Autor Tópico: Champagne estourando  (Lida 16423 vezes)

Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Online: 05 de Março de 2005, 20:14:09
Outro dia conversei com uma possível cliente que queria uma foto de uma champagne estourando! Acabou que ela resolveu fazer outro tipo de mídia, mas a minha dúvida continuou! Conversei com um fotógrafo publicitário amigo meu e ele me disse que pegasse uma garrafa vazia de champagne e tira-se o fundo! Depois prega-se a rolha a uns 4, 5cm da boca da garrafa com um arame ou coisa parecida, passando o arame por detrás da rolha. Depois pega-se uma mangueira d'água e esguicha-se pela entrada cortada sem parar e vai tirando as fotos! Idéia genial não acham? Mas a idéia não é dele! Ele leu e me falou!

O que eu queria saber é se alguém conhece outra técnica menos trabalhosa (tirando a técnica de comprar 30 champagnes e ir abrindo uma por uma...rsrsrsr) e que não faça tanta bagunça com água desse jeito!

Abraços,
 ;)  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2005, 21:36:54
Beto, conheço pelo menos umas 4 técnicas de estouro de espumante, tenho até making off disso, mas este tipo de splash é um dos segredos de profissão mais bem guardados pelos fotógrafos que os desenvolvem, é muito complicado desenvolver métodos realmente efetivos para splashs desse tipo e os fotógrafos que os desenvolvem costumam manter a 7 chaves pois é uma enorme vantagem competitiva.
Aqui em Ribeirão por exemplo eu sou o único que domino esta técnica, na verdade eu e o Eduardo Pigari que normalmente me acessora neste tipo de foto.
Só para vc ter uma noção:
POC

Desta vez eu infelizmente não poderei te ajudar pois este tipo de cenografia é um tipo de vantagem competitiva muito ENORME para ficar divulgando publicamente.... :(

Só te digo que a técnica do seu amigo é trabalhosa e pouco eficiente (água não tem o mesmo efeito de espumante ;))
E por fim que Splash faz sugeira e bagunça mesmo, não tem como evitar, são sinônimos.... :)
« Última modificação: 05 de Março de 2005, 21:39:13 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #2 Online: 05 de Março de 2005, 22:05:33
Bom Leo, não sabia que a técnica era tão bem guardada assim a sete chaves!  :huh: Pelo menos o Christoph Herh, que me contou a técnica, não disse nada e me falou na boa, mesmo sendo concorrentes, pois estou começando a atuar em algumas áreas que ele atua!

Mas respeito o seu sigilo em não divulgar. Afinal, são segredos da profissão que se adquire com o tempo e realmente fazem o diferencial!

Sua resposta, apesar de poder paracer negativa, tornou-se pra mim extremamente positiva, pois me incentivou a procurar respostas. Não vou descançar enquanto não conseguir fazer uma foto de splash de espumante. rsrsrsr Tornou-se um desafio, e eu os adoro! rsrsrs

Quando eu conseguir fazer a foto coloco na net e peço sua avaliação, combinado? ;)

Um abraço,

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 05 de Março de 2005, 22:52:30
Beto te darei umas dicas, tente conseguir mas procure não divulgar as suas conquistas nesta área, elas serão um grande diferencial, esta tecnica que lhe foi informada é uma técnica de domínio público ;)
A dica é o seguinte, 90% dessas fotos são feitas com técnicas de cenografia, geometria e jogos de luz, se concentre nisso, pense em como fazer um cenário que gere uma imagem como a que vc procura, independente das peripécias que vc tenha que fazer para obter a imagem. É tudo questão de cenografia, geometria e luz. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2005, 22:57:25
Ok Leo, valeu pelas dicas! Quando tiver um tempinho tentarei, e pode ter certeza que vou conseguir!!! Nunca desistirei, até conseguir o resultado que quero!

Valeu!!!
Abraços,
 


Marcelo Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://
Resposta #5 Online: 06 de Março de 2005, 10:07:04
Olá Beto,

Certamente a técnica usada pelo Leonardo não deve ser a mesma que eu conheço. Bom, existe uma que é muito interessante, mas requer um pouco de habilidade com eletrônica.

Trata-se de um circuito eletrônico que aciona um flash a partir de um estímulo sonoro (uma gota caindo na água, a rolha saltando da garrafa etc.). Tudo acontece no escuro, a câmera fica em Bulb. Mas quando o flash é acionado, a cena no exato momento do splash é então registrada.

Tudo isso está bem explicado em uma matéria sobre splashes na Revista Fotografe Melhor, edição de janeiro/2005. Creio que não divulguei nenhum "segredo de estado", pois essas informações são públicas.

Gostaria de saber do Leonardo em quais aspectos a técnica dele é melhor que esta que descrevi.

Um abraço.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2005, 11:32:14
Olá Marcelo, já lí sobre essa técnica! Quanto à habilidade em eletrônica não tem problema. Meu irmão é engenheiro elétrico! rsrsrs.

