Autor Tópico: Vídeo Incrível: Impressão Platina Paládio  (Lida 4747 vezes)

Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Julho de 2013, 22:38:57
Fico fascinado cada vez que vejo esses que são os chamados Processos Alternativos para impressão de uma imagem fotográfica.

O post que trago aqui é uma cópia, na íntegra, do mesmo post de um amigo, o Igor, publicado em outro forum de fotografia que, aliás, algumas pessoas daqui também frequentam lá.

Então, plagiando aquilo que escreveu o Igor:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vale a pena ver, melhor ainda em tela cheia.

O vídeo não tem falas, mas o fotógrafo apresentado é português e atende neste site:
http://www.manuelgomesteixeira.com/


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------[/i]

E aproveito para acrescentar esse outro vídeo (este por minha conta) a respeito do mesmo tema:

http://www.youtube.com/watch?v=EAaOCkO2lYw
« Última modificação: 05 de Julho de 2013, 22:58:02 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2013, 19:41:57
incrivel, fascinante... deve ser mto bom participar de todo o processo dessa forma!
@jacobfotografiacriativa


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2013, 20:05:53
Maravilhoso o filme! Deu vontade de aprender a fazer isso!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2013, 20:14:46
Me perdoe a ignorância, mas se o cara tem todo esse trabalho (belíssimo), se a captura fosse feita com filme não "economizaria" alguns passos e aí sim, teria todo o processo sob seu domínio?? Esse artista (acho pouco chamá-lo de fotógrafo pelo esmero e capricho), no meu entendimento perde pontos ao recorrer à edição pós captura e utilizar-se de toda uma parafernália tecnológica. Pelo que deu pra entender no vídeo, a idéia é passar a arte, a técnica artesanal.
Resultado do trabalho? Aparentemente espetacular mas se for pra ter todo esse trabalho, que fosse ao modo tradicional.
Sempre tem um que vem botar defeito né? dessa vez fui eu  :D


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2013, 00:48:55
Me perdoe a ignorância, mas se o cara tem todo esse trabalho (belíssimo), se a captura fosse feita com filme não "economizaria" alguns passos e aí sim, teria todo o processo sob seu domínio?? Esse artista (acho pouco chamá-lo de fotógrafo pelo esmero e capricho), no meu entendimento perde pontos ao recorrer à edição pós captura e utilizar-se de toda uma parafernália tecnológica. Pelo que deu pra entender no vídeo, a idéia é passar a arte, a técnica artesanal.
Resultado do trabalho? Aparentemente espetacular mas se for pra ter todo esse trabalho, que fosse ao modo tradicional.
Sempre tem um que vem botar defeito né? dessa vez fui eu  :D
É que a partir do arquivo RAW da Leica Monochrome ele gerou um negativo de grande formato! Acho que o intuito foi mostrar esse qualidade superior da Leica!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2013, 10:28:21
"... se a captura fosse feita com filme..."

Esse método, pelo que se vê no vídeo, contempla a transferência da imagem para o papel através de "contato".  Então, seja a foto original feita com uma digital ou com filme, haverá a necessidade de que seja ampliada para o tamanho desejado para, a partir daí, imprimir um "negativo" que vai servir de contato.

Nesse aspecto, sim, é perfeitamente possível usar filme mas este também terá de ser digitalizado para gerar outro negativo no tamanho da cópia final.

Claro, até aqui eu não disse nada além daquilo que todo viu no vídeo. E, não sei se entendi direito o seu comentário. Você estaria falando de colocar o filme no ampliador? Se sim, note, a exposição é bastante longa e com fonte de luz UV.  Mas é mesmo uma questão interessante.

Tenho um amigo, o Hélcio que mora em Bauru-SP, que conhece bem esse processo. Vou perguntar pra ele.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2013, 10:35:09
Sim, falarei com meu amigo. Mas lá do outro forum, de onde trago essa informação, eu postei uma pergunta sobre o uso do ampliador. Vamos ver no que dá.
-22.352971,-48.775582


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2013, 10:49:39
O vídeo é interessante, mas sei lá... a pose do ator fotógrafo é estranha !   :)
Mas deve ser um orgulho extra poder tratar em casa as fotos dessa forma ! Principalmente usando uma Laica.
 :clap:

Sim, falarei com meu amigo. Mas lá do outro forum, de onde trago essa informação, eu postei uma pergunta sobre o uso do ampliador. Vamos ver no que dá.

DigiForum?

Num mundo ideal esses dois fóruns seriam fundidos! :D
« Última modificação: 07 de Julho de 2013, 10:50:44 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2013, 10:58:49

DigiForum?


Não.

No Esquina da Foto. E nesse lugar tem umas feras, uns gurus da fotografia argêntica. E o mais legal: gente extremamente humilde e sempre disposta a ensinar. Gosto muito daquele lugar.
-22.352971,-48.775582


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2013, 11:00:58
Não.

No Esquina da Foto. E nesse lugar tem umas feras, uns gurus da fotografia argêntica. E o mais legal: gente extremamente humilde e sempre disposta a ensinar. Gosto muito daquele lugar.

Valeu Braga ! Mais um para visitar !  :)
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2013, 11:06:50
Creio que você vá mudar de opinião sobre "quantos" foruns devem compor o MUNDO IDEAL.
« Última modificação: 07 de Julho de 2013, 11:09:03 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2013, 11:12:09
Isso ai ! :D
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2013, 18:49:13
Me perdoe a ignorância, mas se o cara tem todo esse trabalho (belíssimo), se a captura fosse feita com filme não "economizaria" alguns passos e aí sim, teria todo o processo sob seu domínio?? Esse artista (acho pouco chamá-lo de fotógrafo pelo esmero e capricho), no meu entendimento perde pontos ao recorrer à edição pós captura e utilizar-se de toda uma parafernália tecnológica. Pelo que deu pra entender no vídeo, a idéia é passar a arte, a técnica artesanal.
Resultado do trabalho? Aparentemente espetacular mas se for pra ter todo esse trabalho, que fosse ao modo tradicional.
Sempre tem um que vem botar defeito né? dessa vez fui eu  :D


Não sou um conhecedor do método (ao contrário), mas me parece que o pulo do gato é justamente usar o método artesanal para ampliar a foto digital.
Ele usa um positivo para, por contato, gerar o negativo ampliado e do negativo é que ele faz a impressão final usando químicos. Não há uso do ampliador.
Me parece que é uma questão de método. Unir o que há de bom no digital (Leica M) com o que há de bom na "revelação" química (sem ampliador ((a fase do laboratorista trabalhando sobre a ampliação foi suprimida pelo laboratório digital na "revelação" do RAW)) ).
Se fosse unicamente uma questão de ampliação ele usaria um médio formato digital ou mesmo químico.

Edit: E pelo que me lembro esse método é mais duradouro que as revelações "comuns", servindo melhor para o fine-art.
« Última modificação: 07 de Julho de 2013, 18:53:34 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #13 Online: 07 de Julho de 2013, 22:53:58
Não.

No Esquina da Foto. E nesse lugar tem umas feras, uns gurus da fotografia argêntica. E o mais legal: gente extremamente humilde e sempre disposta a ensinar. Gosto muito daquele lugar.

me cadastrei la mas nao consigo ver nenhum topico ou area... nao tenho acesso
@jacobfotografiacriativa


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #14 Online: 07 de Julho de 2013, 23:43:38
me cadastrei la mas nao consigo ver nenhum topico ou area... nao tenho acesso

Pelo que vi a inscricao passa por sabatina dos modera.