Autor Tópico: Quando é a hora de parar de comprar?  (Lida 3766 vezes)

vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Julho de 2013, 14:53:25
Com equipamento fotográfico eu não conheço nenhum caso pessoalmente mas com músicos eu já vi cada estória doida... guitarra, pedais, amplis... esse é um buraco sem fundo de verdade :hysterical: :hysterical: :hysterical:.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 05 de Julho de 2013, 15:30:53
Bem, "hora de parar de comprar". Sim senhor, heim, assunto complicado!!!

Eu não sei dizer exatamente QUANDO, mas vou dizer exatamente COMO eu descobri essa minha hora de parar de comprar. Vagamente me lembro porém sem muita certeza, acho que foi no início desse ano. Estava eu a fuçar nas minhas coisas, procurando nada porque eu nada tinha pra fazer naquele momento. Eis que me deparo com uma câmera estranha, mal me lembrava dela e só a vi porque a danada pulou no meu colo. Quase que me dizendo; "me pega", "me usa", "vamos sair juntos hoje?" (hehehe.... conotação sexualmente apimentada de um cara que já não pega mais nada, além de gripe).  :no:  :doh:  :hysterical:

Mas o fato é que aquela pobre câmera estranha, estava entre as minhas outras câmeras, muitas câmeras, e logo eu tive a certeza de tê-la comprado um dia mas... nunca, repito, NUNCA ter feito uma única, de uma merda de uma foto, com aquela pobre coitada. Ou, coitado de mim, sei lá!  :D

Então fui buscar a pastinha de documentos e.... papel pra lá, papel pra cá, finalmente achei a documentação que me gerou aquela aquisição. Hã? O quê?! Não é possível!!!! Já fazia três anos que eu tinha comprado a tal câmera e nunca sequer havia colocado um filminho nela.

Daí, obturador já meio preguiçoso, lente com alguma poeirinha e muita poeirona por fora, no corpo. Diante daquela situação, naquele instante, veio bateu um estado de letargia mental cuja percepção mais parecia com aquela que tive um dia, num passado já distante, quando tomei um porre com a pior vodca que pode existir no mundo. Coisa de adolescente.

Além disso de tudo, lógico, também me veio um sentimento ruim de arrependimento e de culpa; aquela cobrança que me vinha da consciência e aquilo me fez parar pra pensar: "Que insanidade é essa?!".

De lá pra cá as coisas estão sendo diferentes. Claro que não serei hipócrita em afirmar que nunca mais vou comprar mais nada. Estaria mentindo pra mim mesmo. Mas combinei comigo mesmo que pra cada coisa nova adquirida, não uma mas duas ou mais semelhantes teriam de ir embora.

Consegui fazer até melhor do que isso. Consegui vender numa proporção acima daquela inicialmente prevista e acordada comigo mesmo. Confesso me sentir muito melhor agindo assim.

Meu objetivo é ficar com o mínimo necessário porque prefiro – somente agora, eu sei – gostar mais de fotografia do que de câmeras. Estas últimas são ferramentas de e para obtenção da primeira.

Que o Papai Do Céu me permita continuar empenhado nesse propósito, nessa luta, que só me fará bem.

Braga, se quiser doar alguma coisa, como as médio formato que tem aí ou até mesmo aqueles trambolhos de grande formato que tu não usa, estou aceitando. Endereço mando por MP.


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 05 de Julho de 2013, 15:51:56
Eu tenho um problema muito sério com isso também, mas realmente queria parar por um tempo agora que tenho um range "completo". Pelo menos um ano sem comprar lentes e uns 3 sem trocar de câmera (principal, porque a t3i vai vazar já já). Será que eu consigo?


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 05 de Julho de 2013, 15:58:59
Eu tenho um problema muito sério com isso também, mas realmente queria parar por um tempo agora que tenho um range "completo". Pelo menos um ano sem comprar lentes e uns 3 sem trocar de câmera (principal, porque a t3i vai vazar já já). Será que eu consigo?

