Autor Tópico: Editar fotos em RAW : qual melhor editor?  (Lida 24939 vezes)

Lolato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 06 de Julho de 2013, 11:13:46
Caros , sou novo aqui no forum.Sou da epóca pré-digital .. revelava tudo em "darkroom" ao contrário do Lightroom  :) .Recentemente comprei uma camera digital para fazer e tratar as fotos em RAW.Comprei uma revista que traz passo a passo tratamento com o plug-in ACR.Eu sei que poderia comprar o Adobe Elements 11 e ter o ACR.Mas me falaram , alguns fotografos profissionais , que seria melhor o Lightroom 5 (lançado recentemente).Uso Mac , então tem o Aperture ....  :ponder:
Estou meio (completamente) perdido.Pesquisei muito aqui no forum , mas acho que tambem não sei pesquisar direto tambem :(
Faço fotos por hobby , mas gostaria de usar um bom programa , estudar , ler e aprender.
Se alguem puder me ajudar vou ficar muito grato  :ok:
PS : me desculpem se postei no lugar errado ou qualquer outra coisa  :doh:


Lolato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2013, 13:53:07
Caros , sou novo aqui no forum.Sou da epóca pré-digital .. revelava tudo em "darkroom" ao contrário do Lightroom   .Recentemente comprei uma camera digital para fazer e tratar as fotos em RAW.Comprei uma revista que traz passo a passo tratamento com o plug-in ACR.Eu sei que poderia comprar o Adobe Elements 11 e ter o ACR.Mas me falaram , alguns fotografos profissionais , que seria melhor o Lightroom 5 (lançado recentemente).Uso Mac , então tem o Aperture .... 
Estou meio (completamente) perdido.Pesquisei muito aqui no forum , mas acho que tambem não sei pesquisar direto tambem
Faço fotos por hobby , mas gostaria de usar um bom programa , estudar , ler e aprender.
Se alguem puder me ajudar vou ficar muito grato 
PS : me desculpem se postei no lugar errado ou qualquer outra coisa 


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2013, 14:46:49
Entre o Lightroom e o Aperture fica com o mais em conta, qualquer um dos dois vai te dar as mesmas funcionalidades! Eu uso o Lightroom pois veio em um bundle de uma lente que eu comprei na B&H!


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Sabuga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr ficou 3 anos parado, agora voltou :)
Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2013, 15:20:04
Opa!
Eu sou muito amador em fotografia. Tive uma d40, mais recente comprei a d3100 e ontem comprei a d7000.

Mas entendo bem de edição de fotos e video.

O lightroom é excelente é com se fosse um revelador, aperture tambem.
Vc controla tudo do raw e eles ainda organizam as fotos e etc.

Mas eu prefiro abrir o RAW no photoshop mesmo, sempre precisa de uma tratada na foto, uma limpada aki e ali.

Mas pra quem não tem muito a desenvoltura de ediçao de imagem, o ideal é o LR mesmo.
Tentando aprender!
Nikon D7000
50mm 1.8 NIKKOR + 50-300mm NIKKOR + 18-105mm NIKKOR
------------------------------------------------------------------------------
http://www.flickr.com/photos/sabugrotz/


Lolato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2013, 15:23:01
Entre o Lightroom e o Aperture fica com o mais em conta, qualquer um dos dois vai te dar as mesmas funcionalidades! Eu uso o Lightroom pois veio em um bundle de uma lente que eu comprei na B&H!


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
Valeu .. Obrigado  :ok:


Lolato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2013, 15:29:19
Opa!
Eu sou muito amador em fotografia. Tive uma d40, mais recente comprei a d3100 e ontem comprei a d7000.

Mas entendo bem de edição de fotos e video.

O lightroom é excelente é com se fosse um revelador, aperture tambem.
Vc controla tudo do raw e eles ainda organizam as fotos e etc.

Mas eu prefiro abrir o RAW no photoshop mesmo, sempre precisa de uma tratada na foto, uma limpada aki e ali.


Mas pra quem não tem muito a desenvoltura de ediçao de imagem, o ideal é o LR mesmo.
Obrigado ... vc acha que seria melhor o Adobe Elements 11 e daí usar o Adobe Camera Raw?


