Autor Tópico: nikkor 50mm 1.4 Ai  (Lida 4144 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Online: 04 de Julho de 2013, 19:10:55
Fala galera que curte uma lente manual.

Recentemente comprei uma Nikkormat com lente 50mm 1.4 Ais.
Estou fotografando muitas coisas desgastadas com o tempo, já se transformou em um projeto praticamente. Agora que comprei esta analógica, tive a ideia de dar continuidade nesse projeto utilizando apenas cameras analógicas.

Em se tratando de analogicas, sempre pensei na questão de qualidade das lentes, e numa discussão com um amigo, ele me disse sua opinião: que não existe lente melhor que as antigas, suas óticas são melhores e tal. Mas nunca parei para comparar.

Tenho uma 50mm 1.8G que utilizo em minha D3100 na maior parte do tempo.
Parei para fazer uma comparação real das duas, utilizando a D3100:
Para quem quiser dar uma olhada:
https://www.dropbox.com/s/9nxgyksl1k40sf6/50AFSvs50AI.pdf

Em termos de nitidez e cores, a 1.8G ganha. Sem falar que com ela o foco é preciso, e com a 1.4 Ai, o foco é manual, portanto impreciso em algumas situações. Os pretos saem lavados na nikkor 1.4 Ai.
Em se tratando de valores, com certeza compensa mais a 1.4Ai. Comprei por 400, já a 1.8G é cerca de 800 no mercado livre, porém não é 1.4. A Nikkon 1.4G é cerca de 1800 reais no ML.

Bom é isso. Pra quem gosta de lentes manuais, com certeza é uma boa, uma lente 1.4 por um preço bacana. Mas acostume a focar manualmente.
« Última modificação: 04 de Julho de 2013, 19:13:15 por gruggio »


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2013, 14:12:32
Olá, visite este tópico, vc vai gostar, só falamos de manuais:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70153.1875
Lentes Antigas + Sony E-Mount


CRR

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2013, 09:05:06
Falando de qualidade ótica, acho que lentes antigas podem ser tão boas quanto as atuais, mas não são melhores.

Claro que estou falando de produtos de características similares, se você comparar uma lente fixa antiga f/1.4 com uma zoom dessas dos kits de hoje é claro que a antiga tem melhor qualidade.

Se você não é um saudosista ou um colecionador, acho que o principal atrativo de equipamento antigo é o preço.

"Está cansado de dores nas costas? Experimente Micro 4/3"


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2013, 09:11:37
Olá, visite este tópico, vc vai gostar, só falamos de manuais:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70153.1875

Obrigado parceiro! já estou acompanhando.

Falando de qualidade ótica, acho que lentes antigas podem ser tão boas quanto as atuais, mas não são melhores.

Claro que estou falando de produtos de características similares, se você comparar uma lente fixa antiga f/1.4 com uma zoom dessas dos kits de hoje é claro que a antiga tem melhor qualidade.

Se você não é um saudosista ou um colecionador, acho que o principal atrativo de equipamento antigo é o preço.



Cara, realmente, manuais são boas pelo preço, ou então por simplesmente gostar de câmeras manuais. Gosto muito de câmeras analógicas, na verdade essa lente 1.4 pré-ai é de uma Nikkormat que comprei a um tempo atrás.


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2013, 12:11:11
Na verdade..


Eu acho que o foco das manuais é bem mais preciso que as modernas.

Não digo quanto ao autofoco, pois o autofoco sempre falha alguma hora.

Digo manuseando a objetiva moderna de modo manual.

Além disso.. Existem diversos modelos 50mm 1.4.. QUal é a sua?

Nikkor-S 50 F/1.4? Nikkor-SC 50mm 1.4? Nikkor 50mm F/1.4 AI-S?

Das 3, a Nikkor-S (igual a minha) é a com menos qualidade óptica.

E, se não me engano, o projeto dessas lentes é tão bom que é utilizado até hoje.


