Autor Tópico: Adeus MFT: agora só de APS-C para cima...  (Lida 14104 vezes)

claudio souza

  • Trade Count: (44)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 278
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Julho de 2013, 10:58:09
..... Faça a foto e desconsidere os olhares acusadores.. Se alguém te abordar, mostre a foto é diga que, na verdade, ela acabou atrapalhando a foto que você queria fazer do objeto que estava no segundo plano, mas que você perdoa ela  :ok:

Boa!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #16 Online: 10 de Julho de 2013, 11:10:04
...Mundo muito desconfiado, esse de hoje, e isso me deixa bastante constrangido. Além disso, perspectivas baixas são normalmente interessantes, e a telinha articulável evita deitar ou agachar no chão. A telinha com essa facilidade permite só abaixar um pouco a câmera e vc passa de "sujeito estranho tirando minha foto" para um "sujeito qualquer olhando para um objeto na mão".

Abraço


Efilho... Só faço street e com uma OMD... Acontece isso mesmo e com frequência, mas não se intimide... Faça a foto e desconsidere os olhares acusadores.. Se alguém te abordar, mostre a foto é diga que, na verdade, ela acabou atrapalhando a foto que você queria fazer do objeto que estava no segundo plano, mas que você perdoa ela  :ok:

O problema é que a pessoa tem o direito de não ser fotografada...
Ai já viu né!  :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #17 Online: 10 de Julho de 2013, 11:45:08
Eu já acho o APS-C totalmente desnecessário! São Cameras com lentes muito próxima do tamanho e peso das Full Frame, neste aspecto que as MFT entram com uma enorme vantagem! Eu tenho usado muito mais a GH3 e a E-P3 do que a minha Nikon D3s, o peso é muito menor!


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #18 Online: 10 de Julho de 2013, 11:51:31
O problema é que a pessoa tem o direito de não ser fotografada...
Ai já viu né!  :ok:

Oi Sérgio.... nossa... Essa conversa, como diziam na minha terra, dá pano pra manga! rs.

Em alguns países o fato de você estar em espaço público lhe dá o direito de fotografar os objetos que estão contidos ou circulam nesse espaço,  inclusive pessoas.

No Brasil não existem leis específicas que analisam esse fato (existe apenas o famoso "direito de imagem" que em tempos de Facebook, Flickr, Twitter e outras ferramentas, está bem arcaico).

Eu nunca tive problemas com pessoas na ruas, o que acontece é a pessoa perguntar o porquê da foto... Nesse caso eu explico meu trabalho e porque faço fotografia de rua. 100% das pessoas que me abordaram com algum tipo de irritação eu resolvi apenas conversando e mandando a foto para o email da pessoa.

Também houve um caso que coloquei a foto da pessoa no meu site e recebi um comunicado pedindo que a foto fosse retirada, o que fiz de imediato. Como em tudo na vida, aqui também cabe o bom senso  :)

Tenho alguns artigos sobre esse tema que posso encaminhar a você ou qualquer membro do fórum que tiver interesse.

grande abs


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 10 de Julho de 2013, 11:53:43
Eu já acho o APS-C totalmente desnecessário! São Cameras com lentes muito próxima do tamanho e peso das Full Frame, neste aspecto que as MFT entram com uma enorme vantagem! Eu tenho usado muito mais a GH3 e a E-P3 do que a minha Nikon D3s, o peso é muito menor!


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
Uma APS-C com qualidade e tamanho reduzido + "Pegada e Selamento", tipo uma K5 II da Pentax ainda tem seu lugar. A OMD ainda está pegando pelo tamanho muito reduzido. Minhas mão grandes se confundem um pouco ainda. Estou precisando de um grip. rs.
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #20 Online: 10 de Julho de 2013, 11:54:07
Eu já acho o APS-C totalmente desnecessário! São Cameras com lentes muito próxima do tamanho e peso das Full Frame, neste aspecto que as MFT entram com uma enorme vantagem! Eu tenho usado muito mais a GH3 e a E-P3 do que a minha Nikon D3s, o peso é muito menor!