Rapaz, ótimo set! Mas eu trocaria umas coisinhas:

Canon 5D MKIII
Samyang 14mm F/2.8
Samyang 35mm F/1.4
Canon 24-105 F/4.0
Canon 50mm F/1.4
Canon 85mm F/1.8
Canon 70-200 F/2.8

Ahhh muito melhor! :)

Tá agora tu não passa mais um dia sem pensar nisso. Não precisa me agradecer. 8-)


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 05 de Julho de 2013, 16:07:36
Rapaz, ótimo set! Mas eu trocaria umas coisinhas:

Canon 5D MKIII
Samyang 14mm F/2.8
Samyang 35mm F/1.4
Canon 24-105 F/4.0
Canon 50mm F/1.4
Canon 85mm F/1.8
Canon 70-200 F/2.8

Ahhh muito melhor! :)

Tá agora tu não passa mais um dia sem pensar nisso. Não precisa me agradecer. 8-)

Hahaha. Óbvio que eu gostaria dessas mudanças, mas com o ISO da MK III o F/4 não me atrapalha e a 50mm eu uso muito pouco pra justificar. Mesmo assim, eu trocaria tudo pra isso:

Canon 14mm f/2.8L II
Canon 35mm f/1.4L
Canon 50mm f/1.2L
Canon 85mm f/1.2L II
Canon 135mm f/2.0L

E pra usar de vez em quando:

Canon 24-70 f/2.8 L II
Canon 70-200 f/2.8 L II

E já que é pra sonhar, a MK III virava corpo reserva e eu pegava uma Canon 1 DC.  :ok:



Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 05 de Julho de 2013, 16:17:28
Hahaha. Óbvio que eu gostaria dessas mudanças, mas com o ISO da MK III o F/4 não me atrapalha e a 50mm eu uso muito pouco pra justificar. Mesmo assim, eu trocaria tudo pra isso:

Canon 14mm f/2.8L II
Canon 35mm f/1.4L
Canon 50mm f/1.2L
Canon 85mm f/1.2L II
Canon 135mm f/2.0L

E pra usar de vez em quando:

Canon 24-70 f/2.8 L II
Canon 70-200 f/2.8 L II

E já que é pra sonhar, a MK III virava corpo reserva e eu pegava uma Canon 1 DC.  :ok:

Vende a casa!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #21 Online: 05 de Julho de 2013, 16:19:26
Vende a casa!

kkk
com a alta do dólar, se boberar vai a casa mesmo  :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 05 de Julho de 2013, 16:45:10
"3)   Não mostre suas fotos com o título “Canon/Nikon XXX em macro” ou algo do gênero. A foto é uma foto e é uma imagem comunicativa, o equipamento não importa. A foto não ficará melhor por ter sido feita com o equipamento XYZ. Você pode informar o equipamento, mas isso não é a razão da foto;"

Tem muita gente em todos os fóruns que participo que colocam o próprio equipamento acima das suas próprias fotos. Muitas vezes dando mais mérito ao equipamento em si do que ao seu olhar ou à sua técnica, até coloca no título do tópico o modelo da câmera usada. Se é em reviews de equipamentos tudo bem, mas na galeria de fotos acho que é subestimar a própria capacidade. E infelizmente vejo muita gente realmente boa que faz isso, pessoas cujas fotos eu admiro, mas que dão mais crédito mesmo ao equipamento...

Só que muitas vezes isso não está ligado diretamente ao G.A.S. (ou S.A.E, em português, rsrs), digamos que é um "patologia" diferente, rsrs. E muitas vezes é até o contrário, a pessoa está tão satisfeita com o equipamento que tem, que nem pensa em trocar ou comprar mais.

O contrário é que é perigoso, quando a pessoa não está satisfeita com os resultados que obtém. Daí geralmente o primeiro culpado é o equipamento, e aí lá vai o sujeito pensando em trocar por equipamentos melhores.



Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 05 de Julho de 2013, 17:09:49
antes eu ficava toda hora vendo cameras e lentes mas depois de um tempo caiu a ficha, agora to mais de boa, tenho q para de pitocagem e camera nenhuma vai consertar isso  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

depois de pensar bastante sobre oq eu quero fotografar minha lista de desejos diminuiu bastante, por enquanto quero só uma 85 1.8 e uma 70-200 f4 dai fico um bom tempo sem comprar nada.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 05 de Julho de 2013, 17:14:17
antes eu ficava toda hora vendo cameras e lentes mas depois de um tempo caiu a ficha, agora to mais de boa, tenho q para de pitocagem e camera nenhuma vai consertar isso  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

depois de pensar bastante sobre oq eu quero fotografar minha lista de desejos diminuiu bastante, por enquanto quero só uma 85 1.8 e uma 70-200 f4 dai fico um bom tempo sem comprar nada.

Cara, eu também pensava assim, daí eu comprei uma Canon A-1. As lentes FD são muito baratas. 100, 200 dólares no geral, daí tu pensa... "posso ter um monte de lentes legais com apenas R$ 1.000" e lá vai tu pras compras novamente. Igual tu, só preciso de mais uma lentezinha barata pra minha Canon e daí parei também. :)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 05 de Julho de 2013, 18:37:15
Tem muita gente em todos os fóruns que participo que colocam o próprio equipamento acima das suas próprias fotos. Muitas vezes dando mais mérito ao equipamento em si do que ao seu olhar ou à sua técnica, até coloca no título do tópico o modelo da câmera usada.

Cansei de falar isso por aqui. Identificar a câmera só em casos muito especiais, mais para provar que dá para fazer muito com pouco do que outra coisa. Não acho ruim quando por exemplo a pessoa identifica uma objetiva antiga, etc.
« Última modificação: 05 de Julho de 2013, 18:39:07 por AFShalders »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #26 Online: 05 de Julho de 2013, 18:44:21
Cansei de falar isso por aqui. Identificar a câmera só em casos muito especiais, mais para provar que dá para fazer muito com pouco do que outra coisa. Não acho ruim quando por exemplo a pessoa identifica uma objetiva antiga, etc.

Haja visto a ideia que originou o tópico das fotos com lente do kit 18-55  :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #27 Online: 05 de Julho de 2013, 18:48:23
Haja visto a ideia que originou o tópico das fotos com lente do kit 18-55  :ok:


É, mas aí eu acho bem diferente, sabe, criar um tópico para um equipamento específico eu não vejo problemas. Até porque sempre tem muita gente curiosa pra ver fotos de câmeras e objetivas diferentes. Isso eu acho legal é bem útil.


Mas em áreas como a Galeria eu acho totalmente dispensável mesmo colocar o nome da câmera ou da objetiva.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #28 Online: 05 de Julho de 2013, 19:18:07
Cansei de falar isso por aqui. Identificar a câmera só em casos muito especiais, mais para provar que dá para fazer muito com pouco do que outra coisa. Não acho ruim quando por exemplo a pessoa identifica uma objetiva antiga, etc.

Iria te citar nesse momento Shalders... Sua frase é perfeita. "Bela Câmera agora mostre-me as fotos".  :ok:


Agora sobre o tópico, a hora de parar não existe.

Seja por hobby seja profissionalmente sempre teremos equipamentos que nos encheram os olhos com alguma tecnicidade que nos fará pensar que nossa fotografia será melhor executada.... ai é vender a casa, o carro, a bicicleta para comprar equipamento....

E por falar em Bicicleta...
Tem gente aqui no fórum que não sabe se vende a bike para melhorar o equipamento fotográfico, ou vice versa !

 :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #29 Online: 05 de Julho de 2013, 20:01:25

É, mas aí eu acho bem diferente, sabe, criar um tópico para um equipamento específico eu não vejo problemas. Até porque sempre tem muita gente curiosa pra ver fotos de câmeras e objetivas diferentes. Isso eu acho legal é bem útil.


Mas em áreas como a Galeria eu acho totalmente dispensável mesmo colocar o nome da câmera ou da objetiva.

Isso mesmo Humberto, eu citei o Shalders concordando com ele, e concordo contigo também  :ok:
Foi dele a ideia do tópico, eu só abri. As pessoas precisam às vezes ver que mesmo com lentes e câmeras relativamente simples dá pra fazer fotos muito boas.