Nas suas fotos de comparação, preferi MUITO, mas MUITO mais a nikkor 1.4 em F/4 do que a atual 1.8  ...


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2013, 23:48:15
A indústria óptica seguiu evoluindo, sobretudo na confecção dos "coatings", e não há como comparar as lentes de hoje (de mesma categoria) com as antigas, salvo raras excepções. Eu acho que a comparação da AF-S Nikkor 50mm 1.8G com a 1.4 AI é impensável. Há quem diga que é melhor que a 1.8G é superior a AF-S 50mm 1.4G (a que eu tenho)!!!
Eu tive a AI 1.2. Ela me parecia melhor que a AF-S 1.4 a diafragma 1.4 ou 2 (levava a vantagem de ter um passo mais). Mas no resto a 1.4G era muito superior. Nikkor 50mm antiga superior às atuais somente a NOCT-NIKKOR (58mm).


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2013, 23:49:34
correção da redação: "que a 1.8G é superior à 1.4G"


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2013, 23:52:08
Correção: "Há quem diga que é melhor que a 1.8G é superior a AF-S 50mm 1.4G"

Por:  Há quem diga que a 1.8G é superior à AF-S 50mm 1.4G


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2013, 14:01:53
Isso tudo é bem relativo. Por exemplo, as zooms modernas são muito melhores que as antigas, salvo raríssimas exceções como algumas da Minolta, Zeiss, Angenieux e Leica. Mas são poucas mesmo, acho que não chegam a dez.

Nas fixas a coisa muda de figura e tem que saber separar a "tara" da realidade. É claro que existem obj. antigas fixas excepcionais, como as Leica Elmarit 28/2.8, Summicron 50/2, APO-Makro-Elmarit 100/2.8, as Zeiss Planar, Hologon, Biogon e as Rollei Distagon. Só que essas sempre foram e sempre serão objetivas prá lá de top. Tanto que custam um braço, uma perna e três olhos cada.

Mas sejamos realistas. Comparando por exemplo a SMC Takumar 85/1.9 com a Canon 85/1.8 a Canon mata a pau. Até mesmo a Pentax Pancake 40/2.8 SMC antiga não chega nem perto da nova 40/2.8 DA. E estou falando porque eu tenho as 4 e já cansei de comparar.

Eu tenho uma Nikkor 50/1.4 pré AI, e apesar de ser uma objetiva muito boa, com características próprias, ótima para retratos, acho ela meia boca para paisagens, o contraste é baixo em aberturas maiores que 5.6. Tive uma 50/1.4 Ai AF que era uma porrada.

Tem muitos mitos e verdades, o problema é não sair acreditando em tudo que se lê por aí.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2013, 12:04:26
Na verdade..


Eu acho que o foco das manuais é bem mais preciso que as modernas.

Não digo quanto ao autofoco, pois o autofoco sempre falha alguma hora.

Digo manuseando a objetiva moderna de modo manual.

Além disso.. Existem diversos modelos 50mm 1.4.. QUal é a sua?

Nikkor-S 50 F/1.4? Nikkor-SC 50mm 1.4? Nikkor 50mm F/1.4 AI-S?

Das 3, a Nikkor-S (igual a minha) é a com menos qualidade óptica.

E, se não me engano, o projeto dessas lentes é tão bom que é utilizado até hoje.


Nas suas fotos de comparação, preferi MUITO, mas MUITO mais a nikkor 1.4 em F/4 do que a atual 1.8  ...

Cara, a minha é a Nikkor 1.4 pré-AI, e se eu te falar, que essa foto que vc gostou é a da 1.8G? agora que fui ver, foi a única foto que eu coloquei invertida!! A constução das lentes atuais (AF-S) São muito superiores as antigas, não tem comparação.
A lente 1.4 pré-AI além de ser um pouco soft em 1.4, também tem os pretos lavados, e a aberração cromática bem maior (dá pra ver pela foto CROP no teste, que está invertida a foto! peço desculpas por isso!


