haverá uma pequena interpolação e pode cortar algo que esteja no canto extremo (nem é recomendável deixar algo assim). Lembrando também que o modo de cor que os labs utilizam no geral é sRGB (não Adobe RGB) e recomendo que faça uma foto primeiro para ver como fica antes de mandar tudo.
Geralmente o ruído é menos perceptível na impressão do que na tela, assim como a nitidez. Sugiro que aplique mais nitidez do que se fosse uma foto para web.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2013, 20:24:13
Trabalhando em RAW com a D90 (já tive uma), consegue-se bons resultados entre 1.600 a 2.000. Vai depender do ambiente da cena e como foi fotometrada. Fotometrar 1/3 a 2/3 à direita permite melhores resultados na pós quando-se trabalha com RAWs.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2013, 01:18:19
O pessoal muito obrigado pelas dicas.

É que no caso nem é a questão de ruídos. Ruídos ficaram um pouco, mas acho que pelo próprio RAW os PS da para tirar. O problema é mais a definição das fotos. Ficaram meio desfocadas. Não sei se é pq ficou meio escura e eu corrigi no PS Raw, junto com iso alta.

Deixa só eu conseguir a autorização do uso de imagem da modelo que depois eu posto aqui.





facurama

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
    • facurama.com
Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2013, 04:16:08
é...foco é complicado ein...Posta aí pra gente ver onde tá o problema


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2013, 09:11:54
Se o problema é no foco, creio que não há muito o que fazer e isso não tem a ver com o ISO.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 05 de Julho de 2013, 09:47:01
Eu tenho uma sugestão...

Trate a foto para o ruído conforme comentado pelos colegas e manda imprimir.
mas tb mande imprimir uma sem o tratamento para ruído (com os demais tratamentos sim, mas ruído não.) e veja se esse ruído nesse tamanho é tão execrável assim.
Se não for, desencana e imprime tudo sem tratamento de ruído mesmo.
Acho que pode se surpreender positivamente...rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #11 Online: 05 de Julho de 2013, 10:10:45
As vezes o seu problema com nitidez pode ser resolvido com o Unsharp Mask do PS, é uma ferramente muito poderosa, ela tem uma documentação muito boa que diz o que cada um dos comandos faz e como deve ser ajustado, o segredo é equilibrar os ajustes.

Dá uma lida fluxo de trabalho par obter nitidez no LR:

http://www.lightroom.com.br/2011/02/aplicao-de-nitidez-no-fluxo-de-trabalho/

Tem High Pass também, mas ele tem alguns pontos negativos, mas em outros é super prático e cumpre bem o objetivo:

http://www.tutoriaisphotoshop.net/2010/07/como-aumentar-nitidez-de-imagens.html

Aqui tem uma explicação sobre o que é a nitidez:

http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/sharpness.htm

Tuto sobre o Unsharp Mask:

http://www.photopro.com.br/tutorial-photoshop/unsharp-mask-mais-que-nitidez
« Última modificação: 05 de Julho de 2013, 10:11:07 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #12 Online: 05 de Julho de 2013, 17:44:22
Poderia postar a foto...
Eu fotografei no teatro com iso 6400, teve muito ruído, com a Nikon d 600, mesmo em raw, consegui diminuir um pouco o ruído...
Depois no Photoshop fiz, control b, shadows, coloquei o conta gotas na área com ruído e diminui as cores que davam ruido, quando os personagens  tb ficavam escuros, fazia uma mascara e só tirava o ruído de fora deles....
Att..
Marcelo
http://venturafotos.blogspot.com/2013/07/danca-ribeirao-23-06-2013.html
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 05 de Julho de 2013, 21:13:37
Poderia postar a foto...
Eu fotografei no teatro com iso 6400, teve muito ruído, com a Nikon d 600, mesmo em raw, consegui diminuir um pouco o ruído...
Depois no Photoshop fiz, control b, shadows, coloquei o conta gotas na área com ruído e diminui as cores que davam ruido, quando os personagens  tb ficavam escuros, fazia uma mascara e só tirava o ruído de fora deles....
Att..
Marcelo
http://venturafotos.blogspot.com/2013/07/danca-ribeirao-23-06-2013.html


Caro Marcelo Porto, como vc postou um link para teu trabalho me permita uma crítica construtiva...

Tô no note e não posso bater o martelo, mas...

As com fundo preto achei ótimas, ao menos nesse tamanho exibido no site.
As com fundo vermelho vi claros problemas com artefatos, muito possivelmente pela redução muito forte na resolução para exibição WEB. Fica até feio e denigre o seu trabalho. Eu reveria essas fotos aí.

Abç,
« Última modificação: 05 de Julho de 2013, 21:16:04 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #14 Online: 06 de Julho de 2013, 11:36:01
Poderia postar a foto...
Eu fotografei no teatro com iso 6400, teve muito ruído, com a Nikon d 600, mesmo em raw, consegui diminuir um pouco o ruído...
Depois no Photoshop fiz, control b, shadows, coloquei o conta gotas na área com ruído e diminui as cores que davam ruido, quando os personagens  tb ficavam escuros, fazia uma mascara e só tirava o ruído de fora deles....
Att..
Marcelo
http://venturafotos.blogspot.com/2013/07/danca-ribeirao-23-06-2013.html

Exatamente o que o Hyde disse, e esses tais artefatos que ele menciona são as quadrículas formadas na imagem, as que parecem píxels gigantes, isso fica muito ruim, coisa de amador e dos piores, fica muito ruim para compor um portifólio, você tem que rever essas fotos ai rapidinho viu! :ok:
« Última modificação: 06 de Julho de 2013, 11:36:40 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.