Autor Tópico: Champagne estourando  (Lida 16566 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 31 de Janeiro de 2006, 17:36:21

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 31 de Janeiro de 2006, 19:32:58
vlw, leo!!!!

muito boa mesmo!!!


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #32 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 00:46:42
Estranho é o liquido ultrapassando a rolha.. fica meio irreal...

Mas muito boa a foto!
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2006, 00:47:20 por Roberto O. Almeida »


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #33 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 01:44:47
Olá!
Bem, primeiramente, muito boa a foto... parabéns Léo!

Então, eu num sei, mas logo que me deparei com a foto eu vi uma coisa que se não foi feita pelo Léo (talvez seja o segredo ou uma técnica hehehe) pode vim a ser uma forma muito "simples" de se fazer o efeito...

1. pega a garrafa e vira de cabeça para baixo
2. solte a rolha fazendo cair o líquido nela

Vc só precisa de um ajudante e um fundo azul.

Será que num dá certo tb?

Abraços,


Renato

obs: não sei se estou vendo demais, mas o líquido que está depois da rolha é mais "branco" e o anterior mais verde... Léo é o mesmo líquido?
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2006, 01:45:50 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #34 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 09:43:48
Sim Renato, é o mesmo líquido.... :)
E é espumante mesmo.... :)
Ele saindo do gargalo está formando um tubo um pouco mais grosso.
Ao bater na rolha ele abre fazendo uma camada mais fina. :)

Roberto só um comentário básico sobre dinâmica dos fluidos. Na verdade SE, por um acaso, o líquido fosse o propelente da rolha (o que não é, porque o líquido não sai sob pressão da garrafa) ele obviamente ultrapassaria a rolha logo de início, tendendo a envolver a rolha.
No caso isso seria mais realista do que as fotos onde o líquido vai encostado atrás da rolha, pois um propelente fluido em alta pressão não permaneceria comportado empurrando um objeto sólido de dinâmica instável, ele certamente ultrapassaria logo de cara e de forma totalmente aleatória (pois a rolha tem um padrão totalmente desequilibrado e tenderia a um dos lados). Ou seja, a outra foto postada é que é um verdadeiro absurdo e uma verdadeira aberração física ;) E olha que disso eu entendo, sou Engenheiro aeronautico e trabalhei quase 1 ano fazendo asa de aviões, e minha especialidade de formação era exatamente fenômenos aeroelástico (que é uma parte da dinâmica dos fluidos) :).
Agora se formos ser preciosistas com o estouro de espumante, ai o líquido não seria o propelente e sequer poderia estar encostado na rolha. O propelente no caso é o gás do espumante, o líquido sai depois do estouro da rolha e em uma velocidade bem mais baixa, para ser realista o máximo aceitável de líquido em um estouro de espumante seriam aparecer alguns respingos (se não me engano o Tony Genérico já fez um assim) mas ai não teria a menor graça. o bonito dessas fotos é exatamente o líquido aparecendo como propelente para a rolha, é isso que encanta a imaginação das pessoas heheheheh! . :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


orly

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #35 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 13:38:48


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #36 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 14:31:21
Bem legal, mas vc viu que não é uma garrafa???
:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #37 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 14:31:40
Essa do Luxvich foi feita com o circuito de spalsh do Joãoba...


Leo... o propelente da rolha é o gás, no caso da garrafa estar na vertical e com o bico para cima... e se eu deixar a garrafa na horizontal??? O que iria gerar a pressão dentro da garrafa seria o gás, mas o que estaria encostado na rolha seria o líquido certo??? Isso não faria o líquido sair junto com a rolha???


paulolondres

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
    • http://paulovarella.multiply.com/photos
Resposta #38 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 01:10:04
Citar
Beto, conheço pelo menos umas 4 técnicas de estouro de espumante, tenho até making off disso, mas este tipo de splash é um dos segredos de profissão mais bem guardados pelos fotógrafos que os desenvolvem, é muito complicado desenvolver métodos realmente efetivos para splashs desse tipo e os fotógrafos que os desenvolvem costumam manter a 7 chaves pois é uma enorme vantagem competitiva.
Aqui em Ribeirão por exemplo eu sou o único que domino esta técnica, na verdade eu e o Eduardo Pigari que normalmente me acessora neste tipo de foto.
Só para vc ter uma noção:
POC