Sabuga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr ficou 3 anos parado, agora voltou :)
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2013, 16:31:39
Ah acho que nao precisa deles assim.
O elements é pra dar uns "efeitinhos" O camera raw pra aceitar os formatos.

Você vai comprar os softwares?
Não sei o nivel de tratamento que você quer. O LR resolve muito, trata bem do raw.
Existem outros softwares de edição muito bons, eu uso o pixelmator (mac) e ach muito bom.

Como sou bem amador ainda, mas assim, beeeeem amador em fotografia. Quase 100% das minhas fotos precisam de ajustes, tanto de exposição quanto de white balance. Isso eu resolvo na hora de abrir o RAW. Indiferente se é no Ps ou no LR.
Tratar a foto, tirar uma espinha, um reflexo, um borrão, deixar a imagem "limpa", eu uso o photoshop.

Pra organizar ar fotos por lote, acertar varias de uma vez, seria complicado de uma em uma no Ps, aí entra o LR, que vc pode fazer isso pra todas as fotos.

Faz assim, usa os trials, e vê qual te atende melhor, qual vc vai se adaptar, suas necessidades. As vezes vc não precisa de tratamento na foto.

Eu conheci a ediçao antes da fotografia, pra mim, toda foto precisa de uma "guaribada" :)

Tentando aprender!
Nikon D7000
50mm 1.8 NIKKOR + 50-300mm NIKKOR + 18-105mm NIKKOR
------------------------------------------------------------------------------
http://www.flickr.com/photos/sabugrotz/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2013, 22:20:51
Caros , sou novo aqui no forum.Sou da epóca pré-digital .. revelava tudo em "darkroom" ao contrário do Lightroom  :) .Recentemente comprei uma camera digital para fazer e tratar as fotos em RAW.Comprei uma revista que traz passo a passo tratamento com o plug-in ACR.Eu sei que poderia comprar o Adobe Elements 11 e ter o ACR.Mas me falaram , alguns fotografos profissionais , que seria melhor o Lightroom 5 (lançado recentemente).Uso Mac , então tem o Aperture ....  :ponder:
Estou meio (completamente) perdido.Pesquisei muito aqui no forum , mas acho que tambem não sei pesquisar direto tambem :(
Faço fotos por hobby , mas gostaria de usar um bom programa , estudar , ler e aprender.
Se alguem puder me ajudar vou ficar muito grato  :ok:
PS : me desculpem se postei no lugar errado ou qualquer outra coisa  :doh:

Caro Lolato,

Qual é exatamente a edição que vc pretende fazer?
Apenas conversão básica com ajuste gerais de exposição, contraste, WB, nitidez, etc...??

Ou pretende trabalhar em camadas, com processamento pesado, fusões, mesclagens, etc...??

Se for a 1ª: o conversor de tua câmera + o LR é suficiente.
Se for a 2ª: o conversor de tua câmera + o PS.

No lugar do LR pode-se usar vários programas diferentes. Mas o LR é bem intuitivo e atende à maioria das aplicações, fora que é um excelente organizador de fotos.

Bem vindo ao fórum!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 19:09:46
Eu sempre usei o nativo da apple no imac. Mandava os RAWs da nikon todos pro Photos. Algum arquivo em especial, acabava editando no Lightroom. Depois que passei a usar Fuji com arquivos JPEG (excelente recuperação de sombras e altas luzes mesmo sendo Jpeg), me acostumei com o Lightroom CC para iphone (uso ele também para RAWs da nikon) e o resultado tem sido muito bom. PRaticamente não coloco mais imagens no desktop!
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 19:18:15
Estamos discutindo um tópico de 2013???


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 19:56:28
o tópico é tão velho que o aperture nem existe mais. aliás, pq que acabou? sempre achei um ótimo programa.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 21:27:26
Estamos discutindo um tópico de 2013???

 :D :D :D
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 22:22:24
o tópico é tão velho que o aperture nem existe mais. aliás, pq que acabou? sempre achei um ótimo programa.

Não acabou, só não terá updates. Tem um patch que permite roda-lo no Catalina.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 10:40:05
Estamos discutindo um tópico de 2013???

Tudo por causa de um spam em espanhol de mesa digitalizadora  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 11:49:06
Tudo por causa de um spam em espanhol de mesa digitalizadora  :hysterical:
:hysterical: :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.