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2013, 12:08:35
Isso tudo é bem relativo. Por exemplo, as zooms modernas são muito melhores que as antigas, salvo raríssimas exceções como algumas da Minolta, Zeiss, Angenieux e Leica. Mas são poucas mesmo, acho que não chegam a dez.

Nas fixas a coisa muda de figura e tem que saber separar a "tara" da realidade. É claro que existem obj. antigas fixas excepcionais, como as Leica Elmarit 28/2.8, Summicron 50/2, APO-Makro-Elmarit 100/2.8, as Zeiss Planar, Hologon, Biogon e as Rollei Distagon. Só que essas sempre foram e sempre serão objetivas prá lá de top. Tanto que custam um braço, uma perna e três olhos cada.

Mas sejamos realistas. Comparando por exemplo a SMC Takumar 85/1.9 com a Canon 85/1.8 a Canon mata a pau. Até mesmo a Pentax Pancake 40/2.8 SMC antiga não chega nem perto da nova 40/2.8 DA. E estou falando porque eu tenho as 4 e já cansei de comparar.

Eu tenho uma Nikkor 50/1.4 pré AI, e apesar de ser uma objetiva muito boa, com características próprias, ótima para retratos, acho ela meia boca para paisagens, o contraste é baixo em aberturas maiores que 5.6. Tive uma 50/1.4 Ai AF que era uma porrada.

Tem muitos mitos e verdades, o problema é não sair acreditando em tudo que se lê por aí.

Exatamente cara, eu fiz essa comparação exatamente por isso, acreditar no que dizem por ai é complicado, o jeito é por a mão na massa e ver como a coisa funciona na prática. Essa nikkor do teste também é uma pré-AI, gosto de colocar ela na D3100 pra brincar mesmo em 1.4... o bokeh é maravilhoso. Os únicos pontos negativos são: perder a fotometria, e o foco manual com curto DOF dificulta ainda mais o foco em 1.4... tirando isso é muito boa lente pra uma 50mm 1.4 por 300 - 400 reais!

A indústria óptica seguiu evoluindo, sobretudo na confecção dos "coatings", e não há como comparar as lentes de hoje (de mesma categoria) com as antigas, salvo raras excepções. Eu acho que a comparação da AF-S Nikkor 50mm 1.8G com a 1.4 AI é impensável. Há quem diga que é melhor que a 1.8G é superior a AF-S 50mm 1.4G (a que eu tenho)!!!
Eu tive a AI 1.2. Ela me parecia melhor que a AF-S 1.4 a diafragma 1.4 ou 2 (levava a vantagem de ter um passo mais). Mas no resto a 1.4G era muito superior. Nikkor 50mm antiga superior às atuais somente a NOCT-NIKKOR (58mm).

Concordo com você. Realmente é uma comparação injusta, mas mesmo assim a fiz, pois estamos falando de uma lente 1.4 de 400 reais, contra uma 1.8 de 800 reais. Queria mostrar pra quem quer que esteja afim de pegar uma lente clara manual, o que ele terá em questões de qualidade.
Não se compara a qualidade das lentes AF-S com as manuais antigas. Mas é uma comparação que vale como estudo mesmo pra quem quer comprar uma manual clara.

Deixe  eu te perguntar: Estou querendo vender a minha 1.8G e pegar a 1.4G o que vc me diz dessas duas? poderia fazer um comparativo e postar pragente ver, seria ótimo!  :D
« Última modificação: 18 de Setembro de 2013, 12:14:19 por gruggio »


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2013, 21:35:58
Olá. Queres trocar a minha 1.4G pela tua 1.8G? Se me voltas algo de $$ eu aceito... Tens o para-sol original?
Fazer um teste e postar as fotos vejo complicado, com corpos diferentes e cenários diferentes não vai servir. Eu vi em algum lugar um teste com todas as 50mm Nikkor auto-foco AFD 1.4 , AFD 1.8, AF-S 1.4 e AF-S 1.8. Se eu encontrar posto por aqui. Em que cidade estás (no caso de dar negócio)?