Desta vez eu infelizmente não poderei te ajudar pois este tipo de cenografia é um tipo de vantagem competitiva muito ENORME para ficar divulgando publicamente.... :(

Só te digo que a técnica do seu amigo é trabalhosa e pouco eficiente (água não tem o mesmo efeito de espumante ;))
E por fim que Splash faz sugeira e bagunça mesmo, não tem como evitar, são sinônimos.... :)
cara nada a ver de dexar de passa a tecnica pro cara, nesse mundo de fotos nao devemos guardar conhecimentos, pois a foto e valorizada pelas pessoas que as vee .e sim temos de ser parceros.


george

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
    • http://
Resposta #39 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 14:24:11
Nessa foto do Leo eu também acho que ela foi feite de cima, porque realmente parece que o líquido e a rolha estão indo para o fundo. (Se bem que no caso da rolha ela poderia estar apontanto pra qualquer lado).

Outra coisa que reforça a idéia da foto ter sido feita por cima é a iluminação, que parece vir da parte inferior do quadro (mas no caso da foto sendo feita por cima, a luz estaria na lateral, o que é o mais comum)

O que eu não gostei na foto é que o espumante parece aguado, faltou espuma :)

Acho que nesse caso teria sido interessante usar bicarbonato de sódio ou algo do gênero pra fazer mais espuma.

Quanto a maneira usada pra fazer a rolha estourar eu fico totalmente na dúvida. Acho que isso é muito difícil de se deduzir olhando pra essa foto.
Cidade: São Paulo - SP (Mas de vez em quando em Balneário Cmaboriú - SC)

Equipamento: Canon 300d + Tamron Zoom Wide Angle-Telephoto AF 28-80mm f/3.5-5.6 Aspherical Autofocus + 2 cartões de 512mb + Polarizador Hoya 58mm (recém adquirido)... e ainda sem tripé :P


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #40 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 15:52:07
Amigos, como estou iniciando no mundo da fotografia, tenho o hábito de ler tudo o que é possível sobre o assunto. Tenho acompanhado o forum anonimamente, eventualmente fazendo algum comentário quando sinto que posso ajudar.
Muito interessante essa discussão sobre efeitos.
Esta foto do Luxvich foi capa da revista Fotografe Melhor, maio/2005, onde ele ensina esta técnica. Saiu mais uma reportagem sobre ele e seus splash's na última edição, fevereiro 2006, onde ele indica um site sopre splash (www.hiviz.com) onde tem alguns esquemas de como construir o equipamento.
Eu fiz uma experiência quebrando uma garrafa e colando uma mangueira com durepoxi ligado direto na torneira...   Funcionou. A rolha saltou. E a foto saiu.
 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 16:43:03
Citar
Nessa foto do Leo eu também acho que ela foi feite de cima, porque realmente parece que o líquido e a rolha estão indo para o fundo. (Se bem que no caso da rolha ela poderia estar apontanto pra qualquer lado).
Concordo. Parece que foi tirada de cima mesmo...

Nelson, poste a sua foto aqui pra gente ver =]

Leo, parabéns pela foto! Seja qual for a técnica, está ótima  :clap:  


jrbroggio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
    • http://
Resposta #42 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 10:42:10
Bom estou acompanhando este forum e fiquei curioso no assunto, e ....
Beto eu fiz uma experiencia que visualmente ficou bom, seguinte com a garrafa cortada coloquei metade de agua e injetei pressao na magueira com uma Wap (aquela maquina de lavar sob pressao) ai a rolha sai com o ar e logo atras sai a agua sob pressao,   :bomb: ha! cuidado a rolha tem que estar meio livre se nao a garrafa estoura ok, só que foto que é bom nada,  é que o amador aqui esta apanhando é para sincronizar o disparo da máquina com o estouro da chanpagne ...  


orly

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #43 Online: 27 de Março de 2006, 19:44:57
Citar
só que foto que é bom nada,  é que o amador aqui esta apanhando é para sincronizar o disparo da máquina com o estouro da chanpagne ...
É para isso que serve o circuito que dispara o flash quando escuta o som do splash.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #44 Online: 27 de Março de 2006, 19:57:11
dica, esquece sincronizar sem circuitos, os tempos são muito pequenos, nem com burst vc consegue pegar. :)
« Última modificação: 27 de Março de 2006, 19:58:23 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.