Autor Tópico: Vídeo Incrível: Impressão Platina Paládio  (Lida 4752 vezes)

spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #15 Online: 09 de Julho de 2013, 00:33:17
Não sou um conhecedor do método (ao contrário), mas me parece que o pulo do gato é justamente usar o método artesanal para ampliar a foto digital.
Ele usa um positivo para, por contato, gerar o negativo ampliado e do negativo é que ele faz a impressão final usando químicos. Não há uso do ampliador.
Me parece que é uma questão de método. Unir o que há de bom no digital (Leica M) com o que há de bom na "revelação" química (sem ampliador ((a fase do laboratorista trabalhando sobre a ampliação foi suprimida pelo laboratório digital na "revelação" do RAW)) ).
Se fosse unicamente uma questão de ampliação ele usaria um médio formato digital ou mesmo químico.

Edit: E pelo que me lembro esse método é mais duradouro que as revelações "comuns", servindo melhor para o fine-art.

Pelo que entendi ele tratou a foto na revelação do RAW  tratamento que era feita pelo laboratorista no momento da ampliação.
Era "queimado" até parcialmente a foto com uso de mascaras.. um cartão com orifício. O mesmo ampliador era responsável por matar a qualidade da foto que por ser ótico ampliava o tamanho do grão do nitrato de prata e obviamente quanto maior, pior a qualidade

Eliminando o ampliador você ganha em qualidade da foto revelada e na impressão do negativo (não vi este equipamento ao vivo) mas deve segurar a resolução como nas giclées e esse seria o "trampolim" para o pulo do gato. Assim é possível  manter a qualidade perdida na "ampliação".

A durabilidade do fine art dependem  do papel e qualidade dos banhos assim como na impressão


VitorK.

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
  • Química + Fotografia
    • 500px
Resposta #16 Online: 24 de Outubro de 2013, 15:23:09
Incrível! Gostei tanto que procurei o passo-a-passo
http://www.luizmonforte.com/pensante/platinum.htm
Para quem se interessar e tiver o $ para o investimento, ta ai para tentar :)
C: Nikon D5100
L: Nikkor 50mm f/1.2 Ais + AF-S 50mm f/1.8G + AF-S 18-55mm f/3.5-5.6G DX + AF-S 24-85mm F/3.5-4.5 ED + Holga HL-N 60mm f/8
A: YongNuo YN-467II + YN-622N

500px