Mas o problema de usar essa técnica é que vou ter apenas uma foto por estouro de champagne, concorda? E isso inviabilizaria minha produção! Se não gostar da foto feita na primeira vez? Ou o cliente não gostar? As técnicas cenográficas acredito serem as melhores para esse tipo de fotografia! Vc nem se dá o trabalho de comprar uma champagne! É só usar uma garrafa vazia! O resto ainda estou tentando arquitetar e descobrir! Quando conseguir coloco a foto no ar para mostrar!

Abraços,
 


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #7 Online: 06 de Março de 2005, 11:34:37
è galera ..

alguem ja tentou misturar vinagre com bicarbonato? ocs tem q ver o estouro q dá ...

mas será um estouro pra cada foto tb .. heheh ... enxe a garrafa com vinagre e joga o bicarbonato dentro .. depois coloca a rolha e balança ...

ocs vão ver a pressão q dá ...


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #8 Online: 06 de Março de 2005, 11:40:16
Legal Matheus. É a química ajudando..........
Não tinha pensado nisso! Com certeza entrará nas minhas intermináveis tentativas.. rsrsrsrs

Obrigado,


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #9 Online: 06 de Março de 2005, 12:01:29
Não sei se o efeito q a champagne dá ele liquido aí terá tb ..

mas pode-se fazer um tratamento na foto tb depois .. pra ver se fica semelhante ...

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 06 de Março de 2005, 15:31:16
A questão da técnica eletrônica é que ela não é um splash, quando muito pega a rolha formando um rastro, a qualidade fica muito duvidosa, pois a velocidade é muito alta e requer um flash extremamente veloz para conseguir congelar, porém não mostra o líquido saído, tente simplesmente estourar um espumante, vc verá que no momento do estouro não há líquido saído em momento algum... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Dig@o

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #11 Online: 06 de Março de 2005, 19:25:10
Oi moçada. Léo, parabéns pela foto, fiquei olhando muito ela e não descobri como foi feita. Parece q a garrafa está jorrando em cima da rolha, pois o jato q está saindo do bico está bem fraco e só depois q se esbarra na rolha é que ele faz o splash.

Hoje a tarde fiquei bastante encanado com isto e resolvi fazer uma cena similar em um programa de 3D em q trabalho, não mexi muito com iluminação, composição e textura, só queria simular um splash mesmo. Acho q com um tempinho a mais eu chegaria num ótimo resultado.



Vou estudar isso mais um pouco e depois eu coloco outros resultados.

Valeu moçada, um assunto bem interessante!

Rodrigo
PS. Me desculpem se eu fugi muito do assunto "fotografia" fazendo uma imagem virtual, mas acho q é mais uma opção pra se chegar num resultado e queria mostrar isso pra vcs, pois o q importa para o cliente é o resultado final.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 06 de Março de 2005, 20:33:19
Foto do Leo:

Segue minha análise Tabajara.

Rolha fixada com arame no fundo. A água é lançada na rolha através de uma zarabatana soprada (como um snorkel quando se mergulha, que se dá aquele soprão forte para tirar a água do interior do tubo de respiração) com velocidade contra a rolha e batendo nela se espalha em torno na direção contrária à garrafa, a rolha fazendo o papel de anteparo espalhador. A técnica do sopro único confere velocidade à água necessária para que ela espalhe.

A técnica do disparo mesmo pode variar, desde inúmeras tentativa-e-erro até o disparo acionado por som ou por vibração da rolha. Isso não interfere no resultado. O disparo foi feito com flash na posição da câmera, havendo um segundo flash para o fundo (ou iluminado por backlight, até melhor para o arame que segura a rolha não fazer sombra), uma vez que a água não faz sombra nele. Se fosse eu, muito preguiçoso, faria através de tentativa e erro uma vez que na montagem cenográfica o disparo pode ser reptido inúmeras vezes sem estragar. Nada na cena evidencia ter havido disparos antes, nem evidenciaria este se fosse feita outra foto depois.

A zarabatana cheia de água não precisa ficar dentro da garrafa, podendo ficar do lado oculto. Quando eu era criança fazia-se zarabatanas para lançar dardos de papel cônicos com tubo de antena, mas há uma infinidade de materiais compatíveis.

Meus dois centavos. Pode não ter feito assim, mas dá certo se fizer.

Ivan


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #13 Online: 07 de Março de 2005, 00:33:49
Legal Ivan!
O modo que aprendi e ainda vou fazer as adaptações no dia que tentar a foto é mais ou menos do jeito que descreveu!

As técnicas podem variar, mas a essência é a mesma!

Até,
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 07 de Março de 2005, 00:39:30
É bem mais simples do que isso Ivan, o flash não estava montado na direção da câmera, foi feito lateralmente. :)
Curti o efeito do programa 3D, muito legal seu trabalho, parabéns.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.