Sent from my iPhone using Tapatalk 2

Concordo! Atualmente só estou com a OMD. Só vejo sentido em ter mais um corpo DSLR se ele for FF.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #21 Online: 10 de Julho de 2013, 11:58:45
Eu já acho o APS-C totalmente desnecessário! São Cameras com lentes muito próxima do tamanho e peso das Full Frame, neste aspecto que as MFT entram com uma enorme vantagem! Eu tenho usado muito mais a GH3 e a E-P3 do que a minha Nikon D3s, o peso é muito menor!


Sent from my iPhone using Tapatalk 2

Grande Pope!
Não imaginava que possuia 2 MFT e que gostasse tanto assim delas.
De fato Panasonic e Olympus fizeram um belo trabalho com seus sensores e processadores.
Se não me engano, a GH5 esta para sair, deve vir com uma qualidade absurda !


Oi Sérgio.... nossa... Essa conversa, como diziam na minha terra, dá pano pra manga! rs.

Em alguns países o fato de você estar em espaço público lhe dá o direito de fotografar os objetos que estão contidos ou circulam nesse espaço,  inclusive pessoas.

No Brasil não existem leis específicas que analisam esse fato (existe apenas o famoso "direito de imagem" que em tempos de Facebook, Flickr, Twitter e outras ferramentas, está bem arcaico).

Eu nunca tive problemas com pessoas na ruas, o que acontece é a pessoa perguntar o porquê da foto... Nesse caso eu explico meu trabalho e porque faço fotografia de rua. 100% das pessoas que me abordaram com algum tipo de irritação eu resolvi apenas conversando e mandando a foto para o email da pessoa.

Também houve um caso que coloquei a foto da pessoa no meu site e recebi um comunicado pedindo que a foto fosse retirada, o que fiz de imediato. Como em tudo na vida, aqui também cabe o bom senso  :)

Tenho alguns artigos sobre esse tema que posso encaminhar a você ou qualquer membro do fórum que tiver interesse.

grande abs

Bom, não é porque o pessoal não usa corretamente o direito que ele se torna arcaico.
Sim, eu tenho direito sobre a minha imagem, por isso é sempre complicado as fotos de rua.... Nem todos são educados  :( :ok:

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 10 de Julho de 2013, 12:10:41
Uma APS-C com qualidade e tamanho reduzido + "Pegada e Selamento", tipo uma K5 II da Pentax ainda tem seu lugar. A OMD ainda está pegando pelo tamanho muito reduzido. Minhas mão grandes se confundem um pouco ainda. Estou precisando de um grip. rs.

Concordo, acho que tem muito espaço ainda no mercado para APS-C, sejam elas DSLR ou mirrorless (como a EOS-M e as Sony NEX).

Agora essa questão do direito de ser ou não ser fotografado já está sendo discutido em outro tópico (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=88746.0), não precisamos desvirtuar esse daqui.  :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 10 de Julho de 2013, 13:08:52
Eu já acho o APS-C totalmente desnecessário! São Cameras com lentes muito próxima do tamanho e peso das Full Frame, neste aspecto que as MFT entram com uma enorme vantagem! Eu tenho usado muito mais a GH3 e a E-P3 do que a minha Nikon D3s, o peso é muito menor!


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
2x

Concordo! Atualmente só estou com a OMD. Só vejo sentido em ter mais um corpo DSLR se ele for FF.
2x
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 10 de Julho de 2013, 13:18:50
Concordo, acho que tem muito espaço ainda no mercado para APS-C, sejam elas DSLR ou mirrorless (como a EOS-M e as Sony NEX).

 
Além do quê uma tele na APS-C pode te render mais, por conta do fator de crop.
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 23 de Agosto de 2013, 19:51:28
obviamente, e termos de qualidade de imagem, MF é melhor que FF, que é melhor que APS, que é melhor que M43, que é melhor que etc.

só que m43 é menor e mais leve que APS, que é menor e mais leve que FF, que é menor e mais leve que MF.

no dia que a qualidade de MF fr igual a FF, APS e M43, quem vai carregar peso à toa?

o que quero dizer é que a proposta do m43 é o conjunto de qualidades, portabilidade, leveza praticidade, ainda que um pouco de perda de qualidade em relação ao APS, FF e MF.

com carros é a mesma coisa, posso ter meu corvette stingray de entrada e também ter o meu suv, um não substitui o outro, e eles convivem bem na garagem.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 24 de Agosto de 2013, 22:37:32
Impressionado com a excelente qualidade do vídeo da Lumix GH-2, comprei ano passado nos EUA a GH-2, várias lentes Panasonic. Mantive o entusiasmo pela excelente qualidade do vídeo, e hackeei para o modo mais conservativo, satisfação total. Entretanto, a resolução e o ruído nas sombras das fotos incomodavam...

Já preparando para colocar à venda minha Canon T4i e a NEX C3, fiz mais umas fotos de "despedida", e percebi que eu já havia esquecido da qualidade da imagem dessas APS-C: era muito boa, e melhores que a GH-2. Uma tarde de sábado fiz alguns testes simples, mundo real (nada de parede ou estante...), e o sensor APS-C realmente desbundou minha GH-2... Depois que vi em um site que a qualidade da Olympus se devia ao tratamento agressivo para obter JPEG, e outros usuários sem problemas de fanboy, vi que não era para mim esse MFT:

http://www.ronmartblog.com/2012/09/review-olympus-om-d-e-m5-compared-with.html

Indo agora aos EUA de novo, quando planejava comprar a EP5, achei melhor não: mesmo com qualidade de sensor muito melhor que as Lumix antigas como a GH-2, decidi dar um upgrade na velha NEX para uso de rua e comprar uma 6D, vendendo a tralha toda MFT, Rebel e NEX na B&H para aliviar a paulada...

Impressionante como tem blog querendo comparar OMD com 6D, baseando em DXO Mark ou apenas na recusa em admitir uma má compra...

Abraço

Não esqueça que a GH2 (que eu tenho e adoro) não se compara à OM-D para fotos, o forte dela é vídeo. Especialmente as sombras com ISO alto são problemáticas na GH2.

E a GH2 foi anunciada à 3 anos atrás. :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 25 de Agosto de 2013, 11:09:29
Não esqueça que a GH2 (que eu tenho e adoro) não se compara à OM-D para fotos, o forte dela é vídeo. Especialmente as sombras com ISO alto são problemáticas na GH2.E a GH2 foi anunciada à 3 anos atrás. :)

Já me esqueci, meu amigo: todo o meu sistema mFT (GH2, 4 lentes e flash, tudo Panasonic) ficou lá na seção de Compra de Usados da B&H mês passado, transformando-se em parte do pagamento de lentes para minha T4i, um ringflash Canon e uma tele para minha NEX-6... Nada de sensor menor que APS-C mais, para mim. Aguardo a Sony FF ou uma Canon FF com tela articulável.

Abraço
« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, 11:11:28 por efilho »


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #28 Online: 25 de Agosto de 2013, 11:13:04
fez bem... querer fugir das canikon é dar murro em ponta de faca, especialmente aqui em terra brasilis.


CRR

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 25 de Agosto de 2013, 11:21:21
Para mim, que sou apenas um entusiasta de fotografia, sem maiores pretensões, o MFT caiu do céu.

Cansei de deixar a 7D para trás nas viagens com a família por conta do peso e acabava preferindo levar a G12.

Acho que na relação PESO X QUALIDADE, o micro 4/3 é imbatível.
"Está cansado de dores nas costas? Experimente Micro 4/3"