Autor Tópico: Do slide à transparência  (Lida 2098 vezes)

AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Online: 21 de Julho de 2006, 08:57:58
Um fotografo ofereceu seus serviços à uma cliente colecionadora de obras de arte garantindo que que "agora só se usa transparência, já que slide já era".

Fotografar estes objetos é parte do meu ganha pão e se, hoje, é possível uma qualidade (já nem falo na segurança que um slide confere a foto) igual ou próxima quero saber como se faz.

Por favor, isto é possível? A mídia (transparencia) tem alguma especificação particular?

Existe alguma forma mais especial de impressão (mais duradoura)?

Onde é possível fazer?

Se estas respostas forem afirmativas vai ser revolucionado este mercado onde ganhamos nossos "dindins".
« Última modificação: 21 de Julho de 2006, 08:59:47 por AluiZio »
AluiZio -


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2006, 09:05:26
Ele estava se referindo a transparência que nem se uso com retro-projetores?
Se for só pode ser imprimindo com uma impressora de jato de tinta. Seria interessante ver o resultado.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2006, 09:35:32
Citar
Por favor, isto é possível? A mídia (transparencia) tem alguma especificação particular?

É, acho que é dificil dizer que o resultado será o mesmo que a utilização do cromo, mas da pra deixar similar. Exitem dois tipos de tranparências: o acetato, que não aceita impressão jato de tinta, e um especial pra impressão jato de tinta, que você pode comprar em papelarias e lojas de informática em geral.

A imagem primeiramente tem que ser bem tratada no PS pra que fique com as cores similares a de um cromo. O mais importante no meu ver é a qualidade da impressão em si.

Citar
Existe alguma forma mais especial de impressão (mais duradoura)?

Aconselho a fazer em jato de tinta e utilizar tinta original da impressora e não aquelas remanufaturadas. Na verdade a questão da durabilidade não vai tanto da tinta usada e sim mais da forma de guardar as transparências.

Citar
Onde é possível fazer?

Da pra fazer em casa tendo um resultado muito bom, porém aconselho imprimir em  uma impressora da Epson, pois elas têm muito mais qualidades que as concorrentes.

Citar
Se estas respostas forem afirmativas vai ser revolucionado este mercado onde ganhamos nossos "dindins".

É, acho que as coisas mudam, porém não há muito o que fazer a não ser se adaptar a elas. Para apresentações hoje em dia quase nem se usa mais nem o retoprojetor, hoje em dia o pessoal faz apresentações com saída direta do computador.

Mas acho que mesmo que o slide fosse trocado pelas transparências, acho que ainda é papel do fotógrafo fazer o tratamento das imagens e a finalização do arquivo para a impressão nas transparências, e é aí que tiramos o nosso ganha pão.
« Última modificação: 21 de Julho de 2006, 09:36:50 por Flavio Ribeiro »
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2006, 10:01:26
Muito bom explicado.
Mas como se faz a apresentação destas transparências?
Coloca em moldura?
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


csantunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2006, 12:11:16
Oi Paulo Machado e Flavio Ribeiro;

Eu precisava de uma ajuda e voces pudesse,como faço para explicar

Obrigado
Carlos


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2006, 21:33:00
As minhas experiências anteriores com transparências para apresentações, mesmo usando as tintas originais da impressora, não foram as melhores.
Tentei um spray que dizia ser fixador, mas, tb não deu resultado.
Nunca tentei as Epson sublimation, seria este o tipo de Epson de falam?
E quanto ao acetato? Alguém tem uma experiência real com esta midia?
Por favor, mais um pouco de paciencia, ok, onde posso mandar fazer alguns testes?
« Última modificação: 21 de Julho de 2006, 21:33:27 por AluiZio »
AluiZio -


kuk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
    • http://www.retrataterra.com
Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2006, 22:17:50
Será que não se trata de cromo de chapa 4 x 5 (fotografia de grande formato). Sua dimensão é tão próxima de uma transparência de retroprojetor! :P:):):)
« Última modificação: 21 de Julho de 2006, 22:18:17 por kuk »
Pedro Kok
pedrokok.com.br



guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2006, 22:30:07

Para efeitos fotográficos, em inglês , slide e transparency são literalmente a mesma coisa. Talvez ele estivesse se referindo ao tamanho?


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2006, 07:35:05
Quiqui e Kuk

Não. Referia-se a transparencia convencional, mesmo.

Com certeza não era 4 x 5. O custo não compensa o trabalho e implicaria, eu creio, em movimentação (estúdio) dos objetos o que muitas vezes não é possível pelo seu tamanho ou por segurança.
« Última modificação: 22 de Julho de 2006, 07:35:37 por AluiZio »
AluiZio -