Autor Tópico: Champagne estourando  (Lida 16649 vezes)

Celo Schmidt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • http://
Resposta #15 Online: 07 de Março de 2005, 02:43:18
Pessoal, naum entendo nada de fotografia ainda, estou só aprendendo mas, me atrevo a tentar desvendar um pouco do mistério:

um recipiente com agua e um fundo azul e a garrafa na posição horizontal sobre ele.  Fisica pura é o que faz o liquido continuar saindo após o estouro da rolha pois a garrafa está deitada sobre o recipiente... acho q agitando bem a garrafa antes e posicionando a rolha bem na berada fica facil.... dá pra perceber que a foto foi tirada de cima... todo o liquido e inclusive a rolha estão caindo em direção ao fundo azul, e não em direção a margem inferior com teoricamente seria....


Sonhei demais Leo???


Abraços

Celo Schmidt
China


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 07 de Março de 2005, 08:09:04
Leo e Beto

Preguiçoso como sou, não tentarei jamais fazer (se bem que ontem de noite me deu vontade de tentar aqui na pia da cozinha -risos), mas o problema, sobre o qual eu nunca havia pensado, é interessante, e o fato do Leo não ter mostrado a fórmula terminou sendo muito interessante, pois transformou a coisa numa espécie de desafio analítico.

O importante disso tudo é saber que a fotografia não é realidade, especialmente esse tipo de fotografia, e que para parecer aquela realidade idealizada é preciso construir uma circustãncia cenográfica, como bem diz o Leo. Acho que esse é o verdadeiro ensinamento: para cada necessidade é preciso bolar e construir circunstâncias, e é preciso observar esse tipo de foto analiticamente pensando: como foi feita? Mesmo não sendo meu interesse a foto publicitária, ela é uma fonte riquíssima de técnicas e seus desafios são em geral extremos.

Há além da técnica outro fator que influencia muito, que é a composição cenográfica mesma, as cores escolhidas, o quanto da garrafa aparece, etc. Há uma outra gama de possibilidades a partir da fusão de imagens (por exemplo, se a garrafa tivesse de aparecer inteira, então o cano de impulsionar a água seria uma foto, a garrafa sem água outra, e então se somaria o fundo da garrafa pura com o gargalo da garrafa espargindo). O legal é pensar cada charada. Cada um vai solucioná-la um pouquinho diferente, embora seja necessário, para solucionar, já um bom grau de conhecimento fotográfico.

 


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #17 Online: 07 de Março de 2005, 08:21:39
Concordo Ivan. O legal é pensar mesmo como ela foi feita! Isso só faz aumentar nosso conhecimento!

Poderia até ser um novo tópico para as nossas análises! "Como foi feita esta foto?"
Se alguém tiver uma foto interessante ou achar na net, poderia colocar e aí discutiremos como foi feita! Idéia legal, não?

Abraços,
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 07 de Março de 2005, 11:18:13
Bom como eu disse só para fazer aquela POC eu já desenvolvi 4 técnicas cenográficas, a que usei especificamente naquela imagem é bem simples e possibilita que façamos a garrafa toda a aparecendo tbm.

O mais incrível é que as 4 técnicas que desenvolvi não tem nada a ver com nenhuma das técnicas propostas.
:)

Teriamos que ver como as técnicas propostas se comportam... O dia que eu resolver sujar o estúdio posso analisar isso com mais precisão heheheh! :)

Ivan eu raramente fundo imagnes no computador, a maioria eu tento solucionar de forma cenográfica pois fica mais real, agora se necesário eu fundo a imagem sem problema nenhum... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 07 de Março de 2005, 12:10:32
Naquela sua não precisa mesmo, mas veja, estamos falando de fazer algo que o cliente quer (para quem tem clientes) de modo que qualquer método que não seja ilegal -risos- é válido.

Tanto faz o método. O importante é a foto dar a impressão desejada. Há sempre mil maneiras de fazer a mesma coisa.

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 07 de Março de 2005, 12:49:56
Sem dúvidas Ivan, como eu disse, se for preciso eu faço sem problema nenhum heheheh!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #21 Online: 07 de Março de 2005, 15:51:56
Eu sei como o Leo fez essa foto...

Ele comprou 283 garrafas de espumante, cada vez que uma fosse estourando, ele batia a foto em uma velocidade super rápida, tipo 1/4000... se tivesse errado, ele tomava a garrafa...

Quando chegou mais ou menos na 157ª garrafa, ele esbarrou na garrafa que agitando-se, espocou a rolha que rebateu no teto do estúdio e depois em uma das garrafas que estavam em uma prateleira em cima da máquina dando tempo da rolha voltar pra cena antes da garrafa cair em cima do botão do clique e pronto... feita a foto...

Daí uma semana depois, chegou a máquina... que ele tinha mandado arrumar no tiozinho que arruma máquinas quebradas...

Como ele tinha esquecido o cartão dentro da máquina, daí então ele viu a foto que ficou perfeita...

É só isso...

Valeu


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 07 de Março de 2005, 16:14:55
Que tal colocar a rolha fixa e derramar o conteúdo em cima dela e depois vira a foto ao contrário.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #23 Online: 08 de Março de 2005, 08:52:25
Olá Arguejo, kkkkkkkk!
Que imaginação! Vc devia escrever episódios de comédia! Muito boa!!! rsrsrsrsrsrs

Paulo, de cabeça pra baixo creio que não dá. O líquido precisa sair mais forte, para dar a idéia de estouro!

Até,  


jgustavoam

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 29 de Janeiro de 2006, 22:14:31
Não sou entendido de fotografia, mas entendo de eletrônica.

Pela minha análise, a foto foi disparada alguns milisegundos após o estouro.
Eu usaria um circuito eletrônico SPLASH para disparar a camara juntamente com o Flash. Gostei da idéia do Matheus de usar agua com bicarbonato.

Após algumas tentivas eu ajustaria o atraso(delay) do disparo após o estouro.
Acho que é por aí.

Sou novato esse mundofotografico. Pretendo frequentar mais.
Abraços.  


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #25 Online: 29 de Janeiro de 2006, 23:31:23
Citar
Que tal colocar a rolha fixa e derramar o conteúdo em cima dela e depois vira a foto ao contrário.
achei tua ideia simples e eficiente!
será que funciona mesmo?
vou testar com uma garrafa de plastico de 2L mesmo =)


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #26 Online: 29 de Janeiro de 2006, 23:54:23
A tese do Arquejo é a que mais se adequaria para mim.
Nikon/Panasonic Gear


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #27 Online: 30 de Janeiro de 2006, 01:41:25
Bom...
Já trabalhei em estúdio de fotografia publicitária, tenho um tio fotógrafo de publicidade, mas infelizmente nunca presenciei nem fiz uma foto dessas, mas sei em teoria como funciona uma das maneiras... Devem existir milhares de maneiras, umas mais fáceis, outras mais complicadas, umas mais realistas, outras nem tanto.

Vou explicar alguns de meus pensamentos..

Para começar, o timing é fundamental, se vc optar por fixar a rolha no fundo, deve ter MUITO cuidado com a foto que vai escolher. Na foto do Leo por exemplo, eu não gostei do timing, ficou muito artifícial. A foto tem uma bela iluminação e belas cores, mas no entanto eu olho e percebo uma impossibilidade física. O líquido está batendo no fundo da rolha e se espalhando. Em um estouro normal, a rolha voaria e só depois seria seguida do líquido, que não ultrapassaria a rolha, mas no caso o líquido parece que bate no fundo da rolha que me aparenta fixa (Apesar de que algumas gotas na frente vão acabar compondo e embelezando mais ainda a foto). Outra coisa é o ângulo da rolha, que parece estar torta, apontando para o fundo.
Se vc optar por estourar a rolha, vai encontrar uma complicação: a rolha expande depois que sai do gargalo, com um formato cônico, que depois não pode ser facilmente recolocada (nem dificilmente, pq é complicado MESMO). E nesse caso vai precisar de velocidades bem altas de exposição para não ficar com muito motion blur na rolha.

Para produzir o jato, também existem várias maneiras. Uma muito comum é fazer um furo no fundo da garrafa, ou na lateral escondida pelo rótulo, que permita a colocação de uma mangueira que vai jogar o líquido com uma pressão suficiente para impulsionar o líquido pelo gargalo, ou ainda maior caso queira estourar com a rolha.

As técnicas de fotografia tb são várias, bulb com flash, disparador ligado a um circuito sensível ao som, bursts. E cada técnica vai pedir uma ou outra solução na hora de fotografar, isto também depende muito.



Agora uma foto que achei num forum gringo com a explicação de como ele fez:



Segundo ele, ele prendeu a garrafa e a rolha em um fundo preto, fez um furo no fundo da garrafa e jogou água tônica, agora não consegui entender direito como ele usou a mão e uma borracha para controlar o jato, se alguém se aventurar nesse inglês meio misterioso:
Citar
Both the bottle and cork are mounted onto a black background, and a hole was drilled into the underside of the bottle. Tonic water was poured into the hole, while I help some rubber under, then whipped my hand out and took the shot, finally turning the image in PS and touching up.

Bom, eu achei a foto do cara meio fraca. Primeiro pq o jato tem um motion blur forte, enquanto a rolha aparece perfeitamente imóvel, fora o fato de não ter uma iluminação e fundo muito atraentes, prefiro muito mais as cores e a iluminação que o Leo usou.


Espero que eu tenha ajudado vcs a ficarem ainda mais confusos  :yu:  :risada2:  
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #28 Online: 30 de Janeiro de 2006, 11:23:20
No caso GMarigo não existe foto de estouro de espumante fisicamente perfeita. ;)
Porque espumantes estouram e só depois vazam, ou seja, você nunca teria a rolha e o liquido na mesma foto, qualquer outra visão que você tiver será um erro no que você chama de timing. ;)

Eu, particularmente, acho o efeito da foto que você postou absurdamente menos realista, para falar a verdade eu não gosto muito do efeito criado pela mangueira, porque nunca vi na minha vida um espumante que soltasse liquido por toda a área do bico, realismo total é impossível de se obter, mas você pode se aproximar ao mais ou menos, no caso essa ai é bem menos realista que a minha hehehe! :)
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2006, 11:26:50 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 31 de Janeiro de 2006, 17:22:08
leo, tem como postar sua foto novamente? o link não mostra